NEOENERGIA S.A
“O projeto Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras da Neoenergia (Coelba, Pernambuco, Cosern, Elektro e Brasília), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O principal objetivo do projeto é permitir aos clientes residenciais, condomínios e empresas a troca de resíduos recicláveis por créditos financeiros na fatura de energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente e eficiência energética na ação da reciclagem.
O projeto, em sua abrangência, atende e beneficia algumas regiões localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras da Neoenergia (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Brasília) com a redução da fatura de energia elétrica, além de gerar uma economia de energia, melhoria da limpeza da cidade, aumento da conscientização ambiental, aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminuição de custos de produção pelas indústrias que reaproveitam o material reciclável, diminuição dos gastos com limpeza urbana, inclusão social, com geração de emprego e renda para cooperativas de catadores e catadores autônomos que fazem parte do projeto.
O Vale Luz funciona por meio de 03 (três) modalidades de atendimento aos clientes: “Comunidade”, “Condomínio” e “Empresa”, conforme detalhamento a seguir.
– COMUNIDADE: direcionada aos consumidores residenciais que entregam os resíduos recicláveis nos pontos de atendimento do projeto (tendas, caminhões, ecopontos e containers) para troca por descontos na fatura de energia elétrica.
– CONDOMÍNIO: direcionada ao atendimento de condomínios residenciais que separam e armazenam temporariamente os resíduos recicláveis para posterior coleta pelos caminhões projeto em troca de descontos na fatura de energia elétrica do próprio condomínio.
– EMPRESA: direcionada ao atendimento de empresas que separam e armazenam temporariamente os resíduos recicláveis para posterior coleta pelos caminhões projeto em troca de descontos na fatura de energia elétrica de instituições beneficentes indicadas pela própria empresa.
O Vale Luz, também, conta com ação voltada para atendimento à catadores de materiais recicláveis que, após cadastro, destinam ao projeto latas de alumínio e garrafas PET e recebem os recursos financeiros correspondentes ao peso desses resíduos por meio de transferência bancária. O desenvolvimento dessa ação possibilita a promoção, divulgação e aumento da capilaridade do projeto Vale Luz em comunidades baixa renda, incentivando a arrecadação e reciclagem de resíduos sólidos. Outro fator importante da ação é a inclusão social e repasse aos catadores de valor superior ao praticado no mercado convencional de compra e venda de resíduos recicláveis, uma vez que o projeto negocia direto com a indústria de reciclagem e repassa aos catadores o valor de venda de forma integral.
Para alcance desse amplo benefício, o projeto disponibiliza toda infraestrutura operacional, incluindo caminhões elétricos, pontos de atendimento e equipe de atendimento, de modo a viabilizar a integração entre geradores (clientes residenciais, condomínios e empresas cadastradas no projeto) e recicladores (cooperativas de catadores, empresas e indústrias de reciclagem parceiras do projeto).
Os recursos aplicados para o desenvolvimento do projeto são oriundos dos Programas de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Atuando desde 2009 no estado da Bahia, 2011 em Pernambuco, 2013 no Rio Grande do Norte, 2022 em São Paulo e 2023 em Brasília, até o final de março/2023, o projeto já atendeu e beneficiou mais de 51 mil clientes com a coleta e correta destinação de 8.024 toneladas de resíduos recicláveis que geraram mais de 2,6 milhões de reais em descontos nas faturas de energia elétrica dos clientes participantes. Nesse período, foram investidos mais de 32 milhões de reais para o desenvolvimento do projeto. Além dos recursos aplicados pelas distribuidoras, foram contactados stakeholders, clientes das distribuidoras, como: redes de supermercados e shoppings de grande circulação para instalação de pontos de atendimento, empresa do setor petrolífero para cessão de caminhão para transporte dos resíduos e prefeituras que construíram ecopontos ou cederam espaços públicos para implantação de pontos de atendimento do Vale Luz.
