O Índice de Sustentabilidade das Farmácias (ISF) nasceu em 2022, por uma iniciativa da diretoria de Sustentabilidade e da área de Operações de Farmácias, com o principal objetivo de fortalecer a cultura de sustentabilidade nas farmácias e impulsionar os nossos programas sociais e ambientais.
Em 2023, o ISF ganhou mais robustez. Por meio de ações de engajamento e comunicação, conseguimos aproximar o dia a dia das farmácias da nossa estratégia de sustentabilidade e demonstrar aos(às) funcionários(as) e clientes que cada cuidado e cada comportamento importa.
O ISF acompanha indicadores dos principais temas para as farmácias, dentro dos três pilares da nossa estratégia:
(1) Planeta + Saudável
-Descarte Consciente: acompanha a quantidade de resíduos de medicamentos fora de uso que a farmácia recebe dos clientes através dos coletores disponíveis em 100% das farmácias.
-Cupom Verde: mede a quantidade de cupons digitais + cupons não impressos vs. cupons impressos emitidos pelas farmácias.
-Sacolas Plásticas: mostra o total de atendimentos que a farmácia realizou sem que o cliente utilizasse sacolas plásticas.
(2) Negócios + Saudáveis
-Trilha de Carreira: demonstra o engajamento das equipes das farmácias com os cursos de desenvolvimento de carreira, sustentabilidade e diversidade, disponíveis na Universidade RD Saúde.
(3) Pessoas + Saudáveis
-Sorria: acompanha as vendas de livros da coleção Sorria nas farmácias.
A RD Saúde foi formada em 2011, a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico. Hoje, o grupo está presente em todos os estados do país, com mais de 3.000 farmácias. Nos últimos anos, crescemos e passamos a explorar novas fronteiras de negócio, o que
nos trouxe outras demandas e a necessidade de evoluirmos em nossa cultura para reafirmar o nosso jeito de ser e de fazer.
A RD Saúde tem se dedicado incansavelmente a avançar na pauta ambiental, social e de governança, sabemos que para atingir a nossa ambição de ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil até 2030, os valores essenciais que orientam a RD Saúde – cuidamos de gente, executamos com foco e
construímos o futuro – são fundamentais. Mais de 50 mil profissionais são responsáveis por colocar em prática, dia após dia, nossa Estratégia de Negócio e de Sustentabilidade. Considerando todos esses aspectos, em 2022, a RD Saúde criou o Índice de Sustentabilidade das Farmácias (ISF), um conjunto de indicadores que mede o
engajamento das farmácias da RD em práticas sustentáveis. Ele é baseado na Agenda 2030 e suas três frentes de atuação: Planeta + Saudável, Negócios + Saudáveis e Pessoas + Saudáveis e tem como principal objetivo fortalecer a cultura de sustentabilidade na RD. Além disso, o ISF se propõe a reconhecer as farmácias que se
destacam e oferecer a oportunidade de outras unidades desenvolverem o mesmo potencial no longo prazo.
São cinco indicadores avaliados:
– Descarte Consciente, que acompanha a quantidade de resíduos de medicamentos fora de uso que a farmácia recebe;
– Cupom Verde, que mede a quantidade de cupons digitais vs. cupons impressos emitidos pelas farmácias;
– Sacolas Plásticas, que mostra o total de atendimentos que a farmácia realizou sem que o cliente utilizasse sacolas plásticas;
– Trilha de Carreira, que demonstra o engajamento das equipes das farmácias com os cursos de desenvolvimento de carreira, sustentabilidade e diversidade, disponíveis na Universidade RD Saúde;
– Sorria, que acompanha as vendas de livros da coleção Sorria nas farmácias
A inovação ficou por conta do cálculo, que utiliza indicadores ambientais e sociais para gerar a percepção de valor e engajamento dos funcionários; e da comunicação, como estratégia, para a implementação e engajamento do Índice de Sustentabilidade de Farmácias.
Como calculamos o ISF:
Com notas que podem variar entre 2 e 10 pontos, cada um dos indicadores do índice possui uma fórmula de cálculo individual, conforme a seguir:
(1) DESCARTE CONSCIENTE
Faixa de peso coletada / nota do indicador
Abaixo de 4,99Kg / 2
De 5Kg a 9,99Kg / 4
De 10Kg a 14,99Kg / 6
De 15Kg a 19,99 / 8
Acima de 20Kg / 10
(2) CUPOM VERDE
Percentual de Cupom Verde / nota do indicador
Menor ou igual a 29,99% / 2
De 30% a 34,99% / 4
De 35% a 44,99% / 6
De 45% a 54,99% / 8
Acima de 55% / 10
(3) SACOLAS PLÁSTICAS
Percentual de não pop-up / nota do indicador
Menor ou igual a 19,99% / 2
Entre 20% e 29,99% / 4
Entre 30% e 39,99% / 6
Entre 40% e 49,99% / 8
Acima de 50% / 10
(4) TRILHA DE CARREIRA
Percentual de trilhas concluídas / nota do indicador
Menor ou igual a 29,99% / 2
De 30% a 39,99% / 4
De 40% a 49,99% / 6
De 50% a 64,99% / 8
Acima de 65% / 10
(5) SORRIA
Percentual de conversão / nota do indicador
Menor ou igual a 0,4% / 2
De 0,5 a 0,7% / 4
De 0,8 a 1% / 6
De 1,1 a 1,9% / 8
Acima de 2% / 10
Em 2023, foram estabelecidas, de forma sistemática, ações de engajamento e comunicação para o Índice de Sustentabilidade de Farmácias, por meio de um cronograma anual. A colaboração das áreas de Comunicação Interna e Operações de Farmácias foi fundamental para que pudéssemos garantir a sua implementação.
Organizamos reuniões com os gerentes das farmácias para que pudéssemos trocar conhecimento, colher ideias e fazer com que eles se sentissem parte do projeto. Nesse processo, eles puderam nos contar como gostariam que o ISF fosse comunicado.
Destacamos abaixo os principais pontos:
Informações palpáveis: adoção de números absolutos no caso de cupons e sacolas;
Cupons não emitidos e sacolas não utilizadas no fechamento do caixa (área de Tecnologia da Informação deveria ser incluída);
Tutor dentro da farmácia: na unidade do Anhangabaú a farmacêutica fez um vídeo explicando o Índice. Fez tanto sucesso que foi utilizado pela diretora regional em todas as unidades sob o seu comando;
Disseminação de conteúdo via WhatsApp, nos grupos de funcionários e de farmácias com os clientes;
E-mails de acompanhamento do Índice.
Após entender o que deveria ser comunicado, estudamos nosso público interno e definimos nosso público-alvo, em ordem de relevância:
atendente 1 (farmácia);
atendente 2 (farmácia);
supervisor (farmácia);
farmacêutico (farmácia);
gerente (farmácia);
gerente e diretor regional;
funcionários do corporativo;
formadores de opinião (Sustentabilidade).
O próximo desafio foi estabelecer onde e como aconteceriam as iniciativas de engajamento e comunicação sobre cada um dos indicadores e suas particularidades. Mapeamos os canais de comunicação interna já existentes, os dividimos de acordo com a localização do público-alvo e elegemos mensalmente quais assuntos deveriam ser abordados.
