BASF SA
Tendo a sustentabilidade como premissa há mais de duas décadas, a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, acelerou o passo em 2023, com o lançamento oficial do Suvinil Circula, seu programa de Logística Reversa.
Assim como a BASF está ciente do seu papel na indústria e na diminuição do impacto ambiental, a Suvinil entende que sua responsabilidade vai além da produção de tintas.
O Suvinil Circula chegou para mudar o mindset do setor ao endereçar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens e facilitar a jornada de pintura pós-consumo.
O projeto exemplifica os princípios da Economia Circular – considerada pela Suvinil como sua bússola para uma atuação mais sustentável, desacelerando o aquecimento global e propondo um modelo econômico possível para o futuro que estamos construindo.
Em 2024, a BASF completa 113 anos na América do Sul, enfrentando desafios diversos e em constante mudança para contribuir para um futuro sustentável.
A companhia, assim como os grandes players mundiais, está comprometida com o Acordo de Paris, adotado em 2015, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), cujo propósito é limitar o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais. Assim, a BASF traçou estratégias concretas e metas ambiciosas, ciente do seu papel na indústria de transformação para a transição para o carbono neutro.
A Suvinil, como uma marca da divisão de tintas da BASF, está consciente dos impactos de suas atividades para o meio ambiente e para a sociedade e entende a sua co-responsabilidade no alcance dessas metas.
Como a BASF, a Suvinil acredita que o futuro é construído com base nas ações do presente e sabe que as boas práticas de sustentabilidade pedem urgência. Assim, visando contribuir de forma efetiva e convidar outros players do setor e os consumidores de tintas à tomada de consciência sobre o papel de cada um na agenda da sustentabilidade, acelerou seus passos na Economia Circular, que ao seu ver, apoia a desaceleração do aquecimento global com a redução de desperdícios e a maior eficiência dos recursos, sendo um dos possíveis modelos econômicos para o mundo que precisamos construir.
Segundo o relatório The Circularity Gap (WIT et al., 2019), entre 1900 e 1970, foram extraídos 26,7 Gt de recursos do planeta. Esse número mais do que triplicou nos 50 anos seguintes. Com o aumento da população mundial – que deve alcançar a marca de 9,6 bilhões em 2050, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), o aumento da demanda por recursos será inevitável e ainda que tais recursos sejam renováveis, eles evidentemente não conseguirão essa regeneração na velocidade da demanda exigida.
A Economia Circular tem como proposta otimizar o uso dos recursos, preservá-los, contribuir para a sua renovação e evitar desperdícios e resíduos que possam sobrecarregar o meio ambiente. Assim, a Suvinil entende a sua importância para criar um futuro mais sustentável e, por isso, vem trabalhando há duas décadas com a implementação dessa premissa em suas práticas.
Em 2023, a marca fez o lançamento oficial do Suvinil Circula, seu programa de Logística Reversa, no qual trouxe o diferencial de requalificar não somente latas, mas também as sobras de tintas, e tem colaborado para ampliar a consciência do consumidor sobre o seu papel na circularidade. A Suvinil acredita que suas ações podem ajudar a impulsionar o setor, criando um grande movimento de sustentabilidade.
O Suvinil Circula tem como propósito endereçar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens e facilitar a jornada de pintura do consumidor.
A iniciativa começou em 2020, com um projeto piloto, mas chegou a uma versão definitiva em 2023. Por meio do programa, é realizada a coleta de resíduos de tintas – de qualquer fabricante – em pontos de vendas parceiros distribuídos pelo Brasil.
O grande diferencial do programa está no pioneirismo da marca em requalificar não somente latas, mas também sobras de tintas. Nesse caso, esse tipo de resíduo vai para o coprocessamento, virando energia novamente para outros processos industriais como, por exemplo, a produção de cimento.
Para que os consumidores sejam estimulados ao descarte correto de sobras nos pontos de coleta, a Suvinil realiza um treinamento com os vendedores das lojas e oferece material informativo para que possam abordar o cliente no momento da venda, lembrando-o de trazer as sobras dos produtos de volta para descarte apropriado. Mais do que cumprir a legislação e ajudar na jornada do consumidor, a marca acredita no poder da educação para a mudança da cultura de consumo, por meio da informação, conhecimento e viabilização da coleta de resíduos em seus pontos de venda.
Atualmente, o programa conta com 87 pontos de coleta voluntárias no Brasil, distribuídos em 5 estados (SP, ES, MG, PR e SC) e 35 cidades. Ainda em julho, o programa chegará ao Rio de Janeiro em parceria com a Chatuba, primeiro home center que vai aderir ao programa, recebendo o Suvinil Circula em quatro de suas lojas localizadas na baixada fluminense.
