Ano: 2024

Gestão Eficiente de Resíduos – Combatendo o principal ofensor ambiental da produção audiovisual | Case Estúdios Globo

GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

Há mais de 50 anos, a Globo tem compromisso com grandes temas socioambientais. Em toda a sua grade de exibição, em todas as plataformas da empresa, há espaço para reflexão e diálogo por meio de campanhas, matérias e histórias da dramaturgia e entretenimento. Consciente do seu papel de mobilização, para além do que vai para o vídeo, a Globo reafirmou seu compromisso com o meio ambiente ao publicar sua Política Ambiental, em 2018, substituindo a versão anterior datada de 2008 e estabelecendo parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas operações da empresa, direcionando de maneira macro o posicionamento da empresa quanto ao tema.
A política é alinhada às iniciativas de responsabilidade social da Globo, e refletiu o estágio de evolução do sistema de gestão ambiental e objetivos estratégicos da empresa. Os cenários externo e interno foram considerados na elaboração do documento, que tem como princípios:

a. Atender as legislações ambientais aplicáveis ao nosso negócio, respeitando os requisitos internos da nossa organização.
b. Manter um processo contínuo de melhoria de nossa performance ambiental, implantando programas e ações de sustentabilidade.
c. Investir cada vez mais no uso de fontes renováveis de energia elétrica e de água, assim como combater seu desperdício.
d. Usar soluções sustentáveis, considerando toda a cadeia produtiva, da origem à destinação final e reciclagem.
e. Envidar esforços para proteger e conservar a biodiversidade nos locais onde operamos.
f. Ter um ambiente que favoreça ações individuais e coletivas consonantes com nossos princípios ambientais.
g. Revisar e acompanhar, periodicamente, os objetivos e metas ambientais específicos de nossas atividades.

Como parte dos resultados, além de ser a única empresa do segmento a conquistar o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por dois anos consecutivos, a Globo implementou, em 2023, o Guia Produções Verdes em 100% das produções dos Estúdios Globo. Isso significa que diversas etapas da produção seguem as melhores práticas sustentáveis do mercado.

A área de gestão ambiental da empresa estrutura suas ações em seis pilares de atuação: Economia Circular; Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Recursos Naturais, Cultura Ambiental e Conformidade Legal. Dessa forma, busca implementar uma operação conjugada eficiente e com menor impacto ambiental, agregando valor a marca em consonância com as necessidades da sociedade.

Por meio de soluções sustentáveis aplicadas desde o início de cada processo até a destinação final dos resíduos, a Economia Circular figura como uma das principais práticas temáticas dentro do processo produtivo, sendo reproduzida e ampliada através de um processo de melhoria contínua, que reduziu de 75% para 17,4% o envio de resíduos para aterros sanitários em 5 anos. A meta é zerar este percentual até 2030.

Relevância para o Negócio:

Na Globo, a questão ambiental é um assunto estratégico. A adoção do Plano Diretor Ambiental, a partir de 2016, objetivou tornar a empresa referência no tratamento de questões ambientais na indústria audiovisual. Através da implantação de um sistema de gestão ambiental sólido e na promoção de ações de sustentabilidade que trazem benefícios às operações da empresa, ele agrega valor para a marca e gera impacto positivo na relação com parceiros e sociedade. O Plano Diretor Ambiental reconhece os seguintes valores como essenciais para este objetivo:
a. Responsabilidade: buscar o Pleno Atendimento de Legislações e Condicionantes Ambientais;
b. Inovação e sustentabilidade: apoiar no desenvolvimento de métodos e práticas sustentáveis para nossas operações;
c. Transparência nas Relações: manter diálogo sobre sustentabilidade com nossos fornecedores, parceiros e sociedade;
d. Gestão Responsável dos recursos naturais: medir, controlar e promover o uso eficiente de recursos naturais;
e. Prevenção a poluição: auxiliar as operações na minimização de aspectos e impactos ambientais.

O ciclo de implantação das ações estruturantes culminou com a publicação, em 2018, da Política Ambiental da Globo, em consonância com os princípios da sustentabilidade. Desde então, o sistema de gestão foi implementado e vem sendo desenvolvido de modo a seguir as diretrizes do PDA.

É válido ainda destacar que, em 2022, a Globo aderiu ao Pacto Global da ONU e lançou a primeira edição do seu Relatório de Sustentabilidade, assumindo compromissos e tornando públicas as metas da sua Agenda ESG 2030. Esses compromissos foram desenvolvidos por um grupo multidisciplinar ao longo do ano de 2021, com apoio de consultorias externas e aprovação do comitê executivo e diretoria do Grupo Globo. O trabalho incluiu também uma criteriosa análise setorial, o estudo das normas GRI (Global Reporting Initiative) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board) para o setor de mídia, um diagnóstico da situação da empresa em relação aos temas previamente identificados como relevantes e a escuta de stakeholders.

