SPF DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA
Comprometida a combater as mudanças climáticas e impactos ao meio ambiente, a Symrise Pet Food desenvolveu uma ferramenta exclusiva e inovadora: a Matriz Eco-Design, que permite avaliar e melhorar o impacto ambiental de seus produtos por todo seu ciclo de vida, do fornecimento à entrega ao consumidor.
Por meio da Matriz Eco-Design, a Symrise une expertise, soluções e ferramentas para atender às expectativas ambientais mais altas de seus clientes, respeitando os interesses dos stakeholders.
Como o primeiro passo em projetar e propor soluções mais sustentáveis, a empresa conduziu suas avaliações, seguindo as diretrizes da metodologia ISO 14044 LCA e do Grupo de Avaliação de Pegada Ambiental do Pet Food da Comissão Europeia. Uma avaliação de todo o ciclo de vida do pet food foi realizada para identificação de quais etapas da vida de seus produtos interagem dentro da cadeia de consumo e, assim, determinar todo o mapeamento de sua pegada ambiental.
Em média, na indústria agroalimentar, o impacto das matérias-primas é responsável por 80% a 90% da pegada ambiental de um produto. Reduzir o impacto do segmento de pet food no meio ambiente começa com a escolha de matérias-primas e ingredientes que utilizam embalagens reutilizáveis e ecológicas, reduzindo a distância até os fornecedores e/ou substituindo-os por outros ingredientes com menores impactos em sua produção, desde sua concepção até entrega e utilização.
Com o apoio de especialistas externos em Avaliação do Ciclo de Vida, a Symrise Pet Food desenvolveu a Matriz Eco-Design, uma ferramenta que permite que P&D, Compras e Marketing possam selecionar ingredientes e projetar novos produtos de acordo com os seus impactos ambientais ao longo dos seus ciclos de vida.
A ferramenta permite acompanhar o desempenho ambiental e impactos como: consumo de energia e de água, geração e valorização dos resíduos e emissões de carbono, entre outros. Podendo, assim, fornecer soluções que apresentam menores impactos ambientais ao mercado.
Guiada pelo interesse em valorizar matérias-primas alternativas e permanecer próxima de seus clientes, a Symrise Pet Food incorpora o desenvolvimento sustentável em sua estratégia desde o princípio.
Recentemente, a Symrise Pet Food assumiu o compromisso de impulsionar o combate às mudanças climáticas, reduzindo a pegada ambiental de seus produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida – da seleção e obtenção das matérias primas até a produção, embalagem e envio de ingredientes de pet food de alto valor.
Esta jornada sustentável visa trazer uma mudança positiva para pets, pessoas e o planeta, compartilhando a responsabilidade de criar soluções sustentáveis e estabelecer padrões eficazes para a indústria de pet food, para que todos obtenham avanços significativos.
A Symrise Pet Food possui uma estratégia de sustentabilidade baseada em quatro pilares:
• Pegada Ambiental (Footprint);
• Inovação (Innovation);
• Abastecimento (Sourcing);
• Cuidado (Care).
Todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS’s) estão refletidos em pelo menos um dos quatro pilares de sustentabilidade.
Por meio destes quatro pilares principais, que determinam a agenda de sustentabilidade em todo o negócio, a companhia conecta suas metas econômicas com suas responsabilidades diárias junto ao meio-ambiente, colaboradores e a sociedade em geral.
O programa de redução de carbono lidera uma campanha multifuncional para alcançar o desenvolvimento sustentável. No Brasil, o inventário das emissões de carbono nos escopos 1, 2 e 3, foi realizado em 2022 na planta fabril de Descalvado, interior de SP. O compromisso assumido é de ter uma operação neutra em carbono nos escopos 1 e 2 até 2030. E reduzir em 30% as emissões de CO2 do escopo 3 até 2030. O foco na redução de emissões de gases poluentes não anula os demais compromissos da empresa, que conduz suas operações objetivando benefícios ambientais e socioculturais em todos os aspectos que englobam seus quatro pilares de sustentabilidade.
Symrise Pet Food compreende a relevância de tornar sua atividade cada vez mais sustentável e prover ao mercado produtos que atendam a crescente demanda por parte dos tutores de pets por produtos ecológicos. A busca por soluções sustentáveis complementa as ações de diversificação de seus produtos e componentes de suas formulações. O futuro sustentável de suas gamas se inicia no momento presente, através da identificação de novas possibilidades, adequação de seus fornecedores e consolidação de novas fontes de abastecimento.
