Ano: 2024

Impacto Social e o Estigma Menstrual: Jogando com Intimus

KIMBERLY -CLARK BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

Como parte dos esforços da marca para combater o estigma menstrual e todas as consequências associadas a esta realidade, Intimus lançou a campanha “Jogando com Intimus” com uma mensagem forte para aumentar a consciencialização e fomentar conversas com foco na estigmatização menstrual para encorajar as mulheres a não deixarem a prática dos esportes devido à menstruação. A campanha contou com conteúdos gerados por atletas influenciadores nas redes sociais, discutindo experiências pessoais de lidar com a menstruação e a prática esportiva, incentivando também a prática de atividades físicas, desde que as mulheres se sintam confortáveis com isso. Além disso, a campanha resultou em 20 recortes de imprensa nos principais veículos brasileiros, como Exame e Meio & Mensagem, atingindo um impacto total de +19 milhões de impressões. Além da repercussão no principal canal esportivo do país, com uma jogadora de vôlei e uma jogadora de futebol entrando no jogo menstruadas e com um absorvente colocado visivelmente no uniforme, demonstrando que, menstruada ou não, Ela Pode.

Relevância para o Negócio:

Desde 2022, através de campanhas impactantes como a curta-metragem de LEA Campo que recebeu o prémio Lions Canne, maior premiação de publicidade do mundo, Intimus tem identificado uma oportunidade de empoderar as mulheres e lutar contra os estigmas no território do esporteda menstruação. O propósito da companhia “Um melhor cuidado para um mundo melhor” se desdobra na forma como a marca Intimus tem se aproximado das suas consumidoras e tem promovido reflexões a respeito dos tabus que permeiam o universo feminino. A Kimberly-Clark tem como meta global impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas por meio de suas marcas até 2030. O trabalho que a marca Intimus desenvolve no Brasil é, certamente, um dos que mais contribuem e engajam stakeholders. Só no ano de 2024, a marca impactou mais de 44,5 milhões de pessoas por meio de suas ações. Desta vez, no âmbito do esporte, fizemos parceria com Influenciadores e Atletas para trazer conscientização sobre o assunto. Além disso, a marca patrocinou com exclusividade a renomada jogadora de vôlei Nyeme, vice-campeã mundial em 2022 e bicampeã da Copa do Brasil de 2023 e 2022. Em abril, ela participou de uma partida de vôlei pelo time mineiro, exibindo que estava menstruada com uma camiseta personalizada com seu nome estampado em um “absorvente” e logomarca da Intimus, com o slogan “Menstruação ou não, Ela pode”. A partida de vôlei que menciona a iniciativa foi transmitida ao vivo pelo principal canal esportivo do país, o SporTV, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema em nível nacional para incentivar as mulheres a não desistirem do esporte devido à menstruação.  Em setembro, com o objetivo de ampliar ainda mais a campanha, Intimus foi patrocinadora oficial do Paulistão Feminino 2023, reforçando a mensagem por meio da mais importante competição do futebol feminino no Brasil. Como embaixadores da campanha, as atletas da equipe do Ferroviária entraram no jogo contra o Palmeiras e com uniformes customizados com o absorvente e seus nomes, aumentando a visibilidade da ação em campo. Além disso, foram colocadas placas ao redor do campo reforçando que esses atletas estavam entrando no jogo menstruadas.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Como parte dos esforços da marca para combater o estigma menstrual e todas as consequências associadas a esta realidade, Intimus lançou a campanha “Jogando com Intimus” com uma mensagem forte para aumentar a consciencialização e fomentar conversas com foco na estigmatização menstrual para encorajar as mulheres a não deixarem a prática dos esportes devido à menstruação. A campanha contou com conteúdos gerados por atletas influenciadores nas redes sociais, discutindo experiências pessoais de lidar com a menstruação e a prática esportiva, incentivando também a prática de atividades físicas, desde que as mulheres se sintam confortáveis com isso. Além disso, a campanha resultou em 20 recortes de imprensa nos principais veículos brasileiros, como Exame e Meio & Mensagem, atingindo um impacto total de +19 milhões de impressões. Além da repercussão no principal canal esportivo do país, com uma jogadora de vôlei e uma jogadora de futebol entrando no jogo menstruadas e com um absorvente colocado visivelmente no uniforme, demonstrando que, menstruada ou não, Ela Pode.