Ano: 2024

400 Hertz

AEROPORTOS DO SUDESTE DO BRASIL S.A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A Zurich Airport Brasil tem a Sustentabilidade como um dos seus pilares, buscando adotar e aprimorar constantemente as melhores práticas sustentáveis em todas as etapas da operação. Nosso compromisso inclui alcançar a neutralidade de carbono até 2040, superando as metas globais do Acordo de Paris. Para tanto, estamos comprometidos em modernizar nossas infraestruturas e equipamentos, buscando soluções inovadoras para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O setor da aviação é responsável por 3% das emissões de GEE globais. Destes, estima-se que aproximadamente 10 a 15% são referentes a operação dos aeroportos, enquanto o restante é emitido pelas Companhias Aéreas e Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo. Deste modo, para a descarbonização do setor, o engajamento com os stakeholders, como as companhias aéreas, é essencial para construir parcerias que viabilizem projetos de grande impacto.

Neste cenário, em 2023, investimos 21 milhões de reais no projeto 400 Hertz e PCA, dando um passo significativo para a descarbonização da aviação, reduzindo uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa do setor: o consumo de combustível fóssil das aeronaves.

O projeto consistiu em instalar nas pontes de embarque dos Aeroportos de Florianópolis/SC e Vitória/ES os equipamentos 400 Hertz e PCA para o fornecimento de energia elétrica, proveniente de fonte renovável, para as aeronaves em solo, em substituição ao tradicional uso de combustível fóssil. Além disso, foram instalados, em cada equipamento, reservatórios com capacidade de 10.000 litros para a coleta da água proveniente da refrigeração do ar-condicionado das pontes de embarque e das aeronaves, que é destinada para o reuso na operação do aeroporto, após a coleta.

Antes da implantação do projeto, as Companhias Aéreas faziam uso de equipamentos denominados APU (Auxiliar Power Unit) e geradores externos Ground Power Unit (GPUs) para obter energia para a aeronave em solo e para controlar a temperatura da cabine. De modo geral, as aeronaves costumam ficar em solo uma média de 50 minutos. Durante esse tempo, é estimado que o APU consuma cerca de 106 litros de querosene de aviação (QAV) e o GPU, em média, 40 litros de diesel (a depender dos modelos dos equipamentos).

Como resultado do projeto, somente no ano de 2024, esperamos reduzir cerca de 2.500.000 kgCO ² da pegada de carbono das companhias aéreas e economizar, com a água de reuso, 5.110.000 litros de água potável por ano nos aeroportos de Florianópolis e Vitória.

Além disso, com os novos equipamentos 400 Hertz e PCA, a operação se torna mais rápida, segura e eficiente. Após a aeronave pousar, é apenas necessário conectar o cabo dos equipamentos na aeronave, fornecendo assim a energia elétrica necessária para a sua operação. Desse modo, além de contribuir com a descarbonização das Companhias Aéreas e do setor da Aviação, o projeto também proporciona uma economia financeira com o custo dos combustíveis e uma série de ganhos operacionais, como a maior eficiência no aproveitamento dos recursos energéticos e hídricos, maior segurança dos trabalhadores e passageiros e diminuição do ruído da operação.

Relevância para o Negócio:

O projeto 400 Hertz e PCA implantado pela Zurich Airport Brasil, além de promover a sustentabilidade, segurança e eficiência na operação, também proporciona benefícios significativos para o negócio, tais como a eficiência na operação e a competitividade no mercado, conforme descrito a seguir.

Eficiência na operação
A operação com equipamentos 400 Hz e PCA é mais rápida e eficiente, tendo em vista que requer menos manutenção, têm uma vida útil mais longa e oferece resposta imediata e controle mais preciso em comparação à equipamentos movidos à combustíveis fósseis. Esses fatores, por sua vez, também contribuem para o aumento da segurança dos trabalhadores e passageiros, além de reduzir o ruído nos aeroportos, com a retirada de equipamentos como o GPU do pátio de aeronaves. Além disso, o sistema de reuso da água do ar-condicionado das pontes de embarque e aeronaves pode proporcionar a economia de milhares de litros de água potável, reduzindo os custos com a aquisição de água proveniente da concessionária e aproveitando eficientemente os recursos hídricos.

