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O Out and Shine (O&S) é um programa inovador voltado para o desenvolvimento e encarreiramento de pessoas LGBTI+. Na medida em que o setor empresarial ainda encontra desafios para a captura de dados sobre orientação sexual e identidade de gênero devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a PwC é pioneira em não somente mensurar este dado, como também em apresentar soluções para equiparar os gaps sociais que os dados demonstram.
Após uma campanha massiva durante o mês do Orgulho LGBTI+ em 2023, a PwC aumentou em mais de vinte pontos percentuais as autodeclarações. Com isto, foi possível mapear uma problemática presente em toda a sociedade: a falta de representatividade LGBTI+ em posições de liderança. A PwC também fez uma profunda investigação dos impactos das microagressões e do minority stress (estresse de minoria) em competências de profissionais LGBTI+; essa pesquisa apoiou na construção da grade de treinamento de soft e hard skills, garantindo maior assertividade nas trilhas de desenvolvimento.
Como parte do processo de construção do programa, tentamos mapear empresas que possuíam programas de desenvolvimento para pessoas LGBTI+ e, com grande surpresa, não localizamos nenhuma no Brasil (um outro fator que demonstra o pioneirismo do programa). Neste sentido, buscamos benchmarking com a PwC Austrália, que possui um programa similar, além do apoio consultivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, representada por Reinaldo Bulgarelli (que atualmente é o padrinho do programa).
Todas as etapas mencionadas, foram fundamentais para a estruturação, implementação e gestão do programa. A PwC construiu um programa para pessoas LGBTI+ nunca visto no mercado brasileiro, deixando a sua marca e legado no meio corporativo. Com o encerramento do programa, iniciaremos a fase de brainstorming para a segunda edição, mapeando continuamente as oportunidades de melhoria e inovação.
A PwC Brasil entende a agenda de I&D como parte essencial da sua estratégia de negócio. Para garantir que o tema atravesse todas as áreas, contamos com diretrizes de I&D formalizadas em compromissos internos e externos que visam firmar o posicionamento de não tolerância a qualquer tipo de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, além de reforçar os comportamentos esperados de nossas pessoas, dentro e fora da firma, garantindo a proteção da saúde, segurança e bem estar. Internamente, contamos com uma Declaração Global de Direitos Humanos, Código de Conduta para nossos profissionais e terceiros, além de uma política específica de I&D que reforça a valorização e o respeito à diversidade de todas as pessoas de diferentes classes sociais, raças, etnias, idades e gerações, culturas, identidades de gênero, orientações sexuais e contempla iniciativas como o “auxílio inclusão”, apoio financeiro para pessoas trans e/ou com deficiência de todas as Linhas de Serviços (LoS) e escritórios da firma. Externamente, temos compromissos públicos firmados com os principais players locais e globais de I&D, por exemplo, ONU Mulheres, Movimento Mulher 360, Coalizão Empresarial para Equidade de Raça e Gênero, MOVER, Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Rede Empresarial de Inclusão Social e Fórum Gerações e Futuro do Trabalho.
Para garantir um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, também contamos com metas específicas de contratação de pessoas pertencentes a grupos minorizados através do nosso programa de Trainees “Nova Geração”: pessoas LGBTI+ (8% a 10%); mulheres (55% a 65%); pessoas negras (40% a 50%) e pessoas com deficiência (5% a 7%). Ademais, em 2024, lançamos uma nova edição do programa de jovem aprendiz “Future Solvers”, com meta de 8% a 10% de contratação de pessoas transgêneros. Tendo em vista a vulnerabilidade social deste grupo, trabalhamos com a adaptação de requisitos para pessoas de grupos sub representados sempre que necessário (ex. nível de inglês que pode ser a partir do básico, já que fornecemos bolsa de estudo para o inglês para todas as nossas pessoas).
Expandindo os “muros” da PwC e entendendo a importância da articulação da sociedade com o tema, em 2023 promovemos o Summit PwC Brasil de Inclusão e Diversidade, cujo tema foi “Transformando realidades: As tecnologias na construção do pertencimento” abordando, de forma interseccional, como a tecnologia vem mudando a forma como nos relacionamos. Os painéis foram construídos de maneira a abordar pautas pertinentes a todas as dimensões de diversidade como, por exemplo, no painel de “Direitos Humanos na Internet”, que debateu questões como cyberbullying e cultura de cancelamento. O evento contou com a participação de especialistas e influencers renomados, como Fayda Belo, Dani Junco, Lázaro Ramos, Ivan Baron, Nina da Hora, entre outros. Ainda sobre iniciativas externas, em 2023, pelo segundo ano consecutivo, a PwC Brasil foi a empresa anfitriã da Feira DiverS/A, principal plataforma de conexão entre talentos LGBTI+ e empresas. Como parte das ações da Feira, a PwC Brasil foi sediadora do Prêmio Pesquisa LGBTI+, que reconhece teses de graduação e mestrado sobre inclusão LGBTI+ em ambientes educacionais e corporativos. Ao total, foram recebidas 93 teses, das quais, 6 foram selecionadas para a banca final (sendo 5 delas, de pessoas trans, travestis ou não-binárias). Importante ressaltar que tanto as pessoas finalistas quanto a banca foram compostas 100% por pessoas da comunidade LGBTI+.