(1) Farmácias
Workplace: divulgação de informações por meio do canal de afinidades SUSTENTABILIDADE e do canal social NAS NOSSAS FARMÁCIAS;
Loja em Ação: informações de uso prático para o dia a dia nas farmácias, disparadas em forma de comunicado, pela área de Operações de Farmácias;
E-mail: informações de uso prático para o dia a dia nas farmácias, disparadas por e-mail, pela área de Operações de Farmácias;
Mural das farmácias: comunicados para serem fixados e compartilhados com todos os funcionários das farmácias, compartilhados pela área de Operações de Farmácias;
RD Talk: série de entrevistas compartilhas via Workplace, pela área de Comunicação interna, que abordaram cada um dos indicadores e a importância do Índice de Sustentabilidade de Farmácias. Entre os entrevistados, foram selecionadas pessoas que implementam os indicadores em sua rotina de trabalho, representantes da
liderança e a equipe de Sustentabilidade;
Momento Farma: bate-papo realizado nas farmácias, essa foi a ferramenta utilizada para levar o ISF de uma forma leve para a rotina
dos funcionários e reforçar mensagens;
Reuniões da diretoria de Operações de Farmácias: participação mensal de representantes de Sustentabilidade para tratar, em profundidade, de cada um dos indicadores do ISF;
E-mail de resultados: disparado a cada dois meses pela diretoria de Sustentabilidade para os diretores regionais de Operações, traz os principais resultados e comparativos de evolução em cada região;
Endomarketing: peças de comunicação divulgadas via Workplace, trazendo exemplos de funcionários que promovem e executam os indicadores do Índice em sua rotina de trabalho, por meio de vídeos e contação de histórias.
(2) Corporativo
Workplace: divulgação de informações por meio do canal de afinidades SUSTENTABILIDADE;
RD Talk: série de entrevistas compartilhas via Workplace, pela área de Comunicação interna, que abordaram cada um dos indicadores e a importância do Índice de Sustentabilidade de Farmácias. Entre os entrevistados, foram selecionadas pessoas que implementam os indicadores em sua rotina de trabalho, representantes da liderança e a equipe de Sustentabilidade.
(3) Liderança
Workplace: divulgação de informações por meio do canal de afinidades SUSTENTABILIDADE;
RD Talk: série de entrevistas compartilhas via Workplace, pela área de Comunicação interna, que abordaram cada um dos indicadores e a importância do Índice de Sustentabilidade de Farmácias. Entre os entrevistados, foram selecionadas pessoas que implementam os indicadores em sua rotina de trabalho, representantes da liderança e a equipe de Sustentabilidade;
Boletim ESG: boletim trimestral, disparado pela diretoria de Sustentabilidade, com os principais destaques em ESG.
Dessa forma, o ISF virou pauta frequente em todos os níveis de troca de informações da companhia. Fortalecemos sua mensagem e seus atributos e, como consequência, engajamos os funcionários, que passaram a adotar o Índice em sua rotina de trabalho.
Comunicação em números (2023)
CANAL / Número de DIVULGAÇÕES
Workplace (postagens) / 5
Loja em Ação / 5
E-mail / 1
Mural das farmácias / 6 por farmácia
RD Talk / 3
Momento Farma / 2
Reuniões da diretoria de Operações de Farmácias / 1
E-mail de resultados / 27
Boletim ESG / 3
O sucesso do reconhecimento pode ser medido por meio das publicações sobre o tema, realizadas pelos próprios funcionários.
O Índice de Sustentabilidade das Farmácias (ISF) nasceu em 2022, por uma iniciativa da diretoria de Sustentabilidade e da área de Operações de Farmácias, com o principal objetivo de fortalecer a cultura de sustentabilidade nas farmácias e impulsionar os nossos programas sociais e ambientais.
Em 2023, o ISF ganhou mais robustez. Por meio de ações de engajamento e comunicação, conseguimos aproximar o dia a dia das farmácias da nossa estratégia de sustentabilidade e demonstrar aos(às) funcionários(as) e clientes que cada cuidado e cada comportamento importa.
O ISF acompanha indicadores dos principais temas para as farmácias, dentro dos três pilares da nossa estratégia:
(1) Planeta + Saudável
-Descarte Consciente: acompanha a quantidade de resíduos de medicamentos fora de uso que a farmácia recebe dos clientes através dos coletores disponíveis em 100% das farmácias.
