GREENBRIER MAXION – EQUIPAMENTOS E SERVICOS FERROVIARIOS S.A.
A inovação sempre fez parte do DNA da GBMX, e do programa Saúde nos Trilhos. Uma forte evidência da inovação dentro dos processos é o reconhecimento por meio de premiações e certificações. Em 2022, conquistamos a certificação ouro e, em 2021, a prata no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). A premiação visa reconhecer empresas com práticas de excelência, que obtêm êxito na melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus profissionais.
Dentre as principais inovações realizadas no programa podemos ainda destacar:
● Lives com a presença de especialistas, sobre os temas das campanhas mensais de saúde;
● Criação de vídeos interativos com proposta de educação em saúde, com múltiplas abordagens;
● Utilização do QR-Code para agendamentos/preenchimentos de questionários, com objetivo de diminuir a disseminação de doenças infectocontagiosas;
● Tele consultas nutricionais e terapêuticas;
● Sala de amamentação personalizada;
● Sala de terapia e nutricionista personalizada;
● Estudo de implementação do exoesqueleto, iniciado em agosto de 2021 para maior conforto e ergonomia na montagem de vagões (projeto pioneiro na indústria ferroviária nacional);
Como metodologia para o acompanhamento dos impactos das ações, foram utilizados dados antropométricos (índices que apontam o estado geral da saúde física), dados sobre obesidade, tabagismo e, sedentarismo, avaliação psicossocial no âmbito pessoal e em relação ao trabalho.
Como outro exemplo de inovação, de forma preventiva, também oferecemos o Programa de Conservação Auditiva, desde 2012, em que os colaboradores recebem atendimento fonoaudiológico diário conforme demanda e mapeamento, para promoção e manutenção da saúde auditiva dentro da companhia. O programa prevê a realização de exames internos, externos e encaminhamento com médico especialista otorrinolaringologista, visando mapeamento, prevenção, tratamento, e identificação de melhorias nos EPIs. Para inovar ainda mais esse mapeamento, adquirimos há três anos um equipamento, chamado de EARFIT, para a realização dos testes internamente. Em, 2023, o mapeamento envolveu 1131 funcionários. A nossa diversidade em EPIs também auxilia a fonoaudióloga a identificar o EPI correto para a atividade após a realização do teste, trazendo mais conforto ao funcionário e eficiência na prevenção. Mantendo esta iniciativa dentro da empresa, conseguimos um melhor direcionamento dos funcionários que necessitam realizar exames complementares, e conseguimos conscientizar melhor os funcionários sobre o uso dos EPIs, realizando treinamentos periódicos.
Outra frente em que a empresa busca a inovação é por meio do Programa de Gestante, realizado semestralmente. Foi desenvolvido uma sala de amamentação em maio de 2021 como apoio para ordenha e incentivo à doação do leite materno. É um espaço aconchegante, e extremamente asseado para realização da ordenha, atendendo todas às necessidades das mamães durante sua jornada de trabalho. Nossa sala foi certificada pelo Ministério da Saúde com a placa ‘Mulher Trabalhadora que Amamenta’, reconhecendo-nos como uma empresa que promove, protege e apoia o aleitamento materno. Esta conquista é parte do nosso processo de melhoria contínua, que tem enfatizado os cuidados das funcionárias grávidas, e em período de amamentação. Cerca de 150 mulheres já foram beneficiadas com o programa.
Desde 2020, utilizamos equipamentos de exoesqueletos para membros superiores, com foco em prevenção de lesões, e novas possibilidades de postos adaptados de trabalhos. São estruturas robóticas “vestíveis” que servem de suporte e ajuda aos movimentos, para proteção e auxílio do corpo humano.
A Greenbrier Maxion possui um comitê de ergonomia composto por diversas áreas estratégicas, incluindo manufatura, saúde, segurança, engenharia, jurídico e controladoria. Com o objetivo de melhorar o conhecimento de todos os membros do comitê, foi organizado internamente um seminário com mais de 40 horas de instrução, ministrado pelo renomado Dr. Hudson Couto, o principal especialista em ergonomia do Brasil.
