Empreendedoras da Beleza
O programa Empreendedoras da Beleza tem como objetivo transformar a vida de mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social através da capacitação/formação em cursos profissionalizantes no segmento de beleza. Por meio dos seus formatos online e presencial, oferecidos de forma 100% gratuita, o programa capacita e gera renda, estimula o empoderamento feminino e contribui para a redução da desigualdade social, promovendo transformação social e desenvolvimento. O programa foca na educação, inclusão e mobilidade social com a capacitação, além de estimular o empreendedorismo.
Criado em 2020 para apoiar mulheres microempreendedoras afetadas pela COVID-19, expandiu-se em 2021. Criando um ambiente de aprendizado para capacitar tanto aquelas já no ramo quanto as interessadas em ingressar, gera milhares de oportunidades e alavanca a renda de mulheres para a transformação das suas realidades.
Modalidade online – com foco no acesso irrestrito e escalabilidade, o formato online garante flexibilidade para conclusão das pessoas inscritas, uma vez que os cursos podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer momento. A plataforma disponibiliza diversos cursos tais como: maquiagem básica, maquiagem avançada, unhas (manicure e pedicure), alongamento de unhas, penteados e vendas, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, criação de conteúdo digital e empoderamento (estes dois últimos serão lançados em abril/2024).
A plataforma do Empreendedoras da Beleza é aberta duas vezes ao ano para inscrição (abril e agosto) e o público interessado deve se inscrever através do acesso ao site: http://empremdedorasdabeleza.com.br/.
Modalidade presencial – com foco na profundidade técnica, o curso de maquiagem e empreendedorismo possui duração de 63 (sessenta e três) horas. O curso é realizado, prioritariamente, nas comunidades do entorno das operações do Grupo Boticário, visando também fomentar o desenvolvimento e relacionamento local.
De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?
O Programa é conduzido pelo Instituto Grupo Boticário e apoiado pela área de impacto social – ESG do Grupo Boticário, que é responsável pela articulação com demais áreas do negócio e parceiros externos.
– Público: O programa tem como foco mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social e possui um forte recorte de diversidade, com uma alta porcentagem de participantes que se autodeclaram pessoas pretas e pardas. – Formato: Combina modalidades online e presencial, garantindo acessibilidade e flexibilidade para as participantes. O formato online permite que os cursos sejam realizados em qualquer lugar e a qualquer momento, enquanto o presencial foca na profundidade técnica.
– Taxa de conclusão: O programa apresenta uma taxa de conclusão de cursos (20%) significativamente superior à média do mercado (7%), reforçando a eficácia da metodologia inovadora e o engajamento das participantes.
– Parcerias estratégicas: Empreendedoras da Beleza conta com parceiros renomados e especializados do mercado. Essas parcerias garantem a qualidade e relevância dos conteúdos oferecidos, conectando com o público alvo e gerando um ciclo positivo de experiências, sendo eles:
1) Escola Conquer – responsável pela gestão da plataforma digital e relacionamento com as empreendedoras visando a estratégia online. Além da produção novos cursos e sua respectiva implementação.
2) Escola Madre – responsável pelo desenvolvimento técnico dos cursos voltados para beleza e parceiro para estruturação da metodologia presencial.
3) Instituto Kondzilla – responsável pelo desenvolvimento técnico do curso de criação de conteúdo. (metodologia online)
4) Negra Bah – responsável pelo desenvolvimento técnico do curso de alongamento de unhas. (metodologia online)
5) Airpromo – responsável por promover ações de ativação com foco em conversão ou divulgação e reputação do Programa.
5) SoWhat – responsável pela criação e execução das campanhas com foco em conversão da estratégia online.
6) Aliança Empreendedora – responsável pela criação e estruturação da metodologia presencial.
7) Instituto Incanto – parceiro para execução de turmas presenciais, atuando com a divulgação do programa, seleção de alunas no território e aplicação da metodologia.
8) Prefeituras de São José dos Pinhais – parceiro para execução do modelo presencial no local, cedendo espaço e estrutura para as ações acontecerem.
9) Fundo de Solidariedade de Registro – parceiro para execução do modelo presencial no local, cedendo espaço e estrutura para as ações acontecerem.
10) Espaço Revendedor em Salvador – parceiro para execução do modelo presencial no local, cedendo espaço e estrutura para as ações acontecerem.
11) Hamburgada do Bem – parceiro para divulgação da estratégia online que possui capilaridade e alcance considerando nosso público alvo. (parceiro executor de outra iniciativa social da área de impacto).
– Expansão internacional: Desde 2023, o programa expandiu seu alcance digital para Portugal, demonstrando a capacidade de escalar internacionalmente e impactar mulheres além das fronteiras brasileiras.
O programa Empreendedoras da Beleza tem como objetivo transformar a vida de mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social através da capacitação/formação em cursos profissionalizantes no segmento de beleza. Por meio dos seus formatos online e presencial, oferecidos de forma 100% gratuita, o programa capacita e gera renda, estimula o empoderamento feminino e contribui para a redução da desigualdade social, promovendo transformação social e desenvolvimento. O programa foca na educação, inclusão e mobilidade social com a capacitação, além de estimular o empreendedorismo.
Criado em 2020 para apoiar mulheres microempreendedoras afetadas pela COVID-19, expandiu-se em 2021. Criando um ambiente de aprendizado para capacitar tanto aquelas já no ramo quanto as interessadas em ingressar, gera milhares de oportunidades e alavanca a renda de mulheres para a transformação das suas realidades.
Modalidade online – com foco no acesso irrestrito e escalabilidade, o formato online garante flexibilidade para conclusão das pessoas inscritas, uma vez que os cursos podem ser realizados em qualquer lugar e a qualquer momento. A plataforma disponibiliza diversos cursos tais como: maquiagem básica, maquiagem avançada, unhas (manicure e pedicure), alongamento de unhas, penteados e vendas, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, criação de conteúdo digital e empoderamento (estes dois últimos serão lançados em abril/2024).
A plataforma do Empreendedoras da Beleza é aberta duas vezes ao ano para inscrição (abril e agosto) e o público interessado deve se inscrever através do acesso ao site: http://empremdedorasdabeleza.com.br/.
Modalidade presencial – com foco na profundidade técnica, o curso de maquiagem e empreendedorismo possui duração de 63 (sessenta e três) horas. O curso é realizado, prioritariamente, nas comunidades do entorno das operações do Grupo Boticário, visando também fomentar o desenvolvimento e relacionamento local.
De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?
O Programa é conduzido pelo Instituto Grupo Boticário e apoiado pela área de impacto social – ESG do Grupo Boticário, que é responsável pela articulação com demais áreas do negócio e parceiros externos.
-Participação: Desde 2021, foram realizados cinco ciclos com mais de 200 mil mulheres inscritas e mais de 43 mil formadas. – Diversidade: 53% das inscritas se declararam como pretas e pardas.
– Impacto da renda: 57% das participantes relataram aumento de renda após a conclusão do curso.
– Taxa de Conclusão: Taxa de conclusão de 20%, significativamente superior à média de mercado de 7%, indicando a qualidade e eficácia dos cursos.
Modelo Online 2024 em andamento:
– Inscritas: 89.309
– Formadas: 10,30%
– Matrículas: 59.008
– Conclusões: 22,23%
Observação: *A partir de 2024, incluímos a possibilidade da inscrita fazer mais de um curso. “Inscritas” e “formadas” referem-se ao CPF, enquanto “matrículas” e “conclusões” referem-se à quantidade de cursos nos quais as pessoas se matricularam e concluíram.
Resultados do modelo presencial até:
-2022: 78 mulheres foram atendidas em formato presencial
-2023: 52 em 2023, abrangendo quatro municípios.
Modelo Presencial 2024 em andamento:
– 7 turmas previstas para acontecer no segundo semestre de 2024: 3 em parceria com a SEFAZ e 4 em parceria com AERO, com a previsão de 203 mulheres formadas.
– 1 turma em Caruaru finalizada, em parceria interna com o time de Marketing regional e parceria externa com a Prefeitura de Caruaru, com 29 mulheres formadas.
O processo de monitoramento do projeto é realizado através da dashboard e acompanhamento diário com o parceiro de gestão de cursos Conquer. O projeto possui diversos indicadores de performance para cada ciclo e indicadores de evolução histórica, os quais são acompanhados de forma contínua. Avaliamos os resultados de cada ciclo e se necessário, ajustamos as ações para alcançar as metas estabelecidas no início de cada ano. Monitoramos o número de pessoas inscritas em cada curso, o percentual de formadas, recortes de diversidade como gênero e raça/cor, e o grau de vulnerabilidade social das inscritas, que considera gênero, grau de escolaridade, renda familiar, cor/raça e se a pessoa possui benefícios do governo. Para entender os resultados do programa, aplicamos uma pesquisa ao final de cada ciclo, realizada pelo Data Censo, com foco em entender o impacto na renda após a conclusão dos cursos. Além disso, o acompanhamento também ocorre por meio do sistema de Performance Ciclo de OKR’s, modelo de gestão do Grupo Boticário. O reporte é feito para a diretoria e vice-presidência, e todas as informações do programa passam por auditoria.
O Programa tem formato contínuo com planejamento de crescimento ano a ano. A ambição é ser o maior e melhor programa de profissionalização em beleza gratuito do Brasil e do mundo. Por isso, anualmente buscamos: aumento de participação do público com investimento em comunicação para conversão e reputação, melhoria de plataforma e experiência, cursos atualizados com tendências de mercado e profissionais experts e referência ministrando as aulas e melhoria da pesquisa de impacto. No formato presencial também temos objetivo de ampliação. Em 2023 evoluímos com criação de metodologia padronizada e execução em formato piloto para expansão em 2024 com 11 turmas planejadas, em 11 municípios.