“
“Um dos maiores desafios da nossa sociedade neste século é encontrar uma forma adequada para descarte de todo o lixo que produzimos. O impacto causado na natureza devido à produção e a destinação desordenada de lixo têm levado a sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradação do nosso meio ambiente e promover o bem-estar da população. A Neoenergia acredita que toda empresa deve exercer o papel de agente de transformação social, com fundamental interesse em participar ativamente da construção de um mundo melhor. Por isso, investe em projetos socioambientais que possibilitam o desenvolvimento das populações das localidades onde atua e promove a preservação dos recursos naturais do planeta. Neste contexto, foi criado o projeto de eficiência energética “Vale Luz” que une sustentabilidade e economia de energia ajudando a enfrentar um desafio global: a destinação adequada dos resíduos sólidos e a economia de energia que a reciclagem traz na fabricação de inúmeros materiais. A importância da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos resíduos entregues no projeto passa a ser motivo de atenção por parte dos consumidores participantes do projeto. Por meio de descontos nas faturas de energia da Neoenergia: Coelba, Pernambuco, Cosern, Elektro e Brasília, qualquer cliente se torna um agente de transformação, contribuindo para a redução de energia na manufatura dos resíduos sólidos, numa perfeita ótica de criação de valor compartilhado.
O projeto Vale Luz tem contribuído para as metas ESG (Environmental, Social and Governance) da empresa por meio de diversas iniciativas. Algumas delas incluem:
1 – Meio Ambiente: contribuição para redução do desperdício dos recursos naturais, como água e, principalmente, energia, redução da quantidade de resíduos que são depositados em aterros sanitários por meio da reciclagem dos resíduos coletados pelo projeto, além do reforço na ação do ACV. Isso ajuda a diminuir emissão de gases de efeito estufa e a preservar ecossistemas naturais.
2 – Responsabilidade Social: contribuição para inclusão social com o desenvolvimento da ação voltada para catadores de materiais recicláveis e parcerias com cooperativas de catadores que são beneficiados com o recebimento dos resíduos coletados pelo projeto.
3 – Governança: comprometimento da Neoenergia com a gestão de resíduos, preservação do meio ambiente e promoção do bem-estar social.
Além dos benefícios socioambientais, o Vale Luz permite a manutenção da adimplência dos clientes baixa renda participantes do projeto junto as distribuidoras da Neoenergia, uma vez que possibilita através dos resíduos entregues a redução do valor cobrado nas faturas de energia. Em alguns casos, o cliente consegue acumular créditos suficientes para compensação do integral do valor da fatura de energia.
A Neoenergia tem uma estratégia de desenvolvimento sustentável alinhada com a implementação de seu projeto empresarial que visa criar valor de forma sustentável e tem como principais referências seu Propósito e Valores e o respeito aos direitos humanos. Assim, promove iniciativas, com o Vale Luz, que contribuem para alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e saudável e para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os relacionados com a energia limpa e acessível (ODS 7) e com a ação contra a mudança global do clima (ODS 13).
” “O projeto Vale Luz nasceu com o propósito de motivar o consumidor a descartar corretamente seus resíduos, diminuindo o gasto de energia da extração da matéria prima utilizada nas indústrias, além de oferecer uma alternativa para redução da fatura de energia elétrica dos participantes. Como inovação, pode-se destacar a criação de uma moeda social própria do projeto, denominada “Merrecas”, o desenvolvimento de uma ação voltada, exclusivamente, para catadores de materiais recicláveis e a parceria com a Ambipar que possibilitou a instalação da Retorna Machine – máquinas de venda reversa de resíduos.
Para obtenção das “Merrecas”, o cliente entrega latas de alumínio e/ou garrafas PET nos pontos de atendimento do projeto que, por sua vez, podem ser trocadas por descontos na fatura de energia, no abastecimento em postos de combustível parceiros do projeto e/ou por lâmpadas LED.
