SUZANO S.A.
A Suzano, reconhecida pela inovação e pioneirismo há 100 anos, é a maior produtora global de celulose de eucalipto de mercado e referência mundial no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, feitas a partir de florestas plantadas. Como líder global do setor de papel e celulose, a Suzano tem como compromisso construir um futuro mais sustentável para o planeta e para as pessoas, oferecendo soluções para os desafios que enfrentamos como sociedade. Sendo um negócio de base natural, a sustentabilidade faz parte da estratégia da Suzano e está presente em toda a nossa atuação, incluindo a cadeia de suprimentos.
No final de 2020, a jornada da Suzano na construção de uma cadeia de fornecimento responsável teve um grande avanço, com a criação de um time focado em integrar a sustentabilidade nos processos de compras e consolidar o modelo de gestão de riscos na cadeia de suprimentos. Assim nasceu o programa de Gestão Responsável de Fornecedores, em inglês Responsible Supplier Management (RSM), na gerência de Inteligência e Governança de Suprimentos, com uma equipe específica e orçamento destinado à sua estruturação nos anos seguintes.
O ano de 2021 foi marcado pela estruturação e amadurecimento desse programa, que se materializou por meio de diversas iniciativas que buscavam estabelecer relacionamentos duradouros e de qualidade com os fornecedores, a fim de gerar e compartilhar valor em toda a cadeia. No primeiro ano do programa, o time de RSM publicou dois documentos importantes para direcionar a cadeia de valor nessa jornada: a Política de Compras Sustentáveis, que apresenta as diretrizes para integração da sustentabilidade nos processos de compras, e o Código de Conduta de Fornecedores, que orienta o relacionamento na cadeia de fornecimento. Para aprimorar o monitoramento de riscos, foi elaborado um estudo de exposição a riscos socioambientais de todas as nossas categorias de compras, o que deu origem à Matriz de Riscos Socioambientais, que classifica os fornecedores em quatro grupos de risco (baixo, médio, alto e muito alto), classificação que nos apoia nas diversas iniciativas conduzidas pelo time. Além disso, iniciamos nossos programas de engajamento de fornecedores, o Mudanças Climáticas, em parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP), que busca auxiliar os fornecedores na mensuração e definição de metas para redução das emissões; o Compras Inclusivas, que promove a inclusão de fornecedores e mão-de-obra diversos na cadeia; e o Semear, em parceria com o Sebrae, que desenvolve micros e pequenas empresas estratégicas que fazem negócio com a Suzano.
Em 2022, evoluímos em automatização e análise de dados, implementando a plataforma RepRisk, para impulsionar nossos processos de gestão de riscos, dar eficiência às auditorias na cadeia de fornecedores e apoiar a tomada de decisão para compras mais responsáveis. Também atuamos na incorporação de requisitos de sustentabilidade no processo de homologação, avaliando mecanismos e estratégias relacionados a gestão e desempenho social, governança, sistema de gestão da qualidade, integridade due diligence e meio ambiente. Alcançamos nosso objetivo de executar um processo robusto de auditoria de segunda parte em fornecedores de alto risco de sustentabilidade que foram priorizados para a iniciativa, o que nos permitiu identificar os riscos e as oportunidades com a temática social ao longo de toda a cadeia de valor da Suzano. Além disso, estruturamos e aplicamos o Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF) que avalia fornecedores críticos, incorporando desempenho e requisitos sociais, ambientais e de segurança e ampliamos a temática de nossos programas de engajamento, com a criação do Cuidar da Água, também em parceria com o CDP, focado em gestão de recursos hídricos.
No último ano, 2023, aprimoramos nossa metodologia de gestão de riscos. Passamos a monitorar 100% dos nossos fornecedores, com a implementação da plataforma Linkana e expandimos nossa atuação de mapeamento de riscos para além do Tier-1. Além disso, criamos o Semear Delas, edição do projeto focada em empreendedorismo feminino e social e iniciamos uma parceria com a empresa JSL, em seu projeto chamado Mulheres na Direção, para formação de mão-de-obra feminina, contribuindo para o crescimento do programa de Compras Inclusivas. Realizamos um encontro com nossos fornecedores, o Bioconexão, evento focado em biodiversidade no Parque das Neblinas, reserva ambiental da companhia, e organizamos a primeira edição do Suzano Valoriza, evento realizado para reconhecer e incentivar nossos fornecedores em boas práticas nas categorias de performance e gestão ESG, avaliando não apenas critérios de qualidade, mas também segurança, meio ambiente, social, clima e segurança hídrica.
Em três anos de existência, o projeto Gestão Responsável de Fornecedores conseguiu desenvolver uma metodologia de gestão de riscos robusta para a cadeia de valor da Suzano e criou programas de engajamento sobre diversos temas de sustentabilidade com os fornecedores. Em tão pouco tempo, o programa foi capaz de integrar a sustentabilidade de forma global na cadeia, impactando não apenas a área de Suprimentos, mas envolvendo também os departamentos de Sustentabilidade, Desenvolvimento Social, Sistema e Gestão de Dados Mestres e Auditorias. O programa também contribuiu para a melhoria da performance da companhia em índices e ratings de ESG e foi reconhecido por premiações nacionais e internacionais, INBRASC e World Sustainability Award.
No próximo ciclo, o programa pretende focar na descarbonização da cadeia de valor da Suzano, através do engajamento de fornecedores para a redução de emissões e adoção de metas climáticas; na garantia do respeito aos direitos humanos, fortalecendo ainda mais nossa metodologia de gestão de riscos; e na inclusão de grupos minoritários para além de mulheres, por meio da contratação de fornecedores diversos.
A integração da sustentabilidade aos processos da cadeia de suprimentos se mostra extremamente relevante, tendo em vista seu imenso potencial de redução de riscos no negócio. Do ponto de vista ambiental, o mundo tem feito grandes esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), a fim de limitar o aquecimento global. Porém, as organizações devem se atentar não apenas às suas emissões, já que as emissões das cadeias de suprimentos são, em média, 11,4 vezes maiores, de acordo com o relatório do CDP de 2020.
Por outro lado, a produção mundial é altamente dependente da natureza, sendo que metade do PIB mundial depende alta ou moderadamente dela, de acordo com dados de 2019 do IPBES. Conforme as mudanças climáticas são intensificadas, os desastres climáticos extremos se tornam mais frequentes e severos, impactando diretamente as cadeias de suprimentos, já que podem interromper o acesso a recursos naturais, impedir o transporte e aumentar o custo de produção e de mão-de-obra.
Percebe-se também uma crescente demanda para endereçar questões sociais e de governança nas cadeias de suprimentos, atrelada consequentemente a riscos reputacionais e regulatórios, já que as empresas podem ser corresponsáveis por más condições de trabalho ou condutas antéticas de um fornecedor.
Apesar da nítida relevância do tema para a sustentabilidade, ainda há uma ineficiência no engajamento das empresas. Segundo o CDP, das mais de 23 mil empresas que reportaram seu desempenho para a entidade, em 2021, apenas 38% colaboram com seus fornecedores para endereçar questões relacionadas a mudanças climáticas, e apenas 16% para segurança hídrica.
Diante da importância da cadeia de valor para a estratégia de sustentabilidade, a Suzano reconhece a gestão de fornecedores como um dos temas materiais da companhia, buscando reduzir os riscos ao longo de toda a cadeia de fornecimento, considerando-a essencial para a resiliência do negócio.
