SANTA CASA DE MISERICORDIA DE BELO HORIZONTE
A Santa Casa BH é maior hospital do Brasil em número de internações. Com 125 anos de história, essa “cidade da saúde” conta com mais de 6,5 mil funcionários, e possui uma estrutura que reúne cerca de 1.200 leitos, 27 salas cirúrgicas, um moderno parque tecnológico, ambulatórios totalmente equipados e um corpo clínico de referência nacional. Atende mais de 35 especialidades e realiza, anualmente, mais de 3,4 milhões de atendimentos.
A magnitude da instituição também é percebida pelos dados de produção de resíduos. A média diária é de 5,36 toneladas. Apesar de produzir resíduos perigosos, uma grande parte deles pode ser destinada a reciclagem, se definidos fluxos internos e externos adequados de segregação, armazenamento, coleta e destinação final. Como exemplo de resíduos recicláveis tem-se os papelões e papeis de escritório em geral, plásticos, óleo vegetal, sucatas metálicas, materiais eletrônicos, radiografias inutilizadas, cobre, dentre outros. Com um processo bem estruturado, é possível atuar na economia circular, reintegrando resíduos como matéria prima em diversos processos produtivos.
Este projeto demonstrará os resultados da implantação do processo de reciclagem de resíduos na Santa Casa BH, e como a população em geral também foi envolvida e impactada por esta iniciativa.
A Santa Casa BH possui em seu planejamento estratégico o objetivo de assegurar a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Neste sentido, a instituição estruturou em 2016 o setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que dispõe de profissionais com expertise em engenharia ambiental e que atuam norteados pelas diretrizes estabelecidas na Política Institucional de Gestão Ambiental, Ecoeficiência e Sustentabilidade na promoção de um mundo melhor.
O hospital também alinha o ASG (ambiental, social e governança) ao seu planejamento, para uma administração com propósito pautada em estratégias centradas no ser humano e no meio ambiente, e que gere valor sustentável para toda a sociedade.
Atuar no fomento à reciclagem, tanto dos resíduos produzidos no hospital quanto na conscientização e corresponsabilização da sociedade, reforça o compromisso da Santa Casa na priorização de seus esforços, definida através da matriz de materialidade onde temos o tema prioritário “reciclagem de materiais e descarte de resíduos”.
A Santa Casa BH foi o primeiro ponto de recebimento de películas de raio-x inutilizadas (radiografias) aberto ao público externo em Minas Gerais (pessoas físicas e Jurídicas). O ponto foi inaugurado em 23 de fevereiro de 2018.
Para isso foram estruturados e definidos os locais para os pontos de coleta e armazenamento das radiografias recebidas. Outro item importante no processo foi a verificação da regularidade da empresa responsável pelo processo de reciclagem junto aos órgãos competentes e realização de visitas técnicas para avaliar os requisitos relacionados a prestação do serviço.
As radiografias recebidas são encaminhadas para empresa licenciada que compra estes resíduos e realiza o processo de reciclagem. O valor arrecadado referente à venda dos resíduos é depositado na conta de doação do hospital, diretamente pelo fornecedor, e a Santa Casa emite a nota fiscal referente à transação. Todo este processo é acompanhado pelos setores envolvidos na contabilização e prestação de contas.
A Santa Casa BH é maior hospital do Brasil em número de internações. Com 125 anos de história, essa “cidade da saúde” conta com mais de 6,5 mil funcionários, e possui uma estrutura que reúne cerca de 1.200 leitos, 27 salas cirúrgicas, um moderno parque tecnológico, ambulatórios totalmente equipados e um corpo clínico de referência nacional. Atende mais de 35 especialidades e realiza, anualmente, mais de 3,4 milhões de atendimentos.
A magnitude da instituição também é percebida pelos dados de produção de resíduos. A média diária é de 5,36 toneladas. Apesar de produzir resíduos perigosos, uma grande parte deles pode ser destinada a reciclagem, se definidos fluxos internos e externos adequados de segregação, armazenamento, coleta e destinação final. Como exemplo de resíduos recicláveis tem-se os papelões e papeis de escritório em geral, plásticos, óleo vegetal, sucatas metálicas, materiais eletrônicos, radiografias inutilizadas, cobre, dentre outros. Com um processo bem estruturado, é possível atuar na economia circular, reintegrando resíduos como matéria prima em diversos processos produtivos.
