LIMA & PERGHER INDUSTRIA E COMERCIO S/A
Educação Circular: Descobrindo o Futuro Sustentável
O projeto “Educação Circular: Descobrindo o Futuro Sustentável” é uma iniciativa pioneira promovida pelo grupo Lima & Pergher que acontece nas fábricas da Start Química e Revalor Reciclagem. O principal objetivo deste projeto é sensibilizar no ano de 2024 aproximadamente 650 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais de Uberlândia/MG sobre os princípios da economia circular. A proposta é desenvolver uma compreensão sólida e prática sobre práticas sustentáveis, incentivando a adoção de hábitos responsáveis tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo.
Em parceria com a Secretaria de Educação de Uberlândia, o projeto inclui palestras educativas nas escolas ministradas pela Gerente de Sustentabilidade do grupo e idealizadora do projeto e visitas técnicas às fábricas da Start Química e Revalor Reciclagem estabelecendo assim uma conexão direta entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática. Na Revalor Reciclagem, os alunos acompanham todas as etapas do processo de reciclagem, desde o recebimento dos resíduos para triagem até a produção das resinas PEAD e flakes PET. Já na Start Química, eles visualizam a transformação dessas resinas e flakes em novas embalagens, além de acompanhar o envase de produtos saneantes (detergentes e desinfetantes). A experiência se completa com a visita ao centro de distribuição e armazenagem. Essa imersão prática não só amplia o horizonte dos alunos, mas também os inspira a visualizar e construir um futuro sustentável e tecnologicamente avançado.
Os principais objetivos do projeto são:
• Desenvolver uma compreensão sólida e prática sobre os princípios da economia circular
• Conectar teoria e prática para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem
• Promover a adoção de práticas sustentáveis entre os adolescentes para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades
• Fomentar a parceria entre o grupo e a comunidade escolar para fortalecer o compromisso com a sustentabilidade.
Educação Circular: Fortalecendo a Sustentabilidade e o Sucesso do Negócio
A relevância do projeto “Educação Circular” para os negócios do grupo Lima & Pergher é multifacetada. Primeiramente, ele posiciona o grupo como um líder em responsabilidade social. O projeto demonstra o alinhamento do grupo com o ODS 4 – Educação de Qualidade proposto pela ONU em 2015 e a Agenda 2030, fortalecendo o compromisso do grupo com a sustentabilidade e a responsabilidade social, elementos cruciais para a imagem corporativa moderna.
Através da educação e sensibilização dos jovens, o grupo investe no futuro, criando uma base de consumidores e colaboradores mais conscientes e alinhados com os valores da organização. Este engajamento pode resultar em uma melhor percepção pública, fidelização de clientes e atração de novos talentos que compartilham dos mesmos valores sustentáveis. Além disso, o projeto fortalece parcerias estratégicas com as escolas e a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uberlândia/MG, facilitando futuras colaborações. A abordagem inovadora do projeto também pode resultar em maior visibilidade e reconhecimento no mercado, destacando a empresa como uma pioneira em práticas sustentáveis, além de um fortalecimento da imagem das marcas perante stakeholders e clientes. Hoje o grupo está consolidado como uma grande referência em produtos de limpeza, higiene pessoal, cosméticos, saúde bucal, tratamento de piscinas, agropecuários, veterinários, além da fabricação de embalagens plásticas (PEAD e PET) e reciclagem, são mais de 20 marcas e um mix de 2.000 produtos.
Para o Brasil e para as indústrias brasileiras, a adoção da economia circular é de extrema importância. Primeiro, o país enfrenta desafios significativos relacionados à gestão de resíduos sólidos. Com uma população crescente e urbanização acelerada, a produção de resíduos urbanos tem aumentado e a reciclagem ainda é insuficiente para lidar com esse volume. A economia circular pode transformar a maneira como as indústrias estão lidando com resíduos, promovendo a reutilização, reciclagem e redução dos mesmos desde a fase de produção. A transição para uma economia circular também pode ajudar o Brasil a cumprir seus compromissos internacionais em relação à sustentabilidade e mudanças climáticas, pois a adoção de práticas circulares pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, promover a conservação de recursos naturais e proteger a biodiversidade.
