EDITORA FTD S A
O projeto Pequenos Leitores é desenvolvido na parceria entre a FTD Educação e a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), desde 2013. Trata-se de uma atuação na formação continuada dos educadores diretamente ligados à educação infantil na rede de ensino municipal dos territórios participantes. Qualificando as práticas de leitura e a atuação sistêmica, o projeto parte da concepção da leitura como um direito para garantir o acesso de crianças de 3 a 5 anos à cultura escrita e tem como objetivos:
– garantir que as crianças, de 3 a 5 anos, possam ter acesso às culturas escritas, por meio da leitura literária;
– contribuir com a implementação da Proposta Pedagógica da rede e com o Projeto Político Pedagógico das escolas no que se refere ao acesso à leitura literária, com equidade, para as crianças de 3 a 5 anos;
– que as crianças de 3 a 5 anos possam ter acesso, por meio da formação continuada dos professores, a um repertório de livros de qualidade, ingressar nas culturas do escrito de forma significativa e interessante, iniciarem-se como leitoras fazendo parte de uma comunidade leitora.
Composto por 2 anos de formação, cada edição do projeto é desenvolvida em dois municípios situados na região de São Paulo que, mediante edital, manifestam seu interesse em participar do Pequenos Leitores. Até o momento, o projeto já passou pelos seguintes municípios paulistas:
– 1ª edição (2013/2014) – Itatinga e Pratânia;
– 2ª edição (2015/2016) – Ferraz de Vasconcelos (*única edição que ocorreu em apenas um município);
– 3ª edição (2017/2018) – Lagoinha e Mongaguá;
– 4ª edição (2019/2020) – Ilhabela e São Luiz do Paraitinga;
– 5ª edição (2021/2022) – Campos do Jordão e Natividade da Serra;
– 6ª edição (2023/2024) – Potim e Redenção da Serra.
O projeto é realizado por meio de ações de formação continuada e acompanhamento dos participantes diretos do projeto e da doação de livros infantis para as escolas de educação infantil das redes.
A metodologia desenvolvida para ampliar a experiência literária dos participantes são sequência de estratégias formativas que possibilitam que participem de:
– leituras para experiências estéticas literárias;
– análise de livros-álbum que solicitam uma postura leitora diferenciada;
– oficina de apreciação de livros;
– discussão sobre seleção e critérios de qualidade literária;
– planejamento de mediação de leitura para as crianças;
– estudo e análise das práticas pedagógicas ligadas à gestão da sala de aula (professores), gestão escolar (coordenadores e diretores) e gestão educacional para a constituição de comunidades leitoras;
– revisão e produção de documentos oficiais para institucionalização da leitura na escola e rede.
– O programa tem como beneficiários finais as crianças de 3 a 5 anos das redes públicas de educação em que o projeto é implementado.
Os participantes diretos são técnicos da secretaria municipal de educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores desta etapa nas mesmas redes.
Acontecem, ao todo, 10 momentos de formação, ao longo de 2 anos, cada um deles composto por:
– 3 ciclos de formação presencial, sendo que no último ciclo do ano 2 acontece o Seminário “Práticas para a formação de leitores nas escolas”, realizado em cada município;
– 2 ciclos de formação à distância.
Tanto os ciclos presenciais como os ciclos à distância propõem ações intervalares que visam o aprofundamento teórico e a aplicação prática dos temas e conteúdos discutidos nos encontros de cada ciclo.
Buscando contemplar teoria e prática a partir de uma proposta de formação consistente, o Pequenos Leitores prevê a seguinte carga horária aos participantes:
– Professores: 42h/ano – 84h(total);
– Coordenadores Pedagógicas: 88h/ano – 176h(total);
– Diretores escolares: 48h/ano – 96h(total);
– Equipe da Secretaria de Educação: 148h/ano – 296h(total);
*Os participantes acima de 75% de participação, são certificados.
