Ano: 2024

A Jornada da Diversidade e Inclusão no Hospital de Alta Complexidade 100% SUS

SANTA CASA DE MISERICORDIA DE BELO HORIZONTE

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A Santa Casa BH construiu, ao longo dos seus 125 anos de história, um legado que é reconhecido por todos os mineiros e nacionalmente, desde 1899. Somos o maior hospital do Brasil em números de internações, essa “cidade da saúde” possui uma estrutura que reúne cerca de 1.200 leitos. Formada por dez unidades de negócio, quais sejam: Santa Casa BH Hospital 100% SUS, Hospital São Lucas Particular e Convênios, Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, Assistência Familiar Santa Casa BH, Instituto Geriátrico Santa Casa BH, Instituto Materno e Infantil Santa Casa BH, Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Pesquisa Clínica Santa Casa BH, Orix Lab Santa Casa BH e Faculdade de Saúde Santa Casa BH, totalizando mais de 6,5 mil colaboradoras(es) diretos distribuídos entre elas, além dos terceiros.

A instituição implementou o Programa Diversidade e Inclusão, uma iniciativa desenvolvida pela área de Compliance e Integridade, em conjunto com as áreas de Gestão de Pessoas e Comunicação e Marketing. O objetivo do programa é avaliar e acompanhar a execução dos pilares do Programa de Compliance e Integridade, visando institucionalizar o seu posicionamento no que tange o tema; fomentar a pauta de diversidade e inclusão nas diretrizes, políticas e demais normativos institucionais; influenciar a construção de um ambiente de trabalho livre de preconceito ou discriminação, acolhedor, saúdavel e seguro, que possibilite que as pessoas sejam quem elas são; promover a inovação, criatividade, aperfeiçoamento da experiência organizacional e valorização da imagem institucional, atração e retenção de talentos, confiança de stakeholders e gestão da reputação.

Temos o compromisso de avançar na consolidação da transformação cultural, tornando-se uma instituição cada vez mais segura, transparente, diversa e inclusiva. Em nossa instituição, valorizamos a diversidade nas relações de trabalho e, para isso, se faz necessário prover oportunidades para todas as pessoas. Pautamo-nos pela equidade, garantindo um ambiente em que cada pessoa possa expressar sua identidade de maneira livre, com suas individualidades respeitadas e valorizadas. Em nossa instituição, não toleramos qualquer prática discriminatória e/ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, crenças, idade, gerações, gênero, orientação sexual, orientação política, nacionalidade, estado civil, condição física, deficiência, condição econômica, individualidade, dentre outras.

O Programa de Diversidade e Inclusão possui cinco grupos de afinidades, sendo eles: Equidade de Gênero, Gerações, LGBTQIAPN+; Pessoa com Deficiência e Raça e Etnia. Os grupos são formados por colaboradoras(es) voluntárias(os) da instituição, que possuem interesse pelo tema, objetivando a troca de informações, experiências, ideias e proposição de ações voltadas para a frente de trabalho que representam. É por meio dos grupos de afinidade que o programa consegue atuar na Instituição desenvolvendo intervenções nos processos internos e organizando ações de promoção à diversidade e inclusão. Além disso, muitas das ações executadas vem por meio de relatos dos membros que trazem as dores, como uma pessoa pertencente a um grupo minorizado, ou como uma pessoa aliada à causa e que presencia de seus colegas em seu ambiente de trabalho.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
-Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing

Relevância para o Negócio:

Quando uma instituição abraça a diversidade, equidade e inclusão, ela se torna mais forte, criativa e sustentável, por isso o lançamento do programa foi um marco para a história da Santa Casa BH e, também, para Belo Horizonte, pela transformação da mentalidade e pela abertura de uma discussão ainda mais ampla e profunda sobre o valor humano vinda de uma Instituição centenária de saúde.

A Santa Casa BH está executando o ciclo de Planejamento Estratégico 2021-2025, e para alcançar os objetivos traçados para esse período, a organização conta com diversas frentes de trabalho. Levantando a bandeira que a Saúde de Ponta deve ser para todos, o nosso propósito é “melhorar a vida das pessoas”, e é exatamente isso que nos guia em cada ação desdobrada. Muito mais que um compromisso institucional, o programa é um dos desdobramentos do nosso Mapa Estratégico em que estabelece no domínio “Aprendizado e Inovação” o objetivo estratégico institucional “1.2 Promover a Inclusão e Diversidade”.