Diferenciação competitiva e liderança de mercado
No setor aeroportuário nacional, a Zurich Airport Brasil se destaca por operar os dois únicos aeroportos do país, na categoria CIII da ANAC, equipados com a tecnologia 400Hz e PCA, contabilizando também dois dos cinco aeroportos brasileiros a possuir a tecnologia implantada. Este avanço tecnológico eleva o padrão de sustentabilidade e eficiência dos aeroportos, posicionando a empresa como líder em práticas ambientais e operacionais inovadoras e fortalecendo nossa reputação como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a inovação no setor de aviação. Aeroportos que investem em práticas sustentáveis não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também atraem companhias aéreas e passageiros que valorizam a sustentabilidade. Além disso, com o projeto, influencia-se positivamente outras organizações a seguirem o mesmo caminho em busca de um desenvolvimento mais sustentável.

Isto demonstra que práticas sustentáveis são não apenas viáveis, mas também essenciais para o sucesso a longo prazo no setor da aviação.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

A implementação dos equipamentos 400 Hz e PCA representa um avanço tecnológico substancial na infraestrutura aeroportuária. Esses sistemas fornecem energia elétrica renovável diretamente às aeronaves em solo, substituindo o uso tradicional de combustível fóssil e resultando em uma operação mais eficiente, segura e sustentável.

No entanto, o projeto requer um investimento inicial elevado, sendo o retorno sobre o investimento considerado de longo prazo. No contexto nacional, no qual as concessões frequentemente têm um prazo de 30 anos, esse tipo de investimento demanda um compromisso substancial das operadoras aeroportuárias com a excelência dos serviços e com a sustentabilidade.

Outro diferencial do projeto, que demonstra pioneirismo e inovação, foi a inclusão de reservatórios com capacidade de 10.000 litros para a coleta de água proveniente da refrigeração do ar-condicionado das pontes de embarque e das aeronaves. Esta água é destinada ao reuso nas operações dos aeroportos, podendo ser encaminhada para fins menos nobres como irrigação, encaminhamento para uso nas bacias sanitárias, entre outros, promovendo uma gestão sustentável dos recursos hídricos. Com essa prática, estima-se que serão economizados milhares de litros de água potável por ano nos aeroportos de Florianópolis e Vitória.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A Zurich Airport Brasil tem a Sustentabilidade como um dos seus pilares, buscando adotar e aprimorar constantemente as melhores práticas sustentáveis em todas as etapas da operação. Nosso compromisso inclui alcançar a neutralidade de carbono até 2040, superando as metas globais do Acordo de Paris. Para tanto, estamos comprometidos em modernizar nossas infraestruturas e equipamentos, buscando soluções inovadoras para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O setor da aviação é responsável por 3% das emissões de GEE globais. Destes, estima-se que aproximadamente 10 a 15% são referentes a operação dos aeroportos, enquanto o restante é emitido pelas Companhias Aéreas e Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo. Deste modo, para a descarbonização do setor, o engajamento com os stakeholders, como as companhias aéreas, é essencial para construir parcerias que viabilizem projetos de grande impacto.

Neste cenário, em 2023, investimos 21 milhões de reais no projeto 400 Hertz e PCA, dando um passo significativo para a descarbonização da aviação, reduzindo uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa do setor: o consumo de combustível fóssil das aeronaves.

O projeto consistiu em instalar nas pontes de embarque dos Aeroportos de Florianópolis/SC e Vitória/ES os equipamentos 400 Hertz e PCA para o fornecimento de energia elétrica, proveniente de fonte renovável, para as aeronaves em solo, em substituição ao tradicional uso de combustível fóssil. Além disso, foram instalados, em cada equipamento, reservatórios com capacidade de 10.000 litros para a coleta da água proveniente da refrigeração do ar-condicionado das pontes de embarque e das aeronaves, que é destinada para o reuso na operação do aeroporto, após a coleta.

