Ano: 2024

A Universidade da Experiência

NEOBPO SERVICOS DE PROCESSOS DE NEGOCIOS E TECNOLOGIA S.A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

Somos a Neo. Nosso negócio é oferecer a melhor experiência de cuidado e tecnologia aos clientes. Mas a nossa entrega não para por aí. Nossos mais de 8mil colaboradores, diversos por essência (72% mulheres, 53,5% pretos ou pardos, 5% primeiro emprego), também recebem experiências incríveis. Neste case vamos abordar um projeto que nos brilha os olhos porque se conecta totalmente com o nosso propósito.
A Experience University, nossa universidade corporativa nasceu com o objetivo de levar experiências únicas de desenvolvimento para todos os níveis da organização. Com abordagem prática, cada colaborador tem um momento de desenvolvimento para chamar de seu. Enquanto a base, por exemplo, desenvolve competências comportamentais essenciais para crescer e mudar sua realidade, a liderança tem encontros para ampliar sua visão estratégica e entregar resultados com seus times. Nossas trilhas abertas sobre tecnologia para todos os colaboradores já reuniram quase 4 mil pessoas com temas como Inteligência Artificial, CHAT GPT e Transformação Digital. As mulheres também podem fazer parte da hype.sis, uma comunidade tech com mentoria de carreira, encontros virtuais e podcasts com profissionais do mercado e muito mais. No último ano dedicamos mais de 1.000 horas à universidade. Com isso, melhoramos o clima, geramos promoções, méritos, fazemos a retenção de talentos e trazemos eficiência para o negócio.
Com consciência que o impacto que geramos deve extravasar nossos escritórios e unidades, temos iniciativas de educação que levam crescimento profissional também para a sociedade. Nos guiamos pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade que atingem também a ODS 1 – Erradicação da Pobreza e 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
O Power Up em parceria com a Fundação Wadhwani entrega um curso online e gratuito que treina 15 competências comportamentais para familiares dos nossos colaboradores.
O Programa de Formação de Talentos em parceria com a prefeitura de Mogi das Cruzes, um de nossos pólos de geração de empregos, capacita cidadãos para atender clientes com excelência.
Para saber mais sobre nossas iniciativas, você pode acessar o site https://neobpo.com.br/ e nosso relatório de sustentabilidade que fica no mesmo endereço virtual.

Relevância para o Negócio:

A oferta de programas de desenvolvimento profissional e pessoal na Neo não só é um diferencial competitivo na atração de novos talentos, mas também na retenção dos colaboradores. Capacitar os colaboradores em competências comportamentais e técnicas essenciais para o negócio garante que a equipe esteja preparada para lidar com os desafios atuais e futuros, tornando-os mais engajados, produtivos e eficientes em suas funções. Além disso, o desenvolvimento da liderança ajuda os gestores a ampliar sua visão estratégica e a liderar suas equipes de forma mais eficaz, impactando diretamente nos resultados e no crescimento do negócio. Reter talentos também contribui com a otimização da nossa folha de pagamento e com a saúde financeira da organização. A Neo também mantém sua equipe atualizada com as últimas tendências do mercado através de programas de desenvolvimento em tecnologia e inovação, promovendo a inovação e garantindo sua competitividade. Essas iniciativas não apenas beneficiam os colaboradores da Neo, mas também são essenciais para o sucesso e a sustentabilidade do próprio negócio.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

“A universidade inova principalmente em sua abordagem. Em cada encontro, nossos colaboradores recebem desafios em que só a “”mão na massa”” pode fazê-los completar a missão e adquirir os aprendizados necessários. Já construíram pontes, torres, fizeram investigações, trabalharam o lado artístico, precisaram escapar de ambientes com tempo limitado e muito mais. Conquistamos sempre máxima satisfação e o desenvolvimento é percebido pelos resultados que geram com sua atuação.
Também nos preocupamos em oferecer desenvolvimento em temas atuais para nosso público interno como nas trilhas abertas que falamos sobre Transformação Digital, Inteligência Artificial e CHAT GPT. Nossos profissionais que atuam dia a dia com as mais atuais tecnologias, conduzem encontros semanais com abordagem prática, interações e ao final os participantes recebem certificado. Além disso, mapeamos talentos da base que estudam tecnologia para ocupar vagas internas.
Entregamos conhecimento e ferramentas para que cada profissional possa aplicar a criatividade e inovação no dia a dia, gerando resultados e consecutivamente crescendo, tendo mais satisfação profissional e transformação social.”

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Somos a Neo. Nosso negócio é oferecer a melhor experiência de cuidado e tecnologia aos clientes. Mas a nossa entrega não para por aí. Nossos mais de 8mil colaboradores, diversos por essência (72% mulheres, 53,5% pretos ou pardos, 5% primeiro emprego), também recebem experiências incríveis. Neste case vamos abordar um projeto que nos brilha os olhos porque se conecta totalmente com o nosso propósito.
A Experience University, nossa universidade corporativa nasceu com o objetivo de levar experiências únicas de desenvolvimento para todos os níveis da organização. Com abordagem prática, cada colaborador tem um momento de desenvolvimento para chamar de seu. Enquanto a base, por exemplo, desenvolve competências comportamentais essenciais para crescer e mudar sua realidade, a liderança tem encontros para ampliar sua visão estratégica e entregar resultados com seus times. Nossas trilhas abertas sobre tecnologia para todos os colaboradores já reuniram quase 4 mil pessoas com temas como Inteligência Artificial, CHAT GPT e Transformação Digital. As mulheres também podem fazer parte da hype.sis, uma comunidade tech com mentoria de carreira, encontros virtuais e podcasts com profissionais do mercado e muito mais. No último ano dedicamos mais de 1.000 horas à universidade. Com isso, melhoramos o clima, geramos promoções, méritos, fazemos a retenção de talentos e trazemos eficiência para o negócio.
Com consciência que o impacto que geramos deve extravasar nossos escritórios e unidades, temos iniciativas de educação que levam crescimento profissional também para a sociedade. Nos guiamos pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade que atingem também a ODS 1 – Erradicação da Pobreza e 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
O Power Up em parceria com a Fundação Wadhwani entrega um curso online e gratuito que treina 15 competências comportamentais para familiares dos nossos colaboradores.
O Programa de Formação de Talentos em parceria com a prefeitura de Mogi das Cruzes, um de nossos pólos de geração de empregos, capacita cidadãos para atender clientes com excelência.
Para saber mais sobre nossas iniciativas, você pode acessar o site https://neobpo.com.br/ e nosso relatório de sustentabilidade que fica no mesmo endereço virtual.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Nosso turnover de experiência é o menor do segmento 7,50%, nossos números de primeiro emprego, 50+, de mulheres na Neo, de promoções (981 em 2023) e méritos (82 em 2023) e prêmio de Diversidade e muitos outros números que compartilhamos até agora neste case fazem da Neo uma empresa de grande impacto social na vida de cada colaborador e na sociedade nas regiões em que atuamos. Geramos empregos para os grupos sub-representações que tem a oportunidade de se colocar no mercado de trabalho e de crescer através das iniciativas de desenvolvimento da Experience University. O comitê ESG com representantes de toda a empresa se reúne mensalmente para discussões e implementação de ações que ampliem o impacto social e ambiental na vida dos colaboradores e sociedade.

Gestão da Prática Relatada:

Sabemos do papel essencial que o líder tem na cultura e no desenvolvimento da nossa organização, por isso a alta e média gestão tem calendário específico com momentos de desenvolvimento recorrentes. Isso é prioridade por aqui. Eles são provocados ao seu próprio desenvolvimento em competências comportamentais e técnicas essenciais para o mercado e evolução da Neo, além de atividades para fortalecer o vínculo entre os pares, também são provocados a gerar mobilização em seus times. O NPS dos encontros com a liderança é quase sempre superior a 90,0. Temos também o programa de sucessão com assessment, desenvolvimento e acompanhamento de PDI para que os sucessores estejam prontos para a próxima a “cadeira”. Em 2023, 877 líderes participaram de encontros da universidade sendo:
82 Alta gestão; 44 Consultorias (Oficina de feedback entre outros) ; 15 Escola de negócios; 633 Média gestão; 26 Novos líderes; 13 On demand; 64 Plano Sucessório.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A universidade passa por inovações constantes baseadas nas novas tecnologias, necessidades do mercado e estratégias do nosso negócio. Ela é aplicada para todos os níveis da empresa e para público externo de forma adaptada e contínua. Temos um calendário anual com todas as iniciativas que todos os executivos da empresa e conselho acompanham ações e resultados. Atualmente este formato tem trazido eficiência, então continuaremos disseminando e replicando. Mas não temos medo de mudar e se adaptar desde que o objetivo de impactar vidas e levar transformação social com a educação esteja garantido.