GRENDENE S A
Marca da Grendene desde 2001, a Ipanema possui presença mundial, inspirando e sendo inspirada por tendências de moda e de comportamento nos quatro cantos do globo. Praiana e, ao mesmo tempo, cosmopolita, a marca é versátil e se adapta a diferentes estilos de vida, prezando sempre pelo melhor para o consumidor, para a sociedade e para o planeta. Ipanema oferece um portfólio completo de produtos veganos, não tóxicos, recicláveis e com até 30% de material pré consumo em sua composição (proveniente das sobras da produção). Contudo, o compromisso da marca, bem como da Grendene, com a sustentabilidade, vai muito além disso.
No ano de 2019 a Companhia instituiu a Política de Desenvolvimento Sustentável, que orienta e direciona todas as suas ações sob três pilares: valorização e respeito às pessoas, operações ecoeficientes e produtos de menor impacto, e incluiu a sustentabilidade em seu propósito e pilares estratégicos.
Nesse mote, em dezembro de 2022, a linha Ipanema – Algae Edition passou a integrar o rol de produtos de menor impacto da Companhia.
Desenvolvida pelo Bergamotta Labs, laboratório de inovação da Grendene, em parceria com a BLOOM™, empresa norte-americana especializada em matérias-primas sustentáveis, a linha apresenta sandálias pigmentadas com algas que estavam se proliferando em excesso, causando desequilíbrio em seus ecossistemas.
A sola é feita com 80% de material reciclado pré-consumo, enquanto as tiras e as soletas são coloridas com pigmento derivado de alga reciclada e feitas de plastificante vegetal com teor de 25% de carbono renovável, com certificação USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que contribui para a redução das emissões atmosféricas.
Esta composição reduz o impacto ambiental da produção, ajuda a mitigar os efeitos negativos da proliferação excessiva de algas e oferece aos consumidores uma alternativa vegana e livre de crueldade animal, além de oferecer um produto sustentável com preço acessível, fomentando o propósito da Grendene: “Fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações”.
Vale ressaltar que a Algae (como vamos chamá-la neste documento) é o primeiro calçado brasileiro a fazer uso de algas recicladas em sua composição, demonstrando a relevância do Bergamotta Labs em termos de inovação e pesquisa.
O produto ainda está disponível para compra na plataforma de e-commerce da Grendene, oportunizando o acesso para todas as regiões do País pelo link: https://www.lojagrendene.com.br/p/sandalia-de-dedo-algae-edition-ipanema/27160.
Objetivos da prática:
– Reduzir o impacto ambiental da produção de calçados.
– Apoiar ação de mitigação dos efeitos negativos da proliferação excessiva de algas.
– Oferecer aos consumidores uma alternativa vegana e sustentável.
– Fomentar a moda acessível e sustentável.
Contexto e justificativa:
– A prática foi implementada para atender à crescente demanda por produtos sustentáveis e contribuir para a preservação ambiental.
– O compromisso de inovar nos processos de produção para incluir materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental.
Descrição das ações:
– Desenvolvimento de sandálias com 80% de material reciclado pré-consumo.
– Pigmentação das tiras e soletas com algas recicladas.
– Utilização de plastificante vegetal com 25% de carbono renovável, certificado pelo USDA.
– Parceria com a BLOOM™ para a utilização de algas que causavam desequilíbrio em seus ecossistemas.
Resultados esperados:
– Contribuição para a redução das emissões atmosféricas.
– Fomento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
– Fomento ao propósito da Grendene de “Fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações”.
A Grendene desenvolve suas atividades de forma segura e eficiente, valorizando e respeitando as pessoas e avaliando continuamente oportunidades de reduzir os impactos das suas operações e produtos para o planeta. As ações do Departamento de Desenvolvimento Sustentável foram iniciadas nas operações, em 2011, com foco na produção responsável. Dessa forma, foram revisados processos e avaliados possíveis ajustes para a redução de impactos.
