Ano: 2024

Monitoramento como uma ferramenta de accountability e sustentabilidade – uma jornada ‘Low Code’

CPFL ENERGIA S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

Considerando a importância dada pelo Grupo CPFL com relação aos assuntos de Governança Corporativa, após o controle da Companhia ser adquirido pelo grupo chinês State Grid, em maio de 2019 foi criada a Diretoria de Governança Corporativa, separando as atividades de governança corporativa e direito societário da Diretoria Jurídica, como uma área integralmente dedicada e subordinada diretamente ao Conselho de Administração da Companhia, garantindo maior transparência e prestação de contas aos stakeholders. A partir de 2021, a Diretoria de Governança Corporativa passou a ser composta por duas gerências e uma coordenação, sendo elas a Gerência de Governança Corporativa, a Gerência de Societário e a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração.
A Gerência de Governança Corporativa endereça os fluxos de governança, planeja e executa as reuniões dos órgãos de governança das empresas do Grupo CPFL, alinha os objetivos entre administradores, acionistas e demais públicos de interesse, visando trazer transparência e plena aplicabilidade das regras de governança em todo o processo decisório.
A Gerência de Societário é a responsável por alinhar interesses entre acionistas e administradores nas empresas do grupo que possuem presença de minoritários. Também lidera a implementação de operações societárias do Grupo CPFL atuando de maneira consultiva e assessorando na prestação de contas perante órgãos públicos (CVM, Bolsa de Valores-B3, Juntas Comerciais).
Criada em 2021 através do Corporate Culture Inclusion Program (CCIP), a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração, com o objetivo de fomentar a transparência, accountability e sustentabilidade da atuação da Governança Corporativa no Grupo CPFL, realiza o acompanhamento de temas estratégicos e projetos de interesse do Conselho de Administração, monitorando a execução e desenvolvimento dos temas deliberados pelo órgão com suporte das áreas de negócio do Grupo CPFL. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos e por meio da apresentação de KPIs, o Conselho conta com essa ferramenta de gestão pioneira no mercado brasileiro que assegura controle, compliance, transparência e responsabilidade corporativa nos processos de governança do Grupo CPFL.
Além disso, a Coordenação realiza, entre outras atividades, o acompanhamento de todas as matérias deliberadas no Conselho de Administração e Reunião de Diretoria da CPFL Energia, reportando aos membros os KPIs coletados a fim de identificar o cumprimento das deliberações nos parâmetros aprovados em reunião, garantindo a eles informações precisas sobre as deliberações referente à sua execução e conclusão.
Desenvolvido para acompanhar a efetivação das deliberações de contratos, no que tange os parâmetros aprovados, o Monitoramento de Contratos busca acompanhar a execução desses contratos até sua conclusão a fim de garantir a conformidade com a deliberação. A ferramenta surge para identificar possíveis melhorias no processo de contratação até seu encerramento, bem como assegurar que os contratos permanecem seguindo as condições deliberadas, garantindo estrategicamente que esteja de acordo com a aprovação dos membros.
A prática visa acompanhar de maneira mais específica as deliberações que aprovam a celebração de contratos, com o objetivo de identificar junto aos gestores de contratos da Companhia a possibilidade de desvios, litígios, solicitações de aditivos ou demais intercorrências significativas nos contratos deliberados pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva da CPFL Energia.
Assim que são assinados, os contratos passam a integrar o Monitoramento de Contratos, quando passarão a ser acompanhados mensalmente, contribuindo para que os desvios identificados durante o acompanhamento não apareçam de forma repentina no fórum da alta administração, mas sim possam ser discutidos e apresentados com antecedência.
Durante o ano de 2023, foi aplicado um curso de ferramentas No Code e Low Code pela área de inovação da CPFL Energia. Foi através desse incentivo, o qual buscou motivar as áreas de negócio a desenvolverem soluções ágeis e inovadoras para auxiliar os processos internos, que lideranças e demais colaboradores foram engajados a buscar esse conhecimento das ferramentas disponíveis no hub da Microsoft.
Para início do desenvolvimento da prática, também foi realizado a identificação das necessidades da alta administração para compor o acompanhamento, a fim de identificar as dores e objetivos com o processo.
Com isso, associada a participação e engajamento do curso, vinculado à necessidade de iniciar um monitoramento que se destaca por seu volume expressivo de deliberações e contratos abarcados nessas pautas, pensando em soluções ágeis foi desenvolvido o um aplicativo para realização deste acompanhamento, através da plataforma Low Code da Microsoft, Power Apps, a fim de proporcionar uma boa interface com o público interno, além de contribuir com o melhor dinamismo para o processo de follow-up. O processo se apresenta significativo pela sua volumetria uma vez que já foram contabilizados cerca de 364 contratos monitorados através de 58 áreas de negócio, o que poderia prejudicar a eficácia da prática com um processo menos automatizado.
Através do aplicativo, as áreas de negócio gestoras dos contratos mapeados acessam mensalmente uma plataforma e a alimentam com informações atualizadas quanto à execução dos contratos pelos quais são responsáveis.
A partir disso, as informações imputadas pelos pontos focais são automaticamente refletidas em uma planilha, na qual a Coordenação realiza o acompanhamento para verificar se foi relatado qualquer tipo de desvio conforme questionado no aplicativo. Sempre que é detectado qualquer tipo de desvio, a Coordenação de Assuntos do Conselho contata a área de negócio responsável para colaborar na construção do reporte aos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, a fim de assegurar ainda mais clareza e transparência nas informações.
Além da ferramenta Power Apps para desenvolvimento da plataforma de acompanhamento, com o objetivo de automatizar e desenvolver ainda mais o processo de acompanhamento, foram desenvolvidos paralelamente, através da ferramenta Power Automate, fluxos automatizados de disparos de e-mail recorrentes para as áreas gestoras que precisam atualizar as informações mensalmente. Dessa forma, em determinadas datas de todos os meses, os pontos focais recebem um lembrete com o link de acesso para imputarem as informações atualizadas, caso ainda não tenha sido feito naquele mês.
Com o preenchimento mensal das áreas na plataforma, trimestralmente, a partir dessas informações, KPIs são gerados e uma análise crítica dos dados é reportada para os membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva com os indicadores, detalhamentos e justificativas dos desvios reportados, via newsletter da área.

