Ano: 2024

Gincana da Água: Transformando gotas em oportunidade

FARMAX S.A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A água é um recurso essencial para a manutenção da vida humana, dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável. No entanto, a disponibilidade de água doce no planeta enfrenta desafios significativos. O aumento da demanda hídrica global, seja para atender às necessidades da população, dos serviços de saneamento básico, da agricultura ou da indústria, está comprometendo severamente o ciclo hidrológico natural. Além disso, fatores como desmatamento, incêndios florestais, poluição de corpos d’água e solos, gestão inadequada de resíduos sólidos e as emissões exacerbadas de carbono na atmosfera têm contribuído para mudanças climáticas alarmantes e o aquecimento global. Esses elementos convergem em uma série de desafios sociais, destacando-se a crescente escassez de água doce em várias regiões do mundo.
Nesse contexto, o reaproveitamento da água emerge como uma necessidade inevitável nos dias de hoje. É uma responsabilidade que deve ser compartilhada tanto pelo poder público, que desempenha papel crucial como articulador e executor de projetos e iniciativas relacionadas ao reúso da água, quanto pela sociedade civil, incluindo comunidades, empresas e indústrias. Todos devem contribuir com soluções para a captação, tratamento e utilização sustentável das águas pluviais e residuais.
Este cenário ressalta a importância de iniciativas como a Gincana da Água na Farmax, que não apenas promove a conscientização, mas também incentiva a ação prática para mitigar os impactos adversos sobre os recursos hídricos globais.
A Farmax, com um legado vitorioso de mais de 40 anos, representa hoje uma das maiores indústrias nacionais de beleza e cuidado pessoal, com capacidade produtiva de mais de 250 milhões de unidades ao ano, presentes em mais de 95% das farmácias do Brasil, mais de 1.200 colaboradores diretos e um parque industrial de 60 mil m². A empresa possui, escritórios em São Paulo e Belo Horizonte e um portifólio com 10 marcas que oferecem mais de 450 produtos nas áreas cosmética, farmacêutica e alimentícia. A empresa tem como propósito oferecer soluções inovadoras e acessíveis para a beleza, saúde e bem-estar, buscando sempre a qualidade e a segurança dos seus produtos.
Além disso, a Farmax possui um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental, participando ativamente de programas e iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente. Visando melhorar ainda mais seus processos, em 2019 a Farmax implementou o sistema Total Performance Management (TPM). Esse sistema é baseado em pilares estratégicos para os objetivos do programa Maximiza. Em 2021, iniciou-se o pilar de sustentabilidade, focando na minimização dos impactos ambientais dentro das operações da empresa.
A Gincana da Água foi uma iniciativa focada na sustentabilidade e na eficiência dos processos relacionados ao uso da água e à gestão de efluentes dentro da fábrica. Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de engajar os colaboradores em um desafio criativo e estratégico, utilizando a metodologia TPM como base para identificar e implementar melhorias. Através dessa abordagem, as equipes foram encorajadas a desenvolver soluções inovadoras e práticas utilizando de Quick Kaizen, Standard Kaizen, Lição Ponto a Ponto (LPP), relatos de meio ambiente, dentre outras ferramentas visando promover melhorias sustentáveis na eficiência operacional, qualidade do produto e segurança, enquanto reduzem custos e desperdícios na produção industrial.
A Gincana foi estruturada para promover a colaboração entre os participantes, incentivando-os a trabalhar em equipe para alcançar metas comuns. Além disso, o desafio visava não apenas reduzir custos operacionais, mas também reforçar o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e responsáveis. Cada equipe foi composta por cinco membros, escolhidos com base em suas habilidades individuais e diversidade de perspectivas, essencial para enfrentar os desafios de forma abrangente e criativa.
Durante a gincana, as equipes enfrentaram uma série de desafios com diferentes pontuações, que exigiam tanto criatividade quanto estratégia para maximizar o progresso no jogo. A primeira tarefa foi a entrega do mascote e nome da equipe, logo depois cada grupo deveria apresentar no mínimo uma entrega de cada uma das ferramentas do TPM listadas e um projeto apresentando a melhoria.
A Gincana da Água teve duração de uma semana (do dia 31/05 a 07/06), e com essa inciativa rápida e dinâmica, conseguimos provocar o pensamento de um consumo consciente e trazer resultados positivos para além da empresa, visto que muitos funcionários repensaram o seu consumo e começaram a aplicar práticas mais sustentáveis em suas residências. As equipes desenvolveram propostas detalhadas que incluíram desde ajustes operacionais simples até soluções mais complexas envolvendo tecnologias avançadas e práticas de conservação ambiental. Cada projeto final foi apresentado de maneira visualmente impactante, utilizando recursos como cartazes, maquetes e outras ferramentas para comunicar suas ideias de forma eficaz.

Relevância para o Negócio:

