BRASILPREV SEGUROS E PREVIDENCIA S/A
A longevidade é um tema de grande relevância para a toda a sociedade e em especial para a Brasilprev visto estar alinhada com a nossa visão de sermos um verdadeiro ecossistema de soluções financeiras e previdenciárias e por materializar nosso propósito corporativo de “Transformar o jeito como o brasileiro prepara o seu futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável”. Impossível falar de sustentabilidade, desenvolvimento da sociedade e futuro sem falar de longevidade
O programa Longevidade em Ação foi lançando como piloto em julho de 2021, com o objetivo de levar informação e quebrar paradigmas da sociedade que negligencia o cuidado com a longevidade – que por muitas vezes é falta de conhecimento sobre a importância de construir uma vida equilibrada. A pauta ‘longevidade’ sempre esteve muito associada ao público maduro e, nosso papel o de conscientizar que a longevidade é, não apenas para os maduros, mas sim para todas as idades. O pilar maior da Brasilprev é o do planejamento financeiro, focado na utilização da recursos, como por exemplo a geração sanduíche, que está “prensada” entre cuidar de seus próprios filhos e seus pais longevos, mas este projeto busca alertar para todos os pilares da Longevidade, sendo: Planejamento Financeiro, Saúde e Bem-estar e Conhecimento.
Por seu caráter inovador e protagonismo no mercado ele vem sendo aprimorado continuamente com base nas experiências construídas com a própria sociedade. Assim após aprimoramentos e de forma mais madura, em 2023, a Brasilprev foi reconhecida como a primeira empresa no setor financeiro com o selo internacional Age Friendly, cujo objetivo é o de reconhecer empresas que apoiam o desenvolvimento e a melhoria de programas e serviços amigáveis para pessoas 50+. Além disso, o programa foi também reconhecido na categoria Comunicação do prêmio Inovação em Seguros, da CNSeg no segundo semestre do ano passado.
Segundo a ONU, o envelhecimento populacional é uma das quatro megatendências do século XXI. Além disso, foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020, que estamos na Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 nas Américas, é a principal estratégia para construir uma sociedade para todas as idades.
A expectativa é que daqui dez anos teremos 1,4 bilhão de pessoas com mais de 60 anos no mundo – o equivalente a 16% da população de 2030. No Brasil, a tendência é que 25% da população em 2060 será composta por pessoas acima essa faixa etária, de acordo com dados do IBGE.
Além dos desafios demográficos no nosso país, o Brasil também tem que enfrentar a falta de preparo financeiro e os problemas socioculturais. Nesse contexto, 74% dos brasileiros dizem que o dinheiro é sua maior fonte de preocupação porém, 61% dos brasileiros não possuem nenhum tipo de investimento, e quando fazem, boa parte opta apenas pela poupança – como uma forma apenas de guardar o que sobra. O fato é que o pensamento de muitos é influenciado pelo imediatismo: vou estar vivo amanhã? Mas a questão, é que sim, a maior parte de nós estaremos.
Esse tema é importante e a Brasilprev sabe da sua importância e do seu papel como instituição financeira que apoia na realização de projetos de vida. Como uma empresa de previdência privada que visa conscientizar e aculturar a sociedade brasileira sobre a importância da educação financeira e os cuidados para uma longevidade sustentável durante todo o ciclo de vida exerce seu protagonismo alocando efetivamente investimentos e esforços neste papel, contanto com uma estrutura corporativa de pessoas, orçamento e autonomia, 100% dedicada ao tema
A iniciativa contribui significativamente para a solução de problemas complexos associados ao envelhecimento populacional. Ao abordar a falta de preparação financeira, ele reduz o risco de uma grande parcela da população enfrentar dificuldades socioeconômicas e socioculturais na aposentadoria. Abaixo, destacaremos a relevância do projeto nesse contexto:
Impacto no Mercado de Trabalho: Com a expectativa de vida em crescimento, a idade de aposentadoria está se deslocando para faixas etárias mais avançadas. Isso tem um impacto direto no mercado de trabalho, com mais pessoas permanecendo ativas economicamente por mais tempo. O projeto reconhece a necessidade de ajudar as pessoas a planejarem sua aposentadoria e a manterem-se economicamente ativas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
Desafios Previdenciários: O envelhecimento da população coloca desafios significativos nos sistemas previdenciários e de seguridade social. O aumento na quantidade de aposentados em relação à força de trabalho ativa pressiona as finanças públicas. Desta forma, o projeto promove a conscientização sobre a importância de planejar a aposentadoria, reduzindo a pressão sobre os sistemas previdenciários e contribuindo para a sustentabilidade econômica.