Visualiza-se como benefícios diretos:
• Fortalecimento da imagem das empresas do grupo como promotora de práticas sustentáveis • Melhoria da reputação das marcas (Azulim, Tuff, Pedrex, Asseptgel, Bianco, Free Pet, Acqua Pool, Indy e Qualifood)
• Criação de um vínculo positivo com a comunidade local e stakeholders
• Contribuição para a formação de uma geração mais consciente e responsável ambientalmente
• Potencial aumento na atração e retenção de talentos
• Criação de cultura organizacional que valorize a responsabilidade ambiental e social.
Educação Circular: Uma Abordagem Inovadora para a Sustentabilidade
O projeto “Educação Circular” se destaca por várias características inovadoras que o diferenciam das práticas usuais de mercado. A concepção do projeto envolve uma metodologia participativa que engaja os estudantes de maneira ativa e prática. As palestras ministradas nas escolas são complementadas por visitas técnicas às fábricas, permitindo que os alunos vejam, na prática, os princípios da economia circular em ação. Através dessa experiência transformadora e imersiva, os alunos são confrontados com a realidade de uma indústria 4.0 altamente automatizada.
A utilização de tecnologias, como apresentações audiovisuais, fluxogramas visuais e materiais didáticos interativos (painel do ciclo de vida dos frascos PET), enriquece a experiência educacional. Essas ferramentas tecnológicas ajudam a ilustrar conceitos complexos de maneira clara e acessível, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Além disso, a emissão de certificados para os estudantes participantes reconhece e valoriza o engajamento deles, incentivando a continuidade do aprendizado.
O projeto também adota uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, conectando diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma visão holística das questões ambientais. Essa integração de múltiplas disciplinas reforça a compreensão dos alunos sobre a interdependência entre o meio ambiente e as atividades humanas, preparando-os para enfrentar os desafios ambientais de maneira mais informada e consciente.
Além disso, o próprio conceito da economia circular pode impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico sustentável. Ao incentivar o design de produtos com ciclos de vida mais longos e a utilização de materiais reciclados, novas indústrias e mercados podem surgir, gerando empregos e promovendo o crescimento econômico. O setor de reciclagem e reutilização, por exemplo, pode ser um grande gerador de empregos, contribuindo para a redução do desemprego e o desenvolvimento de competências locais.
Embora a economia circular esteja ganhando relevância no Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Iniciativas de reciclagem e reutilização estão crescendo, mas precisam de maior disseminação, mais apoio e regulamentação para se tornarem práticas comuns. A conscientização pública sobre a importância da economia circular impulsionada por projetos educativos e inovadores como o “Educação Circular: Descobrindo o Futuro Sustentável” ajudará a cidade de Uberlândia a ser ainda mais reconhecida como uma cidade sustentável. A cidade tem se esforçado para implementar políticas públicas que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento social e econômico, com investimentos em infraestrutura, educação ambiental, e a promoção de tecnologias limpas e renováveis, que são pilares fundamentais da economia circular.
Empresas e governos locais estão começando a reconhecer os benefícios da economia circular e a implementar políticas e programas para promover essa transição. No entanto, a colaboração entre setores público e privado, bem como a participação ativa da sociedade civil, são essenciais para acelerar esse processo e garantir uma mudança duradoura e significativa.
Como diferenciais pode-se citar:
• Integração de conceitos de economia circular no currículo escolar
• Parceria sólida e colaborativa entre empresa e comunidade escolar
• Experiência educacional prática através de visitas técnicas e palestras interativas
• Abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, conectando diferentes áreas do conhecimento
• Abordagem holística, trabalhando em diferentes frentes, como educação ambiental e coleta seletiva.
Educação Circular: Descobrindo o Futuro Sustentável
O projeto “Educação Circular: Descobrindo o Futuro Sustentável” é uma iniciativa pioneira promovida pelo grupo Lima & Pergher que acontece nas fábricas da Start Química e Revalor Reciclagem. O principal objetivo deste projeto é sensibilizar no ano de 2024 aproximadamente 650 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais de Uberlândia/MG sobre os princípios da economia circular. A proposta é desenvolver uma compreensão sólida e prática sobre práticas sustentáveis, incentivando a adoção de hábitos responsáveis tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo.