No caso dos catadores, após o cadastro, os resíduos entregues (latas de alumínio e/ou garrafas PET, apenas) são pesados e o valor correspondente em Reais é transferido para conta bancária do próprio catador o que lhe confere um maior valor de venda uma vez que o valor pago pela indústria é repassado de forma integral ao profissional.
Já a Retorna Machine possibilita a coleta embalagens pós consumo e dá como retorno ao depositante uma pontuação que pode ser resgatada por descontos na fatura de energia ou doadas para instituições sem fins lucrativos cadastradas no sistema.
Como forma de reduzir o impacto ambiental causado pela operação do projeto, o Vale Luz investe na sustentabilidade por meio do incentivo ao descarte limpo e seguro dos resíduos recicláveis, em troca de descontos na fatura de energia. Agora, a contribuição ao meio ambiente tem, também, como foco a descarbonização. Isso porque foram inseridos na operação do Vale Luz dois caminhões elétricos para atendimento nos estados da Bahia e Pernambuco. O caminhão elétrico tem zero emissão de dióxido de carbono (CO2), o que contribuirá diretamente para a descarbonização nas áreas de atuação. A substituição de cada caminhão a diesel evitará a emissão de 30 toneladas de CO2 por ano.
“
“O projeto Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras da Neoenergia (Coelba, Pernambuco, Cosern, Elektro e Brasília), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O principal objetivo do projeto é permitir aos clientes residenciais, condomínios e empresas a troca de resíduos recicláveis por créditos financeiros na fatura de energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente e eficiência energética na ação da reciclagem.
O projeto, em sua abrangência, atende e beneficia algumas regiões localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras da Neoenergia (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Brasília) com a redução da fatura de energia elétrica, além de gerar uma economia de energia, melhoria da limpeza da cidade, aumento da conscientização ambiental, aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminuição de custos de produção pelas indústrias que reaproveitam o material reciclável, diminuição dos gastos com limpeza urbana, inclusão social, com geração de emprego e renda para cooperativas de catadores e catadores autônomos que fazem parte do projeto.
O Vale Luz funciona por meio de 03 (três) modalidades de atendimento aos clientes: “Comunidade”, “Condomínio” e “Empresa”, conforme detalhamento a seguir.
– COMUNIDADE: direcionada aos consumidores residenciais que entregam os resíduos recicláveis nos pontos de atendimento do projeto (tendas, caminhões, ecopontos e containers) para troca por descontos na fatura de energia elétrica.
– CONDOMÍNIO: direcionada ao atendimento de condomínios residenciais que separam e armazenam temporariamente os resíduos recicláveis para posterior coleta pelos caminhões projeto em troca de descontos na fatura de energia elétrica do próprio condomínio.
– EMPRESA: direcionada ao atendimento de empresas que separam e armazenam temporariamente os resíduos recicláveis para posterior coleta pelos caminhões projeto em troca de descontos na fatura de energia elétrica de instituições beneficentes indicadas pela própria empresa.
O Vale Luz, também, conta com ação voltada para atendimento à catadores de materiais recicláveis que, após cadastro, destinam ao projeto latas de alumínio e garrafas PET e recebem os recursos financeiros correspondentes ao peso desses resíduos por meio de transferência bancária. O desenvolvimento dessa ação possibilita a promoção, divulgação e aumento da capilaridade do projeto Vale Luz em comunidades baixa renda, incentivando a arrecadação e reciclagem de resíduos sólidos. Outro fator importante da ação é a inclusão social e repasse aos catadores de valor superior ao praticado no mercado convencional de compra e venda de resíduos recicláveis, uma vez que o projeto negocia direto com a indústria de reciclagem e repassa aos catadores o valor de venda de forma integral.
Para alcance desse amplo benefício, o projeto disponibiliza toda infraestrutura operacional, incluindo caminhões elétricos, pontos de atendimento e equipe de atendimento, de modo a viabilizar a integração entre geradores (clientes residenciais, condomínios e empresas cadastradas no projeto) e recicladores (cooperativas de catadores, empresas e indústrias de reciclagem parceiras do projeto).