A aplicação da metodologia TPM em um negócio traz diversos benefícios significativos, especialmente em ambientes industriais e de produção. A metodologia visa maximizar a eficiência dos equipamentos, reduzindo tempos de parada não planejados, aumentando a disponibilidade e confiabilidade das máquinas. Isso resulta em uma maior produtividade global da empresa. Consequentemente, tem-se uma redução de custos de manutenção, aumento da qualidade do produto, aumento da segurança, redução de desperdícios, gerando um engajamento e capacitação dos funcionários, além de promover a sustentabilidade e responsabilidade social. A Gincana da Água na Farmax demonstrou como a integração de práticas de sustentabilidade com metodologias de gestão como TPM pode gerar impactos positivos significativos. Ao final do evento, as equipes mais bem-sucedidas, foram premiadas. Além dos incentivos financeiros, também foram reconhecidas pelo seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Essa abordagem não apenas incentivou a competição saudável entre os colaboradores, mas também promoveu uma cultura organizacional centrada na responsabilidade ambiental.
A Farmax já começou a incorporar as melhores práticas e soluções propostas pela gincana em suas operações diárias, buscando continuamente melhorar sua eficiência ambiental e reduzir seu impacto no meio ambiente. Este projeto serviu não apenas como um exercício de melhoria contínua, mas também como um exemplo de como a conscientização e a colaboração podem transformar desafios em oportunidades reais de mudança positiva. A ideia é levar esse projeto para outras áreas visando melhorar cada dia mais os processos e consumos, integrando os colaboradores com os pensamentos estratégicos da empresa.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Os processos de economia de água foram desenvolvidos pelos colaboradores de todas as áreas da Farmax por meio das ferramentas do TPM. Os grupos, composto por 5 colaboradores, se reuniram para através do seu conhecimento da área trazer formas de reduzir o consumo de água. Essa estratégia é interessante, visto que os operadores podem visualizar oportunidades que só quem é da área operacional conseguiria identificar. As etapas e pontuações eram: 1. Nome do Grupo – 50 pontos
2. Mascote e Grito de Guerra – 50 pontos
3. LPP – 15 pontos (cada)
4. Quick Kaizen ou Standard Kaizen – 25 pontos (cada Quick) e 20 pontos (cada Standard)
5. Relatos de Meio Ambiente
6. Apresentação do projeto de melhoria na Farmax
Todas as tarefas eram obrigatórias, e as ações para serem consideradas deveriam estar relacionadas ao tema: redução do consumo de água e/ou geração de efluentes. Essas ferramentas do TPM foram escolhidas pois dessa maneira os próprios colaboradores podem replicar as mudanças e realizar as melhorias. Todos os documentos recebidos passaram por um critério de avaliação, levados para a secretaria de TPM e registrados internamente para que todas as mudanças sejam padronizadas e fique de fácil acesso para todas as pessoas.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A água é um recurso essencial para a manutenção da vida humana, dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável. No entanto, a disponibilidade de água doce no planeta enfrenta desafios significativos. O aumento da demanda hídrica global, seja para atender às necessidades da população, dos serviços de saneamento básico, da agricultura ou da indústria, está comprometendo severamente o ciclo hidrológico natural. Além disso, fatores como desmatamento, incêndios florestais, poluição de corpos d’água e solos, gestão inadequada de resíduos sólidos e as emissões exacerbadas de carbono na atmosfera têm contribuído para mudanças climáticas alarmantes e o aquecimento global. Esses elementos convergem em uma série de desafios sociais, destacando-se a crescente escassez de água doce em várias regiões do mundo.
Nesse contexto, o reaproveitamento da água emerge como uma necessidade inevitável nos dias de hoje. É uma responsabilidade que deve ser compartilhada tanto pelo poder público, que desempenha papel crucial como articulador e executor de projetos e iniciativas relacionadas ao reúso da água, quanto pela sociedade civil, incluindo comunidades, empresas e indústrias. Todos devem contribuir com soluções para a captação, tratamento e utilização sustentável das águas pluviais e residuais.
Este cenário ressalta a importância de iniciativas como a Gincana da Água na Farmax, que não apenas promove a conscientização, mas também incentiva a ação prática para mitigar os impactos adversos sobre os recursos hídricos globais.
A Farmax, com um legado vitorioso de mais de 40 anos, representa hoje uma das maiores indústrias nacionais de beleza e cuidado pessoal, com capacidade produtiva de mais de 250 milhões de unidades ao ano, presentes em mais de 95% das farmácias do Brasil, mais de 1.200 colaboradores diretos e um parque industrial de 60 mil m². A empresa possui, escritórios em São Paulo e Belo Horizonte e um portifólio com 10 marcas que oferecem mais de 450 produtos nas áreas cosmética, farmacêutica e alimentícia. A empresa tem como propósito oferecer soluções inovadoras e acessíveis para a beleza, saúde e bem-estar, buscando sempre a qualidade e a segurança dos seus produtos.
Além disso, a Farmax possui um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental, participando ativamente de programas e iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente. Visando melhorar ainda mais seus processos, em 2019 a Farmax implementou o sistema Total Performance Management (TPM). Esse sistema é baseado em pilares estratégicos para os objetivos do programa Maximiza. Em 2021, iniciou-se o pilar de sustentabilidade, focando na minimização dos impactos ambientais dentro das operações da empresa.
A Gincana da Água foi uma iniciativa focada na sustentabilidade e na eficiência dos processos relacionados ao uso da água e à gestão de efluentes dentro da fábrica. Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de engajar os colaboradores em um desafio criativo e estratégico, utilizando a metodologia TPM como base para identificar e implementar melhorias. Através dessa abordagem, as equipes foram encorajadas a desenvolver soluções inovadoras e práticas utilizando de Quick Kaizen, Standard Kaizen, Lição Ponto a Ponto (LPP), relatos de meio ambiente, dentre outras ferramentas visando promover melhorias sustentáveis na eficiência operacional, qualidade do produto e segurança, enquanto reduzem custos e desperdícios na produção industrial.
A Gincana foi estruturada para promover a colaboração entre os participantes, incentivando-os a trabalhar em equipe para alcançar metas comuns. Além disso, o desafio visava não apenas reduzir custos operacionais, mas também reforçar o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e responsáveis. Cada equipe foi composta por cinco membros, escolhidos com base em suas habilidades individuais e diversidade de perspectivas, essencial para enfrentar os desafios de forma abrangente e criativa.
Durante a gincana, as equipes enfrentaram uma série de desafios com diferentes pontuações, que exigiam tanto criatividade quanto estratégia para maximizar o progresso no jogo. A primeