IFOOD.COM AGENCIA DE RESTAURANTES ONLINE S.A.
“• Principais objetivos: Desenvolvimento de uma linha de embalagens produzidas com materiais sustentáveis, eficientes e seguras para o delivery e que possuam preços competitivos no mercado com seu principal substituto, embalagens de plástico
• Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante): território brasileiiro
• Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra; Campanha de apresentação para o mercado das primeiras embalagens da coleção iniciou-se em 19 de Maio de 2023. Após o lançamento as embalagens estão sendo utilizadas por alguns restaurantes e vendidas através da nossa plataforma. Em julho novas embalagens serão adicionadas no nosso portfólio para atender ainda mais tipos de culinárias.
• Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática;
Através de parcerias com a indústria conseguimos desenvolver um material sustentável à prova de gordura, para isso foi necessário grande capital humano e natural, já que a solução é proveniente de renovável e precisa voltar para o ciclo, seja através da biodegradação ou reciclagem.
• Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática; foram criadas algumas parcerias nessa jornada, a primeira delas com a Klabin, indústria de papel e celulose, que desenvolveu o papel com barreira sustentável e fornece essa matéria prima para a Tucial, a gráfica que converte o papel em embalagens finais. Outra parceria que estamos desenvolvendo é a starup GrowPack, para o desenvolvimento de embalagens de palha de milho. O iFood está investindo dinheiro e também muito trabalho para juntos construirmos boas soluções.
• Principais resultados alcançados.
Um dos compromissos públicos do iFood para 2025 é eliminar a poluição plástica. Para isso, não basta apenas reduzir o plástico de uso único desnecessário, como talheres e canudos, mas também, substituir, em escala, embalagens plásticas por modelos mais sustentáveis.
Por isso, a empresa investe recorrentemente em soluções e empresas que ofereçam tais soluções para restaurantes realizarem uma transição para embalagens mais sustentáveis.”
“• Importância da inovação descrita dentro dos negócios da empresa (representatividade em termos do faturamento, volume de negócios, prioridade para a organização etc.) e conexão dessa inovação com o todo das operações. Ou seja, deve-se avaliar neste critério se a inovação foi realizada em algo relevante e material para a empresa ou se a mesma foi aplicada em aspectos marginais ou secundários para a empresa.
O compromisso público do iFood, em meio ambiente, é de até 2025, acabar com a poluição plástica, reduzindo em 50% o plástico utilizado nas entregas e reciclando todo o restante.
O case de desenvolvimento de embalagens sustentáveis é peça fundamental no atingimento deste compromisso, e por consequência, na garantia da reputação da empresa perante à sociedade e aos stakeholders.
Além disso, é DNA da empresa investir em inovação e soluções do presente que apoiarão o iFood para um futuro mais próspero e sustentável.” “• Indicação das características inovadoras da prática que a diferenciam das práticas usuais de mercado, considerando a concepção/desenho da ideia, a metodologia de desenvolvimento e a implementação e eventuais patentes geradas e pesquisas acadêmicas produzidas.
O mercado de embalagens sustentáveis no Brasil é insipiente e depende muito de soluções importadas. Para nós, no Brasil, ainda é um tema inovador e com poucas soluções escaláveis disponíveis.
As soluções importadas são caras e de alta pegada de carbono, uma vez que são essencialmente oriundas da China.
Há aspectos de inovação na produção, na composição da matéria prima e até mesmo na compreensão do consumidor sobre estas embalagens
Por isso, a jornada que o iFood está fazendo de investir em inovação em embalagens sustentáveis nacionais é mais do que uma agenda institucional da empresa, mas sim uma necessidade do mercado brasileiro para uma transição econômica em direção a uma sociedade menos dependente do plástico de uso único descartável.
E só com inovação que atingiremos preços acessíveis e um mercado nacional produtivo relevante. Sem estes dois pilares, é praticamente impossível tornarmos realidade o uso destes produtos por parte dos restaurantes.
