Ano: 2023

Raízes da União

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“O Programa Raízes da União é uma iniciativa socioambiental da União Química, uma empresa multinacional com capital 100% nacional, e com mais de oito décadas de atuação, que construiu um histórico de conquistas, com posição de destaque dentre as dez maiores e mais sólidas empresas da indústria farmacêutica nacional.
A estrutura da União Química está definida em duas grandes divisões, (1) Saúde Humana, ocupa posição de destaque no mercado farmacêutico com quatro unidades de negócio: Hospitalar, Farma (OTC, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica) e Outsourcing. e (2) Saúde Animal (Agener), atua com destaque no mercado veterinário, nos segmentos Animais de Companhia (PET), Animais de Produção (Bovinos, Ovinos, Caprinos, Equinos e Suínos) e Reprodução Animal.
Ao longo de sua trajetória, a empresa consolidou a sua atuação com aquisições significativas, foram diversos laboratórios, marcas e linhas de produtos, além da consolidação de parcerias importantes no Brasil e no exterior.
O Programa Raízes da União surgiu com o objetivo principal de realizar o plantio de 01 milhão de árvores nativas no Brasil, no prazo de 05 anos, bem como implementar um programa de educação ambiental nas escolas municipais, mediante capacitação de professores / educadores, em comemoração ao aniversário de 85 anos da União Química, por uma iniciativa de seu presidente.
Para impactar seus principais stakeholders, o Programa Raízes da União iniciou suas ações nos estados onde a União Química possui planta fabril, sendo estes São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, e nessas regiões foram selecionadas áreas que pudessem potencializar os serviços ecossistêmicos, incluindo a recuperação de nascentes e rios, estímulo a biodiversidade, trazendo maior ganho para a população.
Dentre as espécies selecionadas para plantio, limitou-se aquelas nativas dos biomas da Mata Atlântica, para as áreas de Minas Gerais e São Paulo e do bioma cerrado para as regiões do Distrito Federal. Especificamente em São Paulo selecionamos a região da Serra da Cantareira, considerada área responsável pelo principal abastecimento de água para o estado, em Minas Gerais as ações de plantio ocorrerão na Serra da Mantiqueira e em Brasília em diversos parques e áreas de proteção ambiental.
O Programa foi desenhado em 03 macro fases, sendo estas de (i) divulgação interna e desenho de áreas de atuação, (ii) divulgação externa e busca por parceiros, para início da implementação, e início do plantio (iii) manutenção das ações de plantio, acompanhamento e divulgação dos resultados e reforço das parcerias.
Já no primeiro ano do programa, que iniciou suas parcerias e ações de plantio em 2022 contamos com parceiros nos 03 estados mencionados, com atuação de ONG´S.
Em São Paulo, em março de 2023 concluímos o plantio de 100 mil mudas de árvores na Serra da Cantareira, em parceria com o Instituto IPÊ, em áreas devidamente monitoradas e identificadas, no Google Earth, no site do Programa Raízes da União, bem como no Relatório de 01 ano do programa, já publicado. (https://online.fliphtml5.com/rwwws/bbtz/#p=1 e https://www.uniaoquimica.com.br/raizesdauniao/).
Já nessa região estima-se que com esse plantio tenhamos o sequestro de 13 mil toneladas de CO2 em 20 anos, além de recuperação da mata ciliar, fundamental para manutenção dos recursos hídricos, que impactam e beneficiam toda a população de São Paulo, com mais de 40 milhões de habitantes.
Também seguimos com o plantio de 50 mil mudas nativas do cerrado em parques ao redor de Brasília, em áreas de proteção ambiental, protegendo e biodiversidade e manutenção das espécies, e cuidando de áreas de lazer para a população. Em parceria com o Instituto Arvoredo foram realizadas diversas ações, abertas também para que as pessoas participassem de ações de plantio.
Já em Minas Gerais, ainda no final de 2022, iniciamos o plantio em Santa Rita de Caldas, e teremos 100 mil mudas plantadas na região da Serra da Mantiqueira, em áreas de pequenos proprietários, selecionadas pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas e a ONG TNC, parceiros do Programa Raízes da União nesse estado.
Assim, já temos 250 mil mudas computadas para o Programa.
E, no tocante ao programa de educação ambiental, no primeiro ano – 2022, com o tema: “Água, cuidar para não faltar”, impactamos 10 mil alunos da rede pública de ensino. Para esse ano – 2023, estimamos dobrar o número de alunos impactados e já temos capacitações de professores agendadas nas cidades de Embu Guaçu, Taboão da Serra, Pouso Alegre e Santa Maria, cidades nas quais a União Química possui planta fabril. Para essa frente contamos com a parceria do CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos.
O Programa Raízes da União tem uma verba destinada para todas as suas ações, com um centro de custo específico, verba essa utilizada para custear as ações de plantio de 01 milhão de árvores, dentre a divulgação do Programa e suas ações. Temos uma linha de budget destinado para as ações de plantio, outra para as ações de eventos e outra para o programa de educação ambiental nas escolas, e estimamos um orçamento de até 30 milhões de reais para o programa.
Hoje um grupo multidisciplinar de colaboradores internos acompanha as ações, de acordo com a região e sua planta fabril, e apoia no contato com parceiros também. Estão diretamente envolvidos no Programa times de ESG, Comunicação e Meio Ambiente.
Além dessa equipe, para engajar a todos fizemos 03 eventos de divulgação externa com a distribuição de mudas para a população em parques, sendo estes Parque do Ibirapuera – SP, Parque da Pampulha – BH e Parque da Cidade D. sarah kubitschek – BSB e distribuímos mais de 7 mil mudas para nossos colaboradores internos no seu lançamento, ao todo o Programa distribuiu mais de 13 mil mudas de árvores.

