PLUXEE BENEFICIOS BRASIL S.A.
O desperdício de alimentos é um problema mundial que ocorre em toda a sua cadeia (de produtor a consumidor) e afeta sociedade e meio ambiente como um todo, nos distanciando do atingimento global de objetivos de desenvolvimento sustentável.
No Brasil, o cenário não é diferente. 30% da comida produzida é desperdiçada, somando 15 milhões de toneladas por ano, o que faz o país integrar a lista dos dez países que mais desperdiçam no mundo. Desse total, 15% compõem o desperdício por meio de restaurantes, e estão ligados à falta de informação, planejamento e hábitos culturais ou de consumo.
Para reverter esse cenário e influenciar todo nosso ecossistema a adotar práticas mais sustentáveis, ingressamos na luta contra o desperdício e construímos ações pensadas para dois públicos que fazem parte de nossa cadeia: Estabelecimentos e Consumidores.
Para estabelecimentos, precisávamos pensar em soluções que fossem diretamente de encontro a dar clareza sobre onde estaria o desperdício no funcionamento do negócio. Pensando nisso, convidamos a Yunus Negócios Sociais para unir esforços e buscarmos em conjunto startups que já tivessem soluções para os comércios do ramo da alimentação. Para despertar o interesse deste público, a solução precisava reduzir o desperdício de alimentos e ao mesmo tempo promover retorno financeiro para seus negócios.
O projeto não se resumiu apenas em combater o desperdício, mas também em promover hábitos mais sustentáveis, trabalhando os pilares de planejamento assertivo de compras, cardápios e/ ou ofertas, aculturamento das equipes sobre o tema, aproveitamento integral dos alimentos e medição e curva de aprendizagem.
Para identificar e acelerar soluções de alto impacto socioambiental, o projeto junto com a Yunus passou por uma etapa que chamamos de “Prova de Conceito”, que consistia na atuação direta junto a estabelecimentos parceiros da nossa rede credenciada Pluxee. Com um processo de integração focado no aculturamento dos participantes ao tema, os times se dedicaram a incorporar processos e tecnologias para melhorar a gestão de suas operações, evitando o desperdício de alimentos e o impacto financeiro dessa prática.
No total, foram convidadas 29 startups que passaram por um processo seletivo com participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel São Paulo) e da Associação Paulista de Supermercados (APAS), resultando em quatro finalistas: Comida Invisível, Food Finder, Why Waste e NL Informática. As 4 startups selecionadas tiveram suas soluções testadas em 13 estabelecimentos, sendo duas operações de um mesmo restaurante e sete unidades de uma rede de supermercados. Acompanhamos indicadores como: redução no volume de desperdício operacional, assertividade de compras e eficiência de produção operacional.
A experiência provou que os estabelecimentos comerciais possuem apetite e interesse para implementar soluções inovadoras e mais sustentáveis e que é fundamental que empresas como a Pluxee busquem impulsionar esse movimento apoiando o desenvolvimento, principalmente dos PMEs.
Para consumidores, no paralelo, firmamos uma parceria com a Food to Save, uma plataforma digital que conecta estabelecimentos comerciais do ramo alimentício aos consumidores, dando um novo destino a alimentos aptos para consumo mas que seriam descartados. Fomos a primeira empresa de benefícios corporativos a ser aceita como método de pagamento e somamos atualmente cerca de 11 mil transações Pluxee e R$ 336.000,00 em consumo feito na plataforma*.
(*) dados consolidados referentes ao período entre out/23 e mai/24.
Para gerar mudanças significativas, queremos ser líder em Responsabilidade Social Corporativa do setor, comprometidos em promover escolhas saudáveis, ambientalmente responsáveis e sustentáveis que atendam melhor às necessidades da sociedade. Queremos amplificar oportunidades, e o nosso papel, enquanto uma multinacional que conecta uma ampla rede de pessoas, é promover mudança e criar meios para que ela aconteça. Nesse sentido, nossa estratégia de sustentabilidade está pautada em um conjunto de iniciativas estratégicas centradas em quatro pilares:
• Parceiros de confiança: Construímos conexões com base na ética, transparência e compreensão das necessidades dos stakeholders.