Relevância para o Negócio:

O processo de acompanhamento dos contratos deliberados pelo mais alto nível de governança da Companhia garante maior accountability, transparência e sustentabilidade para a administração da CPFL Energia, ao performar com o intuito de identificar possíveis desvios relacionados à necessidade de aditivos, problemas de performance do fornecedor, atrasos de pagamento, litígios, conflitos com a contraparte e possibilidade de rescisão antecipada e levar os casos identificados para o conhecimento dos membros. Sendo accountability, transparência e sustentabilidade 3 dos 5 pilares de governança corporativa, a prática visa a manutenção e bom desempenho dos negócios, auxiliando no processo decisório e longevidade das operações. Além disso, a prática descrita atua como importante ferramenta de comunicação dos desvios informados pelas áreas de negócio para os membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, uma vez que visa o mapeamento e reporte de desvios considerados significativos pelas áreas gestoras, conforme a discricionaridade do ponto focal. Ou seja, os desvios relatados são intercorrências que podem impactar os cronogramas acordados e entregáveis, bem como podem significar rescisões antecipadas de contratos. A partir do momento que esses aspectos estão sendo avaliados pelas áreas de negócio mensalmente, é possível auxiliar e contribuir com o processo de análise de extrapolação de risco do negócio, ao antecipar possíveis conflitos permitindo a adaptabilidade e continuidade das operações.
Outrossim, os desvios reportados contribuem para a construção de um racional que permite que os membros estejam cientes do desvio e, caso seja necessário que o tema seja levado novamente para deliberação, o reporte prévio terá contribuído, a partir da previsibilidade, com a obtenção de uma agenda de reunião mais eficiente. A prática se torna uma ferramenta que contribui de forma sustentável com o processo decisório e consequente perenidade do negócio, envolvendo accountability por se tratar de monitoramento e reporte de KPIs de matérias aprovadas pelos membros que impactam no negócio, como também agindo de forma relevante pela transparência no fluxo de informações tão necessária para a continuidade da Companhia.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Com o alto volume de contratos sob o escopo do monitoramento, bem como a quantidade de áreas de negócio gestoras de contratos para interface, foi pensada em uma maneira mais ágil para obter retorno sobre os temas em tempo hábil para estruturar e reportar as intercorrências quando necessário. A prática explorada auxilia no acompanhamento de temas dos quais os membros não possuem visibilidade de sua efetivação conforme aprovação. Além disso, proporcionou ganho de eficiência no processo de monitoramento desses contratos, os quais sem o fluxo automatizado desenvolvido, seguiriam um processo significativamente mais manual e dependente do executor humano, o que poderia resultar em maiores obstáculos relacionados ao tempo da atividade e maior suscetibilidade a erros. A plataforma permite acessos simultâneos, comunicando-se e lançando automaticamente os dados em uma planilha para gestão e análise de dados, bem como se apresenta em formato amigável e facilitado para interpretação e experiência do cliente interno, garantindo inovação em seu desenho e solução para o tipo de necessidade atendida.
Abaixo é possível visualizar o Aplicativo na prática, no qual os pontos focais responsáveis possuem mais de uma opção para identificar seus contratos, seja por meio da seleção de sua área de negócio ou de seu próprio nome.

Após se identificar, o ponto focal é direcionado para uma listagem dos itens que estão sob sua responsabilidade para atualização das informações, como gestor do contrato, permitindo assim identificar as perguntas e acessar as informações de forma facilitada.

Além das informações base da aprovação do contrato no fluxo de governança corporativa, a ferramenta permite a visualização da deliberação em sua totalidade, para contribuir com a identificação do contrato e proporcionar maior transparência da informação para gestão dos contratos conforme parâmetros deliberados.

Para o acompanhamento, são realizadas as seguintes perguntas:
• How many contracts are encompassed within this item?
• % of contract consumption (services hired or purchase of material)
• Is there any significant conflict regarding counterpart that may impact the contract on terms, due dates or other relevant aspects?
• Is the contract duration in disagreement with the required demand?
• Possibility of Amendments
• Is there any provision for early termination of the contract?
• Are there delays in the contracts payments?
• Is the suppliers’ performance not appropriated?
• Are there inadequacies regarding the contractual terms?
• In case you answered “Yes” to any question above, please justify the reasons and inform the current status of the default. Use this box also to report any information you think is relevant.

Uma vez que todas as informações estão inseridas, a ferramenta direciona automaticamente as informações para uma planilha base pela qual a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração fará as devidas análises e interpretações de dados.
A fim de contribuir com o processo de automatização da prática e promover ganho de eficiência, foi desenvolvido, conforme ilustrado abaixo, 3 fluxos de disparo automático de e-mails lembrete. Cada fluxo corresponde a um disparo de e-mail em determinado dia do mês, para melhorar a experiência do usuário que pode contar com os lembretes para atualizar as informações dentro do prazo estipulado.

Com os dados coletados todos os meses, trimestralmente a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração extrai as informações imputadas pelos gestores de contratos e elabora um reporte para os membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, a fim de apresentar os KPIs da prática, como número de contratos acompanhados, quantidade de itens sinalizados com algum tipo de desvio e seu respectivo detalhamento e justificativa.
Para que os membros atuem de forma ágil e eficaz, o reporte é elaborado conforme modelo abaixo de gráficos e KPIs, apresentados com dados simulados. Esse modelo é encaminhado aos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva trimestralmente, sem prejuízo de eventuais envios adicionais conforme necessário, para garantir a efetividade da prática.

Além disso, o desenvolvimento do aplicativo iniciou uma percepção em cadeia da facilitação e ganho de eficiência em processos automatizados que foram compartilhados tanto com o restante da Companhia, quanto com os demais integrantes da Diretoria, se tornando o primeiro trabalho desenvolvido que viabilizou e engajou os demais para revisar processos e instigar soluções ágeis para ações da rotina que podem contribuir de forma sustentável, ética e íntegra com as operações, sempre visando as entregas e os pilares e boas práticas de governança corporativa.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Considerando a importância dada pelo Grupo CPFL com relação aos assuntos de Governança Corporativa, após o controle da Companhia ser adquirido pelo grupo chinês State Grid, em maio de 2019 foi criada a Diretoria de Governança Corporativa, separando as atividades de governança corporativa e direito societário da Diretoria Jurídica, como uma área integralmente dedicada e subordinada diretamente ao Conselho de Administração da Companhia, garantindo maior transparência e prestação de contas aos stakeholders. A partir de 2021, a Diretoria de Governança Corporativa passou a ser composta por duas gerências e uma coordenação, sendo elas a Gerência de Governança Corporativa, a Gerência de Societário e a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração.
A Gerência de Governança Corporativa endereça os fluxos de governança, planeja e executa as reuniões dos órgãos de governança das empresas do Grupo CPFL, alinha os objetivos entre administradores, acionistas e demais públicos de interesse, visando trazer transparência e plena aplicabilidade das regras de governança em todo o processo decisório.
A Gerência de Societário é a responsável por alinhar interesses entre acionistas e administradores nas empresas do grupo que possuem presença de minoritários. Também lidera a implementação de operações societárias do Grupo CPFL atuando de maneira consultiva e assessorando na prestação de contas perante órgãos públicos (CVM, Bolsa de Valores-B3, Juntas Comerciais).
Criada em 2021 através do Corporate Culture Inclusion Program (CCIP), a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração, com o objetivo de fomentar a transparência, accountability e sustentabilidade da atuação da Governança Corporativa no Grupo CPFL, realiza o acompanhamento de temas estratégicos e projetos de interesse do Conselho de Administração, monitorando a execução e desenvolvimento dos temas deliberados pelo órgão com suporte das áreas de negócio do Grupo CPFL. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos e por meio da apresentação de KPIs, o Conselho conta com essa ferramenta de gestão pioneira no mercado brasileiro que assegura controle, compliance, transparência e responsabilidade corporativa nos processos de governança do Grupo CPFL.
Além disso, a Coordenação realiza, entre outras atividades, o acompanhamento de todas as matérias deliberadas no Conselho de Administração e Reunião de Diretoria da CPFL Energia, reportando aos membros os KPIs coletados a fim de identificar o cumprimento das deliberações nos parâmetros aprovados em reunião, garantindo a eles informações precisas sobre as deliberações referente à sua execução e conclusão.
Desenvolvido para acompanhar a efetivação das deliberações de contratos, no que tange os parâmetros aprovados, o Monitoramento de Contratos busca acompanhar a execução desses contratos até sua conclusão a fim de garantir a conformidade com a deliberação. A ferramenta surge para identificar possíveis melhorias no processo de contratação até seu encerramento, bem como assegurar que os contratos permanecem seguindo as condições deliberadas, garantindo estrategicamente que esteja de acordo com a aprovação dos membros.
A prática visa acompanhar de maneira mais específica as deliberações que aprovam a celebração de contratos, com o objetivo de identificar junto aos gestores de contratos da Companhia a possibilidade de desvios, litígios, solicitações de aditivos ou demais intercorrências significativas nos contratos deliberados pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva da CPFL Energia.
Assim que são assinados, os contratos passam a integrar o Monitoramento de Contratos, quando passarão a ser acompanhados mensalmente, contribuindo para que os desvios identificados durante o acompanhamento não apareçam de forma repentina no fórum da alta administração, mas sim possam ser discutidos e apresentados com antecedência.
Durante o ano de 2023, foi aplicado um curso de ferramentas No Code e Low Code pela área de inovação da CPFL Energia. Foi através desse incentivo, o qual buscou motivar as áreas de negócio a desenvolverem soluções ágeis e inovadoras para auxiliar os processos internos, que lideranças e demais colaboradores foram engajados a buscar esse conhecimento das ferramentas disponíveis no hub da Microsoft.
Para início do desenvolvimento da prática, também foi realizado a identificação das necessidades da alta administração para compor o acompanhamento, a fim de identificar as dores e objetivos com o processo.
Com isso, associada a participação e engajamento do curso, vinculado à necessidade de iniciar um monitoramento que se destaca por seu volume expressivo de deliberações e contratos abarcados nessas pautas, pensando em soluções ágeis foi desenvolvido o um aplicativo para realização deste acompanhamento, através da plataforma Low Code da Microsoft, Power Apps, a fim de proporcionar uma boa interface com o público interno, além de contribuir com o melhor dinamismo para o processo de follow-up. O processo se apresenta significativo pela sua volumetria uma vez que já foram contabilizados cerca de 364 contratos monitorados através de 58 áreas de negócio, o que poderia prejudicar a eficácia da prática com um processo menos automatizado.
Através do aplicativo, as áreas de negócio gestoras dos contratos mapeados acessam mensalmente uma plataforma e a alimentam com informações atualizadas quanto à execução dos contratos pelos quais são responsáveis.
A partir disso, as informações imputadas pelos pontos focais são automaticamente refletidas em uma planilha, na qual a Coordenação realiza o acompanhamento para verificar se foi relatado qualquer tipo de desvio conforme questionado no aplicativo. Sempre que é detectado qualquer tipo de desvio, a Coordenação de Assuntos do Conselho contata a área de negócio responsável para colaborar na construção do reporte aos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, a fim de assegurar ainda mais clareza e transparência nas informações.
Além da ferramenta Power Apps para desenvolvimento da plataforma de acompanhamento, com o objetivo de automatizar e desenvolver ainda mais o processo de acompanhamento, foram desenvolvidos paralelamente, através da ferramenta Power Automate, fluxos automatizados de disparos de e-mail recorrentes para as áreas gestoras que precisam atualizar as informações mensalmente. Dessa forma, em determinadas datas de todos os meses, os pontos focais recebem um lembrete com o link de acesso para imputarem as informações atualizadas, caso ainda não tenha sido feito naquele mês.
Com o preenchimento mensal das áreas na plataforma, trimestralmente, a partir dessas informações, KPIs são gerados e uma análise crítica dos dados é reportada para os membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva com os indicadores, detalhamentos e justificativas dos desvios reportados, via newsletter da área.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

