PEPSICO DO BRASIL LTDA
O projeto de conversão elétrica do motor é o primeiro a ser desenvolvido na PepsiCo em todo o mundo e inspira outras nações e outras empresas a seguirem o modelo, dada as vantagens ambientais e econômicas. A PepsiCo Brasil entende que esse projeto representa o futuro do transporte, de eletrificação de motores, e pretende estar na vanguarda de soluções ambientais e logísticas, estando sempre atenta a novas possibilidades de melhoria e de inovações como essa.
A eletrificação de caminhões ainda é um desafio no mundo todo, devido aos altos custos envolvidos. O projeto, que apresenta um custo até 50% menor em relação a um veículo novo nas mesmas condições, permite que a PepsiCo dê passos largos na jornada de eletrificação no mercado, tornando-se referência em sustentabilidade e agregando, assim, ainda mais valor à companhia. Isso também coloca mais uma vez o Brasil como destaque em soluções de sustentabilidade da PepsiCo no mundo, país que já é protagonista na companhia, com ações efetivas e pioneiras na agenda ambiental, muitas delas, inclusive, reconhecidas no The Next Big Idea, desafio global interno de inovação.
A iniciativa vem para reforçar um dos direcionamentos estratégicos da PepsiCo, de prover uma frota cada vez mais sustentável, com soluções que enderecem o desafio de minimizar as mudanças climáticas e que estejam alinhadas com a PepsiCo Positive (pep+), estratégia global ESG da companhia que permeia todas as ações da multinacional.
O projeto de conversão elétrica do motor é o primeiro a ser desenvolvido na PepsiCo em todo o mundo e inspira outras nações e outras empresas a seguirem o modelo, dada as vantagens ambientais e econômicas. A PepsiCo Brasil entende que esse projeto representa o futuro do transporte, de eletrificação de motores, e pretende estar na vanguarda de soluções ambientais e logísticas, estando sempre atenta a novas possibilidades de melhoria e de inovações como essa.
O projeto de conversão elétrica do motor é o primeiro a ser desenvolvido na PepsiCo em todo o mundo e inspira outras nações e outras empresas a seguirem o modelo, dada as vantagens ambientais e econômicas. A PepsiCo Brasil entende que esse projeto representa o futuro do transporte, de eletrificação de motores, e pretende estar na vanguarda de soluções ambientais e logísticas, estando sempre atenta a novas possibilidades de melhoria e de inovações como essa.
● Redução das emissões (15,6 tCO2 ao ano): Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), dentro dos setores de energia e processos industriais, 44% das emissões vêm do transporte. Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade (a PepsiCo Positive), a empresa busca transformar a cadeia de valor como um todo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030, chegando ao net-zero até 2040. Em uma projeção até 2030, o potencial de redução de GEE com a adoção de veículos movidos a gás e elétricos na frota da PepsiCo é de 30%.
● Outras vantagens socioambientais:
– Redução da poluição atmosférica – ao realizar a compra de um veículo novo elétrico, o anterior (combustão) continua em circulação, emitindo gases de efeito estufa. Com a substituição do motor, é possível eliminar uma fonte de emissão, deixando de poluir a atmosfera;
– Redução da Poluição Sonora: Reduz a poluição sonora nas áreas urbanas;
– Redução da dependência de combustíveis fósseis;
– Aumento da vida útil da bateria, reduzindo o volume de descarte;
– Reciclabilidade: as peças dos sistemas são recicláveis, o que ajuda na economia circular, reduzindo o volume de resíduo, uma vez que os veículos a combustão geram muitos resíduos de sucata.
A PepsiCo tem uma cultura de inovação intrínseca e transversal ao negócio, tendo como direcional estratégico o impulsionamento do crescimento sustentável por meio da inovação e sustentabilidade em toda a cadeia. Para isso, sua liderança estimula os times de todos os países a pensarem soluções que atendam às necessidades de seus consumidores e que envolvam, de ponta a ponta, toda a sua cadeia de valor, por meio de programas que estimulam a criação de novos projetos e reconhecimentos às melhores iniciativas.
O Brasil é referência na PepsiCo em soluções ambientais, especialmente o time de Frotas, com uma série de inovações implementadas ano a ano. O projeto foi pensado pelo time, tendo total apoio da gestão local e levado para a gestão Latinoamérica, que realizou aportes de investimento para sua implementação. Com a ideia aprovada, o parceiro foi acionado para desenvolver a solução especificamente para os veículos da PepsiCo.
Dentro da companhia, estão sendo realizados testes para ampliação do número de caminhões. Para o mercado, a realização de uma iniciativa como essa em uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, com vantagens ambientais e econômicas, torna-se referência para que outras empresas também adotem o sistema, com base na comprovação da viabilização e dos ganhos obtidos com a solução, fomentando o mercado de retrofit.