Falando sobre o tema de Sustentabilidade Corporativa, que faz parte da diretoria de I&D, em 2023 foi lançada mais uma edição do programa de voluntariado “Access your Potencial”, que visa maximizar o potencial de jovens, criando oportunidades de carreira e inclusão produtiva. O objetivo principal do programa é proporcionar o desenvolvimento de competências que fazem a diferença hoje e que serão cada vez mais necessárias no futuro. Para participar do programa, o(a) jovem precisa comprovar uma renda total familiar de até R$3.000,00, pois, segundo os últimos dados do IBGE, as classes D e E possuem renda mensal domiciliar até esse valor. Essa parametrização faz com que o programa foque em jovens em situação de vulnerabilidade social, abrangendo todas as dimensões de diversidade e suas interseccionalidades.
Todas essas iniciativas são geridas por uma uma governança robusta, que contempla Marco Castro (sócio-presidente), Leandro Camilo (sócio de I&D no Brasil), Renato Souza (Diretor de I&D e Sustentabilidade Corporativa) o comitê executivo, composto por sócios(as) sponsors das cinco dimensões de diversidade (gênero, raça, pessoas com deficiência, LGBTI+ e gerações); e a área técnica, que contempla uma gerência sênior, uma gerência, cinco analistas sêniores, e três jovens aprendizes. Possuir uma Diretoria de Inclusão & Diversidade ajuda a garantir que as políticas, iniciativas e metas sejam devidamente acompanhadas e cumpridas, o que contribui com a geração de maior senso de responsabilidade de diferentes áreas e profissionais em relação à temática, e não como algo de responsabilidade exclusiva da Diretoria de Recursos Humanos. Hoje, na PwC, áreas como jurídico, ética, comunicação, marketing, procurement e sustentabilidade corporativa, assim como nossas linhas de serviço que têm interação constante com clientes, atuam com premissas fundamentais de I&D. Além disso, nossa estrutura madura permite a destinação de esforços e recursos específicos para I&D que, consequentemente, contribuem para ações estratégicas e direcionadas com a finalidade de maximizar o engajamento da liderança e de nossas pessoas na pauta.
O Out and Shine (O&S) é um programa inovador voltado para o desenvolvimento e encarreiramento de pessoas LGBTI+. Na medida em que o setor empresarial ainda encontra desafios para a captura de dados sobre orientação sexual e identidade de gênero devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a PwC é pioneira em não somente mensurar este dado, como também em apresentar soluções para equiparar os gaps sociais que os dados demonstram.
Após uma campanha massiva durante o mês do Orgulho LGBTI+ em 2023, a PwC aumentou em mais de vinte pontos percentuais as autodeclarações. Com isto, foi possível mapear uma problemática presente em toda a sociedade: a falta de representatividade LGBTI+ em posições de liderança. A PwC também fez uma profunda investigação dos impactos das microagressões e do minority stress (estresse de minoria) em competências de profissionais LGBTI+; essa pesquisa apoiou na construção da grade de treinamento de soft e hard skills, garantindo maior assertividade nas trilhas de desenvolvimento.
Como parte do processo de construção do programa, tentamos mapear empresas que possuíam programas de desenvolvimento para pessoas LGBTI+ e, com grande surpresa, não localizamos nenhuma no Brasil (um outro fator que demonstra o pioneirismo do programa). Neste sentido, buscamos benchmarking com a PwC Austrália, que possui um programa similar, além do apoio consultivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, representada por Reinaldo Bulgarelli (que atualmente é o padrinho do programa).
Todas as etapas mencionadas, foram fundamentais para a estruturação, implementação e gestão do programa. A PwC construiu um programa para pessoas LGBTI+ nunca visto no mercado brasileiro, deixando a sua marca e legado no meio corporativo. Com o encerramento do programa, iniciaremos a fase de brainstorming para a segunda edição, mapeando continuamente as oportunidades de melhoria e inovação.
O Out and Shine (O&S) é um programa inovador voltado para o desenvolvimento e encarreiramento de pessoas LGBTI+. Na medida em que o setor empresarial ainda encontra desafios para a captura de dados sobre orientação sexual e identidade de gênero devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a PwC é pioneira em não somente mensurar este dado, como também em apresentar soluções para equiparar os gaps sociais que os dados demonstram.