• Indivíduos: Melhoramos o bem-estar das pessoas promovendo valores inclusivos, hábitos mais saudáveis e práticas sustentáveis.
• Comunidades: Apoiamos o desenvolvimento e crescimento da comunidade agregando valor aos seus negócios e vidas.
• Meio Ambiente: Desenvolver negócios com base em inovação, buscando reduzir o impacto ambiental.
Acreditamos que a combinação das agendas de sustentabilidade e inovação têm grande potencial de escalar o nosso impacto nesses quatro pilares, estendendo essa oportunidade ao nosso ecossistema de parceiros e construindo relacionamentos mais próximos e prósperos com nosso público de interesse.
• Implementação de soluções estratégicas para restaurantes e varejo para endereçar melhorias relacionadas ao desperdício de alimentos, contemplando desde gestão e planejamento de produção, até coleta e tratamento de sobras.
• Uso de tecnologia e capacitação para promover economia financeira e menor impacto ambiental, já que o desperdício de alimentos é o terceiro maior emissor de CO2 (Gás Carbônico) do mundo.
• Uso da rede e alto potencial de penetração da Pluxee para mobilização de consumidores e estabelecimentos comerciais no combate ao desperdício;
• Parcerias estratégicas com startups com foco em engajar consumidores a adquirem hábitos de consumo responsável, evitar a produção de excedente e minimizar o desperdício.
O desperdício de alimentos é um problema mundial que ocorre em toda a sua cadeia (de produtor a consumidor) e afeta sociedade e meio ambiente como um todo, nos distanciando do atingimento global de objetivos de desenvolvimento sustentável.
No Brasil, o cenário não é diferente. 30% da comida produzida é desperdiçada, somando 15 milhões de toneladas por ano, o que faz o país integrar a lista dos dez países que mais desperdiçam no mundo. Desse total, 15% compõem o desperdício por meio de restaurantes, e estão ligados à falta de informação, planejamento e hábitos culturais ou de consumo.
Para reverter esse cenário e influenciar todo nosso ecossistema a adotar práticas mais sustentáveis, ingressamos na luta contra o desperdício e construímos ações pensadas para dois públicos que fazem parte de nossa cadeia: Estabelecimentos e Consumidores.
Para estabelecimentos, precisávamos pensar em soluções que fossem diretamente de encontro a dar clareza sobre onde estaria o desperdício no funcionamento do negócio. Pensando nisso, convidamos a Yunus Negócios Sociais para unir esforços e buscarmos em conjunto startups que já tivessem soluções para os comércios do ramo da alimentação. Para despertar o interesse deste público, a solução precisava reduzir o desperdício de alimentos e ao mesmo tempo promover retorno financeiro para seus negócios.
O projeto não se resumiu apenas em combater o desperdício, mas também em promover hábitos mais sustentáveis, trabalhando os pilares de planejamento assertivo de compras, cardápios e/ ou ofertas, aculturamento das equipes sobre o tema, aproveitamento integral dos alimentos e medição e curva de aprendizagem.
Para identificar e acelerar soluções de alto impacto socioambiental, o projeto junto com a Yunus passou por uma etapa que chamamos de “Prova de Conceito”, que consistia na atuação direta junto a estabelecimentos parceiros da nossa rede credenciada Pluxee. Com um processo de integração focado no aculturamento dos participantes ao tema, os times se dedicaram a incorporar processos e tecnologias para melhorar a gestão de suas operações, evitando o desperdício de alimentos e o impacto financeiro dessa prática.