Os recursos aplicados para o desenvolvimento do projeto são oriundos dos Programas de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Atuando desde 2009 no estado da Bahia, 2011 em Pernambuco, 2013 no Rio Grande do Norte, 2022 em São Paulo e 2023 em Brasília, até o final de março/2023, o projeto já atendeu e beneficiou mais de 51 mil clientes com a coleta e correta destinação de 8.024 toneladas de resíduos recicláveis que geraram mais de 2,6 milhões de reais em descontos nas faturas de energia elétrica dos clientes participantes. Nesse período, foram investidos mais de 32 milhões de reais para o desenvolvimento do projeto. Além dos recursos aplicados pelas distribuidoras, foram contactados stakeholders, clientes das distribuidoras, como: redes de supermercados e shoppings de grande circulação para instalação de pontos de atendimento, empresa do setor petrolífero para cessão de caminhão para transporte dos resíduos e prefeituras que construíram ecopontos ou cederam espaços públicos para implantação de pontos de atendimento do Vale Luz.
“
“Visando alcançar os objetivos propostos e atender as premissas regulatórias do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, algumas ações e controles são realizados, como:
• Estabelecimento de pontos de coleta fixos (containers e ecopontos) e itinerantes (caminhões e tendas) para cadastramento dos consumidores e recebimento dos resíduos sólidos;
• Realização de atendimentos periódicas em comunidades e/ou condomínios residenciais contemplados pelo projeto para a realização da coleta dos resíduos recicláveis. Os locais de coleta dos caminhões e tendas são, previamente, estabelecidos e divulgados nas comunidades e nos meios de comunicação das distribuidoras da Neoenergia.
• Coleta dos resíduos sólidos entregues pelos clientes nos pontos de atendimento e geração de créditos em Reais nas faturas de energia dos consumidores participantes.
• Direcionamento dos resíduos recicláveis coletados para o correto descarte, em conformidade a legislação ambiental vigente, junto às cooperativas de catadores e indústrias recicladoras parceiras do projeto.
• Realização de palestras em parceria com os líderes comunitários, associações de moradores das comunidades e condomínios residenciais, visando explicar aos clientes conceitos de coleta seletiva, gestão de resíduos sólidos, eficiência energética e desenvolvimento sustentável, além de detalhar toda a dinâmica, programação e pontos de coleta do projeto.
Por se tratar de um projeto de eficiência energética, são acompanhados indicadores como o peso e gravimetria dos resíduos coletados, a economia de energia obtida com a reciclagem desses resíduos, a quantidade de clientes participantes e os descontos concedidos nas faturas de energia elétrica dos clientes participantes.
Para facilitar o acesso as informações e novidades do projeto, nos sites das distribuidoras são disponibilizadas páginas especificas do Vale Luz. Além disso, foi desenvolvido aplicativo para acompanhamento por parte dos clientes dos atendimentos realizados, resíduos entregues e descontos recebidos.
“
Iniciativas como o projeto Vale Luz convergem diretamente com as políticas públicas vigentes e são altamente inspiradoras às outras entidades e empresas, tendo em vista que atuam como instrumentos de desenvolvimento social, ambiental e econômico. Inclusive, o projeto foi concebido de forma cooperada entre as distribuidoras Neoenergia Coelba, Neoenergia Pernambuco e Neoenergia Cosern, além de ser replicada recentemente para as demais distribuidoras da Neoenergia Elektro e Neoenergia Brasília. Logo, o projeto pode ser considerado de alta replicabilidade, uma vez que se trata de um programa de incentivo à adoção de medidas de eficiência energética que pode ser adaptado às necessidades e realidades de outras organizações. Além disso, o Vale Luz possui um impacto social e ambiental positivo, o que contribui para a imagem e reputação das empresas que o replicarem.