Ano: 2024

Escola de Eletricistas para Mulheres

NEOENERGIA S.A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A estratégia de formação de eletricistas na Neoenergia iniciou em 2013, sempre no formato misto (homem e mulheres), com o objetivo de qualificar e capacitar os eletricistas para atuarem no mercado de energia elétrica, além de implementar o foco na segurança, prezando pela melhoria na prestação dos serviços e aumento na qualidade do atendimento ao cliente.

No ano de 2019, foi lançada a Escola de Eletricistas para Mulheres, como ação afirmativa, cujo intuito é aumentar o número de mulheres atuantes no setor elétrico. Muito além do olhar aos aspectos de negócio, 1.015 mulheres tiveram suas vidas transformadas diante da oportunidade de uma nova profissão, fato que tem contribuído principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas.

Igualmente destacamos o fomento ao emprego e renda nas comunidades onde a Distribuidora está inserida, uma vez que após a formação, as alunas podem integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado.

Relevância para o Negócio:

Para o negócio de distribuição de energia, o cargo de eletricista é o primeiro na carreira técnica, cujo conhecimento necessário é bastante específico e escasso de ofertas abertas no mercado.
Em congruência com os projetos de internalização desta atividade na empresa, viabilizar uma formação eficaz e seguindo os padrões de segurança e qualidade era uma necessidade iminente.
Implementar esta iniciativa tem sido um importante agente de transformação cultural para a Neoenergia, garantido a sustentabilidade do negócio e atendimento aos nossos valores, além dos requisitos de gestão em direitos humanos.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Em 2023 o projeto conquistou o prêmio Think Work, certificando a iniciativa pela criação da Escola de Eletricistas exclusiva de mulheres. Também recebeu reconhecimento como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas.

No mesmo ano, a Neoenergia realizou aperfeiçoamentos no processo com a admissão de técnicos especialistas em todas as distribuidoras, com objetivo de auxiliar na gestão e acompanhamento das escolas. Foi desenvolvido um fluxo para controle de materiais utilizados nas aulas práticas, como por exemplo, luvas, botas, cabos, equipamentos de segurança, etc, auxiliando a prever possíveis falhas no processo.

A grade de formação também foi aperfeiçoada, com foco na carga horária para condução de veículos e equipamentos específicos do negócio. Por fim, contratamos um novo fornecedor em São Paulo, favorecendo maior abrangência em nossas áreas de atuação.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A estratégia de formação de eletricistas na Neoenergia iniciou em 2013, sempre no formato misto (homem e mulheres), com o objetivo de qualificar e capacitar os eletricistas para atuarem no mercado de energia elétrica, além de implementar o foco na segurança, prezando pela melhoria na prestação dos serviços e aumento na qualidade do atendimento ao cliente.

No ano de 2019, foi lançada a Escola de Eletricistas para Mulheres, como ação afirmativa, cujo intuito é aumentar o número de mulheres atuantes no setor elétrico. Muito além do olhar aos aspectos de negócio, 1.015 mulheres tiveram suas vidas transformadas diante da oportunidade de uma nova profissão, fato que tem contribuído principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas.

Igualmente destacamos o fomento ao emprego e renda nas comunidades onde a Distribuidora está inserida, uma vez que após a formação, as alunas podem integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Não informado

Gestão da Prática Relatada:

Tivemos grandes desafios, como buscar apoio com o governo local e parcerias para entrar na comunidade. Para potencializar a exposição positiva da iniciativa, foram elaborados press releases e realizadas articulações com a imprensa que abordaram as diversas etapas do processo, desde o anúncio até a conclusão do curso. A repercussão nos meios de comunicação conquistou espaço nos noticiários locais e nacional. O projeto também foi divulgado nas redes sociais do Grupo, no site e nos canais internos, por meio de um planejamento de comunicação integrada.

Para a etapa de pós formação da escola de eletricistas, a Neoenergia inicialmente realizou a sensibilização da liderança para esse novo público, além de adequar os vestiários e banheiros nas bases onde receberiam as mulheres.

Após a entrada das primeiras mulheres, a empresa passou a monitorar a integração das mesmas e através de rodas de conversas com as mulheres, juntamente com a percepção dos líderes, foi possível identificar outras iniciativas possíveis a fim de fortalecer as condições de trabalho seguro, prospecção de mulheres no mercado de trabalho e impulsionar desenvolvimento e carreira, como desenvolvimento junto aos fornecedores para a redução do tamanho das luvas, mangas isolantes e TOP antichamas, adequações no uniforme feminino e implantação de toucas de cabelo retardante de chamas e fortalecimento da preparação do time de recrutadores e liderança para a condução de processos seletivos mais inclusivos e sem viés dos inconscientes.

Trazendo uma visão geral em números, até o momento foram finalizadas 254 turmas, com 6.040 eletricistas formados, sendo 15 turmas específicas para mulheres e 161 turmas mistas (homens e mulheres), totalizando 1.015 mulheres formadas. Quanto ao aproveitamento, no total 75% dos formados foram contratados, sendo 668 (15%) mulheres.

Em 2023 tivemos 36 turmas finalizadas, formamos 824 alunos sendo que 40% (332) desses eram mulheres. Somente em 2023 tivemos 523 eletricistas contratados onde desses, 33% eram mulheres.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Essa ação foi reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas. Foi também destaque no XI Prêmio Corresponsables da Iberoamérica, ao ser reconhecida como uma das 4 ganhadoras na categoria Grandes Empresas entre 205 inscritas.

A iniciativa faz parte dos compromissos sociais assumidos pela companhia dentro do propósito ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), representando pilares como diversidade e inclusão, sendo uma estratégia de grande valor e visibilidade no mercado. Os ganhos obtidos com esta ação dialogam com diversas questões como os grupos menorizados, comunidades carentes, direito à educação de qualidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social, dignidade, trabalho e emprego, sendo todos estes de fato destaques para a disseminação ou replicação para outros modelos de negócio.