O Programa de Compliance e Integridade da Santa Casa BH foi estabelecido no mês de dezembro de 2018 partindo do propósito de assegurar a conformidade e a ética de processos, baseado nas estratégias adotadas pela instituição.O reconhecimento da importância do Programa de Compliance e Integridade e o seu cumprimento, por meio de normas de transparência, ética e integridade reforça o compromisso da Santa Casa BH com as atitudes que consideramos corretas para a condução de nossas atividades e, principalmente, de nossos profissionais. Os pilares do Programa Compliance e Integridade da Santa Casa BH devem nortear os esforços na busca pela conformidade. Eles representam temas importantes para a instituição, devendo garantir a concordância de práticas e condutas com as regras, normativos e legislações vigentes, sendo o nono pilar de atuação deste programa: Diversidade e Inclusão: Promover um ambiente diverso, inclusivo, respeitoso e que vise a valorização das pessoas, dentro e fora da instituição, de forma a contribuir para a redução da desigualdade no ambiente de trabalho.

Além disso, considerando o disposto na norma ABNT PR 2030 – Ambiental, Social e Governança (ASG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações, e o Pacto Global da ONU por meio dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. A Santa Casa BH criou a Comissão Ambiental, Social e de Governança – ASG da Santa Casa BH.

Nossa iniciativa está alinhada com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , onde abordamos prioritariamente as ODS – 5 – Igualdade de gênero e ODS – 10 – Redução das desigualdades, da Agenda 2030.

A Política Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das pessoas, tem por finalidade: a promoção ativa da inclusão de grupos minorizados; posicionar institucionalmente que nenhum tipo de discriminação será tolerada; prevenir ou mitigar impactos adversos nos direitos humanos que estejam diretamente relacionados às suas atividades e operações, produtos ou serviços prestados em suas relações comerciais; a responsabilidade e integração social, colaborando com os esforços da sociedade civil; a garantia dos valores éticos e humanos em todas as relações estabelecidas e o convívio e respeito às diversidades étnicas, culturais, sociais, religiosas, sexuais e de necessidades especiais físicas ou intelectuais.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
– Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

O Programa Diversidade e Inclusão tem realizado diversas ações afirmativas desde sua implementação. Dentre essas ações, destacam-se:

-Landingpage da Diversidade e Inclusão: Site com conteúdos relevantes como os pilares do programa, conceitos, nossos valores. Conteúdo de qualidade e de fácil acesso a todos, de forma a contribuir para a compreensão e aceitação de temas relacionados à diversidade e inclusão.

-Trilha do Conhecimento: Foram desenvolvidos pela equipe de Diversidade e Inclusão vídeos interativos e ilustrativos, trazendo sobre os conceitos dos grupos de afinidades, a trilha nomeada como “Jornada da Diversidade e Inclusão” seguirá sendo atualizada com novos vídeos abordando outros temas e conceitos.

-Pesquisa de Censo e Avaliação de Percepção sobre Diversidade e Inclusão: O objetivo do Censo foi identificar a representatividade dos grupos minorizados: Mulheres, Pessoas negras, Pessoas com deficiência, Pessoas com mais de 50 anos e pessoas LGBTQIAPN+ na Santa Casa BH, para que possam ser realizadas ações de aumento da diversidade e melhorias nos processos internos de acordo com o retrato atual. Já a Avaliação de Percepção tem o objetivo de mensurar o impacto do programa na cultura organizacional e identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento em nossas práticas e políticas de inclusão, além de compreender a percepção dos nossos colaboradores em relação ao tema de Diversidade e Inclusão. Sendo que em sua primeira vez aplicada na instituição nos deu base quanto a representatividade e escolha na formação dos grupos de afinidade.

-Grupos de Afinidade: O Programa de Diversidade e Inclusão possui cinco grupos de afinidades, sendo eles: Equidade de Gênero, Gerações, LGBTQIAPN+, Pessoa com Deficiência e Raça e Etnia. Contamos com a participação de mais de 150 pessoas colaboradoras inscritas nos grupos de afinidades, onde os encontros acontecem mensalmente no formato híbrido, ao todo, temos mais de 100 encontros realizados.