Desde 2018, oferecemos um Programa Antitabagismo completo com acompanhamento médico, terapêutico e nutricional, todo o tratamento e medicações custeadas pela empresa para oferecer uma oportunidade aos funcionários de se desvencilharem do vício. A participação se dá por encaminhamento ou procura espontânea, e a taxa de sucesso é de 67%. Em 2019, nos tornamos uma planta “no smoking” (proibido fumar), que não oferece locais disponíveis para consumo de tabaco, e assim, realizamos uma celebração especial para os funcionários que conseguiram cessar o vício, por meio do programa. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos funcionários, e reduzir as chances de doenças crônicas causadas pelo tabagismo.
Além dos programas oficiais, realizamos as campanhas de conscientização e prevenção, do Outubro Rosa e Novembro Azul. Referente à temática do câncer de mama e de colo do útero, realizamos mapeamento de 100% das colaboradoras que passam pelo médico de saúde preventiva da empresa. Além disso, fazemos questão de oferecer uma programação completa com a realização de palestras, e atividades de interação, visando promoção e prevenção a saúde, com informações atualizadas sobre o tema. Além disso, em 2023, também trouxemos profissionais para falar sobre a saúde mental da mulher, e oferecemos algumas ações como massagens, aulas de Yoga e rodas de conversas para promover a interação entre as 109 mulheres da GBMX. Na última edição, convidamos duas irmãs que passam por um tratamento de câncer de mama, para nos contar suas histórias, conscientizando sobre a importância do autocuidado e de práticas preventivas.
Quando o assunto é câncer de próstata, mapeamos o estado de saúde dos 750 funcionários, realizamos testes rápidos de PSA no público-alvo, e envolvemos a todos em palestras, com informações atualizadas sobre o tema, trazendo especialistas na empresa. No ano passado, também abordamos o tema de saúde mental dos homens, e convidamos um profissional que teve câncer de próstata aos 45 anos, e passou por todo o tratamento, para nos contar a sua história, a fim de demostrar a todos a importância do cuidado preventivo.
Durante a campanha de Junho vermelho, realizamos uma parceria com a carreta do Hemocentro da Unicamp, para promover doações de sangue dos funcionários. Conseguimos coletar mais de 56 bolsas de sangue, impactando positivamente 226 vidas. Além disso, no mesmo dia, os funcionários interessados puderam se cadastrar como doadores de medula óssea no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
O Programa Saúde nos Trilhos trouxe um impacto positivo para a instituição, com efeitos diretos na produtividade, performance e nos resultados da empresa. Uma evidência disto é a redução gradativa e significativa no absenteísmo dos funcionários ao longo dos últimos três anos, um resultado de alta relevância para a sustentabilidade do negócio.
As campanhas voltadas para qualidade de vida, dentro do programa “Saúde nos Trilhos” tiveram um papel de extrema relevância, ainda mais após o período da pandemia da Covid-19. Além de um novo espaço dedicado aos atendimentos terapêuticos e nutricionais, a empresa tem contado com o engajamento de todas as lideranças e funcionários nas ações preventivas, inclusive da alta direção, que apoia e se mostra engajada em todas as campanhas e ações. A evidência é que nos últimos três anos (2021 a 2023), a empresa registrou uma significativa redução no absenteísmo e na procura pelo plano de saúde, devido a doenças mentais e comportamentais. As ações nutricionais também trouxeram um resultado relevante, com uma redução de 12% do IMC dos funcionários, como também no número de absenteísmo por distúrbios endócrinos (diabetes, colesterol, hipertensão, obesidade, sedentarismo etc.).
O recebimento do selo de saúde mental, Great People Mental Health, demonstra o compromisso da GBMX com o bem-estar emocional e psicológico dos funcionários. E esse reconhecimento não apenas fortalece a reputação da organização, como um local de trabalho saudável e acolhedor, mas também contribui para a atração e retenção de talentos, já que profissionais tendem a valorizar ambientes que priorizam a saúde mental. Além disso, promover uma cultura de bem-estar, pode levar a um aumento na produtividade, redução de absenteísmo e menor rotatividade de funcionários, resultando em um ambiente mais harmonioso e eficiente.
