CARDIF DO BRASIL VIDA E PREVIDENCIA S/A
A BNP Paribas Cardif é uma companhia de origem francesa, pertencente ao Grupo BNP Paribas e presente em mais de 30 países. Líder mundial em seguros de crédito e maior especialista em seguros massificados do Brasil, onde atua desde 2000, desenvolvendo soluções de proteção distribuídas por meio de parceiros estratégicos nos mercados de bancos tradicionais e de montadoras, varejo e nativos digitais. A companhia possui mais de 25 milhões de contratos ativos e comercializa, aproximadamente, 1.2 milhão de novas apólices por mês.
Promover um ciclo transformador na cultura da BNP Paribas Cardif foi um dos principais desafios assumidos em 2023, envolvendo a alta gestão e a liderança de Recursos Humanos, área que atua de forma estratégica, alinhada às diretrizes de negócios e atenta à equipe de quase 400 profissionais que trabalham na companhia. Foi um período marcado por grandes movimentos de transformação e preparo da estrutura para sustentar o crescimento da companhia diante dos desafios socioambientais e de competitividade.
Dentro desse contexto, a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo BNP Paribas tem como base um princípio fundamental: valorizar cada indivíduo, respeitando as suas diferenças, por meio de ações globais e locais de promoção de um ambiente diverso e inclusivo. Para atingir esse princípio, outra grande preocupação é o combate à discriminação dentro do Grupo, respeitando as leis e as culturas de cada país. Na BNP Paribas Cardif Brasil, buscamos consolidar nossa estratégia de inclusão por meio de iniciativas capazes de promover a conscientização sobre a importância de cada um poder expressar livremente a própria identidade, com ações voltadas para a igualdade de direitos e oportunidades.
A equipe de Recursos Humanos é a responsável por desenhar e conduzir ações, mensurar e acompanhar indicadores e incentivar o tema de diversidade, equidade e inclusão na companhia. No escopo de atuação no Brasil, a área tem como missão:
• Definir as ações e os compromissos locais mais eficazes em relação ao contexto empresarial, cultural e geográfico;
• Implementar ações globais, sempre assegurando a adaptação à legislação local e à cultura do país, além de certificar a consistência entre as ações locais e a estratégia do Grupo;
• Transmitir informações sobre o tema, quando solicitado;
• Criar uma rede de “Correspondentes de Diversidade” locais;
• Comunicar as ações locais ao Comitê de Diversidade do Grupo;
• Estar disponível para consultas em caso de discriminação.
Para impulsionar esta frente, criamos uma comunidade interna dedicada a desenvolver e reformular propostas e ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão. Composta por 19 representantes de todas as diretorias da companhia, a comunidade atua de forma transversal e tem entre suas atribuições realizar ações internas para disseminar e educar os colaboradores sobre as diversas frentes de inclusão e diversidade; ressaltar a importância desse trabalho para a sociedade; idealizar projetos para a BNP Paribas Cardif Brasil colocar em prática, como vagas afirmativas e metas de capacitação; criar uma cultura interna efetiva para essa frente; promover o engajamento dos colaboradores, nomeando, entre os participantes, embaixadores para condução das discussões sobre o tema.
A atuação do grupo em 2023 originou sete iniciativas, englobando letramento e ações voltadas a diversos temas: equidade de gênero, combate ao racismo, aprofundamento sobre as questões LGBTQIAP+ , parentalidade, entre outros. Em uma delas, abrangendo vieses inconscientes, 87% de todo quadro de colaboradores foi capacitado, contando com a participação ativa da liderança.
A principal iniciativa da Comunidade para 2023 e 2024 é promover mais fortemente a equidade de gênero na BNP Paribas Cardif Brasil e apoiar mais as mulheres no mercado de trabalho que, ao final de 2023, representavam 52% do quadro geral de colaboradores.
Mas, queremos ir além e impulsioná-las para que se desenvolvam e tenham oportunidade de crescimento. Com esse propósito, em março de 2024, assumimos o compromisso público de, até 2030, ter ao menos 50% de mulheres em cargos de alta liderança (superintendentes, diretoras e diretoras executivas) e média liderança (coordenadoras e gerentes).
O compromisso foi reafirmado com a adesão ao Movimento Mulher 360, instituição que reúne empresas para promover a participação de mulheres no mundo corporativo e que utiliza as mesmas metas estipuladas pelo Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança para 30% até 2025 e 50% até 2030.