Os clientes da Symrise Pet Food são produtores de alimentos para animais de estimação, cuja atividade está usualmente conectada com outras indústrias como, por exemplo, a de alimentação humana. Frequentemente, subprodutos de outras indústrias compõem suas formulações e os aspectos que as direcionam impactam suas atividades. É todo um trabalho de consonância, manutenção e de desenvolvimento do mercado no futuro.
A ferramenta consolida um diferencial competitivo da Symrise Pet Food perante seus clientes e concorrentes. De forma antecipada aos atuais padrões oferecidos pelos concorrentes no mercado, nos posicionamos na vanguarda da jornada à responsabilidade eco social. Os parâmetros quantitativos entregues pela Matriz Eco-Design respondem de forma imediata e prática ao monitoramento da pegada de carbono e reduções resultantes ao utilizar seus produtos. Em resumo, alimentos para pets mais sustentáveis e impactos reduzidos ao meio ambiente sem esforços e custos adicionais por parte dos fabricantes.
Apesar da Matriz Eco-Design ser uma iniciativa do segmento de Pet Food da Symrise, o grupo está presente em outros mercados através de demais segmentos da corporação, como os de alimentos e bebidas para consumo humano, saúde, perfumaria, produtos de cuidado e higiene e cosméticos. Os demais mercados nos quais a Symrise atua apresentam padrões atuais superiores em termos de sustentabilidade e, como uma única empresa, ações em todas suas áreas de atuação constroem sua abordagem sustentável. Em sua visão, uma empresa deve ser sustentável em sua totalidade e, assim, avaliados de maneira integralizada em todos os mercados.
A Symrise promove uma forte cultura de inovação, um firme comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a conformidade estrita com padrões globais. A Matriz Eco-Design integra e abrange estes fatores.
Conscientes da nossa responsabilidade por um mundo orientado para o futuro, iniciativas como a Matriz Eco-Design são reconhecidas como um diferencial pelas novas gerações, que valorizam empresas em consonância com os valores sustentáveis, cada vez mais demandados pela sociedade. Nossa cultura contribui não somente com a retenção de nossos talentos, mas como por atrair novos profissionais alinhados com os mesmos valores e propósito.
A Matriz Eco-Design permite a atualização do portfólio, visando matérias-primas e ingredientes com menores prejuízos ao meio ambiente, priorizando o lançamento de novas soluções que apresentam menor score ambiental, isto é, menor impacto ambiental. Esta avaliação só é possível através de um cruzamento de informações realizada pela ferramenta entre: • Banco de Dados de Fornecimento (ingredientes e quantidades utilizados em cada formulação, em qual embalagem são transportados, qual modal de transporte é utilizado e qual a quilometragem percorrida até a planta fabril);
• Banco de Dados de Produtos (fórmulas de produtos do portfólio e protótipos em desenvolvimento);
• Base de Dados de Impacto (ingredientes, matérias-primas, fabricação, transporte e embalagem de venda);
• Relatório Footprint (consumo de energia e água por tonelada produzida).
Após o cruzamento dos dados, 7 critérios são analisados:
• Depleção Abiótica: utilização de recursos minerais não renováveis;
• Acidificação: acidificação de ecossistemas (solo, águas superficiais e ar) devido às atividades humanas com emissões de NOx, HCl e SO2 de atividades industriais e agrícolas;
• Aquecimento Global: consequência do acúmulo de GEE (N2O, CH4
• e CO2) presentes na atmosfera devido à atividade humana, provocando o aquecimento da superfície terrestre;
• Eutrofização: excesso de nutrientes (nitrogênio, fósforo) na água, provenientes do escoamento dos solos após o uso de fertilizantes;
• Uso do solo: uso (ocupação) e conversão (transformação) de terras impulsionado pela expansão agrícola e urbana/industrial;
• Emissão de Partículas: contabiliza efeitos adversos à saúde humana causados pelas emissões de partículas (PM) e seus precursores (NOx, SOx, NH3);
• Uso da Água: aborda o uso da água ao longo do ciclo de vida do produto, considerando a disponibilidade de recursos hídricos.