A prática permite a identificação de gaps perante os fornecedores do Grupo, o que contribui para possíveis melhorias do desempenho da contratação. Ao haver uma boa gestão desses contratos, e tornar o processo de contratação mais sustentável, é possível economizar recursos e maximizar seus resultados. Por isso, a ferramenta se torna um importante instrumento para abrir as portas de reavaliações de processos densos e longínquos. É importante salientar que o sucesso de um grande espetáculo requer muito zelo, dedicação e suporte para que as atrações continuem engajando e alimentando o entusiasmo do público. Para isso, há uma grande equipe nos bastidores auxiliando os artistas que entrarão no palco e trarão emoções para o público que os assiste. O mesmo ocorre em uma grande empresa, onde essa analogia se faz presente na figura de suas equipes, afinal, é necessário muito mais que uma única pessoa para fazer um negócio prosperar e, ainda assim, impactar positivamente tanto aquilo que está em seu entorno e com quem dele precisa.
A prática aqui explorada de acompanhamento de deliberações e contratos, bem como a utilização do Aplicativo desenvolvido para a prática, contribui com a sustentabilidade financeira, como também auxilia na tomada de decisão baseada em dados referente aos contratos de maior alçada do Grupo CPFL, a fim de colaborar para a manutenção dos negócios a longo prazo.
Ao contribuir com a longevidade da Companhia priorizando os pilares de governança corporativa como transparência, accountability e sustentabilidade, a prática fomenta as realizações de sucesso da Companhia perante a sociedade que a permeia, ao contribuir para a continuação de ações de impacto positivo para a sociedade e meio ambiente, como iniciativas de dessalinização, CPFL nos Hospitais, Programa Semear, eficiência energética, incentivo à economia circular, entre outras. Na presença de um acompanhamento efetivo de contratos de maior alçada do Grupo e deliberações com impacto no negócio, além de reportes recorrentes para os membros, com o objetivo de trazer transparência, accountability e sustentabilidade para uma boa administração, é possível garantir uma melhor gestão dos recursos financeiros, a fim de possibilitar a continuidade das ações sociais e para o meio ambiente que são realizadas pela CPFL Energia. Afinal, empresas eficazes com crescimento sustentável tendem a se tornar perenes e agregar valor à sociedade.
Na Economia, existe um termo que descreve como a presença de empresas em uma área podem aumentar a atividade econômica local, atraindo outros negócios, como restaurantes, academias e estacionamentos, pela demanda criada por seus funcionários. Esse cenário é chamado de efeito multiplicador, e resulta em mais empregos, gastos maiores de seus consumidores e, como consequência, há o crescimento econômico ampliado dessa região. Além de ser representar 13% do mercado nacional, o Grupo CPFL é responsável pelo atendimento de cerca de 10,5 milhões de clientes em 687 municípios, ou seja, proporcionar a longevidade do negócio garante que, entre outras questões, casas, escolas, hospitais e outros negócios se mantenham ativos e facilitando a atividade humana, desde a iluminação até a operação de máquinas e tecnologias. Afinal, a energia elétrica impulsiona a economia, sustenta produções industriais, possibilita avanços na ciência e tecnologia e é fundamental para os meios de comunicação.
Com isso, ao expressar os resultados sociais e ambientais envolvidos em uma prática, é preciso considerar que a Companhia realiza ações de suma importância para a sociedade e meio ambiente, e que para que isso se mantenha, ou seja, para que a apresentação possa continuar, é preciso uma equipe de staff de peso, proporcionando todas as ferramentas necessárias em diferentes vertentes, como a vertente financeira e de governança, através da transparência, accountability e sustentabilidade.