A metodologia conta ainda com o Encontro de Educadoras/es, evento anual que, desde 2017, reúne os municípios da edição atual e os municípios das edições anteriores em uma programação que envolve:
– compartilhamento das práticas e estratégias desenvolvidas pelos municípios para formar leitores em seus respectivos territórios e;
– palestras com especialistas externos ao Projeto.
1 . Crianças: garantir o acesso a cultura escrita, por meio da leitura literária de qualidade e diversa, desde a mais tenra idade.
2. Família: participação ativa de membros da família da criança no projeto, envolvendo diretamente nas práticas leitoras. Criação de laços e memórias afetivas nessa relação, durante os momentos de leitura.
3. Educador: contribuir com a implementação da proposta pedagógica da rede e com o projeto político pedagógico das escolas no que se refere ao acesso a leitura literária. com equidade, para crianças entre 3 e 5 anos e por meio de formação continuada de professores, compondo uma comunidade leitora.
4. município: proporcionar aos munícipes alternativa de acesso à cultura pela escrita literária, aumentando a qualidade do ensino público.
Trata-se de um projeto de “formação continuada em contexto”, ou seja, não é um curso totalmente pré-estabelecido, mas um plano que vai sendo adaptado às condições e saberes locais e, por isso, constitui-se de forma mais aderente à prática das educadoras
Além disso, ao propor que a formação continuada esteja ancorada em uma atuação sistêmica de formação – em que a equipe da secretaria acompanha e se corresponsabiliza pelo processo formativo dos diretores, coordenadores e professores e, em âmbito escolar, a coordenação pedagógica apoia a formação dos professores –, o projeto visa contribuir para a institucionalização de uma cultura formativa na rede, algo fundamental de acontecer, principalmente, se consideramos que o Projeto conta com somente 2 anos de duração.
Página do site:
Livro:
https://rodaeducativa.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Pequenos-Leitores-livro.pdf
Vídeo institucional:
Boletins:
Artigos:
https://rodaeducativa.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Pequenos-Leitores-Revista-Emilia.pdf
file:///Users/patricia.diaz/Downloads/febab,+XXVIIICBBD_artigo_1025.pdf
A mediação para além das primeiras camadas da leitura – Parte 1
Mediação para além das primeiras camadas da leitura – Parte 3
Reportagens:
https://revistaeducacao.com.br/2019/04/08/cedac-educadores/
https://www.publishnews.com.br/materias/2018/12/19/os-planos-do-projeto-pequenos-leitores-para-2019-/-2020
https://www.prefeitosegestoes.com.br/site/projeto-pequenos-leitores-da-ftd-educacao-abre-inscricoes-para-a-quarta-edicao.html
https://observatorio3setor.org.br/noticias/projeto-pequenos-leitores-e-selecionado-pelo-fundo-itau/
https://revistaeducacao.com.br/2019/03/22/incentivo-criancas-lerem/
https://www.educacao.faber-castell.com.br/leitura-na-infancia-como-escolher-livros-para-educacao-infantil/
Alunos de escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos terão projeto de incentivo à leitura
Qual o papel da literatura no combate à discriminação racial?
Plataforma Pró-Livro:
http://plataforma.prolivro.org.br/projeto-exibe.php?p=122&s=68
Congressos:
– Apresentação no 35º Congresso do IBBY, em Auckland, Nova Zelândia (2016).
– Apresentação no Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação, da Universidade Federal de Santa Catarina (2016).
– Apresentação na 20ª Conferência de Leitura e Escrita da Universidade Complutense – Madri, Espanha (2017).
– Apresentação no Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura, em São Paulo (2018).
– Apresentação no XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, em Vitória-ES (2019).
– Apresentação no VI Simpósio de Literatura Infantil y Juvenil, em Bariloche – Argentina (2021).