Em parceria com a Secretaria de Educação de Uberlândia, o projeto inclui palestras educativas nas escolas ministradas pela Gerente de Sustentabilidade do grupo e idealizadora do projeto e visitas técnicas às fábricas da Start Química e Revalor Reciclagem estabelecendo assim uma conexão direta entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática. Na Revalor Reciclagem, os alunos acompanham todas as etapas do processo de reciclagem, desde o recebimento dos resíduos para triagem até a produção das resinas PEAD e flakes PET. Já na Start Química, eles visualizam a transformação dessas resinas e flakes em novas embalagens, além de acompanhar o envase de produtos saneantes (detergentes e desinfetantes). A experiência se completa com a visita ao centro de distribuição e armazenagem. Essa imersão prática não só amplia o horizonte dos alunos, mas também os inspira a visualizar e construir um futuro sustentável e tecnologicamente avançado.
Os principais objetivos do projeto são:
• Desenvolver uma compreensão sólida e prática sobre os princípios da economia circular
• Conectar teoria e prática para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem
• Promover a adoção de práticas sustentáveis entre os adolescentes para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades
• Fomentar a parceria entre o grupo e a comunidade escolar para fortalecer o compromisso com a sustentabilidade.
Educação Circular: Transformando Vidas e Protegendo o Planeta
Os resultados sociais e ambientais obtidos com a prática da “Educação Circular” são significativos e abrangentes. O projeto atende a diversas necessidades da sociedade e do meio ambiente, promovendo a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da economia circular.
Entre os principais resultados, destacam-se:
Educação Ambiental: O projeto proporciona uma educação ambiental de qualidade, sensibilizando os estudantes para a importância da preservação do meio ambiente e das práticas sustentáveis. Isso contribui para a formação de uma geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. Atualmente no Brasil existem 38 milhões de analfabetos funcionais (29% da população brasileira), então contribuir para uma educação de qualidade (ODS 4) torna-se responsabilidade de todos, não só do governo.
Promoção da Economia Circular: Através das visitas técnicas e palestras, os alunos aprendem sobre o ciclo produtivo da economia circular, incluindo a coleta seletiva e a reciclagem. Essa experiência prática reforça os conceitos aprendidos em sala de aula e incentiva a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano. Acreditamos que é impossível visitar uma indústria de reciclagem e não transformar a sua perspectiva sobre os resíduos. Segundo dados do DMAE (empresa responsável pela coleta seletiva do município), dos 32% de potencial de reciclagem, Uberlândia está praticando 7% e a média nacional é de 4%. No ranking de cidades sustentáveis, com mais de 500 mil habitantes, Uberlândia está em segundo lugar no estado e em décimo quarto no Brasil.
Impacto Social: O projeto fortalece o capital social das comunidades onde o grupo atua, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico local. A parceria entre o grupo e a comunidade escolar proporciona uma abordagem holística e colaborativa para a educação ambiental.
Desenvolvimento de Competências: Os estudantes desenvolvem novas competências e habilidades relacionadas à sustentabilidade e à economia circular, preparando-os para o trabalho futuro e incentivando a inovação.
Impactos Ambientais: A iniciativa contribui para a redução do impacto ambiental das operações do grupo e promove a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais, especialmente o petróleo. Isso inclui estratégias para a mitigação das mudanças climáticas, promoção da biodiversidade e uso eficiente de recursos. Atualmente as embalagens plásticas utilizadas pela Start Química possuem na sua composição em torno de 35% de resina reciclada, resina essa que foi produzida pela Revalor Reciclagem. E mesmo com essa porcentagem, a Revalor Reciclagem continua com sua capacidade produtiva ociosa.
Economia Circular no Brasil: A adoção da economia circular é de extrema importância para o Brasil devido aos desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos, ao desenvolvimento econômico sustentável e aos compromissos internacionais em relação às mudanças climáticas. Projetos como “Educação Circular” são essenciais para transformar a maneira como lidamos com os resíduos. Embora a economia circular esteja ganhando relevância no Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido e iniciativas como esta podem ajudar a acelerar a transição para uma economia mais circular e sustentável, beneficiando o meio ambiente e a sociedade como um todo.
O Projeto iniciou-se em fevereiro de 2024 com o processo seletivo das escolas e até a presente data (12/07/2024) foram impactados aproximadamente 290 estudantes das escolas municipais de Uberlândia/MG.
Em 24/05/2024 a empresa recebeu o certificado do Programa 2030 Today- SGS que atesta a avaliação e verificação do atendimento de 9 ODS; são eles: 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 16.
