Whirlpool S.A.
“Neste Prêmio Eco, apresentamos Ecohouse, o negócio de águas da Brastemp.
Criamos em 2002 o primeiro serviço de assinatura de águas do Brasil, que tem a visão de ser a melhor solução de água em busca de melhorar a saúde e o bem-estar de nossos consumidores.
Fazemos isso através do aluguel de purificadores de nossa marca Brastemp e através de nosso suporte especializado ao longo de todo o período de assinatura.
Garantimos a qualidade da água oferecida e o bom funcionamento de nosso purificador, realizando manutenções e testes que prolongam a vida útil do equipamento.
Quando identificamos que o purificador atingiu seu tempo de vida útil, um novo equipamento é disponibilizado ao consumidor, que tem o seu antigo substituído. Após retornar para uma de nossas unidades, o equipamento antigo é desmontado, tem os componentes e resíduos destinados de maneira ecologicamente correta, sendo reciclados por empresas especializadas e comprometidas com os requisitos exigidos pela legislação.
Alguns anos após o lançamento do purificador Brastemp, em 2010 demos início a uma significativa expansão de nosso negócio, passando a atender clientes corporativos. Dessa forma, empresas também passaram a contar com a possibilidade de oferecer água de excelente qualidade para seus colaboradores, e ainda puderam reduzir custos antes feitos com equipamentos próprios, garantindo ainda uma manutenção regular de excelência.
Como uma empresa inovadora, a Whirlpool foi além. Em 2015 lançou o primeiro purificador de água gaseificada do mercado brasileiro.
Entre os anos de 2018 e 2020, uma condição indispensável nos dias de hoje impulsionou um grande passo: o serviço passou a estar presente no online, com um novo canal para que nossos consumidores adquirissem suas assinaturas.
Atualmente, o serviço é oferecido em 14 unidades da federação, estando presente nas regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste. Contamos com uma base de mais de 100 mil clientes, atendendo pessoas físicas, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Nosso faturamento ultrapassou 100 milhões de reais, demonstrando o potencial do negócio e sua escalabilidade para outras regiões do Brasil e do mundo.”
“O negócio de águas da Brastemp é relevante e importante para a Whirlpool, pois ele nos dá a oportunidade de estarmos cada vez mais presente no lar de nossos consumidores.
Desde sua concepção, desenvolvemos e aprimoramos um serviço que oferece água de qualidade e amplia nossa gama de soluções para o lar. Isso nos trouxe uma nova oportunidade de negócio e tem-se demonstrado promissor para os resultados da companhia.
Ao adotarmos o modelo E2E, trabalhamos para minimizar falhas e reduzir riscos em todas as etapas, permitindo acompanhamento e controle total sobre o serviço que prestamos e sobre o equipamento que colocamos no mercado. Isso nos traz uma série de aprendizados, além de um constante e fundamental contato com nossos clientes, que nos permitem aperfeiçoar nossos produtos e serviços, garantindo a fidelidade de nosso consumidor.
Este negócio é relevante a ponto de mostrar que o modelo é escalável e aplicável a outros eletrodomésticos e eletroeletrônicos, construindo uma importante base para a atuação da Whirlpool em um mundo cada vez mais digital.
” “A Whirlpool inovou ao oferecer, há mais de 20 anos, o primeiro serviço de assinatura de águas do Brasil. Presente através de suas marcas na casa de milhões de brasileiros, a companhia deu um importante passo para fazer ainda mais parte da vida de seus consumidores. Desta vez, através da água.
Ao oferecermos uma assinatura de água, possibilitamos que nosso consumidor tenha significativa redução de custos ao dispor de um purificador em sua casa sem precisar arcar com o valor da compra de um produto novo. A médio e longo prazo, as manutenções preventivas e de reparo, inclusas no plano, somam-se às vantagens que trazem economia e praticidade.
Vale destacar que a tendência de locação de itens de alto valor agregado tem se concretizado e estado presente em um mundo cada vez mais digital. Os consumidores têm procurado serviços que aliem qualidade, praticidade e responsabilidade ambiental. Brastemp, ao lançar este serviço há 20 anos, demonstra que é pioneira e vanguardista no mercado brasileiro.
Além do cuidado com a saúde de nossos consumidores, também agimos no cuidado com o meio ambiente. Daí vem a principal inovação que apresentamos neste espaço.
Nosso serviço oferece uma experiência E2E, em inglês End-to-End, significando que desde a venda, passando pelo suporte, e chegando ao momento do descarte, nossos clientes são constantemente assistidos por nós.
O conceito de E2E, End-to-End, busca ter controle sob todos os processos pelos quais passa um produto, abrangendo as etapas da cadeia produtiva até a do fim da vida útil do item, garantindo controle de qualidade e rastreabilidade de ponta a ponta.
Isso só reforça ainda mais nosso serviço de águas Brastemp como pioneiro no mercado brasileiro. Ele é o único a possuir controle completo do ciclo de vida do produto. Com a assinatura deste serviço, disponibilizamos o purificador, asseguramos a manutenção completa de forma regular e, no tempo devido, realizamos o recolhimento e o encaminhamento para a destinação ambientalmente adequada do produto, seguindo todas as boas práticas de sustentabilidade e descarte correto.