Antes da implantação do projeto, as Companhias Aéreas faziam uso de equipamentos denominados APU (Auxiliar Power Unit) e geradores externos Ground Power Unit (GPUs) para obter energia para a aeronave em solo e para controlar a temperatura da cabine. De modo geral, as aeronaves costumam ficar em solo uma média de 50 minutos. Durante esse tempo, é estimado que o APU consuma cerca de 106 litros de querosene de aviação (QAV) e o GPU, em média, 40 litros de diesel (a depender dos modelos dos equipamentos).

Como resultado do projeto, somente no ano de 2024, esperamos reduzir cerca de 2.500.000 kgCO ² da pegada de carbono das companhias aéreas e economizar, com a água de reuso, 5.110.000 litros de água potável por ano nos aeroportos de Florianópolis e Vitória.

Além disso, com os novos equipamentos 400 Hertz e PCA, a operação se torna mais rápida, segura e eficiente. Após a aeronave pousar, é apenas necessário conectar o cabo dos equipamentos na aeronave, fornecendo assim a energia elétrica necessária para a sua operação. Desse modo, além de contribuir com a descarbonização das Companhias Aéreas e do setor da Aviação, o projeto também proporciona uma economia financeira com o custo dos combustíveis e uma série de ganhos operacionais, como a maior eficiência no aproveitamento dos recursos energéticos e hídricos, maior segurança dos trabalhadores e passageiros e diminuição do ruído da operação.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

O projeto gera uma série impactos socioambientais positivos, contribuindo com a sustentabilidade da aviação. Dentre eles, destacam-se:

• Redução das emissões de gases de efeito estufa: A substituição do uso de combustíveis fósseis para energia elétrica proveniente de fontes renováveis durante a operação das aeronaves em solo resulta em uma significativa redução das emissões, estimada em cerca de 2500 tonCO2 em 2024. Essa redução abrange tanto o escopo 1 das emissões das companhias aéreas quanto o escopo 3 dos aeroportos, representando um avanço substancial na direção da descarbonização do setor de aviação e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, alinhando-se com as metas climáticas globais estabelecidas pelo Acordo de Paris. Nesse contexto, a companhia atualmente está desenvolvendo um Plano de Parceria com os Stakeholders, exigindo uma colaboração intensa entre o operador aeroportuário, terceiros e cessionários para uma redução eficaz das emissões de GEE. Dessa maneira, iniciativas como o projeto 400 Hz e PCA são exemplos de ações nessa direção.
• Conservação dos recursos hídricos: A coleta da água proveniente da refrigeração do ar-condicionado das pontes de embarque e das aeronaves para utilização na operação do aeroporto oferece uma nova fonte de água para usos não potáveis. Isso possibilita a redução do consumo de água potável fornecida pela concessionária, assim como dos custos associados ao abastecimento. Ademais, diversificar as fontes de água de reuso demonstra um compromisso concreto com a gestão responsável dos recursos hídricos. Nesse sentido, espera-se economizar 5.110.000 litros de água potável por ano nos aeroportos de Florianópolis e Vitória.
• Ruído e Poluição Atmosférica: Outro benefício notável é a redução do ruído e da emissão de poluentes atmosféricos nos aeroportos, promovendo um ambiente mais seguro, confortável e com melhor qualidade do ar para os trabalhadores, passageiros e comunidades no entorno dos aeroportos.
• Disseminação de conhecimento para alunos em tour nos aeroportos: Os Aeroportos de Florianópolis e Vitória realizam tour com alunos de escolas da região, onde são apresentados os principais projetos ambientais e práticas sustentáveis, incluindo o funcionamento do 400 Hz e PCA, bem como os benefícios da tecnologia na redução das emissões atmosféricas e contribuição para os compromissos relacionados às Mudanças Climáticas.

Em suma, os resultados obtidos estão alinhados com os compromissos do Acordo de Paris e com o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). A redução das emissões de GEE contribui para o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), enquanto a conservação dos recursos hídricos através do reuso da água do ar-condicionado está diretamente relacionada ao ODS 6 (Água Potável e Saneamento). Além disso, as melhorias na qualidade ambiental nos aeroportos, como a redução de ruído e poluição atmosférica, estão em conformidade com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), criando ambientes mais seguros e saudáveis para trabalhadores, passageiros e comunidades no entorno dos aeroportos.

Gestão da Prática Relatada:

A alta direção da Zurich Airport Brasil desempenhou um papel crucial na concepção e implementação do projeto 400 Hertz e PCA. Por meio de reuniões periódicas de EMT (Executive Management Team) com a participação de gerentes, diretores e CEO, onde são discutidos os principais projetos em desenvolvimento pela empresa, os projetos são apresentados e discutidos para que, ao atingirem a maturidade necessária, sejam encaminhados para deliberação em reunião do Board, junto aos acionistas.

A aprovação do investimento de 21 milhões de reais em 2023 demonstra um compromisso financeiro significativo com a descarbonização do setor da aviação. Esse investimento reflete a visão estratégica da liderança em adotar tecnologias inovadoras que promovem a sustentabilidade na operação dos aeroportos.

A liderança também esteve ativamente envolvida nas negociações com as companhias aéreas e incentivou estas destacando os benefícios operacionais e econômicos, como a redução dos custos de combustíveis e a melhoria da eficiência e segurança nas operações. Esse diálogo proativo foi essencial para garantir a adesão das companhias aéreas ao novo sistema e para promover uma cultura de sustentabilidade compartilhada.

A implementação e operação do projeto requerem uma gestão multidisciplinar robusta, que integra diferentes áreas do aeroporto. A equipe de operação do aeroporto é responsável por garantir que os equipamentos 400 Hertz e PCA sejam instalados corretamente e que funcionem de maneira eficiente, garantindo que a transição ocorra sem interrupções e que as operações sejam otimizadas.

Paralelamente, a equipe de sustentabilidade da Zurich Airport Brasil é encarregada de monitorar os indicadores ambientais e avaliar o impacto do projeto na redução das emissões de gases de efeito estufa e reutilização da água proveniente da refrigeração do ar-condicionado das pontes de embarque aeronaves. Essa equipe trabalha em estreita colaboração com a equipe de operação para garantir que os objetivos de sustentabilidade sejam alcançados.

A liderança também direciona a estratégia da empresa através de sua missão, visão e valores. O olhar para a sustentabilidade pode ser verificado na sua Visão: “Construir juntos os mais eficientes, sustentáveis e surpreendentes aeroportos do Brasil, criando um excelente negócio ao acionista” e também nos seus Valores: “Sustentabilidade: Somos comprometidos com o meio ambiente”.

Os aeroportos do grupo também contam com uma Política de Sustentabilidade, onde podemos destacar o seu compromisso com as seguintes premissas:
– Uso racional e consciente dos recursos naturais, principalmente água e energia, com priorização de fontes renováveis; e
– Baixa pegada de carbono, redução de emissões atmosféricas e dos impactos em mudanças climáticas.

Em resumo, o envolvimento da liderança e a gestão multidisciplinar são pilares fundamentais para o sucesso do projeto.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Com o sucesso do projeto nos Aeroportos de Florianópolis e Vitória, a Zurich Airport Brasil planeja replicar essa iniciativa no Aeroporto de Natal, com um investimento estimado de 10 milhões de reais. Este próximo passo demonstra nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a descarbonização do setor de aviação.

Além disso, o projeto é um exemplo pioneiro de como a sustentabilidade pode ser integrada nas operações aeroportuárias proporcionando eficiência operacional, mas também benefícios significativos para o negócio, demonstrando que é possível aliar crescimento econômico e preservação ambiental. Apesar de exigir um investimento inicial significativo e um comprometimento com a sustentabilidade, a replicação do projeto é não só possível, mas altamente recomendada para outros aeroportos, além de ser essencial para a descarbonização do setor da aviação.

Deste modo, incentivamos outros operadores aeroportuários a adotarem soluções similares, não apenas para alcançar metas de descarbonização, mas também para assegurar um futuro mais sustentável para a aviação global. A Zurich Airport Brasil continua comprometida em liderar essa transformação, promovendo práticas sustentáveis e incentivando a colaboração com todos os stakeholders para um impacto ambiental positivo duradouro.