A cadeia de suprimentos da Suzano é diversa e extensa, composta por fornecedores de diferentes categorias como atividades de operações, serviços, logística, marketing e vendas, além de atividades de apoio como infraestrutura e desenvolvimento tecnológico, localizados em todo o Brasil. Em 2023, transacionamos com cerca de 14,7 mil fornecedores, ao passo que, em nossa base de dados, constavam 32,1 mil fornecedores homologados, e o custo com pagamento de fornecedores foi de aproximadamente R$ 42,5 bilhões.
Com o programa de Gestão Responsável de Fornecedores, mantemos uma gestão próxima da nossa cadeia de suprimentos, com time dedicado ao monitoramento e ao desenvolvimento dessas empresas. Atualmente, 100% dos nossos fornecedores passam pelo processo de homologação e certificação com critérios de sustentabilidade, por meio da plataforma Midas, e 100% são monitorados com relação aos riscos ambientais e sociais, por meio das plataformas Linkana e RepRisk.
Com a implementação do programa de Gestão Responsável de Fornecedores, fomos capazes de integrar a estratégia de sustentabilidade da companhia à sua cadeia de fornecimento em 3 anos, contemplando diversos temas relevantes para as esferas ambiental, social e de governança. A partir dessa iniciativa, a Suzano se destaca pela inovação e pioneirismo em práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos no setor de papel e celulose brasileiro.
Dentre as práticas inovadoras do programa, destaca-se a implementação de tecnologias para gestão e monitoramento de riscos ao longo da cadeia de fornecimento, evoluindo na automatização e análise de dados. Para o processo de homologação e certificação de fornecedores, utilizamos a tecnologia da Midas Solutions, ferramenta de gestão de documentos e cadastros da empresa brasileira. Em parceria com a RepRisk, empresa de tecnologia de dados ESG, podemos fazer uma avaliação inicial dos riscos ambientais, sociais e de governança e comparar a exposição da empresa com a de seus pares. Também implementamos a plataforma Linkana, startup brasileira que atua no setor de gestão responsável de fornecedores, para automatizar qualificações financeiras, monitorar riscos com base em informações financeiras, trabalhistas e de ESG e avaliar o desempenho de fornecedores.
Além de contribuírem para o negócio da Suzano, os programas de engajamento desenvolvidos pelo time de Gestão Responsável de Fornecedores demonstram que a companhia reconhece a importância de ser agente transformador em iniciativas que buscam solucionar os desafios da sociedade e envolver seus parceiros no processo. Nossos programas são apresentados de forma detalhada a seguir:
• Mudanças Climáticas e Cuidar da Água: Com o objetivo de estimular a adoção de compromissos conjuntos para redução de emissões e melhorar a gestão hídrica, firmamos parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização internacional sem fins lucrativos. Essa colaboração visa engajar e auxiliar nossos fornecedores na mensuração, transparência de dados, definições de metas, avaliação de riscos e oportunidades relacionadas às mudanças climáticas e à gestão dos recursos hídricos. Fornecedores estratégicos são convidados a reportarem suas práticas e recebem uma nota do CDP. A partir do seu desempenho, são incentivados a estabelecer metas e iniciativas para melhorar sua performance. Os programas permitem a ampliação do conhecimento nos temas dentro da cadeia de valor, com consequente amadurecimento da gestão de emissões e de água por parte dos fornecedores. De acordo com relatório mais recente da ONG, de 2022, a Suzano era uma das 25 companhias da América Latina a participarem como membros do projeto CDP Supply Chain e a única do setor de papel e celulose, demonstrando inovação e pioneirismo na promoção de uma cadeia de suprimentos sustentável.
• Semear: Em parceria com o Sebrae, o programa é direcionado aos fornecedores da Suzano que são micros e pequenas empresas de diversos segmentos. No projeto, eles passam por um diagnóstico empresarial e recebem orientações para alcançar um crescimento estruturado por meio de boas práticas de gestão e inovação, bem como princípios de responsabilidade legal, social e ambiental. Também criamos a edição do programa voltada ao empreendedorismo feminino, o Semear Delas, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade social que moram nas comunidades próximas às unidades da Suzano no Brasil.
• Compras Inclusivas: O programa busca envolver e mobilizar a nossa cadeia de fornecimento para ampliar os impactos das metas de diversidade, equidade e inclusão da companhia. Além disso, a Suzano é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, reforçando seu compromisso com o tema. Para isso, realizamos um Censo de Diversidade e Inclusão entre as empresas parceiras e atuamos em duas principais frentes: expandir o número de fornecedores da Suzano que tem uma estrutura corporativa majoritariamente feminina e aumentar o número de mulheres terceiras nas operações da companhia. O acompanhamento de indicadores e métricas relacionados ao tema, como o spend da companhia com empresas diversas, é feito pelo time. Dentro do projeto, destacamos nossa parceria com a JSL, empresa brasileira de serviços logísticos, na iniciativa Mulheres na Direção, que capacita mulheres para operarem empilhadeiras nas unidades da Suzano pelo Brasil. Em 2024, expandimos o programa por meio da parceria com a WEConnect, organização que identifica, treina e certifica empresas controladas, gerenciadas e de propriedade de uma ou mais mulheres em pelo menos 51%, para conectá-las com nossos compradores. Também fortalecemos nossa parceria com o fornecedor Santa Clara Transportes e lançamos um curso de formação profissional de condutoras de veículos de transporte coletivo para atuarem em nossas unidades, chamado Mulheres de Sucesso.
• Inovabilidade: Realizada em 2022, a iniciativa consiste em ciclos de desafios direcionados aos fornecedores para buscar por soluções inovadoras, a fim de mitigar práticas não-sustentáveis existentes na cadeia de valor da Suzano. Pretendemos fazer novos ciclos de desafios em breve.
• Bioconexão: Encontro com fornecedores realizado em 2023 que visa discutir práticas para conservação da biodiversidade. O evento é realizado no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano localizada na Mata Atlântica, e pretendemos realizá-lo novamente nos próximos anos.
Além das iniciativas para engajamento e desenvolvimento de fornecedores, o time de Gestão Responsável de Fornecedores criou, em 2023, o Suzano Valoriza, evento para reconhecer o desempenho e incentivar a excelência dos nossos parceiros. As premiações são distribuídas em duas categorias, fornecedores de insumos e fornecedores de serviços. Os parceiros são avaliados de acordo com o Índice de Desempenho do Fornecedor (IDF), a autoavaliação (questionário socioambiental), o nível de parceria e o grau de risco. Além disso, são reconhecidos os fornecedores com melhores práticas nas categorias de Clima e Segurança Hídrica e Pilar ESG.
A Suzano, reconhecida pela inovação e pioneirismo há 100 anos, é a maior produtora global de celulose de eucalipto de mercado e referência mundial no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, feitas a partir de florestas plantadas. Como líder global do setor de papel e celulose, a Suzano tem como compromisso construir um futuro mais sustentável para o planeta e para as pessoas, oferecendo soluções para os desafios que enfrentamos como sociedade. Sendo um negócio de base natural, a sustentabilidade faz parte da estratégia da Suzano e está presente em toda a nossa atuação, incluindo a cadeia de suprimentos.
No final de 2020, a jornada da Suzano na construção de uma cadeia de fornecimento responsável teve um grande avanço, com a criação de um time focado em integrar a sustentabilidade nos processos de compras e consolidar o modelo de gestão de riscos na cadeia de suprimentos. Assim nasceu o programa de Gestão Responsável de Fornecedores, em inglês Responsible Supplier Management (RSM), na gerência de Inteligência e Governança de Suprimentos, com uma equipe específica e orçamento destinado à sua estruturação nos anos seguintes.
O ano de 2021 foi marcado pela estruturação e amadurecimento desse programa, que se materializou por meio de diversas iniciativas que buscavam estabelecer relacionamentos duradouros e de qualidade com os fornecedores, a fim de gerar e compartilhar valor em toda a cadeia. No primeiro ano do programa, o time de RSM publicou dois documentos importantes para direcionar a cadeia de valor nessa jornada: a Política de Compras Sustentáveis, que apresenta as diretrizes para integração da sustentabilidade nos processos de compras, e o Código de Conduta de Fornecedores, que orienta o relacionamento na cadeia de fornecimento. Para aprimorar o monitoramento de riscos, foi elaborado um estudo de exposição a riscos socioambientais de todas as nossas categorias de compras, o que deu origem à Matriz de Riscos Socioambientais, que classifica os fornecedores em quatro grupos de risco (baixo, médio, alto e muito alto), classificação que nos apoia nas diversas iniciativas conduzidas pelo time. Além disso, iniciamos nossos programas de engajamento de fornecedores, o Mudanças Climáticas, em parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP), que busca auxiliar os fornecedores na mensuração e definição de metas para redução das emissões; o Compras Inclusivas, que promove a inclusão de fornecedores e mão-de-obra diversos na cadeia; e o Semear, em parceria com o Sebrae, que desenvolve micros e pequenas empresas estratégicas que fazem negócio com a Suzano.
Em 2022, evoluímos em automatização e análise de dados, implementando a plataforma RepRisk, para impulsionar nossos processos de gestão de riscos, dar eficiência às auditorias na cadeia de fornecedores e apoiar a tomada de decisão para compras mais responsáveis. Também atuamos na incorporação de requisitos de sustentabilidade no processo de homologação, avaliando mecanismos e estratégias relacionados a gestão e desempenho social, governança, sistema de gestão da qualidade, integridade due diligence e meio ambiente. Alcançamos nosso objetivo de executar um processo robusto de auditoria de segunda parte em fornecedores de alto risco de sustentabilidade que foram priorizados para a iniciativa, o que nos permitiu identificar os riscos e as oportunidades com a temática social ao longo de toda a cadeia de valor da Suzano. Além disso, estruturamos e aplicamos o Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF) que avalia fornecedores críticos, incorporando desempenho e requisitos sociais, ambientais e de segurança e ampliamos a temática de nossos programas de engajamento, com a criação do Cuidar da Água, também em parceria com o CDP, focado em gestão de recursos hídricos.
No último ano, 2023, aprimoramos nossa metodologia de gestão de riscos. Passamos a monitorar 100% dos nossos fornecedores, com a implementação da plataforma Linkana e expandimos nossa atuação de mapeamento de riscos para além do Tier-1. Além disso, criamos o Semear Delas, edição do projeto focada em empreendedorismo feminino e social e iniciamos uma parceria com a empresa JSL, em seu projeto chamado Mulheres na Direção, para formação de mão-de-obra feminina, contribuindo para o crescimento do programa de Compras Inclusivas. Realizamos um encontro com nossos fornecedores, o Bioconexão, evento focado em biodiversidade no Parque das Neblinas, reserva ambiental da companhia, e organizamos a primeira edição do Suzano Valoriza, evento realizado para reconhecer e incentivar nossos fornecedores em boas práticas nas categorias de performance e gestão ESG, avaliando não apenas critérios de qualidade, mas também segurança, meio ambiente, social, clima e segurança hídrica.
Em três anos de existência, o projeto Gestão Responsável de Fornecedores conseguiu desenvolver uma metodologia de gestão de riscos robusta para a cadeia de valor da Suzano e criou programas de engajamento sobre diversos temas de sustentabilidade com os fornecedores. Em tão pouco tempo, o programa foi capaz de integrar a sustentabilidade de forma global na cadeia, impactando não apenas a área de Suprimentos, mas envolvendo também os departamentos de Sustentabilidade, Desenvolvimento Social, Sistema e Gestão de Dados Mestres e Auditorias. O programa também contribuiu para a melhoria da performance da companhia em índices e ratings de ESG e foi reconhecido por premiações nacionais e internacionais, INBRASC e World Sustainability Award.