Em Abril de 2024, a GBMX foi certificada com o selo Great Place to Work (GPTW), após uma pesquisa de clima organizacional, aplicada e realizada de forma totalmente anônima, que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Essa conquista reflete o trabalho que vem sendo realizado na empresa em prol de melhorias contínuas, e de uma cultura engajada e alinhada com o seu propósito de ter “as pessoas como centro de sua estratégia de negócios,” e a preocupação com o bem-estar e desenvolvimento dos funcionários.
Além de conquistar o Selo GPTW, a Greenbrier Maxion também obteve uma segunda certificação, o selo de SAÚDE MENTAL – Great People Mental Health. Concedida pela consultoria Jungle, empresa que compõe o ecossistema da Great People, o selo reconhece boas práticas em relação à saúde mental no ambiente corporativo, e atesta um sentimento positivo dos funcionários em relação ao trabalho na empresa, promovendo uma satisfação coletiva. Este reconhecimento comprova a importância dos constantes investimentos no desenvolvimento das pessoas, nos benefícios e nos programas de segurança e saúde, como o “Saúde nos Trilhos”, que proporciona, há mais de 10 anos, ações que envolvem temas como Antitabagismo, Saúde Mental, Conservação Auditiva, Gestantes, Nutrição, Álcool e Drogas e Ergonomia.
A inovação sempre fez parte do DNA da GBMX, e do programa Saúde nos Trilhos. Uma forte evidência da inovação dentro dos processos é o reconhecimento por meio de premiações e certificações. Em 2022, conquistamos a certificação ouro e, em 2021, a prata no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). A premiação visa reconhecer empresas com práticas de excelência, que obtêm êxito na melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus profissionais.
Dentre as principais inovações realizadas no programa podemos ainda destacar:
● Lives com a presença de especialistas, sobre os temas das campanhas mensais de saúde;
● Criação de vídeos interativos com proposta de educação em saúde, com múltiplas abordagens;
● Utilização do QR-Code para agendamentos/preenchimentos de questionários, com objetivo de diminuir a disseminação de doenças infectocontagiosas;
● Tele consultas nutricionais e terapêuticas;
● Sala de amamentação personalizada;
● Sala de terapia e nutricionista personalizada;
● Estudo de implementação do exoesqueleto, iniciado em agosto de 2021 para maior conforto e ergonomia na montagem de vagões (projeto pioneiro na indústria ferroviária nacional);
Como metodologia para o acompanhamento dos impactos das ações, foram utilizados dados antropométricos (índices que apontam o estado geral da saúde física), dados sobre obesidade, tabagismo e, sedentarismo, avaliação psicossocial no âmbito pessoal e em relação ao trabalho.
Como outro exemplo de inovação, de forma preventiva, também oferecemos o Programa de Conservação Auditiva, desde 2012, em que os colaboradores recebem atendimento fonoaudiológico diário conforme demanda e mapeamento, para promoção e manutenção da saúde auditiva dentro da companhia. O programa prevê a realização de exames internos, externos e encaminhamento com médico especialista otorrinolaringologista, visando mapeamento, prevenção, tratamento, e identificação de melhorias nos EPIs. Para inovar ainda mais esse mapeamento, adquirimos há três anos um equipamento, chamado de EARFIT, para a realização dos testes internamente. Em, 2023, o mapeamento envolveu 1131 funcionários. A nossa diversidade em EPIs também auxilia a fonoaudióloga a identificar o EPI correto para a atividade após a realização do teste, trazendo mais conforto ao funcionário e eficiência na prevenção. Mantendo esta iniciativa dentro da empresa, conseguimos um melhor direcionamento dos funcionários que necessitam realizar exames complementares, e conseguimos conscientizar melhor os funcionários sobre o uso dos EPIs, realizando treinamentos periódicos.
Outra frente em que a empresa busca a inovação é por meio do Programa de Gestante, realizado semestralmente. Foi desenvolvido uma sala de amamentação em maio de 2021 como apoio para ordenha e incentivo à doação do leite materno. É um espaço aconchegante, e extremamente asseado para realização da ordenha, atendendo todas às necessidades das mamães durante sua jornada de trabalho. Nossa sala foi certificada pelo Ministério da Saúde com a placa ‘Mulher Trabalhadora que Amamenta’, reconhecendo-nos como uma empresa que promove, protege e apoia o aleitamento materno. Esta conquista é parte do nosso processo de melhoria contínua, que tem enfatizado os cuidados das funcionárias grávidas, e em período de amamentação. Cerca de 150 mulheres já foram beneficiadas com o programa.
Desde 2020, utilizamos equipamentos de exoesqueletos para membros superiores, com foco em prevenção de lesões, e novas possibilidades de postos adaptados de trabalhos. São estruturas robóticas “vestíveis” que servem de suporte e ajuda aos movimentos, para proteção e auxílio do corpo humano.
A Greenbrier Maxion possui um comitê de ergonomia composto por diversas áreas estratégicas, incluindo manufatura, saúde, segurança, engenharia, jurídico e controladoria. Com o objetivo de melhorar o conhecimento de todos os membros do comitê, foi organizado internamente um seminário com mais de 40 horas de instrução, ministrado pelo renomado Dr. Hudson Couto, o principal especialista em ergonomia do Brasil.
Desde 2018, oferecemos um Programa Antitabagismo completo com acompanhamento médico, terapêutico e nutricional, todo o tratamento e medicações custeadas pela empresa para oferecer uma oportunidade aos funcionários de se desvencilharem do vício. A participação se dá por encaminhamento ou procura espontânea, e a taxa de sucesso é de 67%. Em 2019, nos tornamos uma planta “no smoking” (proibido fumar), que não oferece locais disponíveis para consumo de tabaco, e assim, realizamos uma celebração especial para os funcionários que conseguiram cessar o vício, por meio do programa. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos funcionários, e reduzir as chances de doenças crônicas causadas pelo tabagismo.
Além dos programas oficiais, realizamos as campanhas de conscientização e prevenção, do Outubro Rosa e Novembro Azul. Referente à temática do câncer de mama e de colo do útero, realizamos mapeamento de 100% das colaboradoras que passam pelo médico de saúde preventiva da empresa. Além disso, fazemos questão de oferecer uma programação completa com a realização de palestras, e atividades de interação, visando promoção e prevenção a saúde, com informações atualizadas sobre o tema. Além disso, em 2023, também trouxemos profissionais para falar sobre a saúde mental da mulher, e oferecemos algumas ações como massagens, aulas de Yoga e rodas de conversas para promover a interação entre as 109 mulheres da GBMX. Na última edição, convidamos duas irmãs que passam por um tratamento de câncer de mama, para nos contar suas histórias, conscientizando sobre a importância do autocuidado e de práticas preventivas.
Quando o assunto é câncer de próstata, mapeamos o estado de saúde dos 750 funcionários, realizamos testes rápidos de PSA no público-alvo, e envolvemos a todos em palestras, com informações atualizadas sobre o tema, trazendo especialistas na empresa. No ano passado, também abordamos o tema de saúde mental dos homens, e convidamos um profissional que teve câncer de próstata aos 45 anos, e passou por todo o tratamento, para nos contar a sua história, a fim de demostrar a todos a importância do cuidado preventivo.
Durante a campanha de Junho vermelho, realizamos uma parceria com a carreta do Hemocentro da Unicamp, para promover doações de sangue dos funcionários. Conseguimos coletar mais de 56 bolsas de sangue, impactando positivamente 226 vidas. Além disso, no mesmo dia, os funcionários interessados puderam se cadastrar como doadores de medula óssea no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
A inovação sempre fez parte do DNA da GBMX, e do programa Saúde nos Trilhos. Uma forte evidência da inovação dentro dos processos é o reconhecimento por meio de premiações e certificações. Em 2022, conquistamos a certificação ouro e, em 2021, a prata no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). A premiação visa reconhecer empresas com práticas de excelência, que obtêm êxito na melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus profissionais.
Dentre as principais inovações realizadas no programa podemos ainda destacar:
● Lives com a presença de especialistas, sobre os temas das campanhas mensais de saúde;
● Criação de vídeos interativos com proposta de educação em saúde, com múltiplas abordagens;
● Utilização do QR-Code para agendamentos/preenchimentos de questionários, com objetivo de diminuir a disseminação de doenças infectocontagiosas;
● Tele consultas nutricionais e terapêuticas;
● Sala de amamentação personalizada;
● Sala de terapia e nutricionista personalizada;
● Estudo de implementação do exoesqueleto, iniciado em agosto de 2021 para maior conforto e ergonomia na montagem de vagões (projeto pioneiro na indústria ferroviária nacional);
Como metodologia para o acompanhamento dos impactos das ações, foram utilizados dados antropométricos (índices que apontam o estado geral da saúde física), dados sobre obesidade, tabagismo e, sedentarismo, avaliação psicossocial no âmbito pessoal e em relação ao trabalho.
Como outro exemplo de inovação, de forma preventiva, também oferecemos o Programa de Conservação Auditiva, desde 2012, em que os colaboradores recebem atendimento fonoaudiológico diário conforme demanda e mapeamento, para promoção e manutenção da saúde auditiva dentro da companhia. O programa prevê a realização de exames internos, externos e encaminhamento com médico especialista otorrinolaringologista, visando mapeamento, prevenção, tratamento, e identificação de melhorias nos EPIs. Para inovar ainda mais esse mapeamento, adquirimos há três anos um equipamento, chamado de EARFIT, para a realização dos testes internamente. Em, 2023, o mapeamento envolveu 1131 funcionários. A nossa diversidade em EPIs também auxilia a fonoaudióloga a identificar o EPI correto para a atividade após a realização do teste, trazendo mais conforto ao funcionário e eficiência na prevenção. Mantendo esta iniciativa dentro da empresa, conseguimos um melhor direcionamento dos funcionários que necessitam realizar exames complementares, e conseguimos conscientizar melhor os funcionários sobre o uso dos EPIs, realizando treinamentos periódicos.
Outra frente em que a empresa busca a inovação é por meio do Programa de Gestante, realizado semestralmente. Foi desenvolvido uma sala de amamentação em maio de 2021 como apoio para ordenha e incentivo à doação do leite materno. É um espaço aconchegante, e extremamente asseado para realização da ordenha, atendendo todas às necessidades das mamães durante sua jornada de trabalho. Nossa sala foi certificada pelo Ministério da Saúde com a placa ‘Mulher Trabalhadora que Amamenta’, reconhecendo-nos como uma empresa que promove, protege e apoia o aleitamento materno. Esta conquista é parte do nosso processo de melhoria contínua, que tem enfatizado os cuidados das funcionárias grávidas, e em período de amamentação. Cerca de 150 mulheres já foram beneficiadas com o programa.
Desde 2020, utilizamos equipamentos de exoesqueletos para membros superiores, com foco em prevenção de lesões, e novas possibilidades de postos adaptados de trabalhos. São estruturas robóticas “vestíveis” que servem de suporte e ajuda aos movimentos, para proteção e auxílio do corpo humano.
A Greenbrier Maxion possui um comitê de ergonomia composto por diversas áreas estratégicas, incluindo manufatura, saúde, segurança, engenharia, jurídico e controladoria. Com o objetivo de melhorar o conhecimento de todos os membros do comitê, foi organizado internamente um seminário com mais de 40 horas de instrução, ministrado pelo renomado Dr. Hudson Couto, o principal especialista em ergonomia do Brasil.
Desde 2018, oferecemos um Programa Antitabagismo completo com acompanhamento médico, terapêutico e nutricional, todo o tratamento e medicações custeadas pela empresa para oferecer uma oportunidade aos funcionários de se desvencilharem do vício. A participação se dá por encaminhamento ou procura espontânea, e a taxa de sucesso é de 67%. Em 2019, nos tornamos uma planta “no smoking” (proibido fumar), que não oferece locais disponíveis para consumo de tabaco, e assim, realizamos uma celebração especial para os funcionários que conseguiram cessar o vício, por meio do programa. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos funcionários, e reduzir as chances de doenças crônicas causadas pelo tabagismo.
Além dos programas oficiais, realizamos as campanhas de conscientização e prevenção, do Outubro Rosa e Novembro Azul. Referente à temática do câncer de mama e de colo do útero, realizamos mapeamento de 100% das colaboradoras que passam pelo médico de saúde preventiva da empresa. Além disso, fazemos questão de oferecer uma programação completa com a realização de palestras, e atividades de interação, visando promoção e prevenção a saúde, com informações atualizadas sobre o tema. Além disso, em 2023, também trouxemos profissionais para falar sobre a saúde mental da mulher, e oferecemos algumas ações como massagens, aulas de Yoga e rodas de conversas para promover a interação entre as 109 mulheres da GBMX. Na última edição, convidamos duas irmãs que passam por um tratamento de câncer de mama, para nos contar suas histórias, conscientizando sobre a importância do autocuidado e de práticas preventivas.
Quando o assunto é câncer de próstata, mapeamos o estado de saúde dos 750 funcionários, realizamos testes rápidos de PSA no público-alvo, e envolvemos a todos em palestras, com informações atualizadas sobre o tema, trazendo especialistas na empresa. No ano passado, também abordamos o tema de saúde mental dos homens, e convidamos um profissional que teve câncer de próstata aos 45 anos, e passou por todo o tratamento, para nos contar a sua história, a fim de demostrar a todos a importância do cuidado preventivo.
Durante a campanha de Junho vermelho, realizamos uma parceria com a carreta do Hemocentro da Unicamp, para promover doações de sangue dos funcionários. Conseguimos coletar mais de 56 bolsas de sangue, impactando positivamente 226 vidas. Além disso, no mesmo dia, os funcionários interessados puderam se cadastrar como doadores de medula óssea no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
O programa teve um impacto positivo em termos de resultados sociais na comunidade de Hortolândia/SP. Como evidência, em 2023 tivemos três ações em destaque.
Campanha de Vacinação contra a gripe, que contempla também os dependentes dos colaboradores. Ao todo, foram vacinadas, no ano passado, 955 pessoas. Esse cuidado e atenção se estendem à saúde dos nossos profissionais, um dos alicerces da nossa política de qualidade de vida. Optamos por manter estes serviços internos, garantindo a qualidade dos profissionais que atendem nossos funcionários, oferecendo rapidez, e praticidade, conforme a disponibilidade e necessidade de cada um.
No ano passado, durante as férias escolares, realizamos o evento Férias com Saúde, em que recebemos os filhos dos funcionários até 18 anos na sede do nosso Clube, que fica nas dependências da empresa. Dentre ações de conscientização sobre prevenção de obesidade infantil, e estímulo à prática esportiva, realizamos também muitas atividades físicas em grupo, e oferecemos lanches saudáveis, para incentivar a inclusão desses alimentos na rotina familiar. Ao todo, tivemos 287 inscritos e recebemos vários feedbacks positivos na nossa pesquisa de satisfação, com o relato dos funcionários sobre a vontade de seus filhos, de iniciarem algum esporte após a participação. A inscrição contava com a doação de um brinquedo por criança inscrita, e foram arrecadados mais de 300 brinquedos que foram doados a uma Instituição de caridade da região.
Nosso Programa Saúde Total, desde 2014, oferece tratamento multidisciplinar com acompanhamento médico, terapêutico e nutricional, com testes periódicos e tratamentos custeados pela empresa para usuários de drogas lícitas e ilícitas, como álcool e outros. A participação no programa se dá por procura espontânea, detecção de teste positivo ou encaminhamento. Ao todo, 47 profissionais já foram tratados na companhia, e só no último ano, 6 funcionários passaram pelo tratamento. Com o sucesso do programa e a satisfação dos familiares, firmamos parcerias com órgãos públicos e clínicas especializadas, podendo assim, ser estendido aos familiares. Esta política reforça nosso cuidado e comprometimento com a saúde e com o desenvolvimento integral dos nossos colaboradores. Assim, caminhamos para a criação de um ambiente de trabalho mais resiliente, empático e alinhado aos valores de uma gestão de pessoas eficaz.
Um traço muito forte de nossa cultura é que nos enxergamos como uma extensão da família do funcionário. Por isso, preservamos as relações de confiança e respeito e buscamos, sempre que possível, ter momentos de interação entre os funcionários, colegas de trabalho e familiares. A ideia por trás dos eventos que reúnem as famílias é cultivar este ambiente agradável, ao mesmo tempo em que possibilitamos aflorar o orgulho de pertencimento nos nossos funcionários, que adoram mostrar o espaço onde trabalham para seus familiares, oferecendo eventos, palestras de orientação, e oportunidades de autocuidado.