Relevância para o Negócio:

” O Programa hoje é a principal iniciativa socioambiental da companhia, sendo um programa corporativo, o qual representa um ganho muito significativo para imagem reputacional da empresa, o que reflete em todas as suas unidades de negócio e seus stakeholders internos e externos, além de coadunar com sua visão, a qual se consiste em: “ser referência em crescimento sustentável, ampliando portfólio de produtos com valor agregado”.
Nas palavras de seu presidente ter um Programa como o Raízes da União foi o grande passo da Companhia na Agenda Socioambiental, e ter um conjunto de ações direcionadoras tão enraizado na cultura da União Química é uma de nossas fortalezas e fator decisivo para alinhar os nossos objetivos de pensar no futuro das pessoas e dos negócios.
No ano de 2022 a companhia atingiu 3,75 bilhões de receita operacional líquida, R$ 7779,3 milhões de EBTIDA, e 367, 4 milhões de lucro líquido, e estima, no decorrer de 05 anos, um budget de até R$ 30 milhões de reais para custear as ações do Programa Raízes da União, o que demonstra a preocupação e importância dada pela presidência da companhia à essa iniciativa.
Com relação ao impacto no negócio, quando do seu lançamento o programa Raízes da União foi divulgado em fases, primeiro internamente para todos os seus colaboradores, mediante distribuição de mais de 7 mil mudas de árvores nativas, trazendo nesse primeiro momento, engajamento e uma forte conexão com propósito e trazendo orgulho dos colaboradores em fazer parte da companhia, sendo colaboradores engajados e motivados peça importante para a Companhia.
Em um segundo momento, também divulgamos o Programa para população externa, em ações em parques, fortalecendo a imagem da União Química perante a sociedade, bem como divulgando temas sobre a preocupação com o meio ambiente e o impacto dessas iniciativas.

E ainda, divulgamos o programa para a força de vendas das unidades de negócio, para que pudessem levar essa iniciativa da União Química também para seus clientes e parceiros, e engajar os times comerciais.
Assim, realizamos também uma divulgação no Congresso de Anestesiologia – COPA, no ano de 2022, junto com a unidade de negócio Hospitalar, distribuindo mudas para médicos e congressistas, posicionando a empresa como uma marca que apoia iniciativas sustentáveis.

Também realizamos apresentação do Programa para nossos principais clientes e investidores, incluindo os maiores bancos com os quais possuímos contratos de financiamento, incluindo a instituição internacional denominada IFC (international finance Corporation), membro do grupo Banco Mundial, e incluímos essa iniciativa na resposta de todos os questionários socioambientais respondidos pela companhia, desde processos de auditórias de clientes e parceiros até questionários dos próprios bancos, e ao final do ano 2022, podemos dizer que foi um dos temas que maior deu destaque para a União Química, tanto interna quanto externamente, incluindo mídias, reportagens, dentre outros, tendo maior engajamento e visualização.
Assim, podemos dizer que essa iniciativa foi construída para abarcar a todos, e tem impacto em 100% da empresa e suas unidades de negócio e colaboradores.
Alinhado com nossa Visão: “Ser referência em crescimento sustentável ampliando portfólio de produtos com valor agregado”, desenvolvemos essa iniciativa voltada para a sustentabilidade, movimento que acreditamos ser importante para um impacto positivo no amanhã, criamos ações para dar vida a projetos com foco no futuro que contribuirão com a disseminação da cultura voltada para a gestão de sustentabilidade.
Ainda, o Projeto foi uma frente de incentivo para diversas outras iniciativas relacionadas ao consumo consciente, redução de impressões, substituição de copos plásticos por canecas reutilizáveis, dentre outras iniciativas que geram tanto economia para companhia como um impacto positivo para o meio ambiente.

Hoje, além da marca de 250 mil mudas, 1/4 da meta atingida, o Programa Raízes da União já distribuiu mais de 13 mil mudas em ações de engajamento, para divulgar essa ação, a marca da União Química, para a sociedade, incluindo diversos stakeholders e população em geral.

” “O Programa Raízes da União surgiu como uma iniciativa 100% voluntária da companhia, como ideia de seu presidente, em comemoração aos 85 anos da empresa, o qual visa deixar um legado positivo para as gerações presentes e futuras, e no lugar de realizar apenas uma festa de celebração, optou-se por realizar essa grande ação de plantio e recuperação florestal, e atingir a marca de 1 milhão de mudas plantadas no Brasil, a qual tem o potencial de contribuir tanto para redução das emissões de GEE, aumento do recursos hídricos, aspectos sociais e a criação de um futuro melhor, atrelado principalmente aos ODS´s 04, 13 e 15 da agenda 2023 da ONU, do pacto Global, da qual o Brasil é signatário.
De acordo com a comunidade cientifica, a relação é clara, sem floresta não existe água e vice-versa, essa conexão sistêmica é uma das principais garantias do balanço hídrico, regulando o regime de chuvas e do clima, assim a iniciativa da União Química consegue unir simultaneamente a recuperação florestal de ambientes degradados com a manutenção de água, tendo impacto principal nos biomas da Mata Atlântica – lar de 72 % dos brasileiros, bem como do Cerrado – sendo que 131 mil nascentes desse bioma abastecem cerca de 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil (Fonte Instituto Arvoredo / Brasil Escola Uol – Relatório de 01 ano Raízes da União.)
Além disso, um dos diferenciais do programa é sua preocupação com as gerações futuras, não só pelos aspectos ligados a mudanças climáticas e a agenda 2030 da ONU e todo o potencial de sequestro de CO2 da atmosfera (podendo atingir a marca de sequestro de carbono de até 10 vezes a marca de 13 mil toneladas CO2 eq, em 20 anos.), mas também por sua vertente social, de além de beneficiar as regiões nas quais se iniciaram as ações de plantio, levar um programa de educação ambiental para as escolas da rede pública, no ano de 2022, com o tema “Água, cuidar para não faltar”, o programa Raízes da União de Educação Ambiental capacitou 544 educadores (professores e coordenadores), levando o tema, por meio de dinâmicas, ações e conteúdos em sala de aula, para mais de 10.000 alunos. Ainda realizamos um evento em Embu Guaçu, no estado de São Paulo, no parque da Várzea, para comemorar o lançamento do programa de educação ambiental, voltado para crianças, com ações de compostagem, piquenique, e palestra da nossa educadora, a professora Monica Simons, além da leitura da Carta da Terra.
Assim, com todo cuidado a identidade e a logo desse Programa foram criadas, o qual tem por símbolo uma árvore, na qual as folhas são representada por pequenas “mãos”, que traduzem ser esse um Programa de todos e para todos, com o logo de “Juntos formando a base de um crescimento sólido e sustentável”.
Assim, como um forte aspecto do Programa Raízes da União temos a sensibilização da comunidade, sendo um Programa que vai muito além da estrutura da União Química, beneficiando um enorme número de pessoas, tendo um impacto socioambiental extremamente relevante. Ainda, sendo considerado um dos pontapés para implementação da agenda ESG na companhia como um todo. Todo o Programa, seu desenvolvimento, parcerias está documentado em um Relatório “01 ano de Raízes da União”, divulgado em março desse ano, sendo este programa pautado pelo princípio da transparência e com objetivo de registrar um legado.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Programa Raízes da União é uma iniciativa socioambiental da União Química, uma empresa multinacional com capital 100% nacional, e com mais de oito décadas de atuação, que construiu um histórico de conquistas, com posição de destaque dentre as dez maiores e mais sólidas empresas da indústria farmacêutica nacional.
A estrutura da União Química está definida em duas grandes divisões, (1) Saúde Humana, ocupa posição de destaque no mercado farmacêutico com quatro unidades de negócio: Hospitalar, Farma (OTC, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica) e Outsourcing. e (2) Saúde Animal (Agener), atua com destaque no mercado veterinário, nos segmentos Animais de Companhia (PET), Animais de Produção (Bovinos, Ovinos, Caprinos, Equinos e Suínos) e Reprodução Animal.
Ao longo de sua trajetória, a empresa consolidou a sua atuação com aquisições significativas, foram diversos laboratórios, marcas e linhas de produtos, além da consolidação de parcerias importantes no Brasil e no exterior.
O Programa Raízes da União surgiu com o objetivo principal de realizar o plantio de 01 milhão de árvores nativas no Brasil, no prazo de 05 anos, bem como implementar um programa de educação ambiental nas escolas municipais, mediante capacitação de professores / educadores, em comemoração ao aniversário de 85 anos da União Química, por uma iniciativa de seu presidente.
Para impactar seus principais stakeholders, o Programa Raízes da União iniciou suas ações nos estados onde a União Química possui planta fabril, sendo estes São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, e nessas regiões foram selecionadas áreas que pudessem potencializar os serviços ecossistêmicos, incluindo a recuperação de nascentes e rios, estímulo a biodiversidade, trazendo maior ganho para a população.
Dentre as espécies selecionadas para plantio, limitou-se aquelas nativas dos biomas da Mata Atlântica, para as áreas de Minas Gerais e São Paulo e do bioma cerrado para as regiões do Distrito Federal. Especificamente em São Paulo selecionamos a região da Serra da Cantareira, considerada área responsável pelo principal abastecimento de água para o estado, em Minas Gerais as ações de plantio ocorrerão na Serra da Mantiqueira e em Brasília em diversos parques e áreas de proteção ambiental.
O Programa foi desenhado em 03 macro fases, sendo estas de (i) divulgação interna e desenho de áreas de atuação, (ii) divulgação externa e busca por parceiros, para início da implementação, e início do plantio (iii) manutenção das ações de plantio, acompanhamento e divulgação dos resultados e reforço das parcerias.
Já no primeiro ano do programa, que iniciou suas parcerias e ações de plantio em 2022 contamos com parceiros nos 03 estados mencionados, com atuação de ONG´S.
Em São Paulo, em março de 2023 concluímos o plantio de 100 mil mudas de árvores na Serra da Cantareira, em parceria com o Instituto IPÊ, em áreas devidamente monitoradas e identificadas, no Google Earth, no site do Programa Raízes da União, bem como no Relatório de 01 ano do programa, já publicado. (https://online.fliphtml5.com/rwwws/bbtz/#p=1 e https://www.uniaoquimica.com.br/raizesdauniao/).
Já nessa região estima-se que com esse plantio tenhamos o sequestro de 13 mil toneladas de CO2 em 20 anos, além de recuperação da mata ciliar, fundamental para manutenção dos recursos hídricos, que impactam e beneficiam toda a população de São Paulo, com mais de 40 milhões de habitantes.
Também seguimos com o plantio de 50 mil mudas nativas do cerrado em parques ao redor de Brasília, em áreas de proteção ambiental, protegendo e biodiversidade e manutenção das espécies, e cuidando de áreas de lazer para a população. Em parceria com o Instituto Arvoredo foram realizadas diversas ações, abertas também para que as pessoas participassem de ações de plantio.
Já em Minas Gerais, ainda no final de 2022, iniciamos o plantio em Santa Rita de Caldas, e teremos 100 mil mudas plantadas na região da Serra da Mantiqueira, em áreas de pequenos proprietários, selecionadas pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas e a ONG TNC, parceiros do Programa Raízes da União nesse estado.
Assim, já temos 250 mil mudas computadas para o Programa.
E, no tocante ao programa de educação ambiental, no primeiro ano – 2022, com o tema: “Água, cuidar para não faltar”, impactamos 10 mil alunos da rede pública de ensino. Para esse ano – 2023, estimamos dobrar o número de alunos impactados e já temos capacitações de professores agendadas nas cidades de Embu Guaçu, Taboão da Serra, Pouso Alegre e Santa Maria, cidades nas quais a União Química possui planta fabril. Para essa frente contamos com a parceria do CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos.
O Programa Raízes da União tem uma verba destinada para todas as suas ações, com um centro de custo específico, verba essa utilizada para custear as ações de plantio de 01 milhão de árvores, dentre a divulgação do Programa e suas ações. Temos uma linha de budget destinado para as ações de plantio, outra para as ações de eventos e outra para o programa de educação ambiental nas escolas, e estimamos um orçamento de até 30 milhões de reais para o programa.
Hoje um grupo multidisciplinar de colaboradores internos acompanha as ações, de acordo com a região e sua planta fabril, e apoia no contato com parceiros também. Estão diretamente envolvidos no Programa times de ESG, Comunicação e Meio Ambiente.
Além dessa equipe, para engajar a todos fizemos 03 eventos de divulgação externa com a distribuição de mudas para a população em parques, sendo estes Parque do Ibirapuera – SP, Parque da Pampulha – BH e Parque da Cidade D. sarah kubitschek – BSB e distribuímos mais de 7 mil mudas para nossos colaboradores internos no seu lançamento, ao todo o Programa distribuiu mais de 13 mil mudas de árvores.

Gestão da Prática Relatada:

“O Programa hoje se encontra todo documentado em um Relatório publicado, com histórico, imagens e descrição técnica, denominado de “Um ano de Raízes da União”, com os seguintes capítulos: (i) introdução; (ii) palavra do presidente; (iii) o que é o programa Raízes da União; (iv) o início; (v) Lançamento; (vi) As primeiras parcerias; (vii) Educação Ambiental); (viii) legado; (ix) linha do tempo e (x) Raízes em números, que descreve todas as etapas e resultados do Programa, disponível em: (https://online.fliphtml5.com/rwwws/bbtz/#p=1 e https://www.uniaoquimica.com.br/raizesdauniao/
bem como em seu website: https://www.uniaoquimica.com.br/raizesdauniao/
e em seu vídeo de retrospectiva de 01 ano de programa: https://www.youtube.com/watch?v=7g66sLqAsK4
Ainda há um time multidisciplinar interno, que se reúne periodicamente, em reuniões organizadas pela especialista de sustentabilidade e social, a qual integra a equipe de ESG da companhia, a qual acompanha todas as ações realizadas pelo Programa.
Todos as parcerias são formalizadas por meio de instrumentos contratuais, cada qual com o seu cronograma de Execução.
Em resumo, temos as principais etapas de execução previstas para as ações de plantio, que são monitoradas e descritas a seguir:
1- Assinatura de Contrato
2- Visitas da União Química
3- Contratação de equipe de campo
4- Prospecção de áreas para plantio
5- Visitas diagnósticos e monitoramento das áreas
6- Construção de cercas
7- Preparo das áreas para plantio (roçar, coroar, abrir berços, podar)
8- Controle de formigas cortadeiras
9- Controle de espécies exóticas invasoras
10- Plantio adubação verde
11- Plantio do quantitativo de mudas contratado
12- Replantio (considerando ausência de crescimento de mudas, estipulando em 1/10 do quantitativo do item 11)
13- Preparo das áreas para o replantio (roçar, coroar, abrir berço, podar)
14- Manutenção das áreas de plantio (roçada, coroamento, arrumar cercas)
15- Medidas de prevenção de incêndios (aceiros)
16- Relatórios técnico-fotográficos.