No próximo ciclo, o programa pretende focar na descarbonização da cadeia de valor da Suzano, através do engajamento de fornecedores para a redução de emissões e adoção de metas climáticas; na garantia do respeito aos direitos humanos, fortalecendo ainda mais nossa metodologia de gestão de riscos; e na inclusão de grupos minoritários para além de mulheres, por meio da contratação de fornecedores diversos.
O programa de Gestão Responsável de Fornecedores se destaca por contemplar diversos temas de ESG e integrar a sustentabilidade na cadeia de suprimentos de forma global, o que pode ser observado pelo grande número de iniciativas desenvolvidas em tão pouco tempo de trabalho.
No que diz respeito à gestão de riscos, ampliamos a avaliação ambiental e social de nossos fornecedores ao longo dos anos. Para contratação de novos fornecedores, 100% das empresas são homologadas com base em critérios sociais, desde 2021. Com relação aos critérios ambientais, evoluímos esse número, sendo de 15% em 2021, 54% em 2022 e 72% em 2023. Em 2021, avaliamos apenas 271 fornecedores em critérios ambientais e 283 em critérios sociais. Já em 2022, avançamos e fomos capazes de avaliar 549 fornecedores em critérios sociais e 558 em ambientais. Em 2023, mantivemos o bom desempenho, avaliando 521 fornecedores em critérios sociais e 519 em ambientais. Além disso, 100% de nossos fornecedores são monitorados em nossas plataformas de gestão de riscos.
Nosso programa de Mudanças Climáticas apresentou uma evolução significativa durantes os últimos três anos. Em 2021, primeiro ano da iniciativa, 100 fornecedores foram convidados a responder o questionário do CDP Supply Chain e obtivemos um engajamento de 78%. Já em 2022, mantendo o número de 100 fornecedores convidados, aumentamos nosso engajamento para 91%. Em 2023, duplicamos o número de parceiros convidados a participar do programa, totalizando em 200 fornecedores, e obtivemos um engajamento de 76%. Nos três anos, nossa taxa de engajamento foi superior à média global. Durante os dois primeiros anos de programa, pode-se observar uma evolução na maturidade de nossos fornecedores com relação ao tema, já que em 2021 apenas 55% dos respondentes tinham iniciativas para redução das emissões, ao passo que em 2022, esse número cresceu para 69%. Em 2023, como o número de convidados duplicou, obtivemos um desempenho de 58%, mas é esperado que, a partir do engajamento no programa, haja a mesma evolução observada anteriormente.
Já o programa de Cuidar da Água foi implementado em 2022, inspirado pelo modelo do Mudanças Climáticas, também realizado por meio do questionário do CDP Supply Chain. Em seu primeiro ano, convidamos 100 fornecedores para participar, obtendo um engajamento de 76%. Em 2023, mantivemos o número de convidados e obtivemos 85% de engajamento, alcançando o 2º melhor desempenho da América Latina. Os respondentes apresentaram evolução no quesito de política hídrica, de 35% em 2022 para 37% em 2023.
Os fornecedores convidados para participar dos programas são aqueles que apresentam alto nível de criticidade e/ou que representam grande parte dos gastos da companhia com suprimentos. As altas taxas de engajamento obtidas representam o impacto dos programas na cadeia de valor da Suzano, uma vez que quanto mais fornecedores respondem ao questionário, mais estamos evoluindo na medição e definição de metas em conjunto para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerir os recursos hídricos de forma eficiente.
