UNIMAR AGENCIAMENTOS MARITIMOS LTDA
A Gincana Verde do Grupo Unimar foi uma iniciativa de conscientização ambiental, mas também uma estratégia que trouxe múltiplos benefícios para o negócio, entre eles:
– Integrar práticas sustentáveis no ambiente corporativo.
– Compromisso com a responsabilidade social.
– Influência do setor em que atuamos, servindo de benchmark para demais agentes da cadeia.
Desta maneira a Unimar evidencia o seu posicionamento perante a pauta ESG, agindo como um importante ator para relações de negócios, entre empresas que compartilham práticas sustentáveis e responsáveis.
Há de se considerar que o contexto de negócio em que a Unimar está inserida (Logística e Transportes), passa por uma intensa transformação, ficada na descarbonização e consumo consciente dos recursos naturais.
A Gincana Verde do Grupo Unimar trouxe uma série de benefícios positivos que vão além da simples conscientização ambiental. Ela contribuiu para o engajamento dos colaboradores, o fortalecimento da cultura organizacional, a promoção de práticas sustentáveis e a melhoria da imagem corporativa, adicionando valor aos nossos serviços. Além disso, teve um impacto significativo no meio ambiente e na comunidade, demonstrando que iniciativas sustentáveis podem gerar valor tanto para a empresa quanto para o social.
Sempre buscamos a melhoria contínua do nosso Sistema de Gestão, dos processos e de nossas ações, então anualmente buscamos agir nos pontos críticos identificados pelo Grupo por meio de nossa matriz de aspectos e impactos, onde é possível identificar nossas necessidades e pontos sensíveis.
Ao planejar a Gincana Verde o foco foi engajar os times quanto a consciência das nossas ações junto ao meio ambiente e gerar um impacto positivo para o planeta.
Para o fomento desse engajamento a ação foi estruturada usando uma metodologia de “Gameficação” estimulando a competitividade sadia entre os setores de modo que semanalmente o ranking é publicado e gera grande movimentação espontânea por parte dos times.
A Gincana Verde Unimar aconteceu entre os dias 16 de Maio e 07 de Junho e foi um verdadeiro sucesso. Pudemos contar com o incrível engajamento de todos os nossos colaboradores em nome de um objetivo maior: Cuidar do nosso planeta.
A Unimar faz parte do Pacto Global da ONU e com essa iniciativa conseguimos impactar os 17 ODS propostos.
Agir sustentável e pensar no nosso futuro é o nosso dever enquanto seres humanos e cidadãos.
Resíduo Ano 2022
Tampinhas Plásticas 28.467 Kg
Pilhas e Baterias 30.400 Kg
Capsulas de Café 38.860 Kg
Lacres de Latinhas 3.333 Kg
Cartuchos HP 0
Esponjas 209 unidades
Frascos de Aerossol 0
Lixo Eletrônico 30 unidades
Material de escrita 495 unidades
Resíduos Gincana Verde 2023 (23 dias de Gincana)
Tampinhas Plásticas 80.517 Kg
Pilhas e Baterias 129.816 Kg
Capsulas de Café 7.206 Kg
Lacres de Latinhas 13.295 Kg
Cartuchos HP 49 unidades
Esponjas 107 unidades
Frascos de Aerossol 273 unidades
Lixo Eletrônico 3.673 unidades
Material de escrita 3.353 unidades
Sob o aspecto social com a ação atingimos direta e indiretamente mais de 4000 pessoas que são conscientizadas a respeito da importância do tema, e reconhecem a Unimar como uma empresa engajada com a pauta ESG.
Compartilho abaixo o link da nossa rede social que evidencia o impacto positivo da Gincana Verde 2023.
https://www.instagram.com/reel/Ctzr-erMqVC/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
O planejamento e a execução da Gincana Verde só foram possíveis, porque nossa alta gestão apoia os projetos e nosso principal fator motivacional é o envolvimento dos líderes que agem diretamente no desenvolvimento da ação evidenciando a relevância perante seus times, clientes e parceiros.
A disponibilização de recursos para atuação na ação, transmite uma mensagem de comprometimento com o tema.
A gestão positiva é disseminada através do exemplo.
A Gincana Verde 2023 será anual e no caso de 2024 faremos com foco em plástico, com a meta de superar o peso de plástico coletado em 2023 não só na Gincana, mas o número de coleta do ano pelo Grupo que no caso foi 108 Kg.
Cientes do nosso protagonismo através do case de sucesso em questão, disseminamos nossas práticas que incluem este projeto em qualquer contato seja ele comercial ou não. O projeto foi mencionado em nossas redes sociais, pois frequentemente damos espaço para divulgação deste relevante conteúdo, buscando assim influenciar as partes interessadas no nosso negócio para este movimento, sempre nos colocando a disposição para qualquer auxílio/suporte através da nossa experiência.
Está ação compõe nossas regulares apresentações em que somos convidados para compartilharmos projetos e cases de sucesso do Grupo