Ano: 2024

Beleza em Movimento – Acessórios Inclusivos

BOTICARIO PRODUTOS DE BELEZA LTDA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

Em uma abordagem inovadora no setor da beleza, estabelecemos uma parceria inédita com a Mercur para co-criar acessórios inclusivos que facilitam a usabilidade de produtos por pessoas com deficiência ou limitações motoras nos membros superiores. Os itens foram projetados e testados por designers, terapeutas ocupacionais e pessoas com deficiência que fazem parte da Comunidade Beleza Livre – a primeira comunidade de co-criação de produtos composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados. Após dois anos de desenvolvimento, lançamos os acessórios inclusivos que foram distribuídos gratuitamente, com o objetivo de facilitar a rotina de beleza diária e a utilização de produtos em geral.
Os acessórios inclusivos são:
– Base aderente: quando inserido abaixo da embalagem, proporciona fricção para facilitar a abertura. Pode ainda ser utilizada para abrir e segurar produtos como perfumes, cremes corporais, produtos capilares, entre outros.
– Engrossador: Desenvolvido para alongar e engrossar produtos, facilitando a pega. Permite o movimento de pinçar, segurar e apertar produtos para aplicação. Pode ser inserido em itens como máscara de cílios, batons, lápis e muito mais.

Acessórios Inclusivos Grupo Boticário

Relevância para o Negócio:

Estamos em constante evolução nas ações que impulsionam e valorizam a Diversidade e Inclusão. Por meio desse projeto, não apenas expressamos nosso apoio ao tema, mas também reafirmamos nosso compromisso com a acessibilidade.
O projeto teve destaque em mais de 50 publicações orgânicas, destas 14 em veículos TIER 1 e também em veículos internacionais. Além disso, o alcance ultrapassou 5MM de impressões nas redes sociais.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Esse foi um projeto totalmente inovador para o GB e para o mercado de beleza de forma geral. Ele foi idealizado pela agência interna de Design do Grupo Boticário – a DSGN in-house -, e desenvolvido em parceria com a Mercur – empresa fabricante de produtos inclusivos nas áreas de saúde e educação. Os times de Pesquisa e Desenvolvimento e Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário somando forças à Mercur trabalharam em conjunto para a criação de acessórios que atendessem às necessidades identificadas durante sessões de cocriação, compostas por um time multidisciplinar de fisiotetapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora.
Os principais destaques para essa inovação pioneira foram:
– Co-criação – conjunto de pessoas multidisciplinares no desenvolvimento;
– Trazer pessoas com os mais diferentes tipo de deficiência e de necessidades nos membros superiores para experimentar e testar os produtos;
– Parceria entre duas empresas referência no mercado;
– Materiais utilizados nos produtos considerando sustentabilidade desde matéria prima até a embalagem;
– Embalagem com braille;
– Embalagem com QR CODE acessível e vídeo explicativo;
– O produto pode ser utilizado nos mais diversos produtos da rotina.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Em uma abordagem inovadora no setor da beleza, estabelecemos uma parceria inédita com a Mercur para co-criar acessórios inclusivos que facilitam a usabilidade de produtos por pessoas com deficiência ou limitações motoras nos membros superiores. Os itens foram projetados e testados por designers, terapeutas ocupacionais e pessoas com deficiência que fazem parte da Comunidade Beleza Livre – a primeira comunidade de co-criação de produtos composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados. Após dois anos de desenvolvimento, lançamos os acessórios inclusivos que foram distribuídos gratuitamente, com o objetivo de facilitar a rotina de beleza diária e a utilização de produtos em geral.
Os acessórios inclusivos são:
– Base aderente: quando inserido abaixo da embalagem, proporciona fricção para facilitar a abertura. Pode ainda ser utilizada para abrir e segurar produtos como perfumes, cremes corporais, produtos capilares, entre outros.
– Engrossador: Desenvolvido para alongar e engrossar produtos, facilitando a pega. Permite o movimento de pinçar, segurar e apertar produtos para aplicação. Pode ser inserido em itens como máscara de cílios, batons, lápis e muito mais.