Em 05/06/2024 – Dia Mundial do Meio Ambiente, a Gerente de Qualidade foi convidada para ministrar a palestra ‘Educação Circular’ para 150 alunos de uma escola da rede privada e 100 alunos de uma universidade. Esse convite demonstra a repercussão positiva do projeto em todo o município.
Educação Circular: Liderança Ativa e Gestão Estratégica da Prática
O projeto “Educação Circular” conta com um forte envolvimento da liderança e uma gestão eficiente que garantem seu sucesso. Abaixo, destacam-se os principais papeis e responsabilidades dos líderes e gestores envolvidos.
Presidente e Vice-Presidente:
• Apoiam o projeto desde o início, demonstrando comprometimento no cumprimento do ODS 4 – Educação de Qualidade
• Desempenham um papel crucial na promoção e gestão do projeto “Educação Circular”
• Alocam recursos humanos e financeiros (transporte, alimentação, seguro) necessários para garantir o sucesso do projeto
• Estabelecem a visão estratégica e asseguram que o projeto esteja alinhado com os objetivos do grupo
Gerente de Sustentabilidade
• Realiza as palestras nas escolas e acompanha as visitas nas fábricas da Start Química e Revalor Reciclagem
• Supervisiona o projeto semanalmente
• Reporta diretamente ao Presidente
• Coordena os esforços da equipe e promove a colaboração interdepartamental (meio ambiente e operações)
• Trabalha em estreita colaboração com a Gerente de Marketing nas comunicações internas e externas sobre sustentabilidade
• Realiza os ajustes no projeto conforme necessidade (exemplo: mudanças no tempo de visita e criação do painel do ciclo de vida da garrafa PET para facilitar aprendizagem)
Secretaria Municipal de Educação (CEMEPE – Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais)
• Monitoramento rigoroso do planejamento, execução e avaliação dos resultados do projeto
• Reuniões regulares e acompanhamento das visitas técnicas às fábricas para garantir compreensão e colaboração entre todos os envolvidos
• Coleta e análise de feedback dos alunos e professores para melhorias contínuas
Em resumo, o projeto “Educação Circular” exemplifica como o apoio da alta liderança, combinado com uma gestão dedicada e colaborativa, pode levar ao sucesso de iniciativas sustentáveis.
Educação Circular: Sustentabilidade Duradoura
O projeto “Educação Circular” possui grande potencial para disseminação, replicação e continuidade. A metodologia e os materiais desenvolvidos podem ser facilmente adaptados para diferentes contextos, permitindo que outras indústrias, outras escolas e municípios implementem iniciativas semelhantes. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia/MG assegura a sustentabilidade do projeto a longo prazo, o contrato pré-existente com a prefeitura poderá ser renovado anualmente.
Além disso, a abordagem inovadora e prática do projeto pode servir como um modelo para outras empresas e organizações interessadas em promover a educação ambiental e a economia circular.
A Política Nacional de Economia Circular (PL 1.874/2022), aprovada pelo Senado em março de 2024 e agora em trâmite final na Câmara dos Deputados, tem como objetivo estimular o uso consciente dos recursos naturais, promover a gestão estratégica de resíduos e fortalecer as cadeias de valor por meio da adição, retenção e recuperação dos recursos.
Os principais pontos dessa política incluem: Conscientização e Educação, Incentivos Fiscais e Compras Sustentáveis, Pesquisa e Desenvolvimento, Reparação e Reuso e Transparência e Rastreamento. O projeto “ Educação Circular” se alinha com essa política, pois contribui para conscientização da sociedade na importância da economia circular. Com a adoção dessa política haverão incentivos fiscais para empresas que adotam práticas circulares, financiamento de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que suportem a circularidade dos produtos.
A conscientização da população, especialmente as gerações Z e Alpha, sobre economia circular é crucial, pois ajudará o Brasil a mitigar os impactos ambientais, reduzir a extração de recursos naturais, minimizar a geração de resíduos, gerar empregos nos setores de reciclagem e alinhar o país a compromissos internacionais de combate às mudanças climáticas.
Acreditamos no poder individual e coletivo para salvar o planeta, e essa transformação nasce da consciência, cultivada pela educação e pela oportunidade de vivenciar práticas sustentáveis como a economia circular.