Gestão da Prática Relatada:

Há um constante envolvimento da liderança em todas as arestas da prática, desde a provocação do mais alto nível de gestão da Companhia, através da identificação da necessidade de acompanhamento com apoio do diretor vice-presidente da diretoria de governança corporativa junto aos demais gestores do departamento, até o apoio das lideranças localizadas nos contratos acompanhados para garantir o suporte necessário e rigor das informações passadas. A liderança e gestão do grupo contribui desde o fornecimento até o recebimento de informação através de uma plataforma que gera dados para a mais alta gestão da companhia. Através do suporte de demais lideranças da companhia durante esse processo de implementação da prática, é possível conduzir os esforços de acordo com a cultura interna do Nosso Jeito de Ser da CPFL Energia, explorando novas possibilidades com foco no cliente interno e sua experiência, construindo relações de confiança e colaboração, entregando resultados sustentáveis e com segurança, além de aprender com a jornada por meio das contribuições dos Heads dos departamentos. As demais áreas que participam da prática conforme necessidade pelas aprovações de contratos, podem utilizar a própria ferramenta como suporte em sua gestão de contratos, se atentando a avaliar mensalmente os aspectos questionados que contribuem com a sustentabilidade do negócio.
A gestão da CPFL Energia também realiza constantes provocações acerca da possibilidade de novas ferramentas para demais processos internos da área, sempre envolvida em buscar as melhores práticas, além de disseminar as boas práticas aplicadas e desenvolvidas para as demais áreas da Companhia em workshops e demais oportunidades. Ao fomentar o desenvolvimento de novas ferramentas de tecnologia similar, a liderança possui o objetivo de melhorar, agilizar e apresentar novos meios de proporcionar ainda mais transparência e accountability, através de soluções inovadoras, modernas e ágeis.
Por meio dessa necessidade constante de aprimoramento e melhoria, a fim de modernizar processos importantes e fomentar nossas possibilidades, a companhia proporciona diversos treinamentos, entre eles o treinamento No Code/Low Code, que proporcionou o ganho de eficiência para implementação da prática, além de sanar a dor significativa da administração mediante um processo sustentável, eficaz e ágil.
Ademais, ao iniciar o piloto da prática desenhada, foi necessária a realização de alinhamentos com as demais lideranças da Companhia, referente às áreas gestoras dos contratos os quais seriam monitorados, buscando apresentar a nova ferramenta e compreender os diversos tipos de contextos para aprender com a jornada e colher aspectos positivos que sempre possam agregar à prática. Foram realizados alinhamentos com os Vice-Presidentes e Diretores, a fim de tomarem conhecimento sobre o início da prática, como também para auxiliarem na facilitação do recebimento e contribuição de suas áreas para promoção e efetividade da demanda.
Ao realizar os alinhamentos iniciais, a Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração recebeu diversos feedbacks quanto ao operacional da prática, sendo um dos mais recorrentes o feedback de entusiasmo e identificação com o aplicativo. Houve procura de outras áreas para conhecer e entender o que e como foi feito, bem como contribuições construtivas quanto ao conteúdo. Ainda, as demais lideranças e clientes internos que conheceram a prática, desde coordenadores a diretores de outras áreas, posteriormente, buscaram a Coordenação para contribuir com o processo e com a transparência e accountability de seus temas.
Abaixo está apresentado um depoimento do Ricardo Pavan, Gerente de Serviços de Transmissão do Grupo CPFL, uma das lideranças que participam da prática preenchendo mensalmente as informações necessárias sobre os contratos aprovados.