O projeto Pequenos Leitores é desenvolvido na parceria entre a FTD Educação e a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), desde 2013. Trata-se de uma atuação na formação continuada dos educadores diretamente ligados à educação infantil na rede de ensino municipal dos territórios participantes. Qualificando as práticas de leitura e a atuação sistêmica, o projeto parte da concepção da leitura como um direito para garantir o acesso de crianças de 3 a 5 anos à cultura escrita e tem como objetivos:
– garantir que as crianças, de 3 a 5 anos, possam ter acesso às culturas escritas, por meio da leitura literária;
– contribuir com a implementação da Proposta Pedagógica da rede e com o Projeto Político Pedagógico das escolas no que se refere ao acesso à leitura literária, com equidade, para as crianças de 3 a 5 anos;
– que as crianças de 3 a 5 anos possam ter acesso, por meio da formação continuada dos professores, a um repertório de livros de qualidade, ingressar nas culturas do escrito de forma significativa e interessante, iniciarem-se como leitoras fazendo parte de uma comunidade leitora.
Composto por 2 anos de formação, cada edição do projeto é desenvolvida em dois municípios situados na região de São Paulo que, mediante edital, manifestam seu interesse em participar do Pequenos Leitores. Até o momento, o projeto já passou pelos seguintes municípios paulistas:
– 1ª edição (2013/2014) – Itatinga e Pratânia;
– 2ª edição (2015/2016) – Ferraz de Vasconcelos (*única edição que ocorreu em apenas um município);
– 3ª edição (2017/2018) – Lagoinha e Mongaguá;
– 4ª edição (2019/2020) – Ilhabela e São Luiz do Paraitinga;
– 5ª edição (2021/2022) – Campos do Jordão e Natividade da Serra;
– 6ª edição (2023/2024) – Potim e Redenção da Serra.
O projeto é realizado por meio de ações de formação continuada e acompanhamento dos participantes diretos do projeto e da doação de livros infantis para as escolas de educação infantil das redes.
A metodologia desenvolvida para ampliar a experiência literária dos participantes são sequência de estratégias formativas que possibilitam que participem de:
– leituras para experiências estéticas literárias;
– análise de livros-álbum que solicitam uma postura leitora diferenciada;
– oficina de apreciação de livros;
– discussão sobre seleção e critérios de qualidade literária;
– planejamento de mediação de leitura para as crianças;
– estudo e análise das práticas pedagógicas ligadas à gestão da sala de aula (professores), gestão escolar (coordenadores e diretores) e gestão educacional para a constituição de comunidades leitoras;
– revisão e produção de documentos oficiais para institucionalização da leitura na escola e rede.
– O programa tem como beneficiários finais as crianças de 3 a 5 anos das redes públicas de educação em que o projeto é implementado.
Os participantes diretos são técnicos da secretaria municipal de educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores desta etapa nas mesmas redes.
Acontecem, ao todo, 10 momentos de formação, ao longo de 2 anos, cada um deles composto por:
– 3 ciclos de formação presencial, sendo que no último ciclo do ano 2 acontece o Seminário “Práticas para a formação de leitores nas escolas”, realizado em cada município;
– 2 ciclos de formação à distância.
Tanto os ciclos presenciais como os ciclos à distância propõem ações intervalares que visam o aprofundamento teórico e a aplicação prática dos temas e conteúdos discutidos nos encontros de cada ciclo.
Buscando contemplar teoria e prática a partir de uma proposta de formação consistente, o Pequenos Leitores prevê a seguinte carga horária aos participantes:
– Professores: 42h/ano – 84h(total);
– Coordenadores Pedagógicas: 88h/ano – 176h(total);
– Diretores escolares: 48h/ano – 96h(total);
– Equipe da Secretaria de Educação: 148h/ano – 296h(total);
*Os participantes acima de 75% de participação, são certificados.
A metodologia conta ainda com o Encontro de Educadoras/es, evento anual que, desde 2017, reúne os municípios da edição atual e os municípios das edições anteriores em uma programação que envolve:
– compartilhamento das práticas e estratégias desenvolvidas pelos municípios para formar leitores em seus respectivos territórios e;
– palestras com especialistas externos ao Projeto.