No total, foram convidadas 29 startups que passaram por um processo seletivo com participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel São Paulo) e da Associação Paulista de Supermercados (APAS), resultando em quatro finalistas: Comida Invisível, Food Finder, Why Waste e NL Informática. As 4 startups selecionadas tiveram suas soluções testadas em 13 estabelecimentos, sendo duas operações de um mesmo restaurante e sete unidades de uma rede de supermercados. Acompanhamos indicadores como: redução no volume de desperdício operacional, assertividade de compras e eficiência de produção operacional.
A experiência provou que os estabelecimentos comerciais possuem apetite e interesse para implementar soluções inovadoras e mais sustentáveis e que é fundamental que empresas como a Pluxee busquem impulsionar esse movimento apoiando o desenvolvimento, principalmente dos PMEs.
Para consumidores, no paralelo, firmamos uma parceria com a Food to Save, uma plataforma digital que conecta estabelecimentos comerciais do ramo alimentício aos consumidores, dando um novo destino a alimentos aptos para consumo mas que seriam descartados. Fomos a primeira empresa de benefícios corporativos a ser aceita como método de pagamento e somamos atualmente cerca de 11 mil transações Pluxee e R$ 336.000,00 em consumo feito na plataforma*.
(*) dados consolidados referentes ao período entre out/23 e mai/24.
Open Innovation: Resultados de 7 restaurantes e 7 mercados (no período de 3 meses de piloto)
• 97 kg doados, revertidos em 481 refeições e 283,7 kg de CO2 recuperados.
• em torno de R$1.500,00 diários identificados em desperdício em um dos estabelecimentos.
• Aprox. 30 mil produtos próximos ao vencimento promovidos
Food to Save:
• Total de consumo desde o início da parceria (outubro/23): 336k
• Quantidade de transações: Aprox. 11 mil
• Estimativa de 11 mil sacolas resgatas, 11 mil kgs de comida salvos e aprox. 27.500 mil kgs de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera.
• Foram envolvidas as áreas de Sustentabilidade e Estabelecimentos para ativação e mobilização dos estabelecimentos para participarem do desafio.
• Criação de uma banca de executivos e especialistas nas áreas para avaliação das startups e das soluções, para definição e escolha das melhores para execução do piloto.
• Envolvimento dos executivos de grandes contas (merchants) com relacionamento próximo com nossos principais estabelecimentos da Grande São Paulo, para convite e gestão do relacionamento antes e durante o programa.
• Depois da conclusão dos Pilotos, estamos trabalhando para entender como podemos expandir e escalar o impacto dessas soluções com nossa rede de estabelecimentos credenciados. As startups testadas podem vir a ser incorporadas no portfólio produtos da Pluxee promovendo soluções alinhadas a inovação e sustentabilidade para nossos parceiros, estimulando seu desenvolvimento econômico e uma cadeia de menor impacto negativo ao meio ambiente.
• O projeto também contemplou um estudo que comprovou que, caso implementadas as soluções têm potencial de impacto em doação, economia e escoamento de produtos próximos do vencimento, quando consideramos nosso volume de estabelecimentos de nossa rede, conforme abaixo:
POTENCIAIS DE REDUÇÃO DE DESPERDICIO:
– comida invisível: potencial de doação de 1,8 mil toneladas/ano de alimentos por ano se considerados 12,5% da base total de restaurantes
– food finder: potencial de economia de 1 bilhão/ano nos restaurantes credenciados, considerando a adesão de 12,5% da base
– whywaste: potencial de escoamento de 578 milhões/ano produtos próximos ao vencimento em mercados da rede credenciada considerando a adesão de 19% da base
• Através da parceria com Food to Save, temos potencial de promover uma mudança de hábito entre nossos 6 milhões de consumidores e trazer ainda mais rentabilidade para nossos estabelecimentos. Seguimos trabalhado a comunicação e ativação de nossos consumidores e o credenciamento dos estabelecimentos com condições especiais na plataforma para impulsionar esse movimento.