-Cupom Verde: mede a quantidade de cupons digitais + cupons não impressos vs. cupons impressos emitidos pelas farmácias.
-Sacolas Plásticas: mostra o total de atendimentos que a farmácia realizou sem que o cliente utilizasse sacolas plásticas.
(2) Negócios + Saudáveis
-Trilha de Carreira: demonstra o engajamento das equipes das farmácias com os cursos de desenvolvimento de carreira, sustentabilidade e diversidade, disponíveis na Universidade RD Saúde.
(3) Pessoas + Saudáveis
-Sorria: acompanha as vendas de livros da coleção Sorria nas farmácias.
(1) Planeta + Saudável: Descarte Consciente, Cupom Verde e Sacolas Plásticas
Com o Programa Descarte Consciente, oferecemos aos clientes a possibilidade de descartarem medicamentos vencidos ou em desuso e suas bulas e embalagens em 100% de nossas farmácias. Todo esse processo de logística reversa é regulamentado pelo Decreto Federal nº 10.388, de 5 de junho de 2020, que estabelece as
diretrizes e responsabilidades das fabricantes e comercializadoras de medicamentos. Munir os nossos profissionais de todo o conhecimento necessário para lidar com essa demanda de trabalho em nossas farmácias também é essencial para o sucesso do programa e sua inclusão no ISF faz parte dessa estratégia.
Temos o compromisso de continuar garantindo a cobertura de 100% das farmácias com o Descarte Consciente e atingir o montante de 3 mil toneladas de resíduos medicamentosos coletados até 2030. Desde 2021, já acumulamos o total de 613 toneladas descartadas. Para atingirmos o nosso compromisso, é fundamental engajar
os clientes e a sociedade. Por isso, investimos anualmente em campanhas de conscientização com o propósito de influenciar cada vez mais pessoas a realizarem o descarte correto de seus medicamentos.
Desde 2020, a RD Saúde vem trabalhando em ações internas (melhoria de processos) e externas (engajamento do cliente) para reduzir o consumo de sacolas plásticas. Em 2023 focamos nos treinamentos da nossa gente, garantindo que eles sempre questionem os clientes se a sacola é necessária. Essa prática também é utilizada
na hora de emitir o cupom fiscal. Assim, os atendentes atuam como agentes de mudança de comportamento, incentivando os clientes a repensarem seus hábitos. Também reforçamos o engajamento dos clientes sobre o tema por meio de vídeos educativos publicados em nossas redes sociais, como a campanha Toda Atitude
Conta. Com todas as ações de engajamento e treinamento de nossos profissionais e clientes, 37% dos atendimentos em 2023 foram feitos sem uso de sacolas e 48% das impressões de cupom fiscal foram evitadas.
(2) Negócios + Saudáveis: Trilha de Carreira
Acreditamos que investir no desenvolvimento pessoal e profissional de nossos times impulsiona não apenas suas carreiras, mas fortalece o nosso negócio e transforma as pessoas e o mundo. Ao fazer parte do índice, o indicador Trilha de Carreira demonstra o engajamento das equipes das farmácias com os cursos de
desenvolvimento de carreira, sustentabilidade e diversidade, disponíveis na Universidade RD Saúde. A Universidade RD Saúde é a ferramenta que nos apoia nessa missão de aprendizagem contínua e transformação. Por meio dela, somos capazes de oferecer uma ampla gama de cursos, que visam o aprimoramento técnico
e a capacitação para atuação profissional, além do desenvolvimento pessoal, desde habilidades interpessoais até o autoconhecimento. Os cursos estão disponíveis para profissionais da RD Saúde e seus familiares, que podem acessar diversos conteúdos de conscientização e engajamento em frentes relevantes para o
desenvolvimento do negócio, como sustentabilidade, diversidade e inclusão, ética e compliance, tecnologia, parentalidade e direitos humanos, entre outros. Em 2023, somamos 5,89 milhões de horas de treinamento.