Além dos compromissos indicados e como principal produto deste trabalho, que foi consolidado no Relatório Jornada ESG 2021, publicado em 14 de julho de 2022, foi elaborada a matriz de materialidade utilizada como diretriz para o desenvolvimento dos compromissos estratégicos a serem perseguidos pela Globo.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Há mais de 50 anos, a Globo tem compromisso com grandes temas socioambientais. Em toda a sua grade de exibição, em todas as plataformas da empresa, há espaço para reflexão e diálogo por meio de campanhas, matérias e histórias da dramaturgia e entretenimento. Consciente do seu papel de mobilização, para além do que vai para o vídeo, a Globo reafirmou seu compromisso com o meio ambiente ao publicar sua Política Ambiental, em 2018, substituindo a versão anterior datada de 2008 e estabelecendo parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas operações da empresa, direcionando de maneira macro o posicionamento da empresa quanto ao tema.
A política é alinhada às iniciativas de responsabilidade social da Globo, e refletiu o estágio de evolução do sistema de gestão ambiental e objetivos estratégicos da empresa. Os cenários externo e interno foram considerados na elaboração do documento, que tem como princípios:

a. Atender as legislações ambientais aplicáveis ao nosso negócio, respeitando os requisitos internos da nossa organização.
b. Manter um processo contínuo de melhoria de nossa performance ambiental, implantando programas e ações de sustentabilidade.
c. Investir cada vez mais no uso de fontes renováveis de energia elétrica e de água, assim como combater seu desperdício.
d. Usar soluções sustentáveis, considerando toda a cadeia produtiva, da origem à destinação final e reciclagem.
e. Envidar esforços para proteger e conservar a biodiversidade nos locais onde operamos.
f. Ter um ambiente que favoreça ações individuais e coletivas consonantes com nossos princípios ambientais.
g. Revisar e acompanhar, periodicamente, os objetivos e metas ambientais específicos de nossas atividades.

Como parte dos resultados, além de ser a única empresa do segmento a conquistar o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por dois anos consecutivos, a Globo implementou, em 2023, o Guia Produções Verdes em 100% das produções dos Estúdios Globo. Isso significa que diversas etapas da produção seguem as melhores práticas sustentáveis do mercado.

A área de gestão ambiental da empresa estrutura suas ações em seis pilares de atuação: Economia Circular; Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Recursos Naturais, Cultura Ambiental e Conformidade Legal. Dessa forma, busca implementar uma operação conjugada eficiente e com menor impacto ambiental, agregando valor a marca em consonância com as necessidades da sociedade.

Por meio de soluções sustentáveis aplicadas desde o início de cada processo até a destinação final dos resíduos, a Economia Circular figura como uma das principais práticas temáticas dentro do processo produtivo, sendo reproduzida e ampliada através de um processo de melhoria contínua, que reduziu de 75% para 17,4% o envio de resíduos para aterros sanitários em 5 anos. A meta é zerar este percentual até 2030.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Há mais de 50 anos, a Globo tem compromisso com grandes temas socioambientais. Em toda a sua grade de exibição, em todas as plataformas da empresa, há espaço para reflexão e diálogo por meio de campanhas, matérias e histórias da dramaturgia e entretenimento. Consciente do seu papel de mobilização, para além do que vai para o vídeo, a Globo reafirmou seu compromisso com o meio ambiente ao publicar sua Política Ambiental, em 2018, substituindo a versão anterior datada de 2008 e estabelecendo parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas operações da empresa, direcionando de maneira macro o posicionamento da empresa quanto ao tema.
A política é alinhada às iniciativas de responsabilidade social da Globo, e refletiu o estágio de evolução do sistema de gestão ambiental e objetivos estratégicos da empresa. Os cenários externo e interno foram considerados na elaboração do documento, que tem como princípios:

a. Atender as legislações ambientais aplicáveis ao nosso negócio, respeitando os requisitos internos da nossa organização.
b. Manter um processo contínuo de melhoria de nossa performance ambiental, implantando programas e ações de sustentabilidade.
c. Investir cada vez mais no uso de fontes renováveis de energia elétrica e de água, assim como combater seu desperdício.
d. Usar soluções sustentáveis, considerando toda a cadeia produtiva, da origem à destinação final e reciclagem.
e. Envidar esforços para proteger e conservar a biodiversidade nos locais onde operamos.
f. Ter um ambiente que favoreça ações individuais e coletivas consonantes com nossos princípios ambientais.
g. Revisar e acompanhar, periodicamente, os objetivos e metas ambientais específicos de nossas atividades.