Com relação ao projeto de desenvolvimento de fornecedores, já impactamos mais de 350 micros e pequenas empresas através do Semear, em 5 estados do Brasil. No final de 2020, finalizamos a primeira edição do projeto na Bahia, com 41 empresas participantes. Em 2021, replicamos o modelo e formamos mais 31 empresas no Maranhão, 70 no Mato Grosso do Sul, 50 no Espírito Santo e 40 em São Paulo, totalizando em 191 fornecedores capacitados no ano. Em 2022, formamos apenas 35 fornecedores da Bahia. Em 2023, com o objetivo de desenvolver empresas para atender as demandas do Projeto Cerrado, formamos 178 fornecedores no Mato Grosso do Sul, e realizamos a primeira edição do programa focada em empreendedorismo feminino, o Semear Delas, em comunidades do Maranhão próximas à fábrica da Suzano, impactando 42 mulheres.
As iniciativas desenvolvidas pelo projeto de Compras Inclusivas contribuíram para promover a diversidade, equidade e inclusão na cadeia de valor da Suzano. Estruturado em 2021, iniciamos com a implementação de uma autodeclaração de diversidade no processo de cadastro dos nossos fornecedores e realizando um censo de diversidade e inclusão. A partir dos resultados, decidimos priorizar inicialmente nossas ações às mulheres.
Nossa parceria com a JSL no programa Mulheres na Direção também tem impactado a vida de diversas mulheres. Em 2022, formamos 20 profissionais na Bahia e outras 20 em São Paulo, totalizando em 40 operadoras de empilhadeira. Em 2023, criamos uma turma de 40 mulheres para atender as operações do Projeto Cerrado no Mato Grosso do Sul, concluída em 2024. Por meio da inclusão de mulheres nas operações da Suzano, contribuímos para a redução da pobreza de diversas famílias impactadas pelo programa. Uma de nossas participantes testemunhou: “Eu sempre tive vontade, porém nunca me imaginei dentro de uma empresa tão grande, fazendo o que estou fazendo e sendo respeitada no cargo que estou”. Em 2024, abrimos 15 vagas para capacitação de mulheres condutoras de transporte coletivos no programa Mulheres de Sucesso, em parceria com a Santa Clara Transportes.
Sobre a primeira edição do Suzano Valoriza, reconhecemos um total de 23 fornecedores que tiveram desempenho exemplar. Duas novas categorias serão agregadas ao Suzano Valoriza 2024: Inovação e Responsabilidade Corporativa.
Como resultado da integração global da sustentabilidade na área de Suprimentos, tivemos diversas iniciativas lideradas por outros times, como por exemplo a colaboração com a Adufértil, grande parceira da Suzano que fornece fertilizantes para a empresa há mais de 25 anos. A empresa irá construir uma nova misturadora de fertilizantes no Espírito Santo para abastecer nossas áreas de plantio na região. O projeto irá reduzir a rota de distribuição em mais de 1000 km, já que atualmente a fabricação é feita em São Paulo. A iniciativa terá um grande impacto ambiental e social, uma vez que promoverá a redução das emissões de carbono associadas à logística, o desenvolvimento econômico e a criação de empregos na região.
Como citado anteriormente, o programa de Gestão Responsável de Fornecedores tem grande impacto sobre a sustentabilidade e resiliência dos negócios da Suzano, por meio da gestão de riscos na cadeia de fornecimento e proteção da marca e reputação, sendo extremamente relevante para a companhia.
Dessa forma, o processo de criação e implementação do programa envolveu as Diretorias de Suprimentos e de Sustentabilidade na definição de metas para o ciclo de 2021-2023 e destinação de orçamento para o projeto. Para realizar o acompanhamento do programa, são realizados encontros trimestrais com os vice-presidentes e o time, em que as iniciativas e a evolução das metas são apresentadas.
A governança dos projetos é feita pelo próprio time, utilizando a ferramenta PowerBI para manter os dados, métricas e indicadores da área atualizados e disponíveis. Os principais resultados obtidos são reportados anualmente no Relatório de Sustentabilidade da Suzano.
Contamos com a colaboração de outras áreas para o desenvolvimento de projetos. A seguir, um resumo das atribuições das principais áreas envolvidas:
Suprimentos: Responsável pela contratação de serviços e aquisições de materiais de acordo com os critérios socioambientais e pelo desenvolvimento de projetos sustentáveis em parceria com os fornecedores.