Criação de Oportunidades Econômicas: O projeto Longevidade em Ação reconhece o potencial econômico do público idoso. Os idosos podem ser ativos economicamente, não apenas como trabalhadores, mas também como empreendedores e consumidores.
Diversificação de Investimentos e Mercado Financeiro: O projeto destaca a importância da educação financeira e da diversificação de investimentos. Isso não apenas auxilia na preparação para a aposentadoria, mas também fortalece o mercado financeiro, aumentando a participação de investidores e ampliando a base de consumidores de serviços financeiros.
O Longevidade em Ação se destaca ao abraçar uma abordagem única rompendo os estereótipos e o preconceito sobre a idade. Utilizamos influencers que abrangem todas as faixas etárias, tornando-o um veículo eficaz para demonstrar a importância do cuidado abrangente, que engloba os pilares financeiro, emocional, físico, intelectual e transcendental.
A inclusão de influencers de diferentes idades permite que alcancemos um público diversificado, que pode se identificar e se inspirar em experiências compartilhadas por pessoas de várias gerações. Mostramos que a busca por uma vida equilibrada e significativa vai muito além da idade, e que o cuidado abrangente é a chave para uma longevidade saudável e gratificante. O projeto reflete um compromisso genuíno com o bem-estar holístico, adaptando estratégias de comunicação para atender às necessidades de todas as idades, promovendo uma vida plena e inspirando todos a investir no seu futuro financeiro.
Por meio de conteúdo personalizado, a estratégia de comunicação busca inspirar todos os públicos a abraçar a longevidade como uma oportunidade para o crescimento pessoal e conquistas contínuas, independentemente da idade. Desenvolvemos uma estratégia de comunicação abrangente que aproveita uma variedade de canais de divulgação, incluindo TikTok, Instagram, Facebook, um Blog e uma playlist exclusiva no Youtube. Além disso, estabelecemos parcerias com influenciadores para promover nossas redes.
Começamos nosso posicionamento no YouTube da Brasilprev, com uma playlist exclusiva compartilhando vídeos mais longos e detalhados. Aqui, oferecemos análises aprofundadas, entrevistas com especialistas e histórias inspiradoras. Foram duas temporadas abordando temas como: Prosperidade financeira começa na infância, Saúde na maturidade, Geração Sanduíche, Propósito, Carreira multigeracional, Empreendedorismo na maturidade, entre outros.
No TikTok, criamos vídeos curtos e cativantes que oferecem dicas práticas de saúde financeira e bem-estar. Nossos conteúdos são embalados com tendências relevantes e hashtags populares para aumentar o alcance e a visibilidade.
Em nossa conta do Instagram e Facebook, compartilhamos conteúdos inspiradores de como poupar dinheiro e de cuidado com a saúde física e mental. Além de quebrar o estereótipo de ser aposentado. Já no blog, aprofundamos os tópicos de saúde financeira e bem-estar, fornecendo análises detalhadas, guias práticos e estudos de caso. Nosso conteúdo é otimizado para SEO e busca de palavras-chave relevantes.
Em 2024, temos expandido as ações do programa e atualmente nos concentramos nas diversas frentes e jornadas digitais conjuntamente as ações presenciais, proporcionando interações humanas significativas, com o compartilhamento e aplicação de todo o conhecimento adquirido sobre longevidade. A primeira ação que expressou essa nova fase do projeto foi dedicada a ativação e aproximação do programa nas demais iniciativas sociais da companhia, como a realizada no último dia 07/07, no evento cultural e esportivo Vamos Passar, que aconteceu no estado de São Paulo, que impactou mais de 3.000 pessoas.
O programa já consta com mais de 900 inscritos apenas no YouTube, representando 42% das inscrições totais da plataforma e, são mais de 40 vídeos – onde damos dicas práticas sobre a Longevidade, totalizando 5 milhões de pessoas alcançadas com nosso conteúdo. Já no Instagram e Facebook são mais 2,5 milhões de visualizações e mais de 43 mil reações.
A longevidade é um tema de grande relevância para a toda a sociedade e em especial para a Brasilprev visto estar alinhada com a nossa visão de sermos um verdadeiro ecossistema de soluções financeiras e previdenciárias e por materializar nosso propósito corporativo de “Transformar o jeito como o brasileiro prepara o seu futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável”. Impossível falar de sustentabilidade, desenvolvimento da sociedade e futuro sem falar de longevidade
O programa Longevidade em Ação foi lançando como piloto em julho de 2021, com o objetivo de levar informação e quebrar paradigmas da sociedade que negligencia o cuidado com a longevidade – que por muitas vezes é falta de conhecimento sobre a importância de construir uma vida equilibrada. A pauta ‘longevidade’ sempre esteve muito associada ao público maduro e, nosso papel o de conscientizar que a longevidade é, não apenas para os maduros, mas sim para todas as idades. O pilar maior da Brasilprev é o do planejamento financeiro, focado na utilização da recursos, como por exemplo a geração sanduíche, que está “prensada” entre cuidar de seus próprios filhos e seus pais longevos, mas este projeto busca alertar para todos os pilares da Longevidade, sendo: Planejamento Financeiro, Saúde e Bem-estar e Conhecimento.
