Ano: 2023

Embalagens Sustentáveis ​​para Delivery: O Compromisso do iFood com a Redução do Plástico

IFOOD.COM AGENCIA DE RESTAURANTES ONLINE S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“• Principais objetivos: Desenvolvimento de uma linha de embalagens produzidas com materiais sustentáveis, eficientes e seguras para o delivery e que possuam preços competitivos no mercado com seu principal substituto, embalagens de plástico
• Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante): território brasileiiro
• Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra; Campanha de apresentação para o mercado das primeiras embalagens da coleção iniciou-se em 19 de Maio de 2023. Após o lançamento as embalagens estão sendo utilizadas por alguns restaurantes e vendidas através da nossa plataforma. Em julho novas embalagens serão adicionadas no nosso portfólio para atender ainda mais tipos de culinárias.
• Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática;
Através de parcerias com a indústria conseguimos desenvolver um material sustentável à prova de gordura, para isso foi necessário grande capital humano e natural, já que a solução é proveniente de renovável e precisa voltar para o ciclo, seja através da biodegradação ou reciclagem.
• Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática; foram criadas algumas parcerias nessa jornada, a primeira delas com a Klabin, indústria de papel e celulose, que desenvolveu o papel com barreira sustentável e fornece essa matéria prima para a Tucial, a gráfica que converte o papel em embalagens finais. Outra parceria que estamos desenvolvendo é a starup GrowPack, para o desenvolvimento de embalagens de palha de milho. O iFood está investindo dinheiro e também muito trabalho para juntos construirmos boas soluções.
• Principais resultados alcançados.
Um dos compromissos públicos do iFood para 2025 é eliminar a poluição plástica. Para isso, não basta apenas reduzir o plástico de uso único desnecessário, como talheres e canudos, mas também, substituir, em escala, embalagens plásticas por modelos mais sustentáveis.
Por isso, a empresa investe recorrentemente em soluções e empresas que ofereçam tais soluções para restaurantes realizarem uma transição para embalagens mais sustentáveis.”

Relevância para o Negócio:

“• Importância da inovação descrita dentro dos negócios da empresa (representatividade em termos do faturamento, volume de negócios, prioridade para a organização etc.) e conexão dessa inovação com o todo das operações. Ou seja, deve-se avaliar neste critério se a inovação foi realizada em algo relevante e material para a empresa ou se a mesma foi aplicada em aspectos marginais ou secundários para a empresa.
O compromisso público do iFood, em meio ambiente, é de até 2025, acabar com a poluição plástica, reduzindo em 50% o plástico utilizado nas entregas e reciclando todo o restante.
O case de desenvolvimento de embalagens sustentáveis é peça fundamental no atingimento deste compromisso, e por consequência, na garantia da reputação da empresa perante à sociedade e aos stakeholders.
Além disso, é DNA da empresa investir em inovação e soluções do presente que apoiarão o iFood para um futuro mais próspero e sustentável.” “• Indicação das características inovadoras da prática que a diferenciam das práticas usuais de mercado, considerando a concepção/desenho da ideia, a metodologia de desenvolvimento e a implementação e eventuais patentes geradas e pesquisas acadêmicas produzidas.

