Ano: 2024

Ptáticas ambientais da Britvic Brasil: do aterro zero a Certificação Lixo Zero

EMPRESA BRASILEIRA DE BEBIDAS E ALIMENTOS S/A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A Britvic Brasil é uma indústria de bebidas não alcoólicas, sucos, néctares, chás, bebidas vegetais, água de coco, xaropes, refrescos, polpas e demais bebidas não especificadas, que tem como propósito APROVEITAR OS MOMENTOS DA VIDA. No Brasil contamos com 4 plantas industriais.
Desde 2020, como parte da estratégia de planeta mais saudável, adotamos a meta de tornar-se aterro zero com a destinação de 0% dos resíduos para aterros sanitários até 2025. Este desafio exigiu uma abordagem estratégica e integrada, envolvendo as nossas unidades fabris no Brasil e resultou no alcance da Certificação Lixo Zero em nossas unidades de Araguari, Astolfo Dutra e Aracati no ano de 2023.
O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos sólidos recicláveis, orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitário, incineração, coprocessamento. Para alcançar a certificação Lixo Zero, a empresa deve implementar uma política corporativa que trate todos os materiais descartados como recursos, garantindo o encaminhamento correto de 90% ou mais dos resíduos gerados. Além disso, é essencial cumprir todas as leis e regulamentos relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos e reciclagem nos âmbitos nacional, estadual e municipal. A empresa também deve se comprometer com a melhoria contínua, reduzindo anualmente pelo menos um ponto percentual da parcela de rejeitos gerados e expandindo a certificação Lixo Zero para outros setores.
Assim, para garantir o cumprimento de todas as metas e alcançar a certificação, no Brasil, as unidades fabris adotaram e implementaram diversas ações como:
– Coleta Seletiva: revisamos e aprimoramos nossos procedimentos de coleta seletiva em todas as unidades fabris. Este trabalho incluiu uma análise detalhada dos resíduos gerados, a taxa de geração e a capacidade dos residuários disponíveis. Como resultado, identificamos e implementamos as adequações necessárias para garantir a funcionalidade e eficiência da coleta seletiva. As fábricas possuem uma área para os resíduos em que os mesmos são segregados temporariamente até que o prestador de serviço venha para realizar o recolhimento. A área conta com baias para resíduos de papel, plástico, vidro, metal, não recicláveis e perigosos, todas com acesso restrito.
– Cartazes informativos com orientações sobre a forma de segregar os resíduos e treinamento dos colaboradores: foram disponibilizadas placas educativas em áreas de uso comum com informações e orientações em relação a coleta seletiva. Também como forma de conscientização, todos os coletores da unidade, além de estarem padronizados na cor do respectivo tipo de resíduo, possuem uma etiqueta na tampa orientando quais os resíduos podem ser descartados naquele residuário. Treinamentos periódicos, palestras e oficinas de reciclagem são realizados com todos os colaboradores, promovendo a conscientização sobre utilização de recursos, como uso de toucas descartáveis, papel, água e energia:
– Revitalização das áreas: as áreas de descanso e eventos foram revitalizadas com móveis feitos de paletes reutilizados e tambores.
– Programa Zero Papel: lançado em 2019, o Programa Zero Papel foi um passo significativo para reduzir o consumo de papel em todas as nossas operações. As principais ações incluíram:
• Reutilização de papéis impressos: Incentivamos o uso de papéis não utilizados como folhas de rascunho.
• Restrição na retirada de folhas de sulfite: Implementamos uma cota mensal para retirada de pacotes de folhas no almoxarifado.
• Implementação de softwares: Adotamos o software LIMS para o controle de qualidade e a plataforma Meu RH para gestão de ponto e férias, além do Manusis Mobile para gestão de manutenção, eliminando a necessidade de impressões.
– Reutilização de Tambores, Paletes, Caixas Papelão: Implementamos a reutilização de tambores para armazenamento de matérias-primas. Após a utilização, os tambores são higienizados, reformados (quando necessário) e reutilizados. Para os paletes Chep, realizamos logística reversa com nossos clientes, aumentando sua durabilidade em parceria com o fabricante Chep. No processo de envase de cartonados e pet, além dos coletores, também são utilizadas estruturas constituídas por um aro metálico, onde é possível que o operador faça a fixação de sacos plásticos para coleta das embalagens que são descartadas durante o processo de envase e análises de rotina, e também caixas de papelão reaproveitadas após utilização dos materiais de embalagens que elas originalmente acondicionam, para alocar resíduos de maior volume.
