GR SERVICOS E ALIMENTACAO LTDA.
O Programa Desperdício Zero consiste no desenvolvimento de ações e melhores práticas para reduzir em 50% o desperdício de alimentos, até 2030.
A iniciativa, que tem como foco monitorar o descarte de resíduos em nossas produções diárias e reduzir o desperdício, fortalecendo nossos princípios. O que orienta a tomada de decisão da GRSA é o comprometimento a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores, gerenciando com responsabilidade o impacto que nossos negócios têm sobre o meio ambiente. Traduzindo, em palavras, é o espírito daquilo que propomos e defendemos como organização, além de olharmos para nossas atitudes e mudarmos hábitos como sociedade.
Foi definida a sistemática de mensuração dos resultados e processos de gestão dos desperdícios nas Unidades operacionais distribuídas em todo o país. Atualmente, são 511 locais com gestão monitorada do desperdício de alimentos;
Além de impactar mais de 1000 gestores que seguem processos e boas práticas que contribuem com a redução ao desperdício de alimentos, influenciamos mais de 350.000 pessoas por meio de ações de orientação e conscientização de combate ao desperdício todos os dias.
Os resultados do programa somam mais de 4.000 toneladas de alimentos preservadas de serem descartadas, representando 24% de redução no desperdício.
O tema do desperdício de alimentos é discutido globalmente como um problema a ser combatido e consensado por organismos internacionais. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 12,5 milhões de alimentos são desperdiçadas todos os anos no Brasil.
Trata-se de um número alarmante considerando o impacto ambiental do desperdício e o número de brasileiros que ainda passam fome ou vivem em insegurança alimentar.
Como líderes em serviços de alimentação e suporte, compreendemos a responsabilidade de realizar ações que contribuam com a sociedade e preservem os recursos naturais para as gerações futuras. Seguimos com nosso propósito, inspirando mudanças positivas na forma de pensar e agir contra o desperdício de alimentos e promovendo um consumo mais consciente.
Fizemos grande progresso na redução do desperdício de alimentos por meio de educação, cardápio, sistemas de planejamento e gestão de resíduos.
Agora estamos ampliando essa iniciativa, com a utilização de campanhas e aplicando tecnologias em nossas operações, integrando toda a cadeia de valor.
Ao enviar menos resíduos alimentares para aterros e garantir que uma boa
comida não seja desperdiçada, estamos ajudando a mitigar as mudanças climáticas, aliviando a pressão sobre os recursos naturais.
Com esta conscientização de combate ao desperdício e preocupação com o planeta, a GRSA desenvolveu o Programa Desperdício Zero. Orgulhamo-nos de alinhar a nossa estratégia de sustentabilidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visam criar um mundo mais sustentável até 2030.
Nossa estratégia de sustentabilidade está focada onde podemos ter o maior impacto positivo no sistema global de alimentos, no ambiente e nas comunidades locais.
Para isso, implementamos iniciativas como o Desperdício Zero, que tem como objetivo monitorar o descarte de resíduos nas produções diárias e educar os colaboradores e consumidores sobre a importância de diminuir o desperdício
O ponto forte da redução para a redução do desperdício de alimentos foi o método de gestão aplicado no processo, que previu a formação de indicadores quantitativos e mensuráveis por meios claros e diretos. A principal ferramenta é a medição do desperdício por pesagem em balanças industriais, onde o alimento é armazenado em um recipiente, que vai para uma balança com tara. O registro do peso do alimento desperdiçado coletado é feito em um sistema de dados intuitivo, a cada período de refeição (almoço, jantar, ceia, café da manhã). Os dados de pesagem imputados são cruzados no sistema com o número de refeições registradas a cada período e, automaticamente, o indicador (quilos desperdiçados/refeição) é calculado. Esses indicadores são apresentados diariamente em um painel de gestão, que é divulgado para todos os gestores das Unidades, bem como os superiores na hierarquia.
Mais importante que a divulgação é o processo analítico, onde os gestores podem avaliar a tendência de melhoria do indicador, a comparação de desempenho entre Unidades e os resultados frente às metas estabelecidas. Cada indicador (pré processado, super produção e resto ingestão) possui meta específica e desdobrada para cada Unidade
O Programa Desperdício Zero consiste no desenvolvimento de ações e melhores práticas para reduzir em 50% o desperdício de alimentos, até 2030.
A iniciativa, que tem como foco monitorar o descarte de resíduos em nossas produções diárias e reduzir o desperdício, fortalecendo nossos princípios. O que orienta a tomada de decisão da GRSA é o comprometimento a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores, gerenciando com responsabilidade o impacto que nossos negócios têm sobre o meio ambiente. Traduzindo, em palavras, é o espírito daquilo que propomos e defendemos como organização, além de olharmos para nossas atitudes e mudarmos hábitos como sociedade.
Foi definida a sistemática de mensuração dos resultados e processos de gestão dos desperdícios nas Unidades operacionais distribuídas em todo o país. Atualmente, são 511 locais com gestão monitorada do desperdício de alimentos;
Além de impactar mais de 1000 gestores que seguem processos e boas práticas que contribuem com a redução ao desperdício de alimentos, influenciamos mais de 350.000 pessoas por meio de ações de orientação e conscientização de combate ao desperdício todos os dias.