Sustentabilidade: Apoio na definição de metas da área relacionadas aos compromissos da companhia e no desenvolvimento de programas de engajamento de fornecedores, Mudanças Climáticas, Cuidar da Água e Compras Inclusivas.
Auditoria: Auxílio no processo de auditorias técnicas e socioambientais em fornecedores.
Governança de Dados Mestres: Auxílio na implementação do processo de cadastro e homologação de fornecedores com base em critérios socioambientais.
Buscando ampliar nosso papel na cadeia de valor e na sociedade, o programa de Gestão Responsável de Fornecedores da Suzano desenvolveu diversas iniciativas para engajar e capacitar os fornecedores em questões ESG e disseminar boas práticas de sustentabilidade. O alcance dos projetos executados se deve pela possibilidade de replicação dos modelos, aspecto extremamente necessário, tendo em vista que o programa é responsável pela gestão de todos os fornecedores da Suzano no Brasil.
Nesse sentido, o projeto Semear se destaca pelo grande número de edições realizadas em diversas localidades do país. No total, foram mais 350 fornecedores impactados, nos 5 estados em que a Suzano possui fábricas, contemplando serviços de transporte rodoviário, manutenção industrial e logística florestal. O modelo de fácil replicabilidade se deve à grande parceria com o Sebrae, instituição que tem unidades espalhadas pelo Brasil e que oferece apoio para diversos setores empresariais.
Para disseminar as boas práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos e torná-la parte da cultura de Suprimentos, realizamos fóruns e treinamentos internos para capacitar nossos compradores em temas ESG. Além disso, estamos desenvolvendo uma metodologia para mapear todos os projetos desenvolvidos na área que possuem aspectos de sustentabilidade, a fim de mensurar nosso impacto e acelerar a transformação da cadeia de valor da Suzano.
Compartilhamos nossas iniciativas no Relatório de Sustentabilidade da Suzano, que é publicado anualmente, na seção de cadeia de fornecimento sustentável. Também participamos constantemente de eventos e congressos relacionados à gestão de riscos e sustentabilidade na cadeia de valor, a fim de compartilhar nossas ações com outras empresas e acompanhar as tendências da área.
Para os próximos anos, além de fortalecer os projetos existentes, pretendemos expandir nossa atuação. Para o Compras Inclusivas, faremos a implementação da plataforma da WEConnect International, uma organização que certifica empresas diversas e as conecta com compradores, a fim de evoluir nossos indicadores de diversidade. Além disso, buscamos a inclusão de outros grupos de diversidade em nossa cadeia de fornecimento de acordo com as metas estabelecidas pela Suzano. Também estamos desenvolvendo uma parceria com o Pacto Global da ONU, visando a inclusão de pessoas refugiadas em situação de vulnerabilidade social em nossas operações.
Em relação ao aspecto ambiental, o principal objetivo do programa é reduzir as emissões de gases de efeito estufa da cadeia de suprimentos da Suzano, por meio de iniciativas sustentáveis em parceria com os fornecedores, a fim de combater a crise climática. Outro desafio importante para o time é fortalecer a metodologia de gestão de riscos, para garantir o respeito aos direitos humanos ao longo de toda a cadeia de valor da companhia.
O pilar de Gestão Responsável de Fornecedores é essencial para que a Suzano cumpra seu propósito de plantar um futuro mais sustentável para o planeta e para as pessoas frente aos diversos desafios que se apresentam para nossa sociedade. Impactando toda a cadeia de suprimentos da companhia, estamos mudando a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos, promovendo a diversidade, equidade e inclusão e incentivando práticas sustentáveis para combater a crise climática. No futuro, seguiremos juntos de nossos parceiros transformando a realidade do setor de papel e celulose brasileiro.