Ano: 2024

Frota para Elas: PepsiCo lidera agenda de gênero para incentivar que mulheres atuem em todas as suas divisões de negócio

PEPSICO DO BRASIL LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A PepsiCo Brasil criou a área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em 2016 e, desde então, o trabalho de fomento à diversidade dentro e fora da companhia foi ainda mais direcionado para que a empresa representasse, em todos os aspectos, os seus consumidores e a sociedade. Desde então, tornou-se referência no setor como uma empresa diversa e que aposta na inclusão em todas as suas frentes. O destaque se estende para a área logística. Com o Frota para Elas, a PepsiCo do Brasil tem um amplo trabalho de atração e retenção de talentos na área, oferecendo oportunidades para mulheres motoristas com pouca ou nenhuma experiência, bem como a valorização de profissionais no mercado. Com isso, tem um quase o dobro da média nacional de mulheres na profissão. Dos 3,4% de representatividade feminina nas estradas do Brasil, segundo dados da Senatran, a PepsiCo tem 6% de seu quadro formado por mulheres.

Relevância para o Negócio:

A PepsiCo baseia suas decisões de negócio em sua estratégia PepsiCo Positive (pep+). Por meio dela, busca provocar uma transformação de ponta a ponta de sua cadeia de valor, tendo o respeito e a sustentabilidade no centro de suas decisões e inspirando mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. A empresa é hoje uma das maiores produtoras de alimentos e bebidas do mundo, presente em cerca de 90% dos lares brasileiros, e ser um ambiente cada vez mais inclusivo e diverso é um dos fatores que contribuiu para que a companhia dobrasse o tamanho dos negócios nos últimos quatro anos.
A PepsiCo já avançou consideravelmente para alcançar a equidade de gênero em suas posições de liderança. Dos 50% previstos até 2025, a liderança feminina já representa 49% (ref. jun/24), além de aproximadamente 60% do Comitê Executivo da companhia (C-Level) no país ser composto por mulheres. A empresa almeja também uma forte representatividade em todas as suas áreas e trabalha firmemente para alcançar esse objetivo.

Entre os benefícios do Frota para Elas para a companhia, estão:

● Alta representatividade feminina, com números duas vezes maior que o mercado brasileiro – No Brasil, o índice de mulheres caminhoneiras é de 3,4% (fonte: Senatran). Na PepsiCo do Brasil, o número é duas vezes maior, com 6% do quadro de motoristas formado por mulheres.
● Maior atração de talentos – Desde o início do programa, em 2022, houve um aumento de 57% no número de mulheres na área de Logística, passando de 19 para 30 (base: junho/24) em dois anos.
● Economia e segurança – Um levantamento da PepsiCo mostrou que, proporcionalmente, em relação ao índice de sinistros – quando comparado pelo viés de gênero – motoristas mulheres causam um volume menor de sinistros: em torno de 13%. A conclusão reflete um cenário nacional. Um estudo conduzido pela Zapay, empresa proprietária do Sem Parar, destaca que as mulheres são responsáveis por uma menor incidência de acidentes e demonstram maior prudência nas estradas, como respeito aos limites de velocidade, menor índice de acidentes no trânsito e menor incidência de consumo de álcool ao volante. Na PepsiCo, outro dado interessante foi que elas também registram um ganho financeiro e ambiental, com maior otimização de combustível (3,42 km/litro contra 3,18 km/litro do público masculino).
● Pluralidade – Nas operações de transporte da PepsiCo, as mulheres desempenham um papel essencial. Elas lideram equipes, otimizam rotas e elevam os padrões de qualidade e segurança. Sua contribuição é inestimável, trazendo diversidade de pensamento e impulsionando o sucesso da companhia. Elas são a força motriz por trás de sua operação, moldando nosso futuro e garantindo que os produtos cheguem a milhões de lares em todo o mundo.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