Como parte dos resultados, além de ser a única empresa do segmento a conquistar o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por dois anos consecutivos, a Globo implementou, em 2023, o Guia Produções Verdes em 100% das produções dos Estúdios Globo. Isso significa que diversas etapas da produção seguem as melhores práticas sustentáveis do mercado.

A área de gestão ambiental da empresa estrutura suas ações em seis pilares de atuação: Economia Circular; Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Recursos Naturais, Cultura Ambiental e Conformidade Legal. Dessa forma, busca implementar uma operação conjugada eficiente e com menor impacto ambiental, agregando valor a marca em consonância com as necessidades da sociedade.

Por meio de soluções sustentáveis aplicadas desde o início de cada processo até a destinação final dos resíduos, a Economia Circular figura como uma das principais práticas temáticas dentro do processo produtivo, sendo reproduzida e ampliada através de um processo de melhoria contínua, que reduziu de 75% para 17,4% o envio de resíduos para aterros sanitários em 5 anos. A meta é zerar este percentual até 2030.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Em 2023, iniciou um projeto-piloto para compostagem de resíduos de madeira de cenários, testes com o coprocessamento de lixo comum – equiparável ao resíduo domiciliar urbano na cidade de São Paulo –, a reutilização do entulho e a criação de baias de segregação de resíduos industriais nas cidades cenográficas dos Estúdios Globo, por meio do projeto Guia de Produções Verdes.
A Globo é uma grande compradora de chapas de compensado de madeira, material que é utilizado amplamente na construção dos cenários. Durante as operações das produções, as equipes de gerenciamento de resíduos, que atuam na desmontagem, encaminham o material para o aproveitamento energético por biomassa e compostagem.

Dos cinco tipos de resíduos críticos – lixo comum, entulho, isopor, resíduo de poda e heterogêneo –, com destinação para aterro sanitário, a Globo reduziu para dois por meio das ações de economia circular. Um dos resíduos solucionados com sucesso foi o isopor, que por meio de uma parceria de economia circular, consegue destinar 100% do material para reciclagem e produção de revestimentos para a indústria da construção e até mesmo para uso na cenografia.

A Globo possui um programa de reaproveitamento de tintas que são misturadas em tambores e armazenadas na área de resíduos perigosos. Periodicamente, essas tintas são doadas para colaboradores e operações internas. Desde o início da reciclagem do material nos Estúdios Globo, foram entregues mais de 12.000 litros do produto. Também é utilizada tinta reciclada em obras de construção, manutenção e reforma, como no caso do estúdio MG4, inaugurado em 2019. Por ser resultado da mistura de sobras de diferentes cores, a tinta reciclada tende a ter coloração cinza, e os locais em que há aplicação interna são sinalizados com a marca do programa Menos é Mais. Latas de tintas reaproveitadas foram usadas em 2023 na decoração das árvores de Natal dos Estúdios.

As latas de tintas são esvaziadas e estocadas até que sequem, e então, encaminhadas para reciclagem como sucata metálica. Latas de outras tintas ou solventes, que não se enquadrem na Resolução CONAMA 469/15 são destinadas como resíduo perigoso (classe I).

De forma a evitar contaminação do solo e destinar melhor os resíduos provenientes das lavagens de pincéis nas operações durante a montagem das cidades cenográficas e demais locais sem infraestrutura de tubulação adequada, foi desenvolvido o projeto vencedor do Prêmio Inovação da Globo que utiliza uma pia de lavagem de pincéis acoplada ao sistema de captação do efluente, onde o recipiente de armazenamento é direcionado posteriormente para a própria Estação de Tratamento de Tinta nos Estúdios Globo.

A empresa também ampliou a produção de brindes sustentáveis feitos com resíduos e o upcycling de tecidos na produção de peças de figurino infantil com retalhos e sobras de material, para doação. O projeto descARTE foi responsável pela produção de mais de 250 brinquedos utilizando resíduos e mais de 250 peças produzidas com retalhos dos figurinos viraram roupas e fantasias, confeccionados pelas costureiras dos Estúdios Globo, e foram doados para a ONG Origem Amorim, que desenvolve um trabalho de capacitação de mulheres e reforço escolar infantil em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Na frente de inovação, a Globo desenvolveu um estudo-piloto para solução circular do lixo comum dos Estúdios Globo, que atualmente é enviado para aterro sanitário, a ser validado e implementado ao longo de 2024.

As operações dos Estúdios Globo demandam obras de manutenção e reformas. Entre 2018 e 2019, foi adotado como padrão nas obras internas tapumes ondulados produzidos com aparas industriais das embalagens longa vida tipo tetrapak (aproximadamente 1900 embalagens por unidade), compostos por papel, plástico (PEBD) e alumínio. Este tipo de tapume apresentou boa durabilidade, não conduz eletricidade, não é tóxico e resiste às intempéries, sendo uma boa alternativa sustentável aos tradicionais tapumes metálicos ou de madeira.