A Matriz Eco-Design compara os impactos de cada produto em nosso portfólio e protótipos de novos lançamentos, em cada um dos 7 critérios, sendo possível fazer uma análise individual ou ainda uma comparação entre 2 ou mais produtos diferentes (até 6 produtos). A Matriz apresenta os resultados em tabelas numéricas, mas também de forma visual, por meio de Gráficos de Barras e de Gráfico de Radar Multidimensional, que apresenta as variáveis quantitativas representadas em eixos que partem do mesmo ponto.
Em outras palavras, é possível comparar duas ou mais fórmulas, identificando de maneira clara e didática quais são os níveis de impacto de cada fórmula em cada critério.
Com esta análise, a Matriz permite:
• Obter de forma automática o Score Ambiental de qualquer produto;
• Visualizar de onde vêm os impactos;
• Simular várias fórmulas e tomar decisões de qual protótipo segue no pipeline de desenvolvimento;
• Criar um produto mais ecológico: ECO-DESIGNED;
• Visualizar, medir e comparar os ajustes entre distintos produtos;
• Identificar de qual fase do ciclo de vida de seus produtos têm origem os maiores impactos.
Os dados obtidos pela comparação do Score Ambiental contribuem para que toda a cadeia do setor de Pet Food busque a redução de carbono necessária no atual cenário global, assim como permite que estas empresas quantifiquem e comuniquem sobre real melhora na pegada de carbono para seus consumidores, gerando valor agregado e fator de decisão para consumo.
Comprometida a combater as mudanças climáticas e impactos ao meio ambiente, a Symrise Pet Food desenvolveu uma ferramenta exclusiva e inovadora: a Matriz Eco-Design, que permite avaliar e melhorar o impacto ambiental de seus produtos por todo seu ciclo de vida, do fornecimento à entrega ao consumidor.
Por meio da Matriz Eco-Design, a Symrise une expertise, soluções e ferramentas para atender às expectativas ambientais mais altas de seus clientes, respeitando os interesses dos stakeholders.
Como o primeiro passo em projetar e propor soluções mais sustentáveis, a empresa conduziu suas avaliações, seguindo as diretrizes da metodologia ISO 14044 LCA e do Grupo de Avaliação de Pegada Ambiental do Pet Food da Comissão Europeia. Uma avaliação de todo o ciclo de vida do pet food foi realizada para identificação de quais etapas da vida de seus produtos interagem dentro da cadeia de consumo e, assim, determinar todo o mapeamento de sua pegada ambiental.
Em média, na indústria agroalimentar, o impacto das matérias-primas é responsável por 80% a 90% da pegada ambiental de um produto. Reduzir o impacto do segmento de pet food no meio ambiente começa com a escolha de matérias-primas e ingredientes que utilizam embalagens reutilizáveis e ecológicas, reduzindo a distância até os fornecedores e/ou substituindo-os por outros ingredientes com menores impactos em sua produção, desde sua concepção até entrega e utilização.
Com o apoio de especialistas externos em Avaliação do Ciclo de Vida, a Symrise Pet Food desenvolveu a Matriz Eco-Design, uma ferramenta que permite que P&D, Compras e Marketing possam selecionar ingredientes e projetar novos produtos de acordo com os seus impactos ambientais ao longo dos seus ciclos de vida.
A ferramenta permite acompanhar o desempenho ambiental e impactos como: consumo de energia e de água, geração e valorização dos resíduos e emissões de carbono, entre outros. Podendo, assim, fornecer soluções que apresentam menores impactos ambientais ao mercado.
Com o a implementação da Matriz Eco-Design em 2020, a Symrise Pet Food passou a medir os 7 critérios já citados anteriormente em cada um de seus novos desenvolvimentos e a compará-los com produtos já existentes em portfólio.
Desta forma, as novas soluções lançadas em portfólio apresentaram menor impacto ambiental, ou, como a própria ferramenta denomina, um “Score Ambiental” mais favorável.
A ferramenta indica quais fatores possuem maior impacto ambiental na formulação, permitindo escolhas mais sustentáveis em toda a cadeia de fornecimento. Por exemplo: ao identificar que um ingrediente específico gera maior impacto no Score Ambiental do produto em desenvolvimento, podemos iniciar um projeto junto ao Departamento de Compras para desenvolver novos fornecedores que estejam mais próximo da planta produtiva, substituições de ingredientes ou que utilizem modais de transporte mais eficientes, ou ainda cujas embalagens contenham menos plástico.