-Semana da Diversidade e Inclusão SCBH: A Semana de Diversidade e Inclusão da SCBH tem como objetivo conscientizar a alta direção e os gestores para a relevância da diversidade e inclusão, enfatizando o papel crucial da liderança na orientação das equipes e no fortalecimento dos valores da cultura organizacional. O Workshop “A Jornada da Diversidade e Inclusão, por onde começar?” Foi um evento destinado tanto ao público interno quanto externo à instituição, com o propósito de enfatizar os benefícios de implementar um Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão nas instituições.

-Glossário Consciente: Elaborado de forma colaborativa pelos membros dos grupos de afinidade, o Glossário Consciente fornece definições abrangentes de termos, conceitos e práticas relacionadas à área de Diversidade, Equidade e Inclusão. Ele ajuda a estabelecer uma linguagem comum entre os colaboradores, eliminando mal-entendidos e promovendo uma comunicação mais eficaz. Além de conter palavras e expressões que estão em desuso dos vocabulários vistos como expressões preconceituosas, sugerimos a substituição ou exclusão do nosso vocabulário cotidiano.

-BiblioCine: E-book construído de forma colaborativa pelos grupos de afinidade, neste documento reunimos sugestões de filmes, livros e séries que abordam sobre a temática de cada grupo.

-Capacitação e Sensibilização: O Programa Diversidade e Inclusão é abordado em todos os Treinamentos Introdutórios da Instituição, bem como em treinamentos in loco ministrados pela a área de Compliance e Integridade.

-Curso de Libras: Além disso, em 2023 demos início ao 2° ciclo do Curso de Qualificação em Língua Brasileira de Sinais para Profissionais da Saúde, um projeto vinculado ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD e desenvolvido pelo Programa de Diversidade e Inclusão da Santa Casa BH, em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoas e a Gerência de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos.

-Combate à Violência contra a Mulher: A campanha, que está programada para acontecer pelo terceiro ano consecutivo, surgiu em 2022, após um relato de uma colaboradora que estava passando pelo processo de Sindicância, que é realizado uma investigação corporativa para uma possível aplicação de regra de consequência, e no seu direito de ampla defesa relatou que não estava comparecendo ao seus plantões por estar mantida em cárcere privado e sendo violentada pelo seu companheiro. A partir daí, o programa estabeleceu a campanha “Não segure essa barra sozinha” munindo essas colaboradoras de informações em palestras e rodas de conversas, realizando escutas ativas e estabelecendo um fluxo de acolhimento psicológico em parceria com a área de Gestão de Pessoas.

-Utilização do Nome Social: É fundamental construirmos ações que busquem o reconhecimento e enfrentamento dos atos de transfobia e que almejem a superação do preconceito e discriminação, redimensionando valores, baseados no respeito às diferenças e na construção de uma sociedade mais justa. Realizamos escuta ativa, com troca de informações com a liderança e colaboradoras(es) dos setores de ponta, identificando a necessidade de aprimorar e mapear todo o fluxo da utilização do nome social, assim como a elaboração de uma cartilha orientadora com foco no atendimento da população LGBTQIAPN+.

-Prêmio Ser Humano – ABRH/MG 2023: Em novembro de 2023 o Programa de Diversidade e Inclusão conquistou o 2º lugar no Prêmio Ser Humano – ABRH/MG 2023, na modalidade ESG (Ambiental, Social e Governança), com o case “Programa de Diversidade e Inclusão sob os Aspectos Social e de Governança do ESG”.

-Vagas Restaurativas: O programa tem trabalhado em conjunto com a Gerência de Gestão de Pessoas com a capacitação e desenvolvimento da equipe de Atração e Seleção, para implementação de KPI’s, estabelecendo o fluxo e metas na utilização de vagas restaurativas em nossos processos seletivos, para isso, foi realizada a contratação de uma Analista de referência para implementação das vagas restaurativas.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
-Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A Santa Casa BH construiu, ao longo dos seus 125 anos de história, um legado que é reconhecido por todos os mineiros e nacionalmente, desde 1899. Somos o maior hospital do Brasil em números de internações, essa “cidade da saúde” possui uma estrutura que reúne cerca de 1.200 leitos. Formada por dez unidades de negócio, quais sejam: Santa Casa BH Hospital 100% SUS, Hospital São Lucas Particular e Convênios, Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, Assistência Familiar Santa Casa BH, Instituto Geriátrico Santa Casa BH, Instituto Materno e Infantil Santa Casa BH, Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Pesquisa Clínica Santa Casa BH, Orix Lab Santa Casa BH e Faculdade de Saúde Santa Casa BH, totalizando mais de 6,5 mil colaboradoras(es) diretos distribuídos entre elas, além dos terceiros.