(3) Pessoas + Saudáveis: Sorria
A marca Sorria, que é composta por uma coleção de livros sobre saúde integral, bem-estar e qualidade de vida, além de conteúdos disponíveis nas plataformas digitais, tem feito a diferença como produto social à venda no país. A doação de clientes só é possível por meio do trabalho de nossa gente. Diariamente, os
funcionários(as) das farmácias nos ajudam a construir a cultura de doação no Brasil ao oferecerem aos clientes a possibilidade de doar. Ao incluir a Sorria como um dos indicadores do Índice, reforçamos a importância da venda da publicação para que mais dinheiro chegue a quem precisa. Uma edição do livro é lançada a cada
dois meses, sendo vendida tanto na Raia quanto na Drogasil e chegando a mais de 2.900 lojas em todos os estados do país. Ao longo de 2023, foram doados R$ 9.254.908 para 23 organizações, arrecadados por meio da venda de 3.236.396 publicações da coleção. O montante arrecadado por meio das vendas nas farmácias,
descontados os custos de produção e impostos, é integralmente destinado a organizações sociais que atuam na área de saúde física e mental, selecionadas via edital. Essas organizações recebem o recurso ao longo de três anos, garantindo um impacto duradouro.
Calculado bimestralmente, nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, os resultados do Índice podem ser acessados por todas as farmácias. Mas é o envolvimento da liderança, especialmente a local, que desempenha um papel decisivo para o engajamento e motivação das equipes.
Os gerentes de cada farmácia acompanham os indicadores, fixam os resultados no Painel da Farmácia e incentivam as equipes a atingir melhores performances. Eles se tornam guardiões da informação e têm a reponsabilidade de compartilhá-la com os funcionários.
Já os diretores regionais são envolvidos por meio do reporte bimestral e por ações de engajamento, promovidas nas reuniões gerais da de Operações das Farmácias, que acontecem semestralmente. Além disso, os diretores regionais contam, em seus times, com pessoas responsáveis pelo tema da sustentabilidade e que
acompanham, mensalmente, o andamento das farmácias de uma mesma região.
Além disso, o engajamento da liderança de Operações das Farmácias, fez com que o ISF passasse a integrar o Circuito. Trata-se de um dos processos de engajamento da operação em diversos temas importantes para o ano. A inclusão do ISF no circuito tem um papel importantíssimo ao mostrar o peso do tema sustentabilidade
para as áreas farmácias.
Para reconhecer as farmácias com melhor desempenho no ISF e ampliar o
engajamento dos times, realizamos o prêmio Impacta ISF.
As farmácias com o melhor resultado no ISF em cada região do Brasil receberam R$ 3.000,00 para serem doados em bens e/ou serviços a uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de seu território. Foram cinco unidades premiadas que puderam apoiar cinco diferentes organizações:
Farmácia: MP Laguinho 1
Estado: AP
Instituição: ONG Carlos Daniel
Item doado: Mesa e cadeiras
Farmácia: Salvador Caminho das Árvores
Estado: BA
Instituição: Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil – NACCI
Item doado: Freezer horizontal
Farmácia: DF Centro Médico
Estado: DF
Instituição: Caixa Escolar da Escola Classe 61 de Ceilândia
Item doado: Microfone, mesa de som e caixa de som
Farmácia: São José dos Campos F
Estado: SP
Instituição: Obra Social Célio Lemos
Item doado: Buffet térmico infantil, liquidificador 2,2L e amassador de batata e legumes grande
Farmácia: CT Água Verde D
Estado: PR
Instituição: Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE)
Item doado: Retinoscópio de Fenda 3,5V HPX Gold 18245 Welch Allyn
Assim, geramos um ciclo de impacto positivo em que um melhor desempenho nos programas socioambientais gera impacto social no entorno e maior senso de orgulho e pertencimento em nossa gente.