A PepsiCo Brasil criou a área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em 2016 e, desde então, o trabalho de fomento à diversidade dentro e fora da companhia foi ainda mais direcionado para que a empresa representasse, em todos os aspectos, os seus consumidores e a sociedade. Desde então, tornou-se referência no setor como uma empresa diversa e que aposta na inclusão em todas as suas frentes. O destaque se estende para a área logística. Com o Frota para Elas, a PepsiCo do Brasil tem um amplo trabalho de atração e retenção de talentos na área, oferecendo oportunidades para mulheres motoristas com pouca ou nenhuma experiência, bem como a valorização de profissionais no mercado. Com isso, tem um quase o dobro da média nacional de mulheres na profissão. Dos 3,4% de representatividade feminina nas estradas do Brasil, segundo dados da Senatran, a PepsiCo tem 6% de seu quadro formado por mulheres.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A PepsiCo Brasil criou a área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em 2016 e, desde então, o trabalho de fomento à diversidade dentro e fora da companhia foi ainda mais direcionado para que a empresa representasse, em todos os aspectos, os seus consumidores e a sociedade. Desde então, tornou-se referência no setor como uma empresa diversa e que aposta na inclusão em todas as suas frentes. O destaque se estende para a área logística. Com o Frota para Elas, a PepsiCo do Brasil tem um amplo trabalho de atração e retenção de talentos na área, oferecendo oportunidades para mulheres motoristas com pouca ou nenhuma experiência, bem como a valorização de profissionais no mercado. Com isso, tem um quase o dobro da média nacional de mulheres na profissão. Dos 3,4% de representatividade feminina nas estradas do Brasil, segundo dados da Senatran, a PepsiCo tem 6% de seu quadro formado por mulheres.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Além de uma sociedade mais justa e igualitária, não é novidade que proporcionar um ambiente diverso e uma equipe plural traz grandes vantagens competitivas para uma empresa, que consegue inovar cada vez mais. Um levantamento da Bain & Company, em 2023, revelou o que vemos na prática: equipes com pessoas diversas têm cinco vezes mais chances de inovar.
Esse é o caso da PepsiCo, onde a cultura de inovação é intrínseca e transversal ao negócio fazendo parte de toda a sua cadeia produtiva, desde o relacionamento com os produtores, passando pela chegada dos produtos às gôndolas do supermercado, até a reciclagem de suas embalagens. Trata-se de uma empresa inovadora de ponta a ponta e que tem uma forte jornada de inovação, atuando com uma velocidade cada vez maior, tendo acelerado três vezes o ritmo de inovação nos últimos cinco anos.

Nesse sentido, a pluralidade faz a diferença. A representatividade feminina está em todas as nossas frentes do negócio, seja em logística, com caminhoneiras, motoristas, analistas e gerentes, ou na linha de frente das operações. A PepsiCo já está muito próxima de sua meta projetada para 2025 de 50% de mulheres na liderança, além de ter muitos outros índices positivos em DE&I, e sabe que ser uma empresa cada vez mais inclusiva e diversa é um dos fatores que contribuiu para que a companhia dobrasse o tamanho dos negócios nos últimos quatro anos.

5.     Resultados sociais e ambientais obtidos com a prática – Peso 20

Buscando representar na empresa a pluralidade do país e apoiando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a PepsiCo aposta fortemente na inclusão das mulheres em todas as áreas de trabalho, fortalecendo a prerrogativa de que lugar de mulher é onde ela quiser! A empresa já avançou passos largos, mas quer ampliar ainda mais a presença feminina em seu quadro, buscando trazer igualdade de gênero, oportunidades e desenvolvimento ao time de Transportes. O Frota para Elas é um dos muitos projetos pensados para fazer a diferença na vida das pessoas. Na área de transporte, há ainda o Frota por Elas, um movimento que busca incentivar mulheres para que elas obtenham a carta de motorista tipo C, para que possam realizar seus objetivos e estejam onde quiserem, inclusive dirigindo a frota da companhia.

Já na empresa como um todo, há outras diversas iniciativas transformadoras, tais como:

