Grupo SADA
“Todos os anos, o Grupo SADA, como acontece com a maior parte das empresas, investia recursos na elaboração de brindes corporativos para serem enviados aos seus principais parceiros de relacionamento comercial e institucional no final de ano. Essa é uma prática comum no mercado e não apenas no Grupo e no Brasil .
Entretanto, ao longo dos últimos anos foi observado a baixa eficácia dessa ação, uma vez que esses públicos são impactados por diversas empresas nesse mesmo período, tornando o brinde uma commoditie. Além disso, com a evolução das práticas e políticas de gestão e compliance, o envio de brindes tem contado com padrões cada vez mais restritos, no intuito de manter a transparência e boas práticas entre entes de relacionamento comercial e/ou institucional.
Diante desse cenário, o Grupo SADA, em 2022, uniu forças de suas áreas comercial, comunicação, responsabilidade social e compliance para reavaliar esse formato de envio de brindes e buscar oportunidades que pudessem trazer um impacto positivo para essa prática.
Assim, olhando o histórico e DNA do Grupo na busca por uma sociedade mais justa, foram analisadas oportunidades que pudessem ampliar as ações que são realizadas ao longo do ano, buscando dois eixos de apoio: cultural e social.
Foi criado então o “Movendo para o bem: brinde solidário”, que destinou recursos para apoio ao 8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, uma tradição nas comemorações de fim de ano de Belo Horizonte e uma das atrações do Natal na Praça da Liberdade. E para a ONG Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes em favelas do Brasil com iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo por meio da educação, promovendo o desenvolvimento econômico e cidadania em favelas.
Com a definição dos projetos a serem apoiados, o investimento destinado à compra de brindes – R$ 400 mil – foi transferido para as entidades citadas anteriormente da seguinte forma:
• R$ 100 mil destinados à Casa Fiat de Cultura
• R$ 300 mil destinados à Gerando Falcões
A escolha do Presépio Colaborativo da Casa Fiat se deu por ser uma ação que atinge Belo Horizonte e sua região metropolitana, estando próximo à matriz do Grupo SADA. Além disso, a última edição do projeto valorizou a cultura mineira, homenageando Alberto da Veiga Guignard, importante pintor que ficou conhecido por retratar as paisagens do estado. Além disso, o projeto conta com práticas sustentáveis, sendo inteiramente confeccionado com materiais reciclados: caixas de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornais oriundos de coleta seletiva da Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), e da ilha ecológica do pólo automotivo da Stellantis, em Betim. Ou seja, toda a ação preza por valores e práticas que o Grupo SADA defende em seu DNA.
Em relação à Gerando Falcões, a escolha se pautou na busca de uma entidade com alcance nacional, com atuação em projetos reconhecidos pela sociedade e por outras empresas que apoiam as suas iniciativas em diversos níveis, além de contar com um conselho de administração e auditoria externa que garantem a acuidade de suas ações. Dentro do aporte, foi escolhido o edital #favelaemprega, que direciona investimentos à qualificação profissional e empregabilidade nas periferias e favelas de todo o Brasil.
Feita a curadoria, o processo alterado foi a forma de distribuição dos “brindes”. Assim, os 400 nomes elegíveis para o envio do kit de final de ano foram selecionados pela presidência, vice-presidência e diretoria do Grupo SADA.
Em vez do kit de final de ano, foram produzidos certificados nominais às 400 pessoas, reforçando o compromisso do Grupo SADA com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, trazendo o pertencimento desses stakeholders no apoio à cultura e responsabilidade social.
Os certificados foram enviados fisicamente às 400 pessoas de diversos setores de relacionamento em nível gerencial, diretoria e vice-presidência de parceiros e entidades de relacionamento do Grupo SADA. No certificado, cada pessoa recebeu a informação de que seu brinde foi destinado à Casa Fiat e a Gerando Falcões. Além disso, como a Gerando Falcões conta com a opção de doação em seu site, foi inserido um QR Code para que os recebedores do certificado também pudessem fazer uma contribuição voluntária.
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“Dentro no negócio, a prática reforça as ações de responsabilidade social que o Grupo SADA realiza anualmente em todas as localidades em que atua. Ela foi extrapolada como forma de trazer mais parceiros para essa cadeia, transformando o valor médio de um brinde de final de ano no aporte a projetos de cultura e empregabilidade.
Apesar de não estar diretamente ligada ao faturamento e aumento de volume de negócios, a relevância está no desenvolvimento cultural e social de todo o país e no fomento de ações que permitam aumentar a empregabilidade de jovens que contam com barreiras no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
” “A prática transforma um processo padrão de mercado e de investimento em brindes destinados a públicos que já recebem esse tipo de “agradecimento” no final de ano, em uma prática de coparticipação no aporte de projetos ligados ao desenvolvimento cultural e social no país.
Em média, cada pessoa trocou o seu brinde de final de ano por um certificado de investimento simbólico de R$ 1.000,00 na Casa Fiat de Cultura e Gerando Falcões, um investimento que alcança projetos em Belo Horizonte e em diversos estados do país.
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“Todos os anos, o Grupo SADA, como acontece com a maior parte das empresas, investia recursos na elaboração de brindes corporativos para serem enviados aos seus principais parceiros de relacionamento comercial e institucional no final de ano. Essa é uma prática comum no mercado e não apenas no Grupo e no Brasil .