O mercado de embalagens sustentáveis no Brasil é insipiente e depende muito de soluções importadas. Para nós, no Brasil, ainda é um tema inovador e com poucas soluções escaláveis disponíveis.
As soluções importadas são caras e de alta pegada de carbono, uma vez que são essencialmente oriundas da China.
Há aspectos de inovação na produção, na composição da matéria prima e até mesmo na compreensão do consumidor sobre estas embalagens
Por isso, a jornada que o iFood está fazendo de investir em inovação em embalagens sustentáveis nacionais é mais do que uma agenda institucional da empresa, mas sim uma necessidade do mercado brasileiro para uma transição econômica em direção a uma sociedade menos dependente do plástico de uso único descartável.
E só com inovação que atingiremos preços acessíveis e um mercado nacional produtivo relevante. Sem estes dois pilares, é praticamente impossível tornarmos realidade o uso destes produtos por parte dos restaurantes.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“• Principais objetivos: Desenvolvimento de uma linha de embalagens produzidas com materiais sustentáveis, eficientes e seguras para o delivery e que possuam preços competitivos no mercado com seu principal substituto, embalagens de plástico
• Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante): território brasileiiro
• Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra; Campanha de apresentação para o mercado das primeiras embalagens da coleção iniciou-se em 19 de Maio de 2023. Após o lançamento as embalagens estão sendo utilizadas por alguns restaurantes e vendidas através da nossa plataforma. Em julho novas embalagens serão adicionadas no nosso portfólio para atender ainda mais tipos de culinárias.
• Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática;
Através de parcerias com a indústria conseguimos desenvolver um material sustentável à prova de gordura, para isso foi necessário grande capital humano e natural, já que a solução é proveniente de renovável e precisa voltar para o ciclo, seja através da biodegradação ou reciclagem.
• Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática; foram criadas algumas parcerias nessa jornada, a primeira delas com a Klabin, indústria de papel e celulose, que desenvolveu o papel com barreira sustentável e fornece essa matéria prima para a Tucial, a gráfica que converte o papel em embalagens finais. Outra parceria que estamos desenvolvendo é a starup GrowPack, para o desenvolvimento de embalagens de palha de milho. O iFood está investindo dinheiro e também muito trabalho para juntos construirmos boas soluções.
• Principais resultados alcançados.
Um dos compromissos públicos do iFood para 2025 é eliminar a poluição plástica. Para isso, não basta apenas reduzir o plástico de uso único desnecessário, como talheres e canudos, mas também, substituir, em escala, embalagens plásticas por modelos mais sustentáveis.
Por isso, a empresa investe recorrentemente em soluções e empresas que ofereçam tais soluções para restaurantes realizarem uma transição para embalagens mais sustentáveis.”

Gestão da Prática Relatada:

“Qualidade do planejamento, da execução e da avaliação de resultados da inovação implantada, incluindo a existência ou o desenvolvimento de sistemas de gestão e indicadores específicos para esse fim.
Em 2022 o iFood fez um grande levantamento para medir a quantidade de plásticos no delivery e essa se tornou nossa baseline, com a quantidade de plástico que cada culinária coloca no mercado. Com a adoção de embalagens sustentáveis por restaurantes parceiros, conseguimos mensurar o quanto estamos reduzindo de plástico no mercado, para atingir nossa meta de até 2025 reduzir em 50%, a porcentagem de plástico por pedido. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Indicação de como a empresa imagina que a prática poderia ser replicada por outras organizações e grau em que essa replicação seria possível. Indique também as perspectivas futuras para a prática relatada.
O desenvolvimento de linhas de embalagens sustentáveis é baseada exatamente nestes conceitos de disseminação, replicação e continuidade.
Buscamos embalagens sustentáveis, funcionais e economicamente competitivas com o plástico. Para isso, precisamos que os modelos criados e produzidos sejam replicáveis e de uso contínuo pelos restaurantes.
Atualmente, temos dois modelos de embalagens, que o iFood investe recursos e que são, completamente escaláveis. Uma delas é a gBox, embalagem compostável feita da palha de milho, em parceria com a startup GrowPack.
Para 2023, estimamos produzir e comercializar mais de 1 MM destas embalagens, com capacidade e expectativas de atingirmos outros muitos milhões nos próximos anos, inclusive, atingindo preços de venda semelhantes às embalagens de plástico convencionais.
Ou seja, é o sistema produtivo das embalagens garantindo replicação em escala, a disseminação é feita através de esforços comerciais de venda para restaurantes e a continuidade, advém, do preço competitivo.
Além disso, outros tipos de negócios também podem se beneficiar com esse tipo de embalagem, já que moldes podem ser customizados e utilizados em embalagens de cosméticos, farmacêuticos, eletrônicos entre outros mercados.”