O programa Saúde nos Trilhos trabalha com um planejamento sistemático para melhoria contínua, seguindo um calendário anual de campanhas que levam em conta as peculiaridades dos funcionários, de acordo com os resultados das ferramentas de mensuração em cada ação como: Pesquisa de Clima Organizacional; pesquisa de Satisfação, controle de comparecimento, acompanhamento e mapeamento epidemiológico. A prática busca seguir os 5 pilares da OMS, já citados anteriormente como:
1. Envolvimento das lideranças
2. Envolvimento dos funcionários
3. Ética empresarial e legalidade
4. Processo sistemático e sustentabilidade
5. Integração
Dentro do processo sistemático, acontece todo o planejamento das ações, assim como o acompanhamento por meio de relatórios mensais, feedbacks e alinhamento com todas as áreas. Todos os resultados do programa são reportados mensalmente à alta direção, buscando o alinhamento com todos os envolvidos, e visando sempre a inovação e a melhoria contínua dos processos e projetos atuais, assim como novas iniciativas.
O envolvimento da liderança da GBMX em campanhas de bem-estar dos funcionários, é fundamental para o engajamento de todos os funcionários. Quando os líderes demonstram preocupação genuína com a saúde física e mental da equipe, eles estabelecem uma cultura de apoio e confiança, onde os funcionários se sentem valorizados e motivados. Esse envolvimento inspira maior comprometimento e lealdade, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo. Além disso, funcionários que se sentem bem cuidados tendem a ser mais produtivos, e resilientes, contribuindo significativamente para os objetivos e o sucesso da empresa.
As práticas do Programa Saúde nos Trilhos que buscam a melhoria contínua do bem-estar, da produtividade, da satisfação e retenção de talentos de forma global dentro da empresa, podem ser replicadas em todas as instituições que têm como seu foco central as pessoas.
Todas as evidências apresentadas, apontam o grande potencial de envolvimento tanto de funcionários quanto de lideranças e alta direção. Os resultados apontam também o quanto as parcerias são fundamentais, e favorecem a replicação de práticas sustentáveis dentro destas organizações parceiras, tornando a relação ganha-ganha.
O Programa Saúde nos Trilhos também permite que possamos ser benchmarking para outras empresas que buscam melhorar a qualidade de suas ações, e programas de saúde e bem-estar para os funcionários, como já é prática no mercado. Da mesma forma, nossa busca pela excelência é constante, nos atentando para as melhores práticas organizacionais e nos impulsionando a conquistar a certificação Ouro de Boas Práticas do 24º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), o maior prêmio da categoria no Brasil.
Para continuar ampliando as práticas sustentáveis, a GBMX investirá em treinamentos voltados à liderança no tema de saúde mental. Esses treinamentos desenvolverão os funcionários para a detecção precoce e intervenção, permitindo identificar sinais de problemas de saúde mental, e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável. Como resultado, os líderes se tornarão mais sensíveis e acolhedores, aumentando a satisfação no trabalho.
Isso trará diversos benefícios, como a redução do absenteísmo e do presenteísmo, e o aumento da produtividade, pois os funcionários se sentirão mais compreendidos pela empresa. Além disso, haverá uma redução mais eficaz dos conflitos, fortalecendo a cultura organizacional. Com isso, também esperamos melhorar a retenção de talentos, reduzindo a rotatividade e os custos associados ao recrutamento e treinamento de novos funcionários.
A disseminação e replicação da norma ISO 45001 também são fundamentais para promover ambiente de trabalho mais seguro e saudável. A normal nos ofereceu uma estrutura robusta para a gestão de saúde e segurança ocupacional, trazendo inúmeros benefícios que transcendem a simples conformidade regulatória.
A replicação da ISO 45001 padroniza práticas de segurança, facilita o compartilhamento de melhores práticas, economiza recursos e aumenta a eficiência operacional. Auxilia a promover o engajamento dos stakeholders em uma abordagem coletiva para a saúde e segurança do trabalho, melhorando a eficiência organizacional e a reputação corporativa.