Por seu caráter inovador e protagonismo no mercado ele vem sendo aprimorado continuamente com base nas experiências construídas com a própria sociedade. Assim após aprimoramentos e de forma mais madura, em 2023, a Brasilprev foi reconhecida como a primeira empresa no setor financeiro com o selo internacional Age Friendly, cujo objetivo é o de reconhecer empresas que apoiam o desenvolvimento e a melhoria de programas e serviços amigáveis para pessoas 50+. Além disso, o programa foi também reconhecido na categoria Comunicação do prêmio Inovação em Seguros, da CNSeg no segundo semestre do ano passado.
O Longevidade em Ação desempenha um papel vital na promoção do conceito ASG, que abrange os pilares Ambiental, Social e de Governança, e os integra de forma significativa. Ao abordar essas questões, a iniciativa cria uma base sólida para sua sustentabilidade a longo prazo, isso garante que as ações e impactos positivos perdurem.
A integração do conceito ASG no programa leva um impacto holístico na vida das pessoas. Elas não apenas melhoram sua compreensão das finanças e saúde, mas também se tornam agentes de mudança positiva em suas comunidades e no meio ambiente.
No contexto ambiental, ele aborda diretamente a importância da longevidade sustentável. Ao incentivar práticas saudáveis e ativas ao longo da vida, como a promoção da atividade física, incentivamos um estilo de vida que beneficia a saúde das pessoas.
A dimensão social do conceito ASG é inerente ao programa. Com a parceria com os influencers, reunimos pessoas de diferentes origens, idades e experiências para compartilhar conhecimentos, criando conexões sobre o tema.
Além disso, ele está em linha com duas de quatro das áreas de ações criadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que lidera a agenda da Década do Envelhecimento Saudável nas Américas 2021-2030, sendo elas:
• Área de ação I: mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento.
• Área de ação II: garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas.
Considerando ambas as áreas, o programa tem uma perspectiva de inclusão trazendo as várias facetas da longevidade e cuidado com o envelhecimento em todas as idades. Apoiamos na desconstrução dos estereótipos e a descriminalização sobre o que é o envelhecimento. Por isso, trazemos os 60+ como protagonistas, contando suas histórias e sonhos para futuro – sempre com o objetivo de mostrar que nunca que é tarde para recomeçar.
Além disso, fortalece a mudança cultural do nosso país sobre o etarismo, demostrando um novo olhar sobre o que é de fato envelhecer. Com isso, apoiamos uma mudança significativa nos conceitos da nossa sociedade do que é aposentadoria, afinal se aposentar, não é mais uma sentença de final de vida – mas sim, uma fase repleta de oportunidade e novos conhecimentos.
Assim, buscamos fomentar e patrocinar eventos e ações que promovem a educação em longevidade e o desenvolvimento contínuo das pessoas – como por exemplo: a Turnê 4 Cantos, realizada pela Rede Longevidade, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tinha o objetivo de unir em um só coro 4 regiões do Brasil. Os encontros conectaram os 60+, de hoje e do futuro, com a potência da educação que transforma e inspira uma longevidade com mais qualidade.
O programa traz benefícios imediatos para os participantes, mas também cria um potencial retorno sobre o investimento a longo prazo. Atualmente, apenas 9% dos brasileiros veem a Previdência Privada como alternativa de renda na aposentadoria. Segundo a Pesquisa Ibope Inteligência encomendada pelo C6 Bank, apenas 21% dos brasileiros tiveram alguma conversa sobre educação financeira antes dos 12 anos. E claro, vivemos uma realidade onde muitos não tem base para investimento, menos ainda para saber qual a melhor forma de investir conforme seus objetivos.
Para avaliar o desempenho do programa, estabelecemos métricas abrangentes. como lançamento de novas temporadas do Longevidade em Ação para o Youtube – durante os 6 meses de atuação tivemos mais de 1 milhão de visualizações e nossos vídeos se mantiveram no TOP 5 de maiores visualizações comparando os demais vídeos da Brasilprev, obtendo mais de 360 compartilhamentos e 30 comentários.
Nas contas realizadas pela empresa Meta® donas das principais redes sociais do mundo, iniciamos as ações em agosto de 2023 e, até o momento foram mais de 3,0 milhões de visualizações, contando com mais de 4 milhões de impressões e taxa de engajamento de 2,5%.
