Ano: 2024

Lapiseira Sustentável – Faber-Castell Cosmétics

A.W. FABER CASTELL S.A.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

A busca por soluções para levar a humanidade a um futuro mais equilibrado exigi mudanças, e mudanças precisam de criatividade. Em linha com o seu propósito “Mudanças precisam de criatividade” a Faber-Castell Cosméticos- conhecida mundialmente por fabricar cosméticos coloridos, inovadores e seguros no ramo B2B- possui a crença de que beleza e sustentabilidade são simbióticas. Em consonância com o seu propósito, a companhia lançou em 2024 uma de suas maiores inovações relacionadas à sustentabilidade: a Lapiseira Sustentável de Cosméticos. Esse produto contém atributos de sustentabilidade que permitem que a empresa entregue funcionalidade, qualidade e valor para seus clientes e consumidores finais, ao mesmo tempo em que cumpre seu propósito na prática.
Desenvolvida e fabricada 100% no Brasil, o produto- além de conter fórmula vegana & Cruelty Free- adotou importantes conceitos de sustentabilidade em sua embalagem primária (embalagem primária= corpo do produto), como: A) Refilável (diferentes combinações para diferentes resultados, aproveitando o mesmo corpo do produto quantas vezes quiser),  B) Monomaterial e Fácil Desmontagem (composta por um único grade de Polipropileno (com o objetivo de aumentar a taxa de reciclabilidade do produto no final da vida útil) C) Material Sustentável (material PCR químico com certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification).
O projeto foi construído com o uso de 100% de capital interno (humano e financeiro) e contou com a parceria de fornecedores de matéria prima sustentável: Borealis  e fornecedor dos moldes de injeção termoplástico: Artis Matriz Ferramentaria e Thomazi Ferramentaria.

Relevância para o Negócio:

Este projeto resultou no lançamento de modelo de Lapiseiras Sustentável devido a adoção de importantes atributos de sustentabilidade no processo de desenvolvimento do produto (Refilável, Monomateial e Resina Sustentável- produzida com material PCR (Post-Consumer Recycled),  químico com certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification)- certificação que atesta a conformidade da resina com critérios ambientais, sociais e de rastreabilidade. A relevância do projeto é confirmada e verificada pois a solução será objeto de multiplicações para as diferentes linhas e categorias do portifólio de produtos da companhia que ainda levam plásticos convencionais em sua composição.
A sustentabilidade já é uma premissa significativa dentro do portifólio de produtos, pois 78% do portifólio já é composto por produtos sustentáveis (produtos cosméticos em formato de lápis, feito com madeira reflorestamento proveniente de seus próprios parques florestais, com certificação FSC- Forest Stewardship Council). A companhia possui a premissa de que cada novo desenvolvimento de produto deverá ser sempre mais sustentável do que o anterior, explorando infinitas possibilidades, integrando a estratégia da companhia para geração de valor compartilhado.
Este projeto não apenas coloca em prática o propósito da companhia de que “Mudanças precisam de criatividade”, que considera a criatividade uma ferramenta crucial na busca por soluções inovadoras para os complexos desafios socioambientais que afetam o planeta, mas também atende às expectativas de importantes stakeholders externos do setor de cosméticos que compartilham dos mesmos valores e propósito. O projeto foi desenvolvido para transformar produtos feitos com resinas plásticas de origem fóssil, com baixo teor de reciclabilidade no final de sua vida útil, em um produto totalmente sustentável, com atributos de sustentabilidade que minimizam a geração de impacto negativo no meio ambiente, entregando a mesma qualidade de sempre.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