●     Vagas: campanhas de marca empregadora para ampliar a atratividade de mulheres.
● Programa Ready to Return: iniciativa global da PepsiCo que visa dar oportunidade para que profissionais que pausaram sua carreira (seja pela maternidade, viagens ou outros motivos pessoais) por dois anos ou mais regressem ao mercado de trabalho. No Brasil, já tivemos 3 edições do programa, com mais de 6 mil inscritas.
● Strong Her: programa regional (LATAM) de desenvolvimento de média liderança feminina pautado na construção de confiança e desenvolvimento de marca pessoal para prepará-las para futuras funções, conhecendo o negócio e cadeia de valor PepsiCo, através de networking e fóruns de exposição, apoiadas por sessões de mentoria.
● Doce Começo: programa que existe há mais de 10 anos, oferece licença maternidade/parental de seis meses e acompanhamento especializado em todas as fases da gravidez, auxiliando gestante e recém-nascidos(as). Também oferece retorno gradativo da licença (jornada de trabalho de meio período no primeiro mês de retorno). Além disso, a PepsiCo acaba de lançar o Carrot – benefício para seus colaboradores e colaboradoras que auxilia no planejamento familiar, além de esclarecer dúvidas e trazer a orientação de especialistas em saúde, direito, finanças, entre outras frentes, necessárias para seguir essa jornada.
● Minha Hora: recentemente, o Doce Começo foi ampliado e implementou o Minha Hora, programa que oferece um reembolso anual para tratamentos de reprodução assistida como fertilização in vitro, inseminação artificial, congelamento de óvulos e embriões, além de banco de espermatozoides e óvulos. O programa tem dois anos e já foi usufruído por 67 famílias (maio/2024).
● Licença paternidade estendida, de 30 dias.
● Licença parental para casais homoafetivos: uma pessoa pode pleitear o direito à licença de até seis meses, enquanto a outra tem direito a 30 dias.
● Conscientização anti-machista/sexista com painéis e discussões em fóruns internos. Em 2023, iniciamos o Letramento Anti-Machismo, que traz informações e conceitos básicos sobre o machismo, seus reflexos e como podemos mudar essa realidade estrutural.
● Mulheres em Vendas: a PepsiCo Brasil conta com 31% de mulheres nessa área.
● Linhas Inspire: linhas de produção e logística compostas por pelo menos 50% de mulheres.
● Outras ações: a implantação de programas de mentoria, plano de carreira sólido e transparência na linha sucessória são condições essenciais para que mulheres tenham reais oportunidades de ascensão na carreira. Além disso, a flexibilidade de jornada de trabalho, a fim de proporcionar o equilíbrio entre família e trabalho, também deve ser cada vez mais valorizada, tanto pelos colaboradores, quanto pelas empresas – afinal é uma relação em que todos(as) ganham.

Gestão da Prática Relatada:

Na PepsiCo, o respeito e o incentivo à diversidade estão no centro de tudo. São pilares de sua estratégia de negócio que trazem vantagem competitiva, fazem parte dos valores e da estratégia ESG global da companhia, o PepsiCo Positive (pep+). A empresa acredita que é melhor e mais forte ao abraçar o ser humano em todos os seus aspectos.
Por isso, promove a diversidade em todas as suas formas, dentro e fora da companhia, tendo um forte envolvimento das lideranças, nacionais e globais, além do grupo de afinidade de gênero, o EmpoderA. Esse é um dos diversos grupos existentes, que reúnem pessoas que fazem parte de minorias, buscando aperfeiçoamentos constantes para a gestão e o ambiente de trabalho, incluindo a definição de novos benefícios que possam ajudar os profissionais a se desenvolverem, além de manter um espaço livre e seguro para que possam sempre se expressar e ser quem são. Além disso, os gestores buscam manter uma escuta ativa das mulheres em relação às suas necessidades no dia a dia, em todas as áreas da companhia.

O programa Frota para Elas foi pensado pelo time de logística, com o apoio das áreas de DE&I, People  e do EmpoderA, com rápida adesão pela alta liderança, para implementação em todas as unidades da empresa.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

O programa é um sucesso desde sua implementação e acumula histórias de superação e transformação na vida de muitas mulheres, ampliando ano a ano seus índices de participação feminina no quadro de motoristas e de logística em geral. Os resultados demonstram ganhos reputacionais, na qualidade do trabalho desenvolvido, também em termos de segurança e otimização de recursos, além de ganhos a médio e longo prazos em retenção, inovação e sustentabilidade financeira. O objetivo é continuar fortalecendo o programa, para conquistar uma presença feminina cada vez maior nessas áreas e, com base no exemplo e nos índices positivos alcançados, estimular empresas a fazerem o mesmo, fortalecendo ainda mais a diversidade em posições ainda majoritariamente masculinas em todo o país.