Para atrair e reter talentos femininos, destinamos forte atenção em promover a equidade salarial entre gêneros, bem como o reconhecimento da igualdade em promoção ou movimentação de nível hierárquico. Realizamos, periodicamente, análises para verificação de disparidades nesse campo e, caso detectada, é providenciada a correção de valor para eliminar o gap salarial.
Também idealizamos a Woman Up, Academia de Mulheres Líderes da BNP Paribas Cardif Brasil. Dela, participam 33 mulheres nos cargos de diretoras, superintendente e gerentes, que durante 1 ano vão realizar um curso in company ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A trilha de aprendizagem foi desenhada especificamente para as necessidades de negócio da companhia e aborda autoconhecimento, liderança, gestão econômica e finanças. Ela é composta por três pilares impulsionadores:
1- Autoconhecimento
• Como aumentar seu autoconhecimento
• Identificação das fortalezas e gaps para liderança
• Estabelecer networking
2- Conhecimento estratégico e financeiro
• Leitura dos cenários prospectivos, oportunidades e ameaças
• Estratégia corporativa de negócios
• Macroeconomia e indicadores chaves para entendimento do negócio
• Gestão econômica dos negócios
3- Liderança
• Liderança como essência da gestão
• Liderança e influência estratégica
• Resolução de problemas e tomada de decisão
• Como atuar estrategicamente no exercício de influência para equidade de gênero
• Impacto e responsabilidade na tomada de decisão
Com essa visão, buscamos oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro, onde o bom relacionamento com a equipe e o senso de pertencimento são impulsionadores do desenvolvimento profissional, alinhados aos objetivos estratégicos da Companhia.
Realizamos anualmente uma pesquisa que contempla o indicador NPE ou eNPS (Employee Net Promoter Score), metodologia para medir a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, fornecendo análises sobre quatro vertentes: bem-estar, liderança, engajamento e eficiência operacional. Em 2023, alcançamos 64 pontos e destacaram-se como principais aspectos de indicação da companhia para se trabalhar: os benefícios, o modelo de trabalho híbrido e o ambiente. Analisando o recorte de mulheres, temos 66 pontos de satisfação deste grupo.
Entendemos que esse resultado positivo, reflete as ações que realizamos voltadas às mulheres, somadas aos benefícios gerais que oferecemos na companhia, com uma experiência completa de cuidados por meio de oferta de serviços e uma carteira de benefícios que se destacam no mercado especialmente por serem flexíveis, podendo ser adaptados de acordo com o momento de vida de cada pessoa que trabalha na empresa. Há iniciativas direcionadas para facilitar a convivência familiar, outras foram desenvolvidas pensando na parentalidade, e, ainda, as que buscam estimular o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, a preservação da saúde e do bem-estar, além de cuidados com a saúde, física, mental e financeira.
Em relação aos aspectos inovadores, um destaque na gestão da temática de Diversidade, Equidade e Inclusão na BNP Paribas Cardif Brasil é a criação de um grupo transversal, que chamamos de Comunidade de DEI. Esse grupo trata dos assuntos de forma sinérgica, com um olhar que converge múltiplos aspectos. Em uma mesma iniciativa, pode-se trabalhar questões de gênero, raciais, sociais, de pessoas com deficiência etc., trazendo um panorama mais abrangente e não limitado. Além disso, muitas das ações de DEI abarcam voluntariado, filantropia, qualidade de vida, benefícios, remuneração e até a concepção de negócios e produtos da companhia. Ou seja, desde a concepção da estratégia de diversidade, as atividades foram pensadas para permear todas as frentes, desde recursos humanos até negócios, e todas as temáticas de grupos minorizados, garantindo que não haja uma visão míope e parcial no processo.
A BNP Paribas Cardif é uma companhia de origem francesa, pertencente ao Grupo BNP Paribas e presente em mais de 30 países. Líder mundial em seguros de crédito e maior especialista em seguros massificados do Brasil, onde atua desde 2000, desenvolvendo soluções de proteção distribuídas por meio de parceiros estratégicos nos mercados de bancos tradicionais e de montadoras, varejo e nativos digitais. A companhia possui mais de 25 milhões de contratos ativos e comercializa, aproximadamente, 1.2 milhão de novas apólices por mês.
