Ano: 2024

Sustainable Life Centers, espaços que promovem e inspiram sustentabilidade

ALLOS S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

Entender que shoppings centers são excelentes espaços públicos que podem promover e inspirar sustentabilidade às pessoas e a sociedade.

Desta forma a estratégia ESG da ALLOS foi lançada como plataforma “Sustainable Life Centers” e organizada em 4 Hubs, cada um deles com metas para atingimento em 2030/2040.

A inovação da estratégia ESG da ALLOS foi incorporar a simplicidade na metodologia, num triangulo virtuoso, com estabelecimento de metas, determinação das ações para atingir as metas e prestação de contas.

Um aspecto crucial desse processo é o engajamento das pessoas na sustentabilidade, de cima para baixo, internamente e externamente, desde o CEO até estagiários, acionistas e consumidores finais.

Inicialmente, a empresa identificou temas materiais, agrupando-os nos seguintes hubs e estabelecendo metas específicas:

DIVERSIDADE E INCLUSÃO
• Alcançar 50% de participação de mulheres nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor.
• Alcançar 44% de participação de negros nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor.
• 100% dos empreendimentos com certificação de acessibilidade.

COMUNIDADES E HÁBITOS SUSTENTÁVEIS
• 100% dos shoppings promovendo e criando soluções para viabilizar a adoção de práticas circulares e de baixo carbono pelos nossos clientes.
• 100% dos shoppings apoiando pelo menos um projeto estratégico de desenvolvimento local.
• Aumentar, de forma progressiva, o número de pessoas beneficiadas pelos projetos de desenvolvimento local.

BEM-ESTAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO
• Manter ou superar 85% de engajamento dos colaboradores.
• 100% dos colaboradores com planos de desenvolvimento.
• Conscientizar e estabelecer ações concretas para promover o bem-estar de nossos colaboradores e clientes.

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
• Alcançar 100% de energia elétrica renovável até 2030, atingindo a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2040 e investindo constantemente em eficiência energética.
• Alcançar a reciclagem de 90% do total de resíduos gerados por nossas operações.
• Reduzir a intensidade de água em 5%, alcançando 100% dos shoppings com reuso de água.

Relevância para o Negócio:

A ALLOS possui aproximadamente 50 anos de experiência e tem construído uma trajetória marcada por excelência e confiança com seus stakeholders em um mundo em constante evolução; E assim continuamente transformamos o varejo no Brasil, conectando as pessoas com o que realmente importa através de uma plataforma inovadora que engloba entretenimento, estilo de vida, serviços e compras.

Nossa missão é servir e encantar diariamente, superando as expectativas dos consumidores com experiências físicas e digitais que transcendem. Além disso, buscamos gerar um impacto positivo na sociedade, pautados por uma governança altamente engajada e uma visão de longo prazo. Essa abordagem nos permite criar resultados sustentáveis para nossos lojistas e parceiros.

A empresa tem sido reconhecida por suas iniciativas para cumprir seus compromissos, recebendo importantes distinções externas. Na Bolsa de Valores, destacamo-nos no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE-B3 em 2023 e 2024, no Índice de Carbono Eficiente – ICO2-B3 em 2023, e no Índice de Diversidade – IDIVERSA-B3 em 2023. Além disso, fomos reconhecidos pela Bloomberg com o Índice de Igualdade de Gênero em 2023 e premiados como Melhores do ESG pela revista Exame por dois anos consecutivos, em 2023 e 2024.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Entender que shoppings centers são excelentes espaços públicos que podem promover e inspirar sustentabilidade às pessoas e a sociedade.

Desta forma a estratégia ESG da ALLOS foi lançada como plataforma “Sustainable Life Centers” e organizada em 4 Hubs, cada um deles com metas para atingimento em 2030/2040.

A inovação da estratégia ESG da ALLOS foi incorporar a simplicidade na metodologia, num triangulo virtuoso, com estabelecimento de metas, determinação das ações para atingir as metas e prestação de contas.

Um aspecto crucial desse processo é o engajamento das pessoas na sustentabilidade, de cima para baixo, internamente e externamente, desde o CEO até estagiários, acionistas e consumidores finais.

