Ano: 2024

Proteção da Biodiversidade e Impacto Social: O Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica Kimberly Clark

KIMBERLY -CLARK BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

O Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica da Kimberly-Clark visa preservar o bioma da Mata Atlântica na região de Mogi das Cruzes/SP e faz parte da estratégia de proteção da biodiversidade e responsabilidade social da companhia.
A Kimberly-Clark instalou o Centro de Distribuição na cidade de Mogi das Cruzes em 2007 e em 2012 realizou o plantio de mais de 12 mil mudas em parte do terreno, visando restaurar a área da Mata Atlântica do local, contribuindo para a composição do corredor ecológico que liga a Serra do Mar e Serra do Itapeti.
A partir daí, a companhia desenvolveu parcerias com Universidades da região para promover um diagnóstico da área, desde estudo do bioma, avaliação do ecossistema, mapeamento dos animais em extinção, entre outras iniciativas. Os estudantes e pesquisadores científicos que realizam esse trabalho são patrocinados pela Kimberly-Clark com bolsas de iniciação científica/mestrado. Os estudos realizados pelo Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica na região já resultaram na elaboração de Políticas Públicas de Conservação, Preservação e Restauração da biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Dentre os projetos conduzidos no local, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), são estudos e trabalhos em torno da presença de espécies bioindicadoras, como formigas e abelhas, que indicam a condição ambiental do local, reforçando os projetos de conscientização da preservação das espécies na região. Ao todo, desde 2018, oito publicações científicas foram produzidas oriundas da relação entre a Kimberly-Clark, a UMC e a FAEP
Atualmente o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica conta com uma área de mais de 10 hectares recuperados, resultando no retorno de diversas espécies de animais que não eram encontradas no local, algumas delas ameaçadas de extinção. Além disso, desde 2017 a Kimberly-Clark desenvolveu parcerias com as prefeituras da região – Mogi das Cruzes e Suzano/SP – para promover educação ambiental para crianças das escolas públicas (6 a 10 anos). As atividades são conduzidas por monitores capacitados que fazem parte de um plano de promoção da educação ambiental, visando proporcionar uma experiência sensorial, conhecer diversas espécies de plantas e animais e assim, ampliar sua consciência para a importância da preservação da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica.
O projeto já catalogou 19 espécies entre mamíferos e répteis na área do CRSMA, de pequeno e médio porte, gerando inúmeras informações sobre o estado de conservação das áreas florestais localizadas no entorno da empresa. Além disso, desde 2017, já impactamos a vida de mais de 4 mil crianças que puderam vivenciar práticas sustentáveis no ecossistema e desenvolver consciência ambiental para as futuras gerações.

Relevância para o Negócio:

A Kimberly-Clark é uma empresa multinacional norte-americana especializada em produtos de higiene pessoal e bem-estar, detentora das marcas Huggies, Intimus, Plenitud e Poise no Brasil. A empresa opera em mais de 175 países e trabalha há 151 anos criando soluções que façam a diferença na vida das pessoas, buscando desenvolver produtos que atendam às necessidades dos consumidores. O propósito da companhia é “Um melhor cuidado para um mundo melhor”, que reflete nosso compromisso de tornar a vida melhor enquanto trabalhamos para proteger os recursos naturais do planeta. Para isso, a nossa estratégia de sustentabilidade considera metas destinadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais até 2030. Entre os compromissos que assumimos, estão impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030, sendo 150 milhões de vidas apenas na América Latina, e reduzir pela metade a pegada ambiental da companhia (florestas, água, carbono e plástico). Focamos esforços para eliminar o desperdício e recuperar recursos; proteger florestas e a biodiversidade; reduzir as emissões de gases de efeito estufa; e a construção de práticas de manejo da água em áreas de estresse hídrico.
A Kimberly-Clark está em busca de cumprir a meta de reduzir a pegada florestal natural em 50% até 2030, permitindo que os ecossistemas florestais naturais restantes do mundo contribuam com a preservação da biodiversidade e o enfrentamento das crises climáticas. Além disso, a companhia é signatária do Pacto Global, tendo o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 – Proteger a Vida Terrestre que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. O Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica faz parte da estratégia da companhia para o atingimento dessa meta, além de promover impacto social em crianças da região, com o propósito de desenvolver consciência ecológica, engajamento comunitário e valorização da natureza, preparando-as para o desenvolvendo de um futuro mais sustentável e consciente ambientalmente.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

A Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes e biodiversos, localizada ao longo de toda costa atlântica do Brasil. Hoje restam apenas 12% de sua cobertura original, devido ao desmatamento e urbanização intensa. Esse bioma é crucial para a regulação do clima, manutenção da qualidade de água, prevenção de erosão do solo, armazenamento de carbono, além de abrigar mais de 20.000 espécies de plantas e mais de 1.500 espécies de animais. A Kimberly-Clark entende a importância desse ecossistema e recuperou 10 hectares desse bioma em uma região de muita relevância, criando um corredor ecológico entre a Serra do Mar e a Serra do Itapeti, conectando dois habitats, reduzindo a fragmentação da Mata Atlântica, conservando a biodiversidade e protegendo espécies endêmicas, facilitando a migração e dispersão de animais e plantas.
A companhia entende que a proteção da biodiversidade não se faz de maneira desconectada com a sociedade e, envolveu algumas partes interessadas nesse projeto para agregar conhecimento, boas práticas e disseminação da importância desse bioma. As primeiras parcerias foram com Universidades da região, proporcionando vantagens significativas para ambos os setores, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e científico. A Universidade Brás Cubas e Universidade Mogi das Cruzes, junto com a FAEP (Fundação de Amparo e Ensino a Pesquisa) foram nossos parceiros para desenvolvermos e financiarmos bolsas de estudos científicos de estudantes que realizem pesquisas com fauna e flora. Foram publicados mais de 8 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, destacando a presença, comportamento e retorno dos animais na região. Além disso, os professores da Universidade são parceiros do Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica, acompanhando as atividades dos alunos, propondo dinâmicas, melhorias, entre outros.
A partir de 2017 o fragmento de Mata Atlântica presente na Kimberly-Clark estava mais desenvolvido, permitindo o desenvolvimento de diferentes atividades no local, não só para os colaboradores, mas também com a possibilidade de envolvermos crianças e adolescentes de escolas públicas dos municípios próximos. A partir daí, a Kimberly-Clark realizou parcerias com as prefeituras de Suzano e Mogi das Cruzes, começando a receber estudantes de 6 a 10 anos no Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica para desenvolvimento de práticas sustentáveis como por exemplo: dinâmicas de gestão de resíduos, informando sobre materiais e produtos passíveis de reciclagem e outros orgânicos ou não recicláveis; gestão da água e energia e informações para redução do consumo em suas casas; realização de trilha na mata reflorestada para vivência na natureza e identificação de espécies da fauna e flora local, com destaques a curiosidades do bioma. Todas essas atividades visam engajar a comunidade e incentivar as crianças a se envolverem com o tema e levar comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para suas casas.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

O Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica da Kimberly-Clark visa preservar o bioma da Mata Atlântica na região de Mogi das Cruzes/SP e faz parte da estratégia de proteção da biodiversidade e responsabilidade social da companhia.
A Kimberly-Clark instalou o Centro de Distribuição na cidade de Mogi das Cruzes em 2007 e em 2012 realizou o plantio de mais de 12 mil mudas em parte do terreno, visando restaurar a área da Mata Atlântica do local, contribuindo para a composição do corredor ecológico que liga a Serra do Mar e Serra do Itapeti.
A partir daí, a companhia desenvolveu parcerias com Universidades da região para promover um diagnóstico da área, desde estudo do bioma, avaliação do ecossistema, mapeamento dos animais em extinção, entre outras iniciativas. Os estudantes e pesquisadores científicos que realizam esse trabalho são patrocinados pela Kimberly-Clark com bolsas de iniciação científica/mestrado. Os estudos realizados pelo Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica na região já resultaram na elaboração de Políticas Públicas de Conservação, Preservação e Restauração da biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Dentre os projetos conduzidos no local, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), são estudos e trabalhos em torno da presença de espécies bioindicadoras, como formigas e abelhas, que indicam a condição ambiental do local, reforçando os projetos de conscientização da preservação das espécies na região. Ao todo, desde 2018, oito publicações científicas foram produzidas oriundas da relação entre a Kimberly-Clark, a UMC e a FAEP
Atualmente o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica conta com uma área de mais de 10 hectares recuperados, resultando no retorno de diversas espécies de animais que não eram encontradas no local, algumas delas ameaçadas de extinção. Além disso, desde 2017 a Kimberly-Clark desenvolveu parcerias com as prefeituras da região – Mogi das Cruzes e Suzano/SP – para promover educação ambiental para crianças das escolas públicas (6 a 10 anos). As atividades são conduzidas por monitores capacitados que fazem parte de um plano de promoção da educação ambiental, visando proporcionar uma experiência sensorial, conhecer diversas espécies de plantas e animais e assim, ampliar sua consciência para a importância da preservação da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica.
O projeto já catalogou 19 espécies entre mamíferos e répteis na área do CRSMA, de pequeno e médio porte, gerando inúmeras informações sobre o estado de conservação das áreas florestais localizadas no entorno da empresa. Além disso, desde 2017, já impactamos a vida de mais de 4 mil crianças que puderam vivenciar práticas sustentáveis no ecossistema e desenvolver consciência ambiental para as futuras gerações.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Desde 2012 foram plantados mais de 12 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, o que possibilitou a recuperação de uma área de cerca de 10 hectares, conectando o corredor ecológico da Serra do Mar e da Serra do Itapeti. A partir disso, foram realizadas parceiras com a Universidade Brás Cubas e a Universidade Mogi das Cruzes para desenvolvimento de pesquisas científicas financiadas pela Kimberly-Clark, para estudantes de cursos de graduação. Como resultado, tivemos a publicação de mais de oito artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Além disso, firmamos parcerias com as prefeituras de Suzano e Mogi das Cruzes para visitas de crianças estudantes de escolas públicas para educação e conscientização ambiental, tendo impactado mais de 4 mil crianças desde 2017.

Gestão da Prática Relatada:

O envolvimento da liderança em projetos de recuperação e educação ambiental é crucial para o sucesso. A liderança da Kimberly-Clark está comprometida com o propósito da companhia de “Um melhor cuidado para um mundo melhor” e com as metas de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030, sendo 150 milhões de vidas apenas na América Latina, e reduzir pela metade a pegada ambiental da companhia (florestas, água, carbono e plástico). Dessa forma, foi possível direcionar recursos para esse projeto, incluindo não só o plantio de mudas, mas também para manutenção, equipe dedicada, participação em redes e fóruns, e na adaptação do local para recebermos crianças com dificuldade de mobilidade.
Além disso, a liderança tem visão clara e estratégica sobre o projeto, acompanhando de maneira próxima as ações, vidas impactadas, parcerias, proporcionando financiamento adequado, participando ativamente de visitas e incentivando o engajamento dos funcionários.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

O Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica é um projeto consolidado na Kimberly-Clark com parcerias e resultados sólidos, que foi alcançado através de uma estratégia bem estruturada e colaborativa, tanto internamente como externamente. A comunicação desse projeto em diferentes redes sociais, jornais e outros canais de mídia para divulgar seus resultados e progressos é de extrema importância para ajudar a manter a comunidade informada e engajada. Além disso, a Kimberly-Clark tem como objetivo expandir esse projeto cada vez mais, através da realização de parcerias com outras instituições como universidades, prefeituras e outros para desenvolver uma rede mais colaborativa, compartilhando experiências, melhorias, recursos e o conhecimento sobre a Mata Atlântica. Ao envolver múltiplos stakeholders e promover educação ambiental, é possível criar um movimento sustentável que não só beneficia o meio ambiente, mas também fortalece as comunidades locais e promove uma cultura de responsabilidade ambiental.