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“• Principais objetivos: Desenvolvimento de uma linha de embalagens produzidas com materiais sustentáveis, eficientes e seguras para o delivery e que possuam preços competitivos no mercado com seu principal substituto, embalagens de plástico
• Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante): território brasileiiro
• Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra; Campanha de apresentação para o mercado das primeiras embalagens da coleção iniciou-se em 19 de Maio de 2023. Após o lançamento as embalagens estão sendo utilizadas por alguns restaurantes e vendidas através da nossa plataforma. Em julho novas embalagens serão adicionadas no nosso portfólio para atender ainda mais tipos de culinárias.
• Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática;
Através de parcerias com a indústria conseguimos desenvolver um material sustentável à prova de gordura, para isso foi necessário grande capital humano e natural, já que a solução é proveniente de renovável e precisa voltar para o ciclo, seja através da biodegradação ou reciclagem.
• Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática; foram criadas algumas parcerias nessa jornada, a primeira delas com a Klabin, indústria de papel e celulose, que desenvolveu o papel com barreira sustentável e fornece essa matéria prima para a Tucial, a gráfica que converte o papel em embalagens finais. Outra parceria que estamos desenvolvendo é a starup GrowPack, para o desenvolvimento de embalagens de palha de milho. O iFood está investindo dinheiro e também muito trabalho para juntos construirmos boas soluções.
• Principais resultados alcançados.
Um dos compromissos públicos do iFood para 2025 é eliminar a poluição plástica. Para isso, não basta apenas reduzir o plástico de uso único desnecessário, como talheres e canudos, mas também, substituir, em escala, embalagens plásticas por modelos mais sustentáveis.
Por isso, a empresa investe recorrentemente em soluções e empresas que ofereçam tais soluções para restaurantes realizarem uma transição para embalagens mais sustentáveis.”
“Qualidade do planejamento, da execução e da avaliação de resultados da inovação implantada, incluindo a existência ou o desenvolvimento de sistemas de gestão e indicadores específicos para esse fim.
Em 2022 o iFood fez um grande levantamento para medir a quantidade de plásticos no delivery e essa se tornou nossa baseline, com a quantidade de plástico que cada culinária coloca no mercado. Com a adoção de embalagens sustentáveis por restaurantes parceiros, conseguimos mensurar o quanto estamos reduzindo de plástico no mercado, para atingir nossa meta de até 2025 reduzir em 50%, a porcentagem de plástico por pedido. “
“Indicação de como a empresa imagina que a prática poderia ser replicada por outras organizações e grau em que essa replicação seria possível. Indique também as perspectivas futuras para a prática relatada.
O desenvolvimento de linhas de embalagens sustentáveis é baseada exatamente nestes conceitos de disseminação, replicação e continuidade.
Buscamos embalagens sustentáveis, funcionais e economicamente competitivas com o plástico. Para isso, precisamos que os modelos criados e produzidos sejam replicáveis e de uso contínuo pelos restaurantes.
Atualmente, temos dois modelos de embalagens, que o iFood investe recursos e que são, completamente escaláveis. Uma delas é a gBox, embalagem compostável feita da palha de milho, em parceria com a startup GrowPack.
Para 2023, estimamos produzir e comercializar mais de 1 MM destas embalagens, com capacidade e expectativas de atingirmos outros muitos milhões nos próximos anos, inclusive, atingindo preços de venda semelhantes às embalagens de plástico convencionais.
Ou seja, é o sistema produtivo das embalagens garantindo replicação em escala, a disseminação é feita através de esforços comerciais de venda para restaurantes e a continuidade, advém, do preço competitivo.
Além disso, outros tipos de negócios também podem se beneficiar com esse tipo de embalagem, já que moldes podem ser customizados e utilizados em embalagens de cosméticos, farmacêuticos, eletrônicos entre outros mercados.”