Inicialmente, a empresa identificou temas materiais, agrupando-os nos seguintes hubs e estabelecendo metas específicas:

DIVERSIDADE E INCLUSÃO
• Alcançar 50% de participação de mulheres nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor.
• Alcançar 44% de participação de negros nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor.
• 100% dos empreendimentos com certificação de acessibilidade.

COMUNIDADES E HÁBITOS SUSTENTÁVEIS
• 100% dos shoppings promovendo e criando soluções para viabilizar a adoção de práticas circulares e de baixo carbono pelos nossos clientes.
• 100% dos shoppings apoiando pelo menos um projeto estratégico de desenvolvimento local.
• Aumentar, de forma progressiva, o número de pessoas beneficiadas pelos projetos de desenvolvimento local.

BEM-ESTAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO
• Manter ou superar 85% de engajamento dos colaboradores.
• 100% dos colaboradores com planos de desenvolvimento.
• Conscientizar e estabelecer ações concretas para promover o bem-estar de nossos colaboradores e clientes.

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
• Alcançar 100% de energia elétrica renovável até 2030, atingindo a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2040 e investindo constantemente em eficiência energética.
• Alcançar a reciclagem de 90% do total de resíduos gerados por nossas operações.
• Reduzir a intensidade de água em 5%, alcançando 100% dos shoppings com reuso de água.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Entender que shoppings centers são excelentes espaços públicos que podem promover e inspirar sustentabilidade às pessoas e a sociedade.

Desta forma a estratégia ESG da ALLOS foi lançada como plataforma “Sustainable Life Centers” e organizada em 4 Hubs, cada um deles com metas para atingimento em 2030/2040.

A inovação da estratégia ESG da ALLOS foi incorporar a simplicidade na metodologia, num triangulo virtuoso, com estabelecimento de metas, determinação das ações para atingir as metas e prestação de contas.

Um aspecto crucial desse processo é o engajamento das pessoas na sustentabilidade, de cima para baixo, internamente e externamente, desde o CEO até estagiários, acionistas e consumidores finais.

Inicialmente, a empresa identificou temas materiais, agrupando-os nos seguintes hubs e estabelecendo metas específicas:

DIVERSIDADE E INCLUSÃO
• Alcançar 50% de participação de mulheres nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor.
• Alcançar 44% de participação de negros nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor.
• 100% dos empreendimentos com certificação de acessibilidade.

COMUNIDADES E HÁBITOS SUSTENTÁVEIS
• 100% dos shoppings promovendo e criando soluções para viabilizar a adoção de práticas circulares e de baixo carbono pelos nossos clientes.
• 100% dos shoppings apoiando pelo menos um projeto estratégico de desenvolvimento local.
• Aumentar, de forma progressiva, o número de pessoas beneficiadas pelos projetos de desenvolvimento local.

BEM-ESTAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO
• Manter ou superar 85% de engajamento dos colaboradores.
• 100% dos colaboradores com planos de desenvolvimento.
• Conscientizar e estabelecer ações concretas para promover o bem-estar de nossos colaboradores e clientes.

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
• Alcançar 100% de energia elétrica renovável até 2030, atingindo a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2040 e investindo constantemente em eficiência energética.
• Alcançar a reciclagem de 90% do total de resíduos gerados por nossas operações.
• Reduzir a intensidade de água em 5%, alcançando 100% dos shoppings com reuso de água.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Em 2023, a ALLOS investiu R$ 12.242.526 em ações sociais que beneficiaram mais de 500 mil pessoas. Entre os principais resultados:

• No projeto “Leitura para Todos”, foram doados mais de 210 mil livros às crianças das comunidades locais;

• Cerca de 12 mil pessoas participaram da Campanha “De Olho nos Olhinhos”, focada na conscientização sobre o retinoblastoma;

• 530 empreendedoras participaram do projeto “Empodera Ela”, promovendo o empoderamento feminino;

• Foram oferecidas 283 bolsas de estudo ao Instituto Reação, que utiliza o judô como instrumento educacional e de transformação social;

• Mais de 71 mil itens foram arrecadados e doados em campanhas sazonais e de emergência;

• Foram recuperadas 18,6 mil toneladas de resíduos através da reciclagem e mais de 11 mil toneladas de resíduo orgânico foram direcionadas para compostagem;