A instituição implementou o Programa Diversidade e Inclusão, uma iniciativa desenvolvida pela área de Compliance e Integridade, em conjunto com as áreas de Gestão de Pessoas e Comunicação e Marketing. O objetivo do programa é avaliar e acompanhar a execução dos pilares do Programa de Compliance e Integridade, visando institucionalizar o seu posicionamento no que tange o tema; fomentar a pauta de diversidade e inclusão nas diretrizes, políticas e demais normativos institucionais; influenciar a construção de um ambiente de trabalho livre de preconceito ou discriminação, acolhedor, saúdavel e seguro, que possibilite que as pessoas sejam quem elas são; promover a inovação, criatividade, aperfeiçoamento da experiência organizacional e valorização da imagem institucional, atração e retenção de talentos, confiança de stakeholders e gestão da reputação.

Temos o compromisso de avançar na consolidação da transformação cultural, tornando-se uma instituição cada vez mais segura, transparente, diversa e inclusiva. Em nossa instituição, valorizamos a diversidade nas relações de trabalho e, para isso, se faz necessário prover oportunidades para todas as pessoas. Pautamo-nos pela equidade, garantindo um ambiente em que cada pessoa possa expressar sua identidade de maneira livre, com suas individualidades respeitadas e valorizadas. Em nossa instituição, não toleramos qualquer prática discriminatória e/ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, crenças, idade, gerações, gênero, orientação sexual, orientação política, nacionalidade, estado civil, condição física, deficiência, condição econômica, individualidade, dentre outras.

O Programa de Diversidade e Inclusão possui cinco grupos de afinidades, sendo eles: Equidade de Gênero, Gerações, LGBTQIAPN+; Pessoa com Deficiência e Raça e Etnia. Os grupos são formados por colaboradoras(es) voluntárias(os) da instituição, que possuem interesse pelo tema, objetivando a troca de informações, experiências, ideias e proposição de ações voltadas para a frente de trabalho que representam. É por meio dos grupos de afinidade que o programa consegue atuar na Instituição desenvolvendo intervenções nos processos internos e organizando ações de promoção à diversidade e inclusão. Além disso, muitas das ações executadas vem por meio de relatos dos membros que trazem as dores, como uma pessoa pertencente a um grupo minorizado, ou como uma pessoa aliada à causa e que presencia de seus colegas em seu ambiente de trabalho.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
-Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

O Programa de Diversidade e Inclusão vem realizando diversas ações para fomentar a cultura da diversidade e inclusão, reduzir as desigualdades e tornar a Instituição cada dia mais segura para todas e todos na Santa Casa BH. Afinal, somos uma organização feita por e para pessoas.

A Santa Casa BH entende que promover o respeito, a igualdade e a inclusão traz benefícios não só para as(os) colaboradoras(es) e para as suas relações, mas reflete também na evolução da organização como um todo. Por isso, o Programa de Diversidade e Inclusão está totalmente alinhado a outras ações e iniciativas institucionais ao promover a diversidade e a inclusão de pessoas de diferentes origens étnicas, culturais e socioeconômicas, criando um ambiente de trabalho mais equitativo e acolhedor. Isso não apenas aumenta a representatividade dentro da nossa organização, mas também fortalece o senso de pertencimento e respeito mútuo entre os colaboradores. São ações que impactam e que temos resultado obtidos na prática do eixo social:

-Parceria com instituições, sociedade civil e entidades: Estabelecemos parcerias com ONGs e projetos voltados ao apoio de grupos minorizados e em situação de vulnerabilidade, solidificando a imagem da Santa Casa BH como um agente de transformação social. Como resultado, não apenas contribuímos para o desenvolvimento sustentável das comunidades, mas também enriquecemos nossa cultura organizacional ao integrar uma variedade de perspectivas e experiências.

-Apoio na Parada LGBTQIAPN+ de BH: O programa esteve na Parada LGBTQIAPN+ de BH pelo segundo ano consecutivo, participando desde os movimentos pré parada, bastidores e jornada até o dia do evento, compondo a equipe dos stands de serviços de prevenção e saúde. No stand realizamos ações de redução de danos, distribuição de insumos e garrafas d’água, além de quiz de perguntas abordando a prevenção de ISTs e interagindo com o público da manifestação com a distribuição de brindes. O apoio da Santa Casa BH reforça o posicionamento da nossa instituição com a população LGBTQIAPN+.

-Participação no Festival Sarará 2023: O Programa de Diversidade e Inclusão, junto com integrantes dos grupos de afinidade, estiveram presentes no Festival Sarará atuando com a redução de danos do evento. O Festival buscou promover a conexão entre as pessoas e viabilizar caminhos de união, a partir do respeito pelo diferente e da consagração da diversidade, indo ao encontro do propósito do programa. Por meio da atuação no evento, a Santa Casa BH recebeu mais de 800 kg de alimentos não perecíveis, uma quantia significante para um hospital que produz mais de 10.000 refeições ao dia.

– Capacitação e Sensibilização: Ao longo de mais de dois anos de atuação tivemos uma adesão substancial nas atividades propostas totalizando mais de 2.550 colaboradoras(es) atingidos e capacitados em palestras, rodas de conversa e treinados em diversas temáticas de Diversidade, Equidade e Inclusão, mais de 1.600 respostas em pesquisas, mais de 100 encontros realizados com os grupos de afinidade e mudanças significativas de processos internos em prol da diversidade e inclusão.

-Curso de Libras: Acreditamos que é muito importante a qualificação em Libras para os nossos colaboradores, visando a acessibilidade na comunicação com as pessoas com deficiência auditiva, indo ao encontro com seu objetivo de levar saúde de ponta para todos. Em 2023, demos início ao 2° ciclo do Curso de Qualificação em Língua Brasileira de Sinais para Profissionais da Saúde, um projeto vinculado ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD e desenvolvido pelo Programa de Diversidade e Inclusão da Santa Casa BH, em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoas e a Gerência de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos. Encerrado em abril/2024, o ciclo de 2023/2024 do projeto de qualificação de profissionais da saúde na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, entregou um total de 08 turmas mistas, contendo colaboradores da Santa Casa BH e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, capacitando no total 162 profissionais no curso Básico de Libras- Módulo I. As aulas foram realizadas no formato presencial, nas dependências da Faculdade de Saúde Santa Casa BH.

-Combate à Violência contra a Mulher: O Programa estabeleceu a campanha “Não segure essa barra sozinha”, formalizando parceria com a “Casa da Mulher Mineira” e da “ Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher” onde as delegadas realizam rodas de conversas e palestras nas dependências da Santa Casa BH munindo nossas colaboradoras de informações, realizando escutas ativas e estabelecendo um fluxo de acolhimento psicológico em parceria com a área de Gestão de Pessoas. A campanha contou até o momento com a participação de mais de 650 colaboradoras.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
– Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing

Gestão da Prática Relatada:

A Liderança na Santa Santa BH desempenha um papel central e essencial para que estes valores sejam efetivamente incorporados à cultura corporativa.
Eles não se limitam apenas a estabelecer políticas e metas, mas principalmente ser a voz e o exemplo visível da mudança, assim como reconhecem e valorizam as diferentes perspectivas, experiências e origens que cada colaborador traz consigo. Os líderes têm a responsabilidade de criar um ambiente onde cada voz é ouvida, independentemente de idade, gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra característica.
Por meio de nossas políticas inclusivas, processos de recrutamento imparciais e programas de desenvolvimento que promovam a equidade, os líderes moldam a cultura organizacional de forma que a diversidade e inclusão seja um ativo estratégico. Isso não apenas fortalece a reputação da Instituição, mas também impulsiona a inovação e melhora o desempenho geral.

A liderança está disposta a enfrentar desafios, confrontar preconceitos, promovendo na Santa Casa BH um ambiente seguro para discussões construtivas, inspirando desta forma a confiança, aumentando a motivação e cultivando o senso de pertencimento que é fundamental para o sucesso a longo prazo.
Para ilustrar, podemos evidenciar ações de sucesso com esse público:

A 1ª Semana de Diversidade e Inclusão teve como foco as lideranças da instituição. O objetivo foi conscientizar a alta direção e os gestores sobre a importância da diversidade e inclusão e o papel fundamental da liderança na condução dos times e no reforço dos valores na cultura organizacional. O letramento aconteceu em três momentos, sendo eles: Diversidade e Inclusão como vantagem competitiva, tendo como público alvo a alta direção onde conseguimos a adesão de 100% da alta direção capacitada; Workshop de Liderança Inclusiva, tendo como público alvo os gerentes e coordenadores e um Letramento Macro em D&I para todas(os) as(os) colaboradoras(es) da instituição.

Em julho deste ano, aconteceu mais uma edição da Semana da Diversidade e Inclusão da Santa Casa BH, com uma abordagem diferente a do ano anterior, nesta edição estendemos as inscrições do evento para o público externo. No “Workshop: A Jornada da Diversidade e Inclusão nas instituições, por onde começar?” abordamos vários temas em diferentes paineis, sendo eles: Palestra: A Importância da Diversidade no Ambiente de Trabalho; Painel 1 – Para inspirar: como sua instituição tem demonstrado o compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão? e o Painel 2- Ambientes Plurais: Como liderar times diversos e ser uma instituição e liderança inclusiva. Neste workshop, contamos com mais de 190 inscritos, impactando diretamente a alta direção, líderes e colaboradoras(es) da Santa Casa BH, além da participação do público externo onde recebemos a sociedade civil, parceiros, outras instituições, entidades e stakeholders, foi uma manhã de muito aprendizado e inovação.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
-Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A implementação do programa de Diversidade e Inclusão vem transformando o ambiente interno e ao mesmo tempo criando um impacto duradouro a ser disseminado, replicado e mantido ao longo do tempo, uma vez que serve de exemplo para outras organizações.

Por meio de nossas ações, eventos e parcerias demonstramos os benefícios tangíveis da diversidade no local de trabalho e isso encoraja outras instituições a implementar práticas similares, expandindo o impacto positivo. Recebemos várias solicitações de benchmarking para conhecer as boas práticas do nosso programa.
Além disso, a replicação de programas de diversidade e inclusão pode ocorrer tanto horizontalmente, entre empresas similares, quanto verticalmente, em diferentes níveis organizacionais. Programas bem-sucedidos podem ser adaptados e implementados por instituições de diferentes tamanhos, cada uma trazendo sua própria perspectiva em prol de um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.

Em março de 2023 aconteceu a Cerimônia de Encerramento e Lições Aprendidas do Projeto de Diversidade e Inclusão da SCBH. O Projeto teve como contribuição a conscientização que se faz necessária para a redução da desigualdade, promoção do respeito à diversidade, empregabilidade e capacitação das partes interessadas da instituição, promovendo a percepção de segurança e acolhimento no local de trabalho, sendo transbordados para a sociedade. O Projeto, agora tornou-se um Programa perene, com agenda institucional, é um marco importante para que a nossa Santa Casa BH seja cada dia mais diversa, humana, justa, equitativa e inclusiva.

O Programa de Diversidade e Inclusão recebeu uma homenagem com votos de congratulação, durante uma audiência pública de convidados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em maio de 2024 compondo a agenda de celebração dos 125 anos da Santa Casa BH.

Nosso programa é um pilar fundamental de nossa instituição, visando criar um ambiente acolhedor e respeitoso para todos, independentemente de sua origem ou características pessoais. Através de iniciativas educacionais, práticas de recrutamento inclusivas, um ambiente de trabalho seguro e culturalmente diverso, e um compromisso contínuo com a comunidade, buscamos não apenas refletir, mas também promover ativamente a diversidade em todos os aspectos de nossa organização. Este programa não é apenas uma política, está inserido na nossa cultura organizacional, visando construir um futuro onde cada indivíduo possa contribuir plenamente e ser valorizado.

Evidências:
– Acesse a página do programa em: https://materiais.santacasabh.org.br/diversidade
– Acesse a Politíca Institucional de Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Valorização das Pessoas em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/08/POL-INST-SCBH-007-Direitos-Diversidade-Inclusao-e-Valorizacao-das-Pessoas.docx.pdf
– Acesse o Mapa Estratégico em: https://santacasabh.org.br/mapa-estrategico/
– Acesse as Regras Institucionais de Conduta em: https://santacasabh.org.br/wp-content/uploads/2023/10/Regras-Institucionais-de-Conduta-Modelo-Online.pdf
– Acesse a pasta com as demais evidências em: https://drive.google.com/drive/folders/18IeKYliBEYG-X4pijuUnJgJGOgW3Utjk?usp=sharing