– Reprocesso do produto final (resíduo orgânico) analisado nas linhas de produção (análise destrutiva da embalagem para garantia da hermeticidade), possibilitando que esse produto volte para o processo produtivo, evitando assim o seu descarte.
– Redução de produtos químicos ou perigosos: a empresa investiu na instalação de dosadores automáticos nos pontos de utilização direta de produtos químicos para a limpeza dos pisos e equipamentos. Garantindo a utilização do produto na concentração correta, além de proporcionar uma maior segurança aos colaboradores, a empresa conseguiu também reduzir o consumo desses produtos. Através de testes e monitoramento de análises microbiológicas dos nossos produtos e equipamentos, foram avaliados também a possibilidade de redução da frequência de CIP nos equipamentos de nossas unidades, ou seja, reduzir o consumo de produtos químicos (soda e ácido), sem impactar na qualidade e segurança do seu produto final.
– Parceria com a Associação de Catadores: Firmamos uma parceria com a Associação dos Catadores de Material Reciclável, doando sacos plásticos e paletes descartáveis para serem reutilizados. Esta parceria não apenas contribui para a redução de resíduos, mas também apoia a comunidade local.
– Compostagem Terceirizada: Em Araguari, estabelecemos uma parceria com a Lotus Ambiental e o Viveiro Flora Brasil para compostagem de resíduos. O composto orgânico resultante é utilizado na adubação e produção de mudas de maracujá, beneficiando agricultores locais através do projeto Fomento.
– Projeto Ratio de Embalagens: Este projeto estuda e testa possibilidades de reduções de consumo dos materiais de embalagens dos produtos acabados. Contempla desde o redesign das embalagens primárias, com foco na redução de gramatura, alterações das embalagens secundárias e reformulação do processo de paletização atuando em todos os níveis de consumo de material de embalagem. Todas as nossas embalagens são 100% recicláveis.
– Programa de Logística Reversa: a empresa possui implementado um programa de logística reversa que garante que 22% das nossas embalagens pós-consumo sejam recicladas. Em parceria com a EuReciclo, recuperamos e destinamos corretamente mais de 10 mil toneladas de embalagens em três anos.
Através dessas iniciativas, conseguimos eliminar completamente o envio de resíduos para aterros além de reduzir significa

Relevância para o Negócio:

Através dessas iniciativas, conseguimos eliminar completamente o envio de resíduos para aterros além de reduzir significante nossa geração. Entre 2020 e 2024, reciclamos um total de 5.560,7 toneladas de resíduos, começando com 987,8 toneladas em 2020. Na compostagem, alcançamos 44.622 toneladas acumuladas até 2024, partindo de 7.975,6 toneladas em 2020. Nossa taxa de reciclagem e compostagem aumentou de 51,8% para 88%, demonstrando nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Os resultados alcançados com a certificação Lixo Zero foram notáveis. Em Araguari, a taxa de encaminhamento correto de resíduos atingiu 98,5%, resultando na obtenção do conceito A no índice de boas práticas. Aracati obteve uma taxa de desvio de 94,7% e igualmente recebendo o conceito A. Em Astolfo Dutra, a taxa de desvio alcançou 90,5%, garantindo o conceito B no índice de boas práticas. Esses resultados refletem o comprometimento dessas localidades com a gestão eficiente de resíduos e a promoção de práticas sustentáveis. Como reconhecimento por esses esforços, a empresa recebeu o Prêmio Lixo Zero no final de 2023.
A prática de aterro zero é altamente relevante para o negócio da Britvic, pois fortalece a imagem da empresa como líder em sustentabilidade ambiental. Isso não apenas atrai consumidores conscientes, mas também garante conformidade com regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. Além disso, alcançamos 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a certificação Lixo Zero e suas práticas. Essa prática melhora a eficiência operacional e reduz custos a longo prazo, aumentando a competitividade da Britvic no mercado.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Desde 2020, como parte da estratégia de planeta mais saudável, adotamos a meta de tornar-se aterro zero com a destinação de 0% dos resíduos para aterros sanitários até 2025. Este desafio exigiu uma abordagem estratégica e integrada, envolvendo as nossas unidades fabris no Brasil e resultou no alcance da Certificação Lixo Zero em nossas unidades de Araguari, Astolfo Dutra e Aracati no ano de 2023.
O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos sólidos recicláveis, orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitário, incineração, coprocessamento. Para alcançar a certificação Lixo Zero, a empresa deve implementar uma política corporativa que trate todos os materiais descartados como recursos, garantindo o encaminhamento correto de 90% ou mais dos resíduos gerados. Além disso, é essencial cumprir todas as leis e regulamentos relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos e reciclagem nos âmbitos nacional, estadual e municipal. A empresa também deve se comprometer com a melhoria contínua, reduzindo anualmente pelo menos um ponto percentual da parcela de rejeitos gerados e expandindo a certificação Lixo Zero para outros setores.
Assim, para garantir o cumprimento de todas as metas e alcançar a certificação, no Brasil, as unidades fabris adotaram e implementaram diversas ações como:
– Coleta Seletiva: revisamos e aprimoramos nossos procedimentos de coleta seletiva em todas as unidades fabris. Este trabalho incluiu uma análise detalhada dos resíduos gerados, a taxa de geração e a capacidade dos residuários disponíveis. Como resultado, identificamos e implementamos as adequações necessárias para garantir a funcionalidade e eficiência da coleta seletiva. As fábricas possuem uma área para os resíduos em que os mesmos são segregados temporariamente até que o prestador de serviço venha para realizar o recolhimento. A área conta com baias para resíduos de papel, plástico, vidro, metal, não recicláveis e perigosos, todas com acesso restrito.
– Cartazes informativos com orientações sobre a forma de segregar os resíduos e treinamento dos colaboradores: foram disponibilizadas placas educativas em áreas de uso comum com informações e orientações em relação a coleta seletiva. Também como forma de conscientização, todos os coletores da unidade, além de estarem padronizados na cor do respectivo tipo de resíduo, possuem uma etiqueta na tampa orientando quais os resíduos podem ser descartados naquele residuário. Treinamentos periódicos, palestras e oficinas de reciclagem são realizados com todos os colaboradores, promovendo a conscientização sobre utilização de recursos, como uso de toucas descartáveis, papel, água e energia:
– Revitalização das áreas: as áreas de descanso e eventos foram revitalizadas com móveis feitos de paletes reutilizados e tambores.
– Programa Zero Papel: lançado em 2019, o Programa Zero Papel foi um passo significativo para reduzir o consumo de papel em todas as nossas operações. As principais ações incluíram:
• Reutilização de papéis impressos: Incentivamos o uso de papéis não utilizados como folhas de rascunho.
• Restrição na retirada de folhas de sulfite: Implementamos uma cota mensal para retirada de pacotes de folhas no almoxarifado.
• Implementação de softwares: Adotamos o software LIMS para o controle de qualidade e a plataforma Meu RH para gestão de ponto e férias, além do Manusis Mobile para gestão de manutenção, eliminando a necessidade de impressões.
– Reutilização de Tambores, Paletes, Caixas Papelão: Implementamos a reutilização de tambores para armazenamento de matérias-primas. Após a utilização, os tambores são higienizados, reformados (quando necessário) e reutilizados. Para os paletes Chep, realizamos logística reversa com nossos clientes, aumentando sua durabilidade em parceria com o fabricante Chep. No processo de envase de cartonados e pet, além dos coletores, também são utilizadas estruturas constituídas por um aro metálico, onde é possível que o operador faça a fixação de sacos plásticos para coleta das embalagens que são descartadas durante o processo de envase e análises de rotina, e também caixas de papelão reaproveitadas após utilização dos materiais de embalagens que elas originalmente acondicionam, para alocar resíduos de maior volume.
– Reprocesso do produto final (resíduo orgânico) analisado nas linhas de produção (análise destrutiva da embalagem para garantia da hermeticidade), possibilitando que esse produto volte para o processo produtivo, evitando assim o seu descarte.
– Redução de produtos químicos ou perigosos: a empresa investiu na instalação de dosadores automáticos nos pontos de utilização direta de produtos químicos para a limpeza dos pisos e equipamentos. Garantindo a utilização do produto na concentração correta, além de proporcionar uma maior segurança aos colaboradores, a empresa conseguiu também reduzir o consumo desses produtos. Através de testes e monitoramento de análises microbiológicas dos nossos produtos e equipamentos, foram avaliados também a possibilidade de redução da frequência de CIP nos equipamentos de nossas unidades, ou seja, reduzir o consumo de produtos químicos (soda e ácido), sem impactar na qualidade e segurança do seu produto final.
– Parceria com a Associação de Catadores: Firmamos uma parceria com a Associação dos Catadores de Material Reciclável, doando sacos plásticos e paletes descartáveis para serem reutilizados. Esta parceria não apenas contribui para a redução de resíduos, mas também apoia a comunidade local.
– Compostagem Terceirizada: Em Araguari, estabelecemos uma parceria com a Lotus Ambiental e o Viveiro Flora Brasil para compostagem de resíduos. O composto orgânico resultante é utilizado na adubação e produção de mudas de maracujá, beneficiando agricultores locais através do projeto Fomento.
– Projeto Ratio de Embalagens: Este projeto estuda e testa possibilidades de reduções de consumo dos materiais de embalagens dos produtos acabados. Contempla desde o redesign das embalagens primárias, com foco na redução de gramatura, alterações das embalagens secundárias e reformulação do processo de paletização atuando em todos os níveis de consumo de material de embalagem. Todas as nossas embalagens são 100% recicláveis.
– Programa de Logística Reversa: a empresa possui implementado um programa de logística reversa que garante que 22% das nossas embalagens pós-consumo sejam recicladas. Em parceria com a EuReciclo, recuperamos e destinamos corretamente mais de 10 mil toneladas de embalagens em três anos.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A Britvic Brasil é uma indústria de bebidas não alcoólicas, sucos, néctares, chás, bebidas vegetais, água de coco, xaropes, refrescos, polpas e demais bebidas não especificadas, que tem como propósito APROVEITAR OS MOMENTOS DA VIDA. No Brasil contamos com 4 plantas industriais.
Desde 2020, como parte da estratégia de planeta mais saudável, adotamos a meta de tornar-se aterro zero com a destinação de 0% dos resíduos para aterros sanitários até 2025. Este desafio exigiu uma abordagem estratégica e integrada, envolvendo as nossas unidades fabris no Brasil e resultou no alcance da Certificação Lixo Zero em nossas unidades de Araguari, Astolfo Dutra e Aracati no ano de 2023.
O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos sólidos recicláveis, orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitário, incineração, coprocessamento. Para alcançar a certificação Lixo Zero, a empresa deve implementar uma política corporativa que trate todos os materiais descartados como recursos, garantindo o encaminhamento correto de 90% ou mais dos resíduos gerados. Além disso, é essencial cumprir todas as leis e regulamentos relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos e reciclagem nos âmbitos nacional, estadual e municipal. A empresa também deve se comprometer com a melhoria contínua, reduzindo anualmente pelo menos um ponto percentual da parcela de rejeitos gerados e expandindo a certificação Lixo Zero para outros setores.
Assim, para garantir o cumprimento de todas as metas e alcançar a certificação, no Brasil, as unidades fabris adotaram e implementaram diversas ações como:
– Coleta Seletiva: revisamos e aprimoramos nossos procedimentos de coleta seletiva em todas as unidades fabris. Este trabalho incluiu uma análise detalhada dos resíduos gerados, a taxa de geração e a capacidade dos residuários disponíveis. Como resultado, identificamos e implementamos as adequações necessárias para garantir a funcionalidade e eficiência da coleta seletiva. As fábricas possuem uma área para os resíduos em que os mesmos são segregados temporariamente até que o prestador de serviço venha para realizar o recolhimento. A área conta com baias para resíduos de papel, plástico, vidro, metal, não recicláveis e perigosos, todas com acesso restrito.
– Cartazes informativos com orientações sobre a forma de segregar os resíduos e treinamento dos colaboradores: foram disponibilizadas placas educativas em áreas de uso comum com informações e orientações em relação a coleta seletiva. Também como forma de conscientização, todos os coletores da unidade, além de estarem padronizados na cor do respectivo tipo de resíduo, possuem uma etiqueta na tampa orientando quais os resíduos podem ser descartados naquele residuário. Treinamentos periódicos, palestras e oficinas de reciclagem são realizados com todos os colaboradores, promovendo a conscientização sobre utilização de recursos, como uso de toucas descartáveis, papel, água e energia:
– Revitalização das áreas: as áreas de descanso e eventos foram revitalizadas com móveis feitos de paletes reutilizados e tambores.
– Programa Zero Papel: lançado em 2019, o Programa Zero Papel foi um passo significativo para reduzir o consumo de papel em todas as nossas operações. As principais ações incluíram:
• Reutilização de papéis impressos: Incentivamos o uso de papéis não utilizados como folhas de rascunho.
• Restrição na retirada de folhas de sulfite: Implementamos uma cota mensal para retirada de pacotes de folhas no almoxarifado.
• Implementação de softwares: Adotamos o software LIMS para o controle de qualidade e a plataforma Meu RH para gestão de ponto e férias, além do Manusis Mobile para gestão de manutenção, eliminando a necessidade de impressões.