• Os colaboradores foram beneficiados com treinamentos que totalizaram aproximadamente 23 mil horas, disponibilizados em plataformas como Saber Online, Trilio e Edupass;

• Cerca de 600 pessoas foram treinadas nos últimos 3 anos sobre Mudanças Climáticas, incluindo colaboradores, fornecedores e profissionais de empresas concorrentes, por meio de videoconferências, palestras em congressos e workshops organizados pela Associação Brasileira de Shopping Centers;

• Cerca de 10 mil pessoas participaram do Censo de Diversidade, incluindo colaboradores e terceiros. Atualmente, 45% da liderança é composta por mulheres e 40,7% por pessoas pretas ou pardas;

• Destaque para o terceiro ano de parceria com a MOVER, movimento pela equidade racial, cujo um dos objetivos das 50 empresas participantes, é gerar 10 mil posições de liderança para pessoas negras até 2030;

• A ALLOS realizou diversas campanhas de conscientização ESG, como a Semana de Diversidade e Inclusão, LGBT+ e Consciência e Orgulho Negro.

Gestão da Prática Relatada:

Com o objetivo de engajar completamente as pessoas para alcançar o propósito da companhia, o projeto foi liderado por seis diretores que fazem parte da comissão de sustentabilidade da ALLOS, sendo que quatro desses diretores ocupam posições C-level.

O desenvolvimento do projeto ocorreu ao longo de cinco meses, envolvendo estudos sobre temas materiais, análise das práticas de mercado, identificação de fragilidades, potencialidades e a vocação da empresa.

A estratégia ESG foi submetida à aprovação do CEO e do comitê de Ética e ESG, composto por três conselheiros.

Cada meta estabelecida possui um diretor responsável e um gerente líder, os quais coordenam um grupo de trabalho responsável pela elaboração de um roadmap com ações e metas parciais anuais para o período de 2023 a 2030. Adicionalmente, cada shopping desenvolve um plano de ação para alinhar-se às metas corporativas.

Trimestralmente, os líderes prestam contas sobre o progresso das atividades à Comissão de Sustentabilidade.

A estratégia foi amplamente apresentada dentro da empresa, iniciando-se no fórum de liderança da companhia em outubro de 2023, com participação de mais de 600 pessoas entre diretores, gerentes e superintendentes. Posteriormente, foi publicada no site da companhia e divulgada no relatório anual de sustentabilidade.

A partir de 2024, os colaboradores passaram a ter metas claras de desempenho alinhadas à estratégia ESG da companhia.

Como a ALLOS resulta da fusão entre Aliansce Sonae e brMalls em janeiro de 2023, uma pesquisa de engajamento foi recentemente conduzida sobre os valores da empresa, revelando um alto índice de engajamento de 95%, tendo 82,6% dos colaboradores demonstrando muito engajados. Isso evidencia que as iniciativas lideradas pela alta gestão estão no caminho correto para fortalecer a cultura e os objetivos da organização.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A metodologia simples do “triângulo virtuoso” (estabelecimento de metas, ações e prestação de contas) pode ser adotada por qualquer organização ou nível hierárquico dentro da empresa, sendo crucial a determinação da materialidade da organização como etapa preliminar.

Na ALLOS, o compromisso com o LONGO PRAZO é um dos sete valores fundamentais da companhia, destacando a importância de fortalecer e desenvolver o negócio com um senso de responsabilidade integral. Investimos na formação e disseminação de informações para nossos mais de 4.000 colaboradores, capacitando-os como multiplicadores de práticas sustentáveis.

Ao divulgar publicamente metas para o longo prazo até 2030-2040, elaboramos um plano estratégico (road map) para assegurar a implementação e a continuidade dos compromissos assumidos.

O desempenho da empresa já tem sido reconhecido, sendo convidada para apresentações em diversos fóruns do setor como referência em sustentabilidade. No último ano, a ALLOS participou do lançamento de um livro sobre Operações da Associação Brasileira de Shopping Centers, coordenando o capítulo dedicado à sustentabilidade em shopping centers. Esta iniciativa permitiu compartilhar as melhores práticas desenvolvidas em termos de ESG com os demais pares do setor.