Os resultados do programa somam mais de 4.000 toneladas de alimentos preservadas de serem descartadas, representando 24% de redução no desperdício.
Ao longo do processo de implantação houve resultados expressivos. Iniciamos com 11 unidades piloto e durante o primeiro ano de programa implantamos 80 restaurantes (que representavam 25% do faturamento da empresa), que trouxeram 606.561 quilos reduzidos de 2.726.183 quilos de desperdício de alimentos mapeados, ou seja, 22% de redução do desperdício de alimento nas três etapas do processo.
No segundo ano, foram implantadas mais 294 Unidades, completando 50% do faturamento da empresa. Com maior maturidade de gestão e aplicação de boas práticas de redução de desperdício, após curva de aprendizado, foram alcançados resultados superiores com redução acumulada de 2.036.987 quilos de alimentos desperdiçados, ou seja, 34% de redução sobre o desperdício de alimentos. Isso representa mais de 4 milhões de refeições que seriam desperdiçadas.
No terceiro ano, com 445 Unidades implantadas, cobrindo 73% do faturamento da empresa e com redução de 2.938.959 quilos de desperdício de alimentos, ou seja, 33% de redução.
No ultimo ano, com 511 unidades implantadas, cobrindo 83% do faturamento da empresa e com redução de quase 3.500.000 quilos de desperdício de alimentos.
O projeto foi pensado para ser eficiente, portanto, houve investimentos próprios da empresa para sustentar a implantação. Os principais pontos foram:
• Contratação de um especialista exclusivo para suportar a operação das unidades com treinamentos, auditoria de qualidade e consolidação de planos de ações com a finalidade de compartilhamento de boas práticas e benchmarks.
• Apoio dos Diretores de Operações para disseminar o programa e agenda semanal dos pontos focais de cada sector para a gestão e governança do programa nas unidades participantes.
• Implantação de sistema de coleta de dados nas Unidades sobre a pesagem dos alimentos desperdiçados. No início do projeto foi desenvolvido sistema simplificado com foco em coletar e consolidar os dados diários por tipo de refeição, descontos de cascas e ossos, cálculo do indicador de quilos por refeição servida.
• Gastos com campanhas de orientação e promoção da redução de desperdício junto aos colaboradores da operação e aos clientes. Principais campanhas: Stop Food Waste Day, Desperdício Zero e Desafio Prato Limpo, para conscientização dos consumidores colocarem no prato somente o que vão comer.
Ao longo desses 4 anos de programa, assistimos uma redução de R$26.000.000,00 no custo de aquisição de matéria prima.
O projeto contou com a participação de 8 pessoas permanentes na equipe, sendo uma pessoa dedicada. Além disso, existe a participação de mais de 500 pessoas dentro da operação, executando o processo de pesagem do desperdício e as ações para redução.
A GRSA participa também de uma grande campanha internacional contra o desperdício de alimentos. O Stop Food Waste Day, que tem como seu Dia D em abril.
A campanha conta com um movimento interno focado na redução do desperdício nos restaurantes. Já para o público externo, é realizado um trabalho de divulgação de informação e engajamento que conta com o apoio de embaixadores, empresas parceiras e influenciadores digitais.
O evento também foi presenciado por nomes importantes como a Gastronomia Periférica, que falou sobre seu trabalho nas comunidades em todo o país, e a SuperOpa, que mostrou como a tecnologia tem contribuído na luta contra o desperdício de alimentos. Houve também trabalho de oficina culinária e uma receita deliciosa com aproveitamento integral dos alimentos.
Ainda como parte da ação, a GRSA oferece a seus clientes o Teaching & Kitchen que durante a campanha dá aulas sobre como evitar o desperdício no dia a dia, com receitas que utilizam alimentos em sua totalidade como, por exemplo, talos e cascas, que seriam considerados sobras.
Por meio dos parceiros destinamos alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, assistidas por instituições como: Banco d Alimentos, Fundação Amor Horizontal e Instituto Escola do Povo.
Desde o início do Programa, a GRSA realizou doações de aproximadamente 51.000 Quilos de alimentos para as instituições parceiras.
O programa incorporou ações de gestão e de foco na relação com o meio ambiente, que possuem características contínuas e visam melhoria constante da eficiência do uso dos alimentos. Algumas estratégias foram fundamentais para buscar essa perenidade:
• Ter um programa com metas e acompanhamento diário dentro de um processo padrão estabelecido e de acordo com a realidade das operações;
• Envolvimento constante dos clientes nas campanhas de redução de desperdício no prato fazem com que o engajamento seja diário e que se assuma compromissos com a empresa contratante, com motivação de se ter campanhas tangíveis de sustentabilidade;
• Promoção de eventos frequentes e dentro do calendário oficial da empresa, como o SFWD (Stop Food Waste Day) para se tratar de compartilhar conhecimentos e boas práticas sobre desperdício de alimentos;
• Implantação de procedimentos e ferramentas para melhorar a gestão do preparo e distribuição dos alimentos para serem consumidos, a fim de se tornarem padrões de processos em larga escala nas cozinhas administradas pela GRSA.