– Reutilização de Tambores, Paletes, Caixas Papelão: Implementamos a reutilização de tambores para armazenamento de matérias-primas. Após a utilização, os tambores são higienizados, reformados (quando necessário) e reutilizados. Para os paletes Chep, realizamos logística reversa com nossos clientes, aumentando sua durabilidade em parceria com o fabricante Chep. No processo de envase de cartonados e pet, além dos coletores, também são utilizadas estruturas constituídas por um aro metálico, onde é possível que o operador faça a fixação de sacos plásticos para coleta das embalagens que são descartadas durante o processo de envase e análises de rotina, e também caixas de papelão reaproveitadas após utilização dos materiais de embalagens que elas originalmente acondicionam, para alocar resíduos de maior volume.
– Reprocesso do produto final (resíduo orgânico) analisado nas linhas de produção (análise destrutiva da embalagem para garantia da hermeticidade), possibilitando que esse produto volte para o processo produtivo, evitando assim o seu descarte.
– Redução de produtos químicos ou perigosos: a empresa investiu na instalação de dosadores automáticos nos pontos de utilização direta de produtos químicos para a limpeza dos pisos e equipamentos. Garantindo a utilização do produto na concentração correta, além de proporcionar uma maior segurança aos colaboradores, a empresa conseguiu também reduzir o consumo desses produtos. Através de testes e monitoramento de análises microbiológicas dos nossos produtos e equipamentos, foram avaliados também a possibilidade de redução da frequência de CIP nos equipamentos de nossas unidades, ou seja, reduzir o consumo de produtos químicos (soda e ácido), sem impactar na qualidade e segurança do seu produto final.
– Parceria com a Associação de Catadores: Firmamos uma parceria com a Associação dos Catadores de Material Reciclável, doando sacos plásticos e paletes descartáveis para serem reutilizados. Esta parceria não apenas contribui para a redução de resíduos, mas também apoia a comunidade local.
– Compostagem Terceirizada: Em Araguari, estabelecemos uma parceria com a Lotus Ambiental e o Viveiro Flora Brasil para compostagem de resíduos. O composto orgânico resultante é utilizado na adubação e produção de mudas de maracujá, beneficiando agricultores locais através do projeto Fomento.
– Projeto Ratio de Embalagens: Este projeto estuda e testa possibilidades de reduções de consumo dos materiais de embalagens dos produtos acabados. Contempla desde o redesign das embalagens primárias, com foco na redução de gramatura, alterações das embalagens secundárias e reformulação do processo de paletização atuando em todos os níveis de consumo de material de embalagem. Todas as nossas embalagens são 100% recicláveis.
– Programa de Logística Reversa: a empresa possui implementado um programa de logística reversa que garante que 22% das nossas embalagens pós-consumo sejam recicladas. Em parceria com a EuReciclo, recuperamos e destinamos corretamente mais de 10 mil toneladas de embalagens em três anos.
Através dessas iniciativas, conseguimos eliminar completamente o envio de resíduos para aterros além de reduzir significa

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Através dessas iniciativas, conseguimos eliminar completamente o envio de resíduos para aterros além de reduzir significante nossa geração. Entre 2020 e 2024, reciclamos um total de 5.560,7 toneladas de resíduos, começando com 987,8 toneladas em 2020. Na compostagem, alcançamos 44.622 toneladas acumuladas até 2024, partindo de 7.975,6 toneladas em 2020. Nossa taxa de reciclagem e compostagem aumentou de 51,8% para 88%, demonstrando nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Os resultados alcançados com a certificação Lixo Zero foram notáveis. Em Araguari, a taxa de encaminhamento correto de resíduos atingiu 98,5%, resultando na obtenção do conceito A no índice de boas práticas. Aracati obteve uma taxa de desvio de 94,7% e igualmente recebendo o conceito A. Em Astolfo Dutra, a taxa de desvio alcançou 90,5%, garantindo o conceito B no índice de boas práticas. Esses resultados refletem o comprometimento dessas localidades com a gestão eficiente de resíduos e a promoção de práticas sustentáveis.

Gestão da Prática Relatada:

Todos os projetos feitos pela empresa passaram inicialmente por momentos com as lideranças. A partir do apoio e participação desses líderes, houve forte motivação e engajamento dos demais colaboradores.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A prática de aterro zero é altamente relevante para o negócio da Britvic, pois fortalece a imagem da empresa como líder em sustentabilidade ambiental. Isso não apenas atrai consumidores conscientes, mas também garante conformidade com regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. Além disso, alcançamos 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a certificação Lixo Zero e suas práticas. Essa prática melhora a eficiência operacional e reduz custos a longo prazo, aumentando a competitividade da Britvic no mercado.