No primeiro ano de programa, concluímos a marca de 250 mil mudas, o que já representa ¼ da meta de 1 milhão de mudas a serem plantadas pelo Programa Raízes da União, assim, consideramos um ótimo resultado para o início do programa, que pretende ser uma iniciativa que se perpetue e tenha desdobramento em outras ações também.
Com relação a indicadores, hoje a companhia em sua matriz de materialidade, destaca Mudanças Climáticas como um dos temas chave e materiais, o qual irá compor seu relatório de sustentabilidade, bem como é um tema que, no processo de construção da matriz de materialidade foi levantado por stakeholders estratégicos da companhia. Assim, a iniciativa da União Química com o Programa Raízes da União, seus dados e evolução, se comunica diretamente com o interesse de seus stakeholders.
No mais, ao final do Programa, a companhia terá uma estimativa do potencial de sequestro de CO2 e sua contribuição para manutenção dos recursos hídricos.
Considerando a população do Sul de Minas Gerias, Estado de São Paulo e Brasília, forma os demais stakeholders, podemos dizer que o Programa beneficia inicialmente neste primeiro ano de Programa.
Ainda, reforçamos os dados do pilar de Educação Ambiental do Programa, o qual no seu primeiro ano capacitou 544 professores da rede pública de ensino, que levaram esse tema para mais de 10 mil alunos, e esse ano (2023) a expectativa da União Química é dobrar esse número de alunos impactados.
E também, como forma de gestão e divulgação, emitimos um reporte bimestral desse Programa, com as últimas ações feitas, por meio de uma revista interna da companhia, denominada de “”Conexão”” para engajar e comunicar as ações para todos os colaboradores da Companhia.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A iniciativa da União Química, além de todo o engajamento e incentivo para ações de plantio e cuidado com o meio ambiente, tem como um de seus pontos principais que as gerações atuais deixem um legado para as gerações futuras.
Partindo da premissa que sustentabilidade também é a capacidade de atender as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, assim empresas, comunidades e indivíduos podem ser responsáveis pelas transformações necessárias à construção de um mundo novo e melhor, e o Programa Raízes da União, além de sua execução visa deixar esse legado e mensagem para todos, de cuidado com o ambiente no qual habitamos.
Os critérios e métodos que definem como nossas atividades interagem com o meio ambiente foram atualizados no conceito de ESG, conceito mais moderno e abrangente sobre sustentabilidade, e o Programa Raízes da União abre os olhos de todos sobre essas práticas, que podem ser implementadas de diferentes formas.
Ainda levando a atenção de todos para como as empresas e indivíduos, cada um em sua proporção podem contribuir para agenda 2030 da ONU , que destaca a necessidade de se tomarem medidas transformadoras para que as metas sejam cumpridas até 2030.
A União Química plantou uma semente com o Programa Raízes da União em seus stakeholders, que podem replicar e incentivar práticas socioambientais em diferentes áreas, níveis, com diferente grau de impacto também.
Ainda, pela dimensão e proporção que o Programa chegou, incluindo todas as suas reportagens e notícias, o alcance foi muito além (https://www.uniaoquimica.com.br/raizesdauniao/raizes-na-midia/ ) levando o olhar de todos para a sustentabilidade.