Os primeiros pontos que passaram por uma transformação gradativa foram a gestão de recursos hídricos, a gestão de resíduos, a eficiência energética e o estudo para a eliminação de componentes químicos perigosos nas operações. Essas transformações geraram ajustes, inclusive, de infraestrutura nas fábricas, com a construção de estações de tratamento de efluentes próprias, por exemplo. A movimentação despertou a atenção das pessoas, o que deu à Companhia a oportunidade de ampliar a sua estratégia para o desenvolvimento sustentável.
Programas, projetos e ações foram implementados na busca da melhoria em indicadores de sustentabilidade, guiados por 3 pilares descritos na Política de Desenvolvimento Sustentável da Grendene: valorização e respeito às pessoas, operações ecoeficientes e produtos de menor impacto. A Política, publicada em 2019, se baseia em 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e em uma série de metas relacionadas à evolução dos padrões globais de qualidade de vida e da atividade produtiva até 2030. São eles:
ODS 3: boa saúde e bem-estar;
ODS 4: educação de qualidade;
ODS 5: igualdade de gênero;
ODS 6: água limpa e saneamento;
ODS 7: energia acessível e limpa;
ODS 8: emprego digno e crescimento econômico;
ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura;
ODS 12: consumo e produção responsáveis;
A Grendene observa que sempre terá oportunidades de evolução, por isso se posiciona em uma jornada de sustentabilidade. Apesar do orgulho pelos resultados alcançados, assume que ainda há muito a ser feito. Com isso, está consciente dos seus desafios e comprometida a cumprir os seus objetivos. Para além do posicionamento da indústria, o universo de marcas que compõe a Grendene também se une à jornada, de forma progressiva, definindo os seus próprios posicionamentos em sustentabilidade. Para uma atuação estratégica, é lançado um olhar sobre a estrutura de inovação em materiais. Assim, há uma quebra de paradigma para pesquisar, desenvolver e aprovar materiais que economicamente e tecnicamente atendam o negócio e reduzam impactos. Junto a isso, mantem-se o compromisso da Grendene em entregar calçados de qualidade e com preços acessíveis para o mercado interno e externo.
Com o propósito de fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações, e com a crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental da indústria de calçados, motivou a Grendene a buscar alternativas inovadoras para seus produtos. Entendendo então que a gestão energética e o combate às mudanças climáticas estão no cerne das discussões mundiais e, por isso, a busca por alternativas para reduzir o impacto ambiental se tornou prioridade.
Olhando para os ODS 9 e 12, dentro das diretrizes de produtos de menor impacto, a Política prevê pesquisas e incentivo ao uso de materiais de fontes renováveis e que sejam recicláveis, pensando no impacto ambiental do calçado desde o início da sua produção até o fim do seu uso. A Grendene tem consciência de que esta busca por materiais inovadores e sustentáveis é um dos principais desafios da indústria calçadista.
Justamente por isso, com o olhar para o futuro realizando no agora, o Bergamotta Labs, laboratório de inovação da Grendene, tem por objetivo testar e criar soluções inovadoras que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável, por meio de parcerias com startups, universidades e institutos de pesquisa, a fim de encontrar soluções inovadoras para a Companhia. Nesse contexto, entra a pesquisa e o desenvolvimento de materiais renováveis, reciclados e biodegradáveis na produção de calçados, mantendo sempre o conforto, o design inteligente e o preço acessível.
Os consumidores estão cada vez mais sensíveis a questões ambientais, cobrando das empresas a adoção de práticas mais sustentáveis em suas operações e optando por produtos de marcas que assumam uma postura de responsabilidade social. Dentro do Estudo de Materialidade da Companhia, os principais stakeholders trouxeram a matéria-prima sustentável como premissa essencial para o negócio, tornando este tema material e estratégico para a Grendene.
A Grendene enxerga seu papel na sociedade e sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente. Assim, ao mesmo tempo em que se dedica a construir uma imagem de marca positiva, para conquistar a preferência dos consumidores, firma compromissos importantes e palpáveis a fim de combater as mudanças climáticas. No mercado externo, o posicionamento das marcas perante a sustentabilidade é um movimento que vem ganhando força e elucidando a necessidade de criação de práticas de menor impacto ambiental.
Inovação sempre esteve presente na cultura da Grendene. A Companhia é pioneira no uso de plásticos para a confecção de calçados no Brasil, revolucionando a indústria da moda. O que torna a empresa verdadeiramente comprometida com o futuro abraçando a sustentabilidade como uma jornada.
Em 2022, o Bergamotta Labs encontrou um desafio que poderia se transformar em uma grande oportunidade para a Grendene: comercializar o primeiro calçado brasileiro com algas em sua composição, produzido com baixa pegada de carbono. Foram nove meses de pesquisa e desenvolvimento para homologação desta tecnologia dentro da Companhia.
A preocupação com o impacto ambiental do “berço ao berço” do produto está presente desde a escolha do design até o reaproveitamento do calçado ao fim de seu uso. Assim, a Ipanema – Algae Edition representa um marco na história da Grendene, consolidando o nosso compromisso com a economia circular e a sustentabilidade.
Lançada em dezembro de 2022, a Algae apresenta um design capaz de associar a modernidade com o clássico. É inovadora, reciclável, vegana e pigmentada com o biomaterial da BLOOM™, trazendo para a Companhia a visibilidade de ser a primeira marca da indústria calçadista brasileira a usar alga reciclada na composição de seu produto.
A Ipanema – Algae Edition é um exemplo concreto do compromisso da Grendene com a sustentabilidade, pois a Companhia reconhece que a indústria da moda tem a responsabilidade de desenvolver produtos inovadores e ecoeficientes que contribuam para a preservação do meio ambiente.
Em comparação com calçados tradicionais, a Algae contribui significativamente para a redução de impactos ambientais, uma vez que utiliza um biomaterial (algas recicladas) em sua composição. A alga reciclada foi fornecida pela BLOOM™, empresa norte-americana especializada em matérias-primas sustentáveis.
As algas são fundamentais para o bem-estar do planeta, porém, quando proliferadas em excesso, acabam prejudicando o ecossistema no qual estão inseridas. Uma solução para esse problema é a reciclagem, transformando-as em biomateriais. Além disso, por serem organismos renováveis que absorvem dióxido de carbono (CO2), seu uso contribui para a limpeza dos oceanos com a remoção de CO2 da atmosfera.
Em função de características plásticas, as algas podem ser misturadas com outros polímeros, tornando-se aptas a serem utilizadas na composição de calçados, substituindo o uso de outros materiais que causariam um maior impacto para o planeta.
No caso da Ipanema – Algae Edition, as algas recicladas estão presentes no pigmento utilizado para colorir o calçado, diminuindo a quantidade de pigmento de origem fóssil utilizado no produto, e proporcionando um visual único e sustentável.
A sandália, disponível em três cores vibrantes – verde, bege e preto – que refletem a vitalidade e a diversidade da natureza, apresenta um design capaz de associar a modernidade com o clássico. Cada detalhe foi pensado estrategicamente, desde a seleção das cores até a disposição das tiras e a ergonomia da sola, a fim de garantir conforto e estilo e gerar sensação de familiaridade ao consumidor. Nesse sentido, foi utilizado como base para o projeto o modelo Ipanema RJ, um sucesso de vendas que carrega uma história de afinidade com bem-estar, praia e água.
Por fim, por tratar-se de um organismo vivo, observamos uma alteração de cor das solas e das tiras em caso de exposição à luz, o que proporciona ao consumidor uma experiência única e imersiva, tendo em vista que um dos conceitos da Algae é justamente mitigar um problema ambiental e chamar atenção para isso.