Desde 2013 foram mais de 1.200 participantes diretos, entre equipe técnica das secretarias de educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil dos 11 municípios que já passaram pelo projeto, impactando mais de 16 mil crianças entre 3 e 5 anos de idade.
– foram doados mais de 24.300 livros;
– secretaria e escolas ampliaram condições para garantia da leitura na Educação Infantil;
– secretarias consolidaram propostas pedagógicas para formação de leitores desde a educação infantil como políticas públicas municipais;
– equipe técnica, diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras mudaram concepções de leitura e infância;
– professoras melhoraram suas práticas pedagógicas;
– crianças pequenas vivenciaram experiências significativas de leitura;
– Redes municipais de ensino produziram documento oficial da política para formação de leitores;
– escolas desenvolveram atividades frequentes de leitura com as famílias e comunidade e planejamento financeiro para compra e manutenção de acervo;
– formadores de professores melhoraram sua própria formação leitora e reconheceram o livro infantil como objeto de arte protagonista da leitura;
– professores aprimoraram as situações de conversas sobre o que é lido, compreendendo a potência das crianças;
– professores ampliaram os critérios de seleção de livros literários para crianças, garantindo diversidade tendo como foco inserir as crianças nas culturas escritas.
Ao longo da 6ª edição revisamos os indicadores a médio prazo do projeto e definimos alguns instrumentos de coleta. Realizamos o monitoramento destes indicadores semestralmente e a cada ciclo de monitoramento é feita uma análise comparativa dos cenários, a partir de um marco zero e do momento atual do ciclo de medição, assim conseguimos entender as mudanças geradas pelo projeto e acompanhar os desafios a serem superados para alcançar o seu objetivo principal, que é “Instrumentalizar crianças para apropriarem-se do mundo por meio da literatura e para entendê-lo e questioná-lo na diversidade de seus dilemas humanos, desejos, sentimentos, realidades e fantasias“.
Os indicadores de resultados a médio prazo monitorados no projeto são:
– 85% de profissionais que tiveram sua prática aprimorada a partir da formação;
– 85% de professores planejando e desenvolvendo práticas contínuas e variadas para formar leitores;
– 85% das/os professoras/es diversificando os tipos de livros oferecidos às crianças;
– 100% das escolas com projetos políticos pedagógicos de leitura revisados;
– 75% das crianças adquirindo comportamentos típicos de leitores.
Realizamos o monitoramento a partir de alguns instrumentos de acompanhamento que incluem: a avaliação de satisfação dos encontros, os índices de participação por ciclo e a avaliação sobre as práticas para a formação de leitores nas escolas e na rede (que é realizada com gestores, professores e equipe técnica da secretaria).
A cada ciclo formativo produzimos também um relatório parcial com os pontos de destaque das formações e com as questões que necessitam de maior acompanhamento, além das evidências fotográficas e porcentagem de atividades formativas entregues pelos participantes ao longo do ciclo, via espaço digital de formação e presencialmente. Os relatórios de frequência e de entrega das atividades formativas são compartilhados com a rede para acompanhamento conjunto.
Também faz parte da metodologia encontros (presenciais e online) e publicações para manutenção da formação realizadas com todos os municípios que já passaram pela formação, seja por envio de publicações que sistematizam as propostas do Projeto Pequenos Leitores, encontros anuais com equipes representantes para reflexão do que tem sido desenvolvido e envio periódico de materiais de apoio para continuidade dos processos formativos.
Ao longo dos anos foi criada a “comunidade de educadoras”, que conta com a participação de educadoras dos municípios que já passaram pelo Pequenos Leitores em edições anteriores. Anualmente, realizamos com estes grupos uma a duas reuniões gerais e o Encontro de Educadoras/es (mencionado anteriormente), que conta com o envolvimento desses municípios desde a concepção da proposta do evento até sua realização. Através desta comunidade, conseguimos ter notícias de como estão as práticas de leitura na Educação Infantil nos territórios e fazer a manutenção de ações, discussões e conceitos junto às participantes.