Outrossim, para início da prática desenhada, foi realizado um planejamento e faseamento do processo, a fim de contribuir com uma implementação sustentável e garantir o melhor resultado para sua execução.

Estiveram envolvidos neste projeto: Gustavo Gachineiro (Diretor Vice-Presidente Jurídico e Relações Institucionais), Raphael Martins Bombonato (Diretor de Governança Corporativa), Zha Hong (Secretária do Conselho de Administração), Ana Cristina F. Borelli (Gerente Societário), Rachel G. Costantini (Coordenadora Assuntos do Conselho de Administração) e Eduarda Ceregatto (Analista Assuntos do Conselho de Administração Jr).

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Durante reuniões de alinhamentos, a Coordenação recebeu feedbacks de interesse dessas áreas de negócio em desenvolver práticas e ferramentas similares, tanto em relação ao seu conceito e propósito de transparência, accountability e sustentabilidade, mas também em relação a tecnologia utilizada, além de outros retornos positivos quanto a iniciativa e resultado da ferramenta. Foi possível disseminar ainda mais e de forma orgânica a cultura de inovação, através de soluções ágeis para promoção de um ambiente transparente e sustentável.
A ferramenta contribuiu ao levar um olhar ainda mais estratégico e desenvolvido para o a disseminação e promoção de novas ferramentas aprimoradas e outros passos do fluxo de contratação da Companhia. Os processos e lógica destacados pela área de Governança Corporativa, em decorrência da implementação da prática e sua estrutura com o aplicativo, serão agregados futuramente a ferramentas desenvolvidas pelo time de Suprimentos, com o objetivo de modernizar e agregar os aspectos de accountability e transparência ao processo de contratação, que contribui com contrações mais sustentáveis e, consequentemente, com a perenidade do negócio.
Ainda, a ferramenta está sujeita a reavaliações constantes conforme aprendizado, possibilitando a melhoria contínua. E, a fim de garantir a continuidade da prática, foi feito o desenho do fluxo da demanda dentro da Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração, bem como o mapeamento das possíveis falhas que a ferramenta pode apresentar e suas respectivas soluções.
À luz dessas considerações, a prática de acompanhamento de deliberações e contratos, como uma ferramenta de accountability e sustentabilidade, evidencia a importância de soluções inovadoras que seguem boas práticas de governança corporativa para reger e garantir a eficácia e perenidade de um negócio. Dessa forma, o investimento na cultura de inovação, bem como práticas que promovem a transparência com os acionistas e alta administração se fazem presentes em uma organização sustentável e patrocinadora de impactos positivos perante a sociedade e meio ambiente, como a CPFL Energia.