Promover um ciclo transformador na cultura da BNP Paribas Cardif foi um dos principais desafios assumidos em 2023, envolvendo a alta gestão e a liderança de Recursos Humanos, área que atua de forma estratégica, alinhada às diretrizes de negócios e atenta à equipe de quase 400 profissionais que trabalham na companhia. Foi um período marcado por grandes movimentos de transformação e preparo da estrutura para sustentar o crescimento da companhia diante dos desafios socioambientais e de competitividade.
Dentro desse contexto, a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo BNP Paribas tem como base um princípio fundamental: valorizar cada indivíduo, respeitando as suas diferenças, por meio de ações globais e locais de promoção de um ambiente diverso e inclusivo. Para atingir esse princípio, outra grande preocupação é o combate à discriminação dentro do Grupo, respeitando as leis e as culturas de cada país. Na BNP Paribas Cardif Brasil, buscamos consolidar nossa estratégia de inclusão por meio de iniciativas capazes de promover a conscientização sobre a importância de cada um poder expressar livremente a própria identidade, com ações voltadas para a igualdade de direitos e oportunidades.
A equipe de Recursos Humanos é a responsável por desenhar e conduzir ações, mensurar e acompanhar indicadores e incentivar o tema de diversidade, equidade e inclusão na companhia. No escopo de atuação no Brasil, a área tem como missão:
• Definir as ações e os compromissos locais mais eficazes em relação ao contexto empresarial, cultural e geográfico;
• Implementar ações globais, sempre assegurando a adaptação à legislação local e à cultura do país, além de certificar a consistência entre as ações locais e a estratégia do Grupo;
• Transmitir informações sobre o tema, quando solicitado;
• Criar uma rede de “Correspondentes de Diversidade” locais;
• Comunicar as ações locais ao Comitê de Diversidade do Grupo;
• Estar disponível para consultas em caso de discriminação.
Para impulsionar esta frente, criamos uma comunidade interna dedicada a desenvolver e reformular propostas e ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão. Composta por 19 representantes de todas as diretorias da companhia, a comunidade atua de forma transversal e tem entre suas atribuições realizar ações internas para disseminar e educar os colaboradores sobre as diversas frentes de inclusão e diversidade; ressaltar a importância desse trabalho para a sociedade; idealizar projetos para a BNP Paribas Cardif Brasil colocar em prática, como vagas afirmativas e metas de capacitação; criar uma cultura interna efetiva para essa frente; promover o engajamento dos colaboradores, nomeando, entre os participantes, embaixadores para condução das discussões sobre o tema.
A atuação do grupo em 2023 originou sete iniciativas, englobando letramento e ações voltadas a diversos temas: equidade de gênero, combate ao racismo, aprofundamento sobre as questões LGBTQIAP+ , parentalidade, entre outros. Em uma delas, abrangendo vieses inconscientes, 87% de todo quadro de colaboradores foi capacitado, contando com a participação ativa da liderança.
A principal iniciativa da Comunidade para 2023 e 2024 é promover mais fortemente a equidade de gênero na BNP Paribas Cardif Brasil e apoiar mais as mulheres no mercado de trabalho que, ao final de 2023, representavam 52% do quadro geral de colaboradores.
Mas, queremos ir além e impulsioná-las para que se desenvolvam e tenham oportunidade de crescimento. Com esse propósito, em março de 2024, assumimos o compromisso público de, até 2030, ter ao menos 50% de mulheres em cargos de alta liderança (superintendentes, diretoras e diretoras executivas) e média liderança (coordenadoras e gerentes).
O compromisso foi reafirmado com a adesão ao Movimento Mulher 360, instituição que reúne empresas para promover a participação de mulheres no mundo corporativo e que utiliza as mesmas metas estipuladas pelo Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança para 30% até 2025 e 50% até 2030.
Para atrair e reter talentos femininos, destinamos forte atenção em promover a equidade salarial entre gêneros, bem como o reconhecimento da igualdade em promoção ou movimentação de nível hierárquico. Realizamos, periodicamente, análises para verificação de disparidades nesse campo e, caso detectada, é providenciada a correção de valor para eliminar o gap salarial.