Este projeto demonstrará os resultados da implantação do processo de reciclagem de resíduos na Santa Casa BH, e como a população em geral também foi envolvida e impactada por esta iniciativa.
De 01/2017 a 06/2024, já foram recicladas 714,5 toneladas de resíduos sólidos e 15,5 toneladas de resíduos líquidos. As radiografias inutilizadas recicladas somam 5 toneladas. Sem o ponto de recolhimento da Santa Casa, elas poderiam ser dispostas pela população como resíduo domiciliar e resultar na contaminação o solo e água com produtos químicos perigosos. Todos estes resíduos, que iriam para aterros sanitários, receberam uma destinação ambientalmente adequada, reduzindo os impactos ambientais no planeta relacionados a emissões de gases de efeito estufa, contaminação do solo e da água, sobrecarga dos aterros e disponibilização de recursos naturais. Todo o gerenciamento dos resíduos recicláveis otimizou o processo de gestão ambiental da organização.
A Santa Casa também entende a importância de envolver suas partes interessadas em ações que resultem na melhoria da qualidade de vida e na construção de um ambiente saudável e sustentável para sobrevivência. Na construção da matriz de materialidade, teve-se como um dos temas prioritários a “reciclagem de materiais e descarte de resíduos”.
Então, ciente da relevância desse assunto para suas partes interessadas, o hospital envolve toda a população nas boas práticas de gerenciamento dos resíduos, disponibilizando pontos de coleta gratuitos para descarte de pilhas e baterias sem vida útil, equipamentos eletrônicos de pequeno porte, radiografias, lacres de alumínio, além de já ter realizado uma ação de recolhimento de óleo de cozinha utilizado entre seus funcionários, e disseminar ações de educação ambiental sobre o descarte correto de resíduos.
O valor arrecadado com a venda dos materiais reciclados totaliza R$ 402.462,41 (01/2017 a 06/2024). Este valor recebido através da conta bancária de doação da Santa Casa foi utilizado na prestação de serviços aos pacientes assistidos pelo hospital 100% SUS.
As diretrizes para o programa de reciclagem da Santa Casa são estabelecidas através da Política Institucional de Gestão Ambiental, Ecoeficiência e Sustentabilidade, aprovada e promovida pelo Núcleo de Direção Superior, do qual fazem partes os diretores e o provedor (presidente) da instituição. Além disso, dentro do planejamento estratégico 2021-2025, temos o objetivo de assegurar a sustentabilidade econômica, social e ambiental, que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Todos os funcionários e departamentos são envolvidos nas ações envolvendo a reciclagem dos resíduos, desde áreas operacionais e administrativas, às áreas de assistência direta aos pacientes.
Os resultados da produção de resíduos são mensurados e analisados mensalmente através do indicador “produção de resíduos de serviços de saúde (toneladas)”, que é apresentado periodicamente à superintendente do setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade através de reuniões de resultados.
Com as diretrizes da diretoria, foram substituídos os equipamentos de raio-x do hospital, para modelos de radiografias digitais, eliminando a produção de efluentes perigosos (fixador e revelador). Contudo, o ponto de recolhimento aberto ao público foi mantido para recebimento de radiografias analógicas, que possuem componentes químicos perigosos, e radiografias digitais.
Implementar as práticas de reciclagem descritas neste projeto é possível para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Mas para isso é necessário seguir um planejamento, visto que há muitas etapas envolvidas no processo, como o diagnóstico e planejamento de infraestrutura e coleta interna, treinamentos para as equipes envolvidas, engajamento das partes interessadas, contratação de fornecedores e/ou parceiros para realizar a coleta e destinação ambientalmente adequada dos resíduos, monitoramento e proposições de melhorias contínuas.
É importante ressaltar a necessidade de incentivar e trabalhar na redução do consumo de materiais e na reutilização de embalagens e produtos, antes de se pensar em reciclagem. As práticas de sustentabilidade ambiental devem estar no “DNA” da empresa, como parte integrante da estratégia de negócio, para que as ações tenham credibilidade e confiabilidade, e façam parte da cultura organizacional.
Com planejamento, engajamento e acompanhamento qualquer empresa pode contribuir na construção de um futuro, e presente, mais sustentável.