O produto foi desenvolvido para atender as expectativas de stakeholders do setor de cosméticos que se relacionam com a companhia (B2B), além de considerar as expectativas de diferentes consumidores – com base em pesquisas de campo e feedbacks- que buscam por incluir produtos sustentáveis em suas rotinas. O projeto adotou importantes conceitos de sustentabilidade em produtos, como :
Fórmulas: Vegana & Cruelty Free;
Monomaterial: Este atributo tem como propósito viabilizar na prática a reciclagem de materiais em cooperativas de reciclagem. Hoje sabemos que embalagens e produtos do setor de cosméticos, em sua maioria, não são encaminhadas para reciclagem por possuírem diferentes tipos de materiais em um único produto, grudados com colas e adesivos de difícil desmontagem, o que acaba prejudicando o processo de triagem de material recicláveis por cooperativas, prejudicando a viabilidade técnico financeira da reciclagem destes materiais. O projeto adotou o conceito de monomaterial , adotando um único grade de Polipropileno que tem seu processo de montagem feito por um “clik” e não utiliza colas e induções;
Refilável: Produto Refilável permitinando inúmeras utilizações e combinações entre eles, contribuindo para evitar a geração de resíduos que estariam sobrecarregando aterros santiários (se este produto nao fosse refilável);
Resina Sustentável: Resina feita de material pós consumo, com certificação ISCC – a ISCC International Sustainability & Carbon Certification)- certificação que fornece prova de conformidade com critérios ambientais, sociais e de rastreabilidade. A utilização de resinas PCR contribui para preservação de recursos naturais e diminuição do impacto ambiental relacionado a extração de insumos virgens, trabalhando a geração de valor no começo da cadeia de valor.
O projeto também contou com análise da taxa de reciclabilidade do produto ao final de sua vida útil pela ferramenta RETORNA (da ABIHPLAST), que desempenha uma função crucial ao auxiliar as empresas produtoras de embalagens na criação de opções mais recicláveis. Esta ferramenta é a primeira ferramenta on-line e gratuita a calcular o índice de reciclabilidade da embalagem plástica pós-consumo considerando o cenário brasileiro – e com as especificidades de cada região. A taxa de reciclabilidade da lapiseira foi comprovadamente melhorada devido a adoção destes atributos de sustentabilidade em seu desenvolvimento.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A busca por soluções para levar a humanidade a um futuro mais equilibrado exigi mudanças, e mudanças precisam de criatividade. Em linha com o seu propósito “Mudanças precisam de criatividade” a Faber-Castell Cosméticos- conhecida mundialmente por fabricar cosméticos coloridos, inovadores e seguros no ramo B2B- possui a crença de que beleza e sustentabilidade são simbióticas. Em consonância com o seu propósito, a companhia lançou em 2024 uma de suas maiores inovações relacionadas à sustentabilidade: a Lapiseira Sustentável de Cosméticos. Esse produto contém atributos de sustentabilidade que permitem que a empresa entregue funcionalidade, qualidade e valor para seus clientes e consumidores finais, ao mesmo tempo em que cumpre seu propósito na prática.
Desenvolvida e fabricada 100% no Brasil, o produto- além de conter fórmula vegana & Cruelty Free- adotou importantes conceitos de sustentabilidade em sua embalagem primária (embalagem primária= corpo do produto), como: A) Refilável (diferentes combinações para diferentes resultados, aproveitando o mesmo corpo do produto quantas vezes quiser),  B) Monomaterial e Fácil Desmontagem (composta por um único grade de Polipropileno (com o objetivo de aumentar a taxa de reciclabilidade do produto no final da vida útil) C) Material Sustentável (material PCR químico com certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification).
O projeto foi construído com o uso de 100% de capital interno (humano e financeiro) e contou com a parceria de fornecedores de matéria prima sustentável: Borealis  e fornecedor dos moldes de injeção termoplástico: Artis Matriz Ferramentaria e Thomazi Ferramentaria.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

A adoção dos atributos de sustentabilidade no produto (Refilável, Monomaterial e Resina sustentável) contribuiu diretamente para que a companhia alcançasse resultados ambientais positivos, como: – Redução de peso: do consumo de plástico para fabricação do produto: – 22% no consumo de plástico (considerando o uso de pelo menos 1 refil);
– Redução em 48% sobre o resíduo (considerando o uso de pelos menos 1 refil)
Além de um saving de gases de efeito estuga equivalente a : 33 viagens de São Paulo para Curitiba (Carro) e 27 viagens de Guarulhos a Curitiba (avião).

O projeto apresentado entrega para a sociedade um produto cosmético que trabalha os principais obstáculos e “dores” de um produto cosméticos frente as externalidades ambientais geradas pelo seu uso, pois o produto foi desenvolvido contendo em sua embalagem primária: a) melhoria na taxa de reciclabilidade no final de sua vida útil, B) refilável  C) feito a partir de matéria prima sustentável (resina pós-consumo).  Os atributos adotados pela companhia são considerados importantes inovações frente aos modelos convencionais de lapiseiras cosméticas praticadas pelo mercado.

Gestão da Prática Relatada:

Toda a cadeia produtiva é controlada e gerenciada pela companhia, incluindo balanços de massa, minimização de riscos relacionados à contaminação cruzada e rastreabilidade sustentável comprovada do fornecedor da Matéria prima (plástico resina pós consumo) pela certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) , até o consumidor final.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A companhia tem como objetivo expandir o projeto, formalizando novas parcerias frente ao setor de cosméticos B2B. A boa prática sobre adoção de atributos sustentáveis em produtos será também replicada para o setor de papelaria, com o objetivo de agregar valor também para este pilar. Desenvolvimento Sustentável de Produtos é considerado um tema material dentro da estratégia de sustentabilidade da companhia e somado ao propósito da companhia ” mudanças precisam de criatividade” reforça que o caminho  praticado pela companhia esta seguindo a direção correta. Em adição a companhia também acredita que a experiência criada pelo desenvolvimento deste projeto contribuirá para atingimento de um de seus compromissos ESG: Atingir 55% de plásticos sustentáveis em 2029/2030.