Desde novembro de 2020, a Globo destina parte dos resíduos orgânicos oriundos dos restaurantes, borras de café e resíduos de poda para a biometanização e o pátio de compostagem do Parque Tecnológico do Caju, evitando a destinação de aproximadamente 1.250 toneladas de resíduos para os aterros até 2023, gerando biogás para produção de energia elétrica e substrato orgânico utilizado como fertilizante.

Em 2023, foram bem-sucedidas as aplicações com resíduos de madeira de cenários triturados como cama de frango (esterco de granja) e, sobretudo, na compostagem para substrato agrícola orgânico. O uso do substrato agrícola orgânico (adubo) produzido tem grande potencial como substituto ao adubo químico comercializado no mercado.

A Globo também desenvolve projetos ambiciosos de P&D voltados para mudança do método construtivo, observando as melhores práticas ambientais. Como é o caso recente do estudo de banheiros de apoio considerando uma opção modular sustentável com plástico reciclado.

A empresa estimula o envio dos resíduos sólidos para cooperativas locais, contribuindo para a reciclagem de materiais e para a geração de renda dos trabalhadores. As cooperativas podem informar a quantidade de resíduo reciclado a cada produção. Também fomenta doações de retalhos e tecidos – gerado pela Fábrica de Cenário e Produção de Figurinos – para uma instituição que realiza capacitação com costureiras e produção de novos produtos. Em 2022, efetuou a doação de 251,6 kg de tecido.

Uma parceria com a Reurbi, empresa especializada no descarte correto de computadores e outros equipamentos, gerou 67 toneladas de equipamentos eletrônicos reaproveitados em 2023. Esses materiais são doados e dedicados à formação e empoderamento digital de jovens em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Os mobiliários em bom estado que seriam descartados também são doados para instituições cadastradas junto à Globo.

Em 2023, a empresa iniciou a destinação de tampinhas de garrafas PET, lacres e latas de alumínio coletados para a Associação One by One, que se dedica a proporcionar inclusão social para crianças com deficiência física, motora ou neurológica, transformando a receita de venda dos recicláveis doados em cadeiras de rodas.

Por meio do aplicativo Circula Globo, foi maximizada a reutilização interna de materiais em boas condições de uso – que chegam para descarte nas Centrais de Resíduos –, à disposição a todos os colaboradores da empresa. O projeto Plástico Zero, implementado em 2020, promoveu a distribuição de 13 mil kits de copos e canecas reutilizáveis para todos os funcionários da empresa com objetivo de evitar a utilização e descarte de mais de 11 milhões de itens plásticos por ano. A implementação do projeto foi faseada, iniciando-se com um piloto em um dos endereços da empresa e, posteriormente, comprovada a adesão dos funcionários, expandindo para todos os endereços. Com essa ação, a Globo deixou de utilizar 1,5 milhão de copinhos plásticos em 2022.

Gestão da Prática Relatada:

Quanto ao pilar social, este é exercido na missão principal da empresa de levar para o público em geral informação e entretenimento através de várias plataformas, tornando-se uma ponte que conecta milhões de pessoas a temas que sensibilizam a sociedade e geram discussões importantes no país. Por isso, a empresa possui iniciativas em parceria com mais de cem institutos, fundações, agências da ONU e universidades, somando diferentes vozes da sociedade, multiplicando o conhecimento e trazendo valor social para a marca, assim mantendo o compromisso de contribuir para o Meio Ambiente e Sustentabilidade do Brasil.
A Globo acredita na força do conteúdo das produções dos Estúdios Globo para sensibilizar a sociedade, e vem, cada vez mais inovando e trazendo nas telas conteúdos de relevância ambiental. Prova disso são as dinâmicas de coleta seletiva implementadas no BBB 23 e BBB 24, e a série de reportagens do programa É de Casa, que vem demonstrando ao público as práticas sustentáveis na cadeia de produção audiovisual dos Estúdios Globo.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Todas as iniciativas descritas, bem como seus resultados, indicam que a Globo vem, ao longo dos anos, ampliando sua eficiência na gestão de resíduos, bem como reduzindo significativamente o percentual de resíduos destinados a aterros. A empresa segue investindo em novas tecnologias e desenvolvendo soluções que reiteram seu compromisso com o meio ambiente, que pauta a atuação da Globo com foco na redução do impacto ambiental e na conscientização dos funcionários, lideranças, acionistas e, principalmente, de toda sociedade, em prol de um futuro mais sustentável.