O programa de Logística Reversa começou a partir de outra iniciativa da marca, o Suvinil Fora da Lata, destinado à aceleração de startups. A fabricante lançou um desafio, construindo todo o projeto piloto para a Logística Reversa. Com isso, a Yattó, startup acelerada pelo programa, consolidou essa expansão, trabalhando na operacionalização, com sua expertise em economia circular.
A iniciativa conta também com o suporte da Prolata – associação sem fins lucrativos, criada em 2012 para promover a reciclagem de aço – que consegue redução de custos ao longo do processo, pela maturidade da cadeia em São Paulo. A organização faz parte do Acordo Setorial de Tintas junto à Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) que estabelece metas e prazos para que as embalagens pós-consumo de diversos produtos – entre os quais as tintas – recebam destinação adequada. A Suvinil já cumpre a Lei de Gerenciamento de Resíduos Sólidos junto à Abrafati, mas o projeto vai além do exigido pela Lei.
A Suvinil arca com 90% dos custos do projeto (que engloba a gestão pela Yattó, homologação de novas regiões, treinamento das equipes das lojas, fornecimento do material de comunicação, entre outros). Em contrapartida, o lojista paga a mensalidade referente às coletas dos resíduos em loja.
Ao adotar práticas sustentáveis, as lojas ficam ainda mais alinhadas com o comportamento de seus consumidores atuais e consumidores do futuro:
Os jovens ao redor do mundo, incluindo no Brasil, expressaram alta preocupação com questões globais como mudanças climáticas. (Global Youth Outlook 2019);
74% dos Millennials e Gen Zs disseram que a pandemia os deixou ainda mais preocupados com o impacto ambiental de suas ações. (Deloitte Global 2021 Millennial and Gen Z Survey);
34% dos consumidores afirmaram que já boicotaram marcas por conta de práticas insustentáveis ou antiéticas (Global Consumer Insights Survey 2021 – PwC);
66% dos consumidores afirmaram que estão fazendo um esforço consciente para reduzir seu impacto ambiental (NielsenIQ Global Sustainability Report (2021))
Outros benefícios para os lojistas são um maior fluxo de clientes nas lojas e também uma preparação para possíveis leis regulatórias provenientes da Política Nacional de Resíduos Sólidos que possam impactá-los em um futuro breve.
Referências:
Fora da Lata: https://suvinilforadalata.liga.ventures/
Yattó: https://www.instagram.com/yatto.br/
Prolata: https://www.prolata.com.br/
Abrafati: https://abrafati.com.br/
Tendo a sustentabilidade como premissa há mais de duas décadas, a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, acelerou o passo em 2023, com o lançamento oficial do Suvinil Circula, seu programa de Logística Reversa.
Assim como a BASF está ciente do seu papel na indústria e na diminuição do impacto ambiental, a Suvinil entende que sua responsabilidade vai além da produção de tintas.
O Suvinil Circula chegou para mudar o mindset do setor ao endereçar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens e facilitar a jornada de pintura pós-consumo.
O projeto exemplifica os princípios da Economia Circular – considerada pela Suvinil como sua bússola para uma atuação mais sustentável, desacelerando o aquecimento global e propondo um modelo econômico possível para o futuro que estamos construindo.
Segundo dados da (Abrafati), em 2023 foram produzidos 1,871 bilhão de litros no Brasil, sendo que 82,5% são somente de tintas imobiliárias. O país é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas.
Considerando esse cenário e o fato de que 86% dos consumidores têm que lidar com sobras de tinta após terminar a pintura, mas apenas 25% deles sabem a maneira certa de descartar embalagens usadas, o programa de logística reversa da Suvinil atua positivamente em duas frentes: oferecer soluções de facilitação para seus públicos ao mesmo tempo que os incentiva a praticar comportamentos mais sustentáveis.
Com o endosso da BASF e de seus compromissos globais com a sustentabilidade, a Suvinil, por ser uma das unidades de negócio da companhia, também atua em linha com os objetivos ambientais, como o desejo de consolidar um processo produtivo com carbono neutro até 2050 e reduzir 25% da água captada por tonelada produzida pelas fábricas na América do Sul até 2025, entre outras metas.
Esse é o jeito E da BASF e de seus negócios de terem a sustentabilidade como um pilar fundamental de suas atuações, trazendo, além das metas citadas, outras ações como o investimento em iniciativas que passam pela tecnologia de produção E criação de produtos cada vez mais sustentáveis, mantendo um processo produtivo ecoeficiente E com responsabilidade E engajamento social. Com as atuais iniciativas da marca, é possível cumprir com esta frente cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sendo eles:
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Do seu lançamento do seu piloto em 2020 a julho de 2024, os resultados do Suvinil Circula demonstram, que:
Mais de 50 toneladas de resíduos foram coletadas;
Mais de 28 mil kg reciclados;
Mais de 18 mil kg em coprocessamento;
Mais de 14 mil litros de redução no consumo de água
Mais de 195 mil kg redução na emissão de Co2
Mais de 7 mil kwh redução no consumo de energia elétrica
Mais de 59 mil kg minérios preservados
Mais de 33 mil kg de carvão mineral
Mais de 2 mil kg de cal preservados
Com o programa, a fabricante tem contribuído para uma mudança de mindset de todo o mercado e convida toda a cadeia de tintas a repensar o seu modelo de operação, inspirando que adotem também a Economia Circular no pós-consumo. E o mesmo vale para seus consumidores, que passam a ter a possibilidade de agir proativamente.