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Como parte dos esforços da marca para combater o estigma menstrual e todas as consequências associadas a esta realidade, Intimus lançou a campanha “Jogando com Intimus” com uma mensagem forte para aumentar a consciencialização e fomentar conversas com foco na estigmatização menstrual para encorajar as mulheres a não deixarem a prática dos esportes devido à menstruação. A campanha contou com conteúdos gerados por atletas influenciadores nas redes sociais, discutindo experiências pessoais de lidar com a menstruação e a prática esportiva, incentivando também a prática de atividades físicas, desde que as mulheres se sintam confortáveis com isso. Além disso, a campanha resultou em 20 recortes de imprensa nos principais veículos brasileiros, como Exame e Meio & Mensagem, atingindo um impacto total de +19 milhões de impressões. Além da repercussão no principal canal esportivo do país, com uma jogadora de vôlei e uma jogadora de futebol entrando no jogo menstruadas e com um absorvente colocado visivelmente no uniforme, demonstrando que, menstruada ou não, Ela Pode.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Esta ação nos possibilitou marcar presença na imprensa em diversas editorias como do esporte e marketing esportivo, além de grandes publicações empresariais como Exame e Meio & Mensagem, totalizando 20 clippings 100% positivos. Em plataformas de redes sociais como Instagram e TikTok, alcançamos: 6 Reels; 276.287 curtidas; 1.658 comentários; um alcance de 5.285.526 milhões; 5.580.972 visualizações; 6.822 salvamentos e 4.052 compartilhamentos. Em relação às histórias, foram feitas um total de 25, chegando a 583.447; 598.878 impressões e 196 cliques na página da marca. Para amplificar a ação, garantimos postagens bônus no TikTok com a ginasta Flavia Saraiba e um reel no Instagram com a jogadora de futebol Victoria em colaboração com a Intimus Instagram. Recebemos 188 comentários positivos no Instagram dos influenciadores, como “Adoro treinar com a Intimus. Me sinto seguro praticando qualquer esporte”. A maior parte do público elogiou a contratação dos atletas e compartilhou histórias pessoais sobre o uso dos produtos da marca na prática esportiva durante o período. Essa ação teve impactos positivos para a marca e consequentemente para a empresa (Kimberly-Clark), além de causar um impacto positivo na sociedade, gerando discussões importantes ao redor do tema.

Gestão da Prática Relatada:

A liderança da Kimberly-Clark está comprometida com o propósito da companhia e com as metas de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030, sendo 150 milhões de vidas apenas na América Latina, e reduzir pela metade a pegada ambiental da companhia (florestas, água, carbono e plástico). Dessa forma, foi possível direcionar recursos para projetos que estão atrelados ao propósito social de suas marcas, no caso de Intimus, promover o bem-estar de meninas e mulheres removendo barreiras relacionada ao estigma da menstruação.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Desde 2022 Intimus identifica oportunidades no território do Esporte para incentivar meninas e mulheres a não desistirem de serem o que quiserem. Em 2024 daremos continuidade a plataforma para continuar seguirmos fomentando essa temática e incentivando a prática deos esportes. Um dos exemplos disso é que em 2024 Intimus está patrocinando o projeto “Em busca de uma Estrela” através da lei de incentivo fiscal ao esporte PIE, oO projeto que tem como missão oferecer igualdade de oportunidades para meninas que querem jogar futebol. O objetivo do projeto é encontrar craques do futebol feminino, que não tinham oportunidades de mostrar suas habilidades e de treinar com toda estrutura necessária.
Vídeo Campanha: https://we.tl/t-o7IWUYsRM0