Após uma campanha massiva durante o mês do Orgulho LGBTI+ em 2023, a PwC aumentou em mais de vinte pontos percentuais as autodeclarações. Com isto, foi possível mapear uma problemática presente em toda a sociedade: a falta de representatividade LGBTI+ em posições de liderança. A PwC também fez uma profunda investigação dos impactos das microagressões e do minority stress (estresse de minoria) em competências de profissionais LGBTI+; essa pesquisa apoiou na construção da grade de treinamento de soft e hard skills, garantindo maior assertividade nas trilhas de desenvolvimento.
Como parte do processo de construção do programa, tentamos mapear empresas que possuíam programas de desenvolvimento para pessoas LGBTI+ e, com grande surpresa, não localizamos nenhuma no Brasil (um outro fator que demonstra o pioneirismo do programa). Neste sentido, buscamos benchmarking com a PwC Austrália, que possui um programa similar, além do apoio consultivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, representada por Reinaldo Bulgarelli (que atualmente é o padrinho do programa).
Todas as etapas mencionadas, foram fundamentais para a estruturação, implementação e gestão do programa. A PwC construiu um programa para pessoas LGBTI+ nunca visto no mercado brasileiro, deixando a sua marca e legado no meio corporativo. Com o encerramento do programa, iniciaremos a fase de brainstorming para a segunda edição, mapeando continuamente as oportunidades de melhoria e inovação.
Um levantamento pioneiro identificou que 19 milhões de brasileiros, o que equivale a 12% da população, se autodeclara LGBTI+ (UNESP, 2022). Apesar da representação numérica expressiva, esse público ainda possui uma série de barreiras para encontrar um ambiente de trabalho psicologicamente seguro e com oportunidades equitativas de desenvolvimento e ascensão de carreira. A PwC Brasil entende a responsabilidade que possui em transformar este cenário, influenciando o meio corporativo e, consequentemente, toda a sociedade.
Uma pesquisa da Great Place to Work identificou que 24% das pessoas LGBTI+ já escutaram “piadas” ou comentários preconceituosos e que 20% já sofreram discriminação, assédio ou intimidação no ambiente de trabalho. Neste sentido, programas como o Out and Shine (O&S), que possuem trilhas específicas de letramento para liderança, surgem como uma proposta para gerar sensibilização e accountability para a inclusão LGBTI+. Com lideranças genuinamente engajadas na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, é possível gerar o efeito “top-down”, fazendo com que essa mensagem seja transmitida para todas as pessoas colaboradoras. O awareness da liderança para temas de diversidade também apoia indiretamente o encarreiramento de pessoas de diferentes grupos minorizados, à exemplo LGBTI+, na medida em que esses letramentos geram reflexões importantes sobre os impactos de vieses inconscientes em tomadas de decisões.
Sobre carreira e remuneração, um estudo realizado pela Santo Caos (2022), mostra que 47% das pessoas LGBTI+ têm renda inferior a 4 salários mínimos, enquanto uma pesquisa da Great Place to Work (2022) identifica que apenas 8% das lideranças no Brasil são LGBTI+. Com o Out and Shine (O&S), pessoas LGBTI+ conseguem desenvolver as competências necessárias para assumirem posições de liderança com maior celeridade, transformando este cenário. Ademais, as trilhas do programa são voltadas para o empoderamento e estímulo à autenticidade, mitigando impactos da “síndrome do(a) impostor(a)”, que acomete pessoas que fazem parte de grupos minorizados.
Por fim, trouxemos especialistas LGBTI+ relevantes do mercado para conduzir as trilhas, para que nossas pessoas se sentissem representadas, transmitindo a mensagem de que é possível alcançar os cargos que almejam, sendo exatamente quem são. Ainda neste sentido, destacamos alguns depoimentos que demonstram este impacto:
“Foi excelente poder (…) ouvir histórias de pessoas com que eu consigo me relacionar por serem parecidas comigo e terem passado por dificuldades semelhantes às minhas. Ver que as pessoas conseguiram se tornar referência em vários campos é inspirador. A mentoria foi importante para perceber a abertura da liderança da firma em aceitar a diversidade.”
Mentorado(a) 1
“Acho que o maior impacto é ver casos reais de pessoas LGBTQIAP+ que estão no mercado e são bem sucedidas, pois traz aquele sentimento de ‘se eu consegui, você também consegue’”
Mentorado(a) 2
“Além da melhor compreensão sobre as características da minha personalidade obtidas por meio dos testes e ações da mentoria, a possibilidade de entrar em contato com Executivos e pessoas de destaque da comunidade foi excelente para me inspirar em relação profissional e pessoal.”