“
“Neste Prêmio Eco, apresentamos Ecohouse, o negócio de águas da Brastemp.
Criamos em 2002 o primeiro serviço de assinatura de águas do Brasil, que tem a visão de ser a melhor solução de água em busca de melhorar a saúde e o bem-estar de nossos consumidores.
Fazemos isso através do aluguel de purificadores de nossa marca Brastemp e através de nosso suporte especializado ao longo de todo o período de assinatura.
Garantimos a qualidade da água oferecida e o bom funcionamento de nosso purificador, realizando manutenções e testes que prolongam a vida útil do equipamento.
Quando identificamos que o purificador atingiu seu tempo de vida útil, um novo equipamento é disponibilizado ao consumidor, que tem o seu antigo substituído. Após retornar para uma de nossas unidades, o equipamento antigo é desmontado, tem os componentes e resíduos destinados de maneira ecologicamente correta, sendo reciclados por empresas especializadas e comprometidas com os requisitos exigidos pela legislação.
Alguns anos após o lançamento do purificador Brastemp, em 2010 demos início a uma significativa expansão de nosso negócio, passando a atender clientes corporativos. Dessa forma, empresas também passaram a contar com a possibilidade de oferecer água de excelente qualidade para seus colaboradores, e ainda puderam reduzir custos antes feitos com equipamentos próprios, garantindo ainda uma manutenção regular de excelência.
Como uma empresa inovadora, a Whirlpool foi além. Em 2015 lançou o primeiro purificador de água gaseificada do mercado brasileiro.
Entre os anos de 2018 e 2020, uma condição indispensável nos dias de hoje impulsionou um grande passo: o serviço passou a estar presente no online, com um novo canal para que nossos consumidores adquirissem suas assinaturas.
Atualmente, o serviço é oferecido em 14 unidades da federação, estando presente nas regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste. Contamos com uma base de mais de 100 mil clientes, atendendo pessoas físicas, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Nosso faturamento ultrapassou 100 milhões de reais, demonstrando o potencial do negócio e sua escalabilidade para outras regiões do Brasil e do mundo.”
“Ao adotarmos o modelo E2E, trabalhamos para minimizar riscos e falhas em todas as etapas, permitindo acompanhamento e controle total sobre o serviço que prestamos e sobre o equipamento que colocamos no mercado.
Ao identificarmos que um produto necessita de reparos que não podem ser realizados no local em que está instalado, este equipamento é levado a uma de nossas plantas para que sua manutenção seja realizada. Nossos procedimentos incluem a desembalagem do produto e remoção de seu componente exterior, seguida de avaliações visuais e testes funcional e de segurança. Ressalta-se aqui o compromisso que temos em garantir que nossos produtos sejam, além de eficientes, modernos e ecológicos, seguros aos nossos consumidores.
As peças e componentes que apresentam bom funcionamento e podem ser reutilizados passam por um processo minucioso de limpeza e secagem. Posteriormente, voltam a fazer parte do produto após sua remontagem.
Novos testes são feitos para verificar, por exemplo, temperatura, fluxo e qualidade da água. Dessa forma, asseguramos que, além de um bom desempenho do produto, estamos oferecendo água de qualidade.
Em nossos planos está o aperfeiçoamento do modelo E2E, aplicando melhorias em custos, serviços ao consumidor e digitalização. Entendemos como passos fundamentais para satisfazer ainda mais nosso cliente.
Para a Whirlpool, o presente dessa operação está centrado na automatização dos processos e melhorias da entrega e valor e benefícios da assinatura que vão além da manutenção do equipamento, cuidado com a saúde e com o meio ambiente, como por exemplo programas de pontuações e fidelidade para o consumidor final.
“
“O modelo de negócios de aluguel de produtos de alto valor agregado deixou de ser tendência e já é uma realidade no mundo. Nos baseamos nessa prática, que pode ser facilmente expandida para as demais categorias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos vendidos pela companhia, aplicando o conceito da circularidade de materiais e produtos em outras plataformas e promovendo o consumo consciente dos nossos consumidores.
Acreditamos que grandes empresas podem impactar positivamente no mundo quando estão dispostas a repensar suas estratégias, seus modelos de negócio e suas inovações aplicadas aos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes. Assim, é possível não só trabalhar a circularidade dos materiais e de seus produtos, como também manter padrões de controle de qualidade prolongando a vida útil do produto oferecido.
Oferecer um serviço essencial e que promove a Economia Circular, além do consumo e produção conscientes, é uma das iniciativas da Whirlpool que traduzem seu engajamento nas necessidades globais e locais de nossos ecossistemas e meio ambiente. Por isso, Ecohouse é motivo de orgulho e responsabilidade para nós. Estarmos na vanguarda deste serviço nos impulsiona a inovar cada vez mais, melhorando a vida de nossos consumidores em casa e no planeta.
“