Entretanto, ao longo dos últimos anos foi observado a baixa eficácia dessa ação, uma vez que esses públicos são impactados por diversas empresas nesse mesmo período, tornando o brinde uma commoditie. Além disso, com a evolução das práticas e políticas de gestão e compliance, o envio de brindes tem contado com padrões cada vez mais restritos, no intuito de manter a transparência e boas práticas entre entes de relacionamento comercial e/ou institucional.
Diante desse cenário, o Grupo SADA, em 2022, uniu forças de suas áreas comercial, comunicação, responsabilidade social e compliance para reavaliar esse formato de envio de brindes e buscar oportunidades que pudessem trazer um impacto positivo para essa prática.
Assim, olhando o histórico e DNA do Grupo na busca por uma sociedade mais justa, foram analisadas oportunidades que pudessem ampliar as ações que são realizadas ao longo do ano, buscando dois eixos de apoio: cultural e social.
Foi criado então o “Movendo para o bem: brinde solidário”, que destinou recursos para apoio ao 8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, uma tradição nas comemorações de fim de ano de Belo Horizonte e uma das atrações do Natal na Praça da Liberdade. E para a ONG Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes em favelas do Brasil com iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo por meio da educação, promovendo o desenvolvimento econômico e cidadania em favelas.
Com a definição dos projetos a serem apoiados, o investimento destinado à compra de brindes – R$ 400 mil – foi transferido para as entidades citadas anteriormente da seguinte forma:
• R$ 100 mil destinados à Casa Fiat de Cultura
• R$ 300 mil destinados à Gerando Falcões
A escolha do Presépio Colaborativo da Casa Fiat se deu por ser uma ação que atinge Belo Horizonte e sua região metropolitana, estando próximo à matriz do Grupo SADA. Além disso, a última edição do projeto valorizou a cultura mineira, homenageando Alberto da Veiga Guignard, importante pintor que ficou conhecido por retratar as paisagens do estado. Além disso, o projeto conta com práticas sustentáveis, sendo inteiramente confeccionado com materiais reciclados: caixas de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornais oriundos de coleta seletiva da Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), e da ilha ecológica do pólo automotivo da Stellantis, em Betim. Ou seja, toda a ação preza por valores e práticas que o Grupo SADA defende em seu DNA.
Em relação à Gerando Falcões, a escolha se pautou na busca de uma entidade com alcance nacional, com atuação em projetos reconhecidos pela sociedade e por outras empresas que apoiam as suas iniciativas em diversos níveis, além de contar com um conselho de administração e auditoria externa que garantem a acuidade de suas ações. Dentro do aporte, foi escolhido o edital #favelaemprega, que direciona investimentos à qualificação profissional e empregabilidade nas periferias e favelas de todo o Brasil.
Feita a curadoria, o processo alterado foi a forma de distribuição dos “brindes”. Assim, os 400 nomes elegíveis para o envio do kit de final de ano foram selecionados pela presidência, vice-presidência e diretoria do Grupo SADA.
Em vez do kit de final de ano, foram produzidos certificados nominais às 400 pessoas, reforçando o compromisso do Grupo SADA com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, trazendo o pertencimento desses stakeholders no apoio à cultura e responsabilidade social.
Os certificados foram enviados fisicamente às 400 pessoas de diversos setores de relacionamento em nível gerencial, diretoria e vice-presidência de parceiros e entidades de relacionamento do Grupo SADA. No certificado, cada pessoa recebeu a informação de que seu brinde foi destinado à Casa Fiat e a Gerando Falcões. Além disso, como a Gerando Falcões conta com a opção de doação em seu site, foi inserido um QR Code para que os recebedores do certificado também pudessem fazer uma contribuição voluntária.
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“Dentro no negócio, a prática reforça as ações de responsabilidade social que o Grupo SADA realiza anualmente em todas as localidades em que atua. A gestão dos impactos é feita de forma conjunta com os parceiros, com resultado sendo apresentado no Relatório Anual de Responsabilidade Social do Grupo SADA.
Entre os indicadores de aferição, estão o volume de pessoas impactadas, pessoas desenvolvidas e ONGs ativadas.
A Casa Fiat, ao longo de sua trajetória, recebeu mais de 3 milhões de pessoas, sendo que 560 mil participaram de suas atividades educativas. Já a Gerando Falcões atua em todo o Brasil, 1.100 ONGs e 800.000 pessoas de todo o país.
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“É uma prática que pode ser replicada por diversas organizações, pois ela muda um processo tradicional, fazendo apenas uma mudança de alocação de recursos de comunicação e marketing de relacionamento para entidades que passem por uma curadoria interna.
A continuidade também é factível de ser realizada de forma corrente, bastando definir as áreas que terão responsabilidade por atuação em cada esfera do projeto.
Nas palavras de um cliente direto do Grupo SADA, vemos como o projeto gera valor e pode ser replicado por diversos setores da cadeia de relacionamento corporativo:
“De um lado, as comunidades carentes e necessitadas receberam o apoio financeiro e, do outro, parceiros e clientes ganharam o mesmo brinde de Natal, que foi o certificado de doação. Eu achei a ideia brilhante e levei para avaliação da minha gerência para implantarmos aqui também.”
Emerson Carneiro
Gerente de Logística da Montadora Renault em São José dos Pinhais (PR)
Mais informações em: https://materiais.gruposada.com.br/movendo-para-o-bem-2022-grupo-sada
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