Também idealizamos a Woman Up, Academia de Mulheres Líderes da BNP Paribas Cardif Brasil. Dela, participam 33 mulheres nos cargos de diretoras, superintendente e gerentes, que durante 1 ano vão realizar um curso in company ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A trilha de aprendizagem foi desenhada especificamente para as necessidades de negócio da companhia e aborda autoconhecimento, liderança, gestão econômica e finanças. Ela é composta por três pilares impulsionadores:
1- Autoconhecimento
• Como aumentar seu autoconhecimento
• Identificação das fortalezas e gaps para liderança
• Estabelecer networking
2- Conhecimento estratégico e financeiro
• Leitura dos cenários prospectivos, oportunidades e ameaças
• Estratégia corporativa de negócios
• Macroeconomia e indicadores chaves para entendimento do negócio
• Gestão econômica dos negócios
3- Liderança
• Liderança como essência da gestão
• Liderança e influência estratégica
• Resolução de problemas e tomada de decisão
• Como atuar estrategicamente no exercício de influência para equidade de gênero
• Impacto e responsabilidade na tomada de decisão
Empoderar mulheres e apoiar no seu desenvolvimento pessoal e profissional é uma responsabilidade social. O papel da mulher na sociedade evoluiu, assim como suas responsabilidades financeiras, porém as oportunidades no mercado de trabalho não acompanharam essa mudança. Prova disto é o estudo realizado pela Serasa “A Relevância das Mulheres nas Finanças Brasileiras”, que concluiu que as mulheres são protagonistas nas finanças das famílias brasileiras: 93% têm participação ativa e 32% são as principais responsáveis pelo provimento da casa.
Mais do que ter mulheres atuando na BNP Paribas Cardif Brasil, queremos desenvolver essas profissionais para que tenham cada vez mais oportunidades de equidade no mercado de trabalho e que alcancem os cargos que desejarem, sejam eles de liderança ou não.
De acordo com a última edição do Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, produzido pela ENS (Escola de Negócios de Seguros), em 2022, havia dois homens em cargos executivos para uma mulher. Em 2012, era 4 para 1. Em 2023 queremos, ao menos, igualar esse número na nossa companhia.
Mas o trabalho não para por aí. Apesar de estarmos bastante focados na causa de equidade de gênero, pilar que concentra os nossos maiores esforços e investimentos, a estratégia de diversidade, equidade e inclusão da companhia vai além e contempla:
• Programa de estágio 2024 afirmativo para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência resultando na contratação de 12 jovens profissionais;
• Programa de mentoria para 22 jovens negros em situação de vulnerabilidade social;
• Programa de desenvolvimento de 15 jovens aprendizes, que são em sua totalidade jovens da periferia de São Paulo e alunos de escolas públicas;
• Parceria global com UNICEF voltada para educação alimentar e prevenção da obesidade entre crianças e adolescentes das escolas públicas do Brasil, impactando mais de 9 mil pessoas em 2023;
• Programa interno de indicação com premiação maior para candidatos que compõe públicos diversos (mulheres, negros, pessoas com deficiência etc), que resultou em 2 contratações em 2023.
Toda a Diretoria Executiva, maior nível de liderança da BNP Paribas Cardif no Brasil, apoiou, aprovou e se comprometeu em disseminar a cultura da equidade de gênero na companhia, inclusive destinando verba para realização da Woman Up Academia de Mulheres. A diretoria regional Latam também aprovou e apoiou o projeto.
Temos planos para que a Woman Up Academia para Mulheres seja continuada para outros cargos de colaboradoras, visando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inclusive, esse pode ser um modelo de desenvolvimento que pode ser replicado para diversos grupos visando mais inclusão, como raça, etarismo, pessoas com deficiência etc.
É uma prática contínua da BNP Paribas Cardif investir em programas de desenvolvimento profissional dos colaboradores, contamos com ferramentas bem estruturadas para treinamento de pessoas. Estes programas englobam uma variedade de escopos, incluindo iniciativas voltadas ao desenvolvimento das habilidades necessárias para o nosso negócio, ações voltadas para o conhecimento em tecnologias e outros conteúdos direcionados para o engajamento, como habilidades de liderança, diversidade e inclusão, ética e conformidade, sustentabilidade, entre outros. Além dos treinamentos internos, oferecemos apoio financeiro para capacitações externas, abrangendo desde cursos de idiomas até cursos livres, em parceria com instituições de ensino renomadas.