Os demais componentes do calçado também foram pensados para que toda sua construção fosse sustentável:
Material reciclado: A sola é composta por 80% de material reciclado pré-consumo, derivado das aparas e resíduos da fábrica, reduzindo a necessidade de extração de recursos virgens;
Plastificante Vegetal: Utilizamos um plastificante vegetal com 25% de carbono renovável, certificado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que resulta em uma diminuição de cerca de 30% nas emissões de CO2eq na atmosfera por par de produto, se comparado à versão convencional (origem não-renovável);
Pensando do Berço ao Berço: Na Grendene, a sustentabilidade não é apenas um diferencial, mas sim um pilar fundamental que rege o negócio. A Ipanema – Algae Edition surge com a ideia de criar um produto que minimize o impacto ambiental em todo o seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte, sendo projetado com o conceito de “berço ao berço”, uma vez que todos os materiais utilizados têm um ciclo de vida sustentável e são recicláveis;
Economia Circular: Algae é feita com material 100% reciclável, permitindo que, quando reciclada, se transforme em novos produtos, reduzindo o desperdício e promovendo a economia circular. Além disso, a Grendene possui um Programa de Logística Reversa, com pontos de coleta (mais de 400) em todos os clubes Melissa e lojas próprias, recolhendo calçados usados de todas as marcas da Companhia, destinando seus resíduos corretamente e os encaminhando para reciclagem. Desde o lançamento do Programa em 2019, mais de 13 mil pares já foram recolhidos;
Vegana e Livre de Crueldade: Todos os nossos calçados possuem o selo da Vegan Society, garantindo que nenhum ingrediente de origem animal foi utilizado durante a produção e que não foram realizados testes em animais;
Compromisso com a Ética: A moda responsável faz parte do propósito da Grendene. Nos comprometemos a operar o negócio de maneira sustentável, a fim de proteger o consumidor e o colaborador, e de aumentar a qualidade e a segurança do produto, reduzindo os impactos ambientais e pensando nas gerações que virão no futuro.
Seguimos as diretrizes do trabalho ético e responsável, olhando para toda a nossa cadeia de fornecimento e produção através das nossas certificações. Dentre elas:
Selo Ouro da Associação Brasileira do Varejo Têxtil – auditoria que atesta as boas práticas em toda a nossa cadeia de produção;
Nível Diamante do Programa Origem Sustentável – única certificação de sustentabilidade no mundo voltada para produtoras de calçados e insumos do setor calçadista, promovida pela Abicalçados (Associação Brasileira da Indústrias de Calçados) e pela Assistencal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos);
Sedex – avaliação através da SMETA (sigla em inglês para Auditoria de Produção e Comércio Ético), que reconhece a boa gestão socioambiental de empresas em todo o mundo.
Marca da Grendene desde 2001, a Ipanema possui presença mundial, inspirando e sendo inspirada por tendências de moda e de comportamento nos quatro cantos do globo. Praiana e, ao mesmo tempo, cosmopolita, a marca é versátil e se adapta a diferentes estilos de vida, prezando sempre pelo melhor para o consumidor, para a sociedade e para o planeta. Ipanema oferece um portfólio completo de produtos veganos, não tóxicos, recicláveis e com até 30% de material pré consumo em sua composição (proveniente das sobras da produção). Contudo, o compromisso da marca, bem como da Grendene, com a sustentabilidade, vai muito além disso.
No ano de 2019 a Companhia instituiu a Política de Desenvolvimento Sustentável, que orienta e direciona todas as suas ações sob três pilares: valorização e respeito às pessoas, operações ecoeficientes e produtos de menor impacto, e incluiu a sustentabilidade em seu propósito e pilares estratégicos.
Nesse mote, em dezembro de 2022, a linha Ipanema – Algae Edition passou a integrar o rol de produtos de menor impacto da Companhia.
Desenvolvida pelo Bergamotta Labs, laboratório de inovação da Grendene, em parceria com a BLOOM™, empresa norte-americana especializada em matérias-primas sustentáveis, a linha apresenta sandálias pigmentadas com algas que estavam se proliferando em excesso, causando desequilíbrio em seus ecossistemas.
A sola é feita com 80% de material reciclado pré-consumo, enquanto as tiras e as soletas são coloridas com pigmento derivado de alga reciclada e feitas de plastificante vegetal com teor de 25% de carbono renovável, com certificação USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que contribui para a redução das emissões atmosféricas.
Esta composição reduz o impacto ambiental da produção, ajuda a mitigar os efeitos negativos da proliferação excessiva de algas e oferece aos consumidores uma alternativa vegana e livre de crueldade animal, além de oferecer um produto sustentável com preço acessível, fomentando o propósito da Grendene: “Fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações”.
Vale ressaltar que a Algae (como vamos chamá-la neste documento) é o primeiro calçado brasileiro a fazer uso de algas recicladas em sua composição, demonstrando a relevância do Bergamotta Labs em termos de inovação e pesquisa.
O produto ainda está disponível para compra na plataforma de e-commerce da Grendene, oportunizando o acesso para todas as regiões do País pelo link: https://www.lojagrendene.com.br/p/sandalia-de-dedo-algae-edition-ipanema/27160.
Objetivos da prática:
– Reduzir o impacto ambiental da produção de calçados.
– Apoiar ação de mitigação dos efeitos negativos da proliferação excessiva de algas.
– Oferecer aos consumidores uma alternativa vegana e sustentável.
– Fomentar a moda acessível e sustentável.
Contexto e justificativa:
– A prática foi implementada para atender à crescente demanda por produtos sustentáveis e contribuir para a preservação ambiental.
– O compromisso de inovar nos processos de produção para incluir materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental.
Descrição das ações:
– Desenvolvimento de sandálias com 80% de material reciclado pré-consumo.
– Pigmentação das tiras e soletas com algas recicladas.
– Utilização de plastificante vegetal com 25% de carbono renovável, certificado pelo USDA.
– Parceria com a BLOOM™ para a utilização de algas que causavam desequilíbrio em seus ecossistemas.
Resultados esperados:
– Contribuição para a redução das emissões atmosféricas.
– Fomento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
– Fomento ao propósito da Grendene de “Fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações”.
A Ipanema- Algae Edition traz muito mais do que beleza e conforto, por ser um produto de menor impacto, reforça o compromisso da Grendene com o meio ambiente e com o futuro do planeta.
Desde o lançamento, em 2022, até o presente momento, o uso de materiais BLOOM® (algas recicladas) na Algae, resultaram nos seguintes impactos ambientais:
– 112.601 litros de água limpa e restaurada ao meio ambiente;
– 116.738 metros cúbicos de ar limpo de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera;
Isso ocorre, pois cada par de calçado contribui para a:
Limpeza dos Oceanos: A produção de calçados com materiais BLOOM remove 8 toneladas de CO2 da atmosfera e restaura em três hectares de habitat oceânico por tonelada de material utilizado;
Redução da Emissão de Gás Carbônico: A Ipanema – Algae Edition nas cores bege e verde capturam 2,8g de CO2, enquanto o calçado na cor preta, captura 11,4g de CO2, reduzindo de forma expressiva o impacto ambiental do produto;
Economia de Recursos Naturais: O calçado também economiza 3,8L de água limpa nas cores bege e verde, e 15L de água limpa na cor preta, além de reduzir o consumo de materiais virgens, por tratar-se de material reciclado.
Com relação ao pilar social, a Algae oportuniza, aos consumidores brasileiros e estrangeiros, o acesso à moda e a um produto sustentável por um preço acessível. Custando R$ 59,90, o produto está de acordo com o propósito da Companhia: ofertar moda sustentável e acessível para todos os públicos.
Além disso, o projeto Algae atuou em diferentes canais de comunicação para propagar a informação em diferentes frentes. Além de produzir conteúdo através do Instagram da marca Ipanema, foram realizadas ações com influenciadores, gestão de relacionamento com o cliente e a produção de releases. O calçado a atenção de diversos veículos de comunicação, como Fashion Network, Harper’s Bazaar Brasil, Vegan Business e outros, consolidando sua imagem como um produto inovador e sustentável.
Por ser pioneira no uso de algas recicladas em um calçado brasileiro, destaca-se também a aparição da Ipanema – Algae Edition no site da Vogue Brasil, sendo citada como “Um dos 13 destaques da moda da semana”.
Cobertura ampla na imprensa:
– Fashion network – https://br.fashionnetwork.com/news/Ipanema-lanca-edicao-limitada-de-sandalias-feitas-com-algas,1470687.html
– Harper’s Bazaar Brasil – https://harpersbazaar.uol.com.br/bazaar-green/ipanema-apresenta-sandalia-com-pigmentacao-de-algas/
– Vegan Business – https://veganbusiness.com.br/ipanema-lanca-sandalias-feitas-a-partir-de-algas/
– Vogue Brasil – https://vogue.globo.com/moda/noticia/2022/12/fashion-news-leia-aqui-os-13-destaques-do-mundo-da-moda-desta-semana.ghtm
Nestas diferentes frentes de comunicação, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas. Mais do que um calçado sustentável, a Algae representa mais um passo da Grendene em sua jornada de sustentabilidade.
A liderança da Grendene foi essencial no desenvolvimento e implementação da linha Ipanema – Algae Edition, apoiando a viabilização do projeto com materiais inovadores aplicados ao modelo ícone RJ da linha Ipanema. O Bergamotta Labs, laboratório de inovação da empresa, liderou a parceria com a BLOOM™ para criar sandálias pigmentadas com algas recicladas, demonstrando o compromisso com a inovação e sustentabilidade.
A Grendene assegura que os materiais inovadores desenvolvidos podem ser replicados em outras marcas e produtos da empresa, mantendo a sustentabilidade no radar do Bergamotta Labs.
Além disso, a empresa investe continuamente em pesquisas para o desenvolvimento de materiais ecoeficientes, reforçando seu papel na sociedade e responsabilidade ambiental. A prática é alinhada com a Política de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, que se baseia em objetivos de longo prazo, assegurando a sustentabilidade e preparando a empresa para futuras regulamentações ambientais.
A tradição inovadora da Grendene, pioneira no uso de plásticos na confecção de calçados no Brasil, é evidenciada pela linha Ipanema – Algae Edition, que representa uma nova revolução na jornada sustentável da empresa. Este compromisso contínuo com o futuro e a sustentabilidade fortalece a posição da Grendene no mercado e atrai consumidores conscientes.
A Algae Edition permanece há 18 meses disponível no e-commerce da Grendene, evidenciando sua aceitação e demanda contínua. Com três cores e seis tamanhos diferentes, os consumidores podem adquiri-la facilmente através do site da Loja Grendene. A disponibilidade contínua no e-commerce e as campanhas de marketing garantem a disseminação do produto para um público amplo. A Grendene, desde 2019, tem promovido o consumo consciente e responsável, educando consumidores e colaboradores sobre a importância de escolher produtos de menor impacto ambiental.
Novos Produtos:
Desde o lançamento da Algae Edition, a Grendene lançou mais nove produtos de menor impacto, demonstrando a capacidade de replicar a prática em novas linhas. O laboratório de inovação da Companhia continua a explorar a aplicação de matérias-primas sustentáveis como fibra de coco, casca de arroz e material reciclado (biobased) da cana-de-açúcar em outros produtos, possibilitando a criação de novas linhas sustentáveis.
Investimento em Pesquisa:
A Grendene investe continuamente em pesquisas para o desenvolvimento de materiais ecoeficientes, buscando reduzir ainda mais o impacto ambiental de seus produtos.
Pegada de Carbono:
Toda a linha Ipanema possui uma pegada de carbono muito baixa, de 210 gCO2e/par, reforçando o compromisso da Grendene com a sustentabilidade.
Produção Ecoeficiente:
183,27 milhões de litros de efluentes tratados, 40% a mais do que em 2022 – equivalente a tratar a água de 73 piscinas olímpicas inteiras;
134 milhões de litros de água reaproveitados; o equivalente a 33,5 piscinas olímpicas;
Consumo de energia elétrica 100% de fontes renováveis;
8 mil painéis solares, que em 2023 geraram o equivalente ao abastecimento de 1.000 casas populares por um ano;
Os pontos destacados acima demonstram o potencial para da Algae ser um produto amplamente disseminado, replicado em novas linhas de produtos e mantido como um pilar da estratégia de sustentabilidade da Grendene.