Ano: 2024

Repotenciamento – Caminhão Movido 100% a gás

BRASIF S/A EXPORTACAO IMPORTACAO

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

Projeto piloto de “Repotenciamento – Caminhão com motor 100% a gás”, emissionados Euro V e VI consiste no desenvolvimento de processos e soluções de engenharia e tecnologia de interface de comunicação de dados que permitem a substituição dos motores a combustão a diesel por motores a combustão a gás natural veicular (GNV) ou Biometano e surge como uma solução bastante promissora considerando que:

Mundialmente existem desafios significativos em vários ramos de atividade relacionados ao uso predominante de motores a diesel, conhecidos por sua alta emissão de poluentes atmosféricos, incluindo dióxido de carbono (CO₂), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP). Essas emissões contribuem substancialmente para a poluição do ar, agravando problemas de saúde pública e acelerando as mudanças climáticas.

Além dos impactos ambientais, os motores a diesel impõem um elevado custo operacional devido à volatilidade dos preços do petróleo e à crescente demanda por combustíveis fósseis. Essa situação leva empresas e operadores de frotas a buscarem alternativas mais sustentáveis e econômicas.

A transição para motores a gás GNV ou Biometano não apenas se alinha com iniciativas que contribuem para as metas globais de sustentabilidade e redução de emissões, mas também oferecem vantagens econômicas substanciais, como a redução dos custos com combustível e manutenção para seus novos clientes de repotenciamento.

Este projeto visa, portanto, explorar esse cenário de oportunidades, justificando a importância e a viabilidade da substituição dos motores a diesel por tecnologias de combustão mais limpas, eficientes e redução de consumo de combustível.

Relevância para o Negócio:

A BRASIF Máquinas, que já possui em seu portfólio de serviços uma unidade de Engenharia especializada no desenvolvimento e homologação de projetos que visam atender diferentes necessidades de clientes por meio de novas aplicações com motores, pretende com esta iniciativa piloto desenvolver soluções de repotenciamento de motores a combustão 100% a gás e alcançar assim níveis ainda maiores na diversificação dos negócios, conectando e atendendo as necessidades de clientes de outros setores como os de transporte (Caminhões, Ônibus e Agrícola) assim como quaisquer outros setores em potencial em que esta solução possa ser aplicada.

A BRASIF é distribuidora da marca FPT Industrial a qual é líder nesta tecnologia de combustão a gás, sendo que atualmente na Europa já representa a aplicação em torno de 70% do seguimento com mais de 10 anos de Know How com motores 100% a gás, conforme norma de emissões Euro V e VI, atendendo aos mais exigentes níveis vigentes.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Atualmente já é possível encontrar no mercado nacional caminhões rodoviários que saem originalmente de fábrica com motor de combustão a gás, porém o aspecto inovador deste projeto piloto da BRASIF Máquinas consiste em desenvolver uma solução para substituir os motores a diesel de frotas mais antigas, já em operação por motores movidos 100% a gás (GNV e Biometano) mantendo o nível de emissão do veículo, neste aspecto trata-se de um desenvolvimento bastante recente no Brasil.

Adicionalmente, entre os principais aspectos inovadores relacionados a prática, sem dúvida é a contribuição deste projeto como agente motivador para viabilizar a produção de energias limpas, como, por exemplo, o Biometano que é um gás combustível renovável, obtido a partir da purificação do biogás. O biogás, por sua vez, é produzido através da digestão anaeróbica de resíduos orgânicos, como resíduos agrícolas, dejetos animais, lixo orgânico e lodo de estações de tratamento de esgoto. Após a purificação, o Biometano possui características semelhantes ao gás natural (GNV) e pode ser usado como combustível para veículos.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Projeto piloto de “Repotenciamento – Caminhão com motor 100% a gás”, emissionados Euro V e VI consiste no desenvolvimento de processos e soluções de engenharia e tecnologia de interface de comunicação de dados que permitem a substituição dos motores a combustão a diesel por motores a combustão a gás natural veicular (GNV) ou Biometano e surge como uma solução bastante promissora considerando que:

Mundialmente existem desafios significativos em vários ramos de atividade relacionados ao uso predominante de motores a diesel, conhecidos por sua alta emissão de poluentes atmosféricos, incluindo dióxido de carbono (CO₂), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP). Essas emissões contribuem substancialmente para a poluição do ar, agravando problemas de saúde pública e acelerando as mudanças climáticas.