Já na campanha interna “Um olhar lá na frente” contamos com a participação de 500 colaboradores, impactando 68% do quadro.
No que diz respeito ao Blog, tivemos 4.900 visualizações os conteúdos de longevidade são os que geram maior número de acessos em comparação com outras postagens do Blog.
Ainda em 2024, lançamos várias novas inciativas endossadas pelo Longevidade em Ação, agora temos uma comunidade exclusiva interna – onde publicamos conteúdos relevantes sobre o tema, e incentivando a participação dos colaboradores. Além disso, lançamos a trilha de Longevidade no portal educacional da Brasilprev. Já falando do posicionamento externo, tivemos uma ativação exclusiva no evento Vamos Passar no estado de São Paulo, onde impactou mais de 3.000 pessoas.
Os KPIs e indicadores que utilizamos para acompanhar o sucesso do programa são a taxa de engajamento e a saúde da marca, com o objetivo de aumentar o conhecimento do público jovem e maduro em relação a Brasilprev e ao empoderamento e disseminação das práticas relacionadas ao tema Longevidade no mercado e na sociedade.
Até o momento, observamos um incremento na conscientização sobre educação financeira e uma recepção positiva da iniciativa, é sabido que precisamos tangibilizar o custo de vida na aposentadoria ou até mesmo o valor que precisa ser investido para realização de um sonho em médio prazo e, por isso, recentemente disponibilizamos no site da Brasilprev a primeira versão de um simulador de renda. Desta forma, os brasileiros podem estudar e avaliar quais são os caminhos para que possam atingir os seus objetivos.
A partir dessa entrega começamos a acompanhar a quantidade de simulações e a taxa de conversão na contratação de um plano de previdência e mensurar o quanto esta iniciativa gera valor aos clientes, por meio do incremento das contribuições destinadas a constituição de reserva para o futuro longevo
Acreditamos que o programa continuará a gerar resultados positivos e histórias de sucesso à medida de sua expansão. Como parte de nossos esforços contínuos, planejamos expandir e aprimorar a iniciativa para alcançar um público ainda mais amplo e fortalecer nosso impacto na promoção da educação financeira e longevidade.
O Longevidade em Ação está destinado a continuar sua jornada. Por ser programa cujo pilar fundamental é a promoção da educação financeira e o bem-estar físico e mental, alinhado a visão, missão e valores da Brasilprev e das necessidades sociais, estamos empenhados na sua expansão e aprimoramento, dedicando nossos esforços a medida em que o tema se torna relevante aos clientes e a sociedade como um todo.
Desde o seu lançamento, o programa tem reverberado e sensibilizado em todo o país. Estamos comprometidos em ampliar sua abrangência, alcançando ainda mais pessoas e fornecendo recursos essenciais para melhorar suas vidas. O investimento contínuo é um testemunho de nossa dedicação em fazer a diferença nas vidas das pessoas.
Em nossa busca constante pela excelência, planejamos implementar novas ações que atendam às necessidades emergentes da sociedade, como já está no nosso radar expor e disponibilizar ferramentas para que os brasileiros possam projetar o seu futuro, garantindo a informação a conscientização cheguem até eles. Para isso, vamos aprimorar e expandir o Simulador de Renda disponibilizando novas funcionalidades rompendo os estigmas da sociedade sobre o planejamento financeiro e aproximando finanças e seguros ao dia a dia da população
Nosso objetivo é também mobilizar e participar de fóruns e eventos relacionados, promovendo o tema Longevidade, estando cada vez mais estar próximo aos nossos clientes e de todos os brasileiros levando informação e garantindo que eles tenham a ciência que viverão cada vez mais e aproximando a Brasilprev cada vez mais do atingimento de sua visão e próxima das pessoas.
Daremos continuidade e ampliaremos as ações nas redes sociais, em conjunto com influencers, parceiros, fornecedores e participação da sociedade, para atingirmos também o público mais jovem, trazendo assim a voz da experiência na figura das avós, pais, tios, como ponto de contato para fortalecer a importância da Longevidade e relevância social, humanitária e mercadológica do público maduro.
Utilizaremos também do aculturamento do público interno, criando multiplicadores e disseminadores, pois além de cuidarmos dos nossos colaboradores como pessoas eles podem ser agentes da longevidade em todos os aspectos ao seu redor, inclusive em ações individuais em suas comunidades e famílias – disseminando o tema com nossos clientes e na própria sociedade.
Também está dentro dos nossos objetivos ampliar as campanhas imersivas, por isso, este ano teremos a 1ª Semana da Longevidade corporativa, que terá como objetivo falar dos impactos e das oportunidades da biotecnologia para a longevidade, além de contar com uma feira de empreendedores 50+ e a participação e disseminação ativa de iniciativas voltadas ao futuro e longevidade.