Acessórios Inclusivos Grupo Boticário

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Foram 5 mil pessoas impactadas com essa ação, os acessórios inclusivos foram distribuídos nas principais regiões do país com maior concentração de pessoas com deficiência, segundo o IBGE – Belém, Brasília, Curitiba, Salvador e São Paulo.
É possível mensurar tamanho impacto através de 3 principais pilares:
1. Promoção da Inclusão e Conscientização Social:
– Combate ao estigma: Ao reconhecer e atender às necessidades específicas de pessoas com deficiência, contribuímos para a quebra de barreiras sociais e diminuição do estigma associado a essas pessoas..
– Visibilidade e representatividade: A ação demonstra que a empresa reconhece a diversidade da sociedade e se importa com a inclusão de pessoas com deficiência, tornando-as mais visíveis e representadas.
– Empoderamento e autoestima: Receber um produto adaptado gratuitamente pode aumentar a autoestima e a sensação de independência das pessoas com deficiência, impactando positivamente sua qualidade de vida.

2. Acessibilidade e Autonomia:
– Facilidade no dia a dia: Produtos adaptados facilitam a realização de tarefas cotidianas, proporcionando maior autonomia e independência para pessoas com deficiência.
– Participação social: A acessibilidade proporcionada pelos produtos permite maior participação em atividades sociais, culturais e profissionais, combatendo a exclusão.
– Redução da desigualdade: A distribuição gratuita de produtos adaptados contribui para minimizar desigualdades e promover oportunidades de usabilidade de produtos iguais para todos.

3. Impacto na comunidade:
– Referência para outras empresas: A iniciativa pode servir de exemplo e incentivo para que outras empresas adotem práticas inclusivas e invistam em produtos e serviços acessíveis.
– Mudança de percepção: A ação pode gerar uma mudança na percepção da sociedade em relação à deficiência, promovendo a empatia e o respeito às diferenças.
– Fortalecimento da comunidade: A distribuição gratuita de produtos pode gerar um sentimento de pertencimento e fortalecer o vínculo da empresa com a comunidade onde está inserida.

Gestão da Prática Relatada:

O presente projeto, caracterizado por sua natureza colaborativa, contou com a participação ativa de mais de 80 profissionais, abrangendo 50 áreas distintas dentro da organização. A fim de assegurar o êxito da iniciativa, uma estrutura de liderança e expertise multidisciplinar foi estabelecida, conforme descrito a seguir:

Liderança e Expertise:
– Gerência Sênior de Diversidade: Assumindo o papel de liderança principal do projeto, a Gerência Sênior de Diversidade foi responsável por conduzir todas as etapas de sua construção, assegurando a consonância com os objetivos estratégicos da empresa.
– Gerência de Design em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Em um papel de co-liderança, a Gerência de Design em P&D atuou no desenvolvimento conjunto do produto, aportando expertise técnica e know-how específico da área.
– Engajamento Multidisciplinar: Mais de 50 áreas especializadas da empresa foram envolvidas no projeto, atuando em diferentes etapas como desenvolvimento, fabricação e distribuição, demonstrando o caráter transversal da iniciativa.

A participação massiva de diferentes áreas e a estrutura de liderança compartilhada foram elementos cruciais para o desenvolvimento e implementação bem-sucedidos deste projeto.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Conscientes de que a construção de um ambiente verdadeiramente diverso e inclusivo é uma jornada complexa e desafiadora, o Grupo Boticário tem atuado de forma plural e abrangente nesse âmbito, promovendo iniciativas em diferentes frentes. Nesse contexto, destaca-se o desenvolvimento desse projeto, iniciado há cerca de dois anos, que proporcionou essas soluções de equidade no mercado da beleza. O projeto, que já impactou positivamente a vida de pessoas com deficiência (PcD), terá sua abrangência ampliada no segundo semestre de 2024. Nesta nova etapa, a distribuição dos acessórios será estendida ao público com idade superior a 45 anos que apresente algum tipo de limitação motora nos membros superiores, demonstrando o compromisso contínuo da empresa em oferecer soluções inovadoras e acessíveis a um público cada vez mais amplo e diverso.