Além dos impactos ambientais, os motores a diesel impõem um elevado custo operacional devido à volatilidade dos preços do petróleo e à crescente demanda por combustíveis fósseis. Essa situação leva empresas e operadores de frotas a buscarem alternativas mais sustentáveis e econômicas.

A transição para motores a gás GNV ou Biometano não apenas se alinha com iniciativas que contribuem para as metas globais de sustentabilidade e redução de emissões, mas também oferecem vantagens econômicas substanciais, como a redução dos custos com combustível e manutenção para seus novos clientes de repotenciamento.

Este projeto visa, portanto, explorar esse cenário de oportunidades, justificando a importância e a viabilidade da substituição dos motores a diesel por tecnologias de combustão mais limpas, eficientes e redução de consumo de combustível.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

O GNV e o biometano por serem combustíveis limpos possuem menor impacto ambiental e potencial para reduzir significativamente as emissões de gases poluentes (Nox e CO2). O biometano, em particular, sendo uma fonte de energia renovável obtida a partir da decomposição de resíduos orgânicos, oferece uma alternativa sustentável que contribui para a economia circular e a gestão de resíduos. Algumas contribuições ambientais e sociais com o resultado do projeto quando aplicado em grande escala:

– O Biometano, sendo um combustível renovável, contribui significativamente para a redução da pegada de carbono dos veículos.
– Redução da poluição do ar nas comunidades próximas às rotas de transporte, contribuindo para a saúde pública e bem-estar da população.
– A produção de Biometano pode gerar empregos locais nas áreas rurais e urbanas, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.
– Projetos de Biometano podem envolver comunidades locais na gestão de resíduos e na produção de energia, promovendo a conscientização ambiental e o engajamento social.

Esses resultados consequenciais relacionados ao Projeto não apenas destacam a viabilidade técnica e econômica do projeto, mas também sublinham seu potencial transformador no contexto ambiental e social.

Gestão da Prática Relatada:

O projeto de repotenciamento de motores de combustão 100% a gás, está sendo possível devido ao envolvimento direto da alta liderança, que cascateia todas as ações para praticamente todas as áreas e para todos os outros níveis de liderança da BRASIF Máquinas, visto que primeiramente é necessário realizar um alto investimento inicial para viabilizar todas as etapas desde a aprovação do plano de negócios pela Diretoria, passando pelas Lideranças de suporte (Comercial, RH, Financeiro, Fiscal, Importação e Suprimentos, Produto/Fábrica) até as Lideranças diretas de Execução (Engenharia e Serviços) tendo a área de “Installation Center” na função de Gerência de Projetos, todos juntos a frente dos seguintes principais desafios:

– Importação de componentes com tecnologia de motor de combustão a gás GNV/Biometano,
– Treinamentos técnicos na área de execução, aplicação e projetos,
– Homologações de processos e procedimentos junto a órgãos reguladores
– Desenvolvimento de novos fornecedores parceiros
– Execução de Remoção/Engenharia/Instalação/Testes
– Aquisição de dispositivos e instrumentos para validação, medição e controle de parâmetros para garantir a qualidade do serviço final.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

O projeto-piloto da BRASIF com o repotenciamento de motores 100% a gás em caminhões rodoviários pode ser replicado e disseminado em várias outras aplicações como ônibus, maquinários de construção, máquinas agrícolas, florestais, etc. Com esse enorme potencial, entendemos que a iniciativa possa ser aplicada em grande escala nos próximos meses e anos após a conclusão do Projeto.
Entendemos, também, que a expectativa do mercado é alta, visto os incentivos que existem para empresas que investem em soluções sustentáveis de redução de poluentes. um exemplo é o crédito de carbono, que funciona como um incentivo econômico para as empresas adotarem energias limpas. Companhias que impedem a emissão de 1 tonelada de CO2 (dióxido de carbono) geram esse crédito e podem vendê-lo para outras instituições que excederem o volume de emissão desse gás na atmosfera, além de muitas empresas que possuem o Selo verde optarem por contratar empresas que também possuem o mesmo selo, pois agrega valor ao seu produto final.