Outro exemplo representativo é a possibilidade de comparar formulações diferentes dos protótipos em desenvolvimento, entendendo o impacto ambiental da adição ou remoção de determinadas matérias primas na formulação.
Ao apresentar os resultados da análise gerada pela Matriz Eco-Design aos clientes, a Symrise Pet Food pode traduzir os ganhos ambientais. Por exemplo: se o produto “A” possui uma pegada de carbono reduzida versus o produto “B”, ambos com o mesmo nível de performance, esta redução da emissão de carbono pode ser apresentada em quantidade de CO2. Mas, também pode ser apresentada de uma maneira quantificada que seja de fácil assimilação por todos, como em X árvores em captura de CO2.
Ou ainda, se o produto “A” gera um impacto de utilização do solo reduzido versus o produto “B”, ambos com o mesmo nível de performance, esta redução pode ser apresentada em quantidade de KM2 de uso de solo. Mas, também pode ser apresentada em quantidade de campos de futebol que aquela área representa.
O mesmo pode ser exemplificado com o consumo de água: se o produto “A” gera um impacto de consumo de água reduzido versus o produto “B”, ambos com o mesmo nível de performance, esta redução pode ser apresentada em quantidade de M3 de água consumida. Mas, também em quantidade de piscinas olímpicas que aquela metragem cúbica de água representa.
Esta prática está em consonância com os objetivos de redução de emissão de CO2 da companhia, além de impactar diretamente na redução das emissões do escopo 3 de nossos clientes.
Desde o lançamento da ferramenta, em 2020, sua divulgação foi realizada em reuniões com clientes, apresentações e feiras do segmento Pet Food e até mesmo em visitas de alunos do Ensino Médio em nossas instalações, a fim de divulgar e promover a importância e necessidade do design sustentável e da Economia Circular.
A exemplo disto, em maio de 2022, Aurélie De Ratuld, Diretora Global de CSR da Symrise Pet Food, ministrou a palestra “Desenvolvimento de alimentos sustentáveis para animais de estimação com avaliação do ciclo de vida e design ecológico” durante o XXI Congresso CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal), em Campinas.
A liderança da Symrise Pet Food se mantém envolvida e engajada em promover as ações de sustentabilidade desenvolvidas, em especial a Matriz Eco-Design. Gestores de diversas áreas estão diretamente envolvidos no projeto e no compromisso de atualização dos bancos de dados da ferramenta.
As equipes comerciais estão preparadas para apresentar os resultados promissores que a ferramenta garante em termos de benefícios ambientais de nossas soluções aos clientes.
Em se tratando de Governança, diferentes áreas possuem KPI’s relacionados à Matriz Eco-Design. Como principal exemplo, podemos citar o objetivo de alcançar um determinado % de vendas de novos produtos, já desenvolvidos sob a perspectiva sustentável e avaliados pela Matriz Eco-Design.
O acompanhamento mensal dos objetivos e indicadores relacionados à Matriz Eco-Design faz parte do Roadmap empresarial e Sistema Integrado de Gestão e estes, por sua vez, estão direcionados às áreas de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento e Diretoria. Os indicadores estão presentes nas metas da empresa e integram o programa de remuneração variável dos colaboradores.
A ferramenta possui 3 níveis de perfis de acesso:
• “Administrator”: Possui acesso completo à plataforma e todas as suas funcionalidades, podendo adicionar novos usuários e exportar qualquer informação necessária;
• “Eco-Conceptor”: Possui acesso a todas as funcionalidades, como criar ou copiar produtos, comparar fórmulas, ingredientes etc.;
• “Validator”: Possui os mesmos acessos que o perfil “Eco-Conceptor”, além de poder validar produtos com status de “validação”.
Os colaboradores que atuam na área de Pesquisa e Desenvolvimento na posição de Engenheiros de Produto e Desenvolvimento possuem na plataforma uma “sandbox”, isto é, uma área em que podem simular comparações sem impactar as informações da base de dados.
Além dos diferentes níveis de perfis de acesso, por questões de confidencialidade, as restrições de acesso também estão condicionadas à posição geográfica da função do usuário, divididas entre níveis local, regional e global. A depender dos níveis de acesso, é possível identificar os impactos de determinados ingredientes, por exemplo, mas sem ter acesso ao nome do ingrediente ou a quantidade utilizada na formulação.
Com isso, também garantimos a proteção de dados relacionados a patentes e outras informações confidenciais.
A ferramenta também permite classificar todos os produtos avaliados em diferentes status:
• “Draft”: Um produto que está atualmente sendo desenvolvido, ou “eco-designed”. O rascunho fica na “sandbox”. O perfil de acesso “Administrator” possui acesso a todas as “sandboxes”;
• Aguardando validação: Um “draft” de produto foi desenvolvido e enviado para validação;
• Recusado: Um “draft” de produto foi desenvolvido e enviado para validação, porém recusado pelo administrador;
• Validado: Um “draft” de produto foi desenvolvido, enviado para validação, e aprovado pelo administrador. A partir desta etapa, o produto em desenvolvimento pode seguir para as fases de teste em planta piloto e, posteriormente, para testes industriais;
• Produto comercializado: Produto desenvolvido e que está atualmente em portfólio.
Esta inciativa ambiental responde a um grande desafio da indústria em monitorar os impactos gerados em seu escopo 3 de atividade, cuja origem de emissões precede ou sucede sua cadeia de produção. Tal iniciativa é somada às ações relacionadas aos demais escopos, como uso de matrizes energéticas e impactos produtivos.
A boa prática desenvolvida pela Symrise Pet Food é um exemplo de iniciativa e tangibilização de ações ambientais. A ferramenta já tem sido utilizada por nossos clientes como benchmarking. Eles contam com nosso suporte no compartilhamento de nossos estudos e experiência adquirida para construção de suas próprias metodologias de mensuração e estabelecimento de suas metas sustentáveis. Sustentabilidade é um trabalho conjunto e a empresa está a serviço de seus clientes neste comprometimento com o meio ambiente.
Dentro das estratégias definidas para uso da ferramenta, se considerou que os produtos denominados como “desenvolvidos ecologicamente” devem atingir reduções de no mínimo 10% em seu score ambiental total. Porém, resultados muito promissores foram atingidos através do uso da Matriz Eco-Design até o momento. Novas formulações que entregam os mesmos padrões e funcionalidades dos produtos demonstram reduções de 20% a 50% em alguns aspectos ambientais, principalmente na redução de emissão de gás carbônico, consumo de água e utilização de solo.
Os produtos desenvolvidos através da avaliação da ferramenta entregam de forma pragmática benefícios ambientais aos clientes. Os esforços realizados pela empresa viabilizam reduções diretas na pegada ambiental do mercado. Os clientes, ao optarem por produtos ecologicamente desenvolvidos, se beneficiam dos resultados diretos que contribuem na concepção de produtos sustentáveis em seus portfólios e contribuição positiva às suas metas corporativas de sustentabilidade sem custos adicionais e sem impactos na qualidade de seus produtos.
Todos os produtos ecologicamente desenvolvidos possuem fichas técnicas ambientais disponíveis aos clientes. Através delas é possível acessar os dados de emissões, impactos e consumos de cada produto, possibilitando a fácil comparação entre as diversas soluções ofertadas e uma prática quantificação da pegada. Estes dados são expressos de acordo com cada um dos sete impactos monitorados: emissão de CO₂ em kg CO₂eq; Uso de solo em m2; depressão abiótica em kg Sb eq; e assim por adiante.
A ferramenta é um organismo vivo, tendo seu banco de dados frequente atualizado de acordo com as mudanças de origem, novos fornecedores e novos componentes. As metas estabelecidas pela empresa geram uma constante busca por novas fontes de insumos em busca de uma cadeia de suprimentos sólida e sustentável.
Por se tratar de uma ferramenta baseada em dados abertos, cuja eficiência está diretamente ligada à manutenção e atualização desta base de dados, com cruzamento e comparação de informações, o potencial de disseminação de sua utilização pode se expandir no futuro. Com a evolução e amadurecimento do mercado Pet Food, seria possível disponibilizar a ferramenta para inclusão das informações de nossos parceiros comerciais e suas próprias formulações e produtos. Esta expansão teria potencial de harmonizar uma avaliação de pegada de carbono do setor de alimentação de Pet Food, utilizando uma ferramenta comum para todo o segmento.