Mentorado(a) 3
Por fim, em maio de 2024, saíram os resultados do exercício de progressão de carreira, e 52,5% das pessoas participantes do programa tiveram evolução ou promoção no ciclo (evolução – avançar de “Senior Associate I” para “Senior Associate II” – e promoção – avançar de “Senior Associate III” para “Manager”).
Todos os programas de desenvolvimento, por contemplarem trilhas de liderança inclusiva para mentores(as), permitem que tenhamos cada vez mais lideranças engajadas em nossa estratégia, e que os princípios de I&D atravessem todas as áreas e negócios da firma. Considerando o nosso universo de sócios e sócias, aproximadamente 76% já atuaram como mentores(as) voluntários(as) em nossos programas de desenvolvimento focados em grupos minorizados e 57% já passaram pelo nosso principal treinamento de I&D intitulado “Inclusive Mindset” que, com 10 horas de duração, visa a ampliação da conscientização das nossas pessoas nos mais variados e importantes tópicos dessa agenda, como microagressões, vieses inconscientes, a prática visível e invisível do machismo, do racismo, da LGBTfobia e de outros inúmeros tópicos que permeiam a promoção de um ambiente mais inclusivo e de pertencimento.
Em relação à gestão da prática relatada, além do time já apresentado, também faz parte da governança de I&D as Comunidades de Prática (CoPs), como chamamos os nossos grupos de afinidade, compostos por profissionais de diferentes áreas e senioridades, que apoiam na identificação de oportunidades de melhoria e construção de iniciativas. É relevante destacar que, em todo esse time extendido (comitê executivo, time técnico, etc), a PwC reconhece a importância da representatividade e pluralidade de ideias e trajetórias, garantindo a inclusão de profissionais com deficiência, LGBTI+, negros(as), mulheres, de gerações diversas e, não menos importante, de pessoas aliadas que, a depender do prisma de análise, não pertencem a grupos minorizados, mas que reconhecem seu poder de influência para apoiar e impulsionar o tema.
Ressaltamos que toda a tomada de decisão da PwC Brasil na agenda de Inclusão & Diversidade está centrada em inteligência de dados, análises e informações de qualidade. Para isso, contamos com mecanismos de autodeclaração capazes de não somente coletar como também atualizar, a qualquer momento, dados referentes a identidade de gênero, orientação sexual, cor/raça, deficiência, e geração. Tais dados são organizados em um dashboard de Inclusão & Diversidade, sendo possível acompanhar o cenário atual de grupos minorizados em relação a representatividade em cargos de liderança, contratações, turnover, linhas de serviço, entre outros fatores. Esta visão de dados foi fundamental para a identificação do efeito “platô” na carreira de profissionais LGBTI+, dado que foi considerado no momento da definição dos cargos que seriam contemplados pelo programa. Com o término da primeira edição do Out and Shine (O&S), iniciaremos a etapa de acompanhamento dos indicadores de progressão de cargo dos(as) profissionais participantes, no intuito de mensurar o impacto do programa em suas carreiras.
A PwC considera que os programas de desenvolvimento apresentados, como o Out and Shine (O&S), têm impactado positivamente na experiência de nossas pessoas e contribuído para que o mercado também avance em iniciativas pensadas para o desenvolvimento de profissionais de grupos minorizados e para que o engajamento das lideranças seja reconhecido como peça fundamental e não opcional quando o tema é no sucesso das iniciativas de I&D.
O Out and Shine (O&S) tem um alto poder de replicabilidade, por endereçar os diferentes desafios presentes na sociedade, como o gap de representatividade LGBTI+ em posições de poder e impactos da LGBTfobia no ambiente de trabalho. A PwC Brasil também entende o seu papel como uma disseminadora de conhecimento, influenciando o setor empresarial no impulsionamento da agenda de I&D. Sendo assim, compartilhamos frequentemente boas práticas da firma, assim como nossos desafios, para que possamos apoiar empresas que estão em diferentes estágios de maturidade em relação ao tema, por meio de sessões de benchmarking e participação ativa nos fóruns e movimentos dos quais fazemos parte, como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Adicionalmente, a PwC lançou uma estratégia global de inclusão LGBTI+, sendo que o Brasil ocupa um local de destaque no pilar “desenvolvimento”. Além de apresentarmos o Out and Shine (O&S) para as lideranças de I&D de todos os escritórios no kick-off de lançamento da estratégia, temos realizado encontros pontuais com escritórios da PwC de outros países, como Alemanha, Espanha e França, que desejam implementar programas similares e buscaram o nosso apoio para essa replicação.
Com a finalização do Out and Shine (O&S) em abril de 2024, estamos captando as percepções das pessoas participantes, para que as oportunidades possam ser endereçadas na próxima edição, que será lançada em março de 2025.