A BASF assumiu um compromisso com as pessoas e com o meio ambiente e traz como legado “gerar valor para a construção de um futuro sustentável”. Para isso, tem seguido metas relevantes e uma gestão focada na redução da emissão de gases de efeito estufa, melhoria da eficiência energética e promoção da economia circular.
Assim, todos os projetos com esses princípios encontram forte apoio da liderança. Somente em 2023, € 1 bilhão dos investimentos anuais em pesquisa e desenvolvimento contribuíram para potenciais Soluções para um Futuro Sustentável.
A companhia está voltada a trabalhar seus produtos pela lógica da economia circular, com foco em três áreas: matérias-primas circulares; novos ciclos de materiais; e novos modelos de negócios; permitindo o melhor aproveitamento dos recursos, prolongando sua vida útil, eliminando o conceito de resíduo ou desperdício e aproveitando melhor as matérias-primas. Uma vez que a Suvinil tem como estratégia se tornar a marca de tinta mais sustentável do Brasil, a marca tem todo o apoio da BASF para ir além do que a legislação exige. O respaldo das lideranças à Suvinil baseia-se, não só em relação à destinação de verbas para projetos sustentáveis, mas também para conectar e engajar os stakeholders de toda a cadeia de tintas na criação de um ciclo de consumo mais consciente.
É interessante destacar ainda que, por ter sido o primeiro projeto de inovação aberta da marca, o Suvinil Circula envolveu muitos profissionais com diferentes expertises para chegar a um modelo eficiente. Cerca de 100 pessoas entre áreas internas da BASF e parceiros externos foram consultados como benchmarking.
As áreas da BASF que participaram do projeto foram: Segurança e meio ambiente, Jurídico, Vendas, Espaço Eco, Inovação, CMI, Comunicação, Marketing e Corporativo BASF. Entre os parceiros externos estão a Prolata, Cargill, consultoria da Veirano Advogados (apoio com a análise das normas estaduais e municipais) e lojistas para o projeto-piloto realizado em São Paulo e Belo Horizonte.
A Suvinil segue monitorando os impactos ambientais do programa: redução de CO2, economia de recursos naturais como água e energia elétrica e destinação para reciclagem e coprocessamento, entre outros.
O programa de logística reversa Suvinil Circula é um grande incentivador para toda a cadeia. A marca entende que a sustentabilidade é uma jornada e é fundamental envolver todo o ecossistema para que o projeto funcione.
O consumidor passa a ter um papel relevante no processo, que vai muito além da compra da tinta: ele é um dos responsáveis pela manutenção de um ciclo virtuoso.
Fornecedores e lojistas também são fundamentais para o processo: o ponto de venda deve estar preparado para o programa, seja para comunicar sobre o Suvinil Circula, seja para receber a embalagem com o residual de tinta.
Enquanto a embalagem com sobra de tinta é reciclada, a tinta remanescente retorna como energia, principalmente para a indústria cimentícia. Com isso, a Suvinil viabiliza que o ciclo de consumo seja fechado.
Como líder no setor de tintas no Brasil, a marca espera vencer esse primeiro desafio que é a conscientização de todo o ecossistema sobre a importância do programa. Se o mercado brasileiro de tintas ainda não está tão maduro em relação à decisão de compra pautada no impacto ambiental, a Suvinil deseja ser o agente de influência para que o amadurecimento aconteça o mais brevemente possível.
Uma das principais iniciativas de disseminação do projeto foi a apresentação do modelo à ABRAFATI para incentivar a concorrência no desenvolvimento da coleta e também para reforçar que a Suvinil já recolhe os resíduos de tinta de qualquer outra marca, visando, mais uma vez, que o modelo se consolide no setor.
Até o momento, a Suvinil investiu mais de R$1 milhão no programa (dado confidencial, aberto apenas para análise da ECOAMCHAM), desde a aceleração da startup Yattó, por meio do Fora da Lata (conforme mencionamos acima) e gerenciamento mensal até 2024. A projeção é que o investimento cresça nos próximos anos com a expansão de novas regiões e o aumento de pontos de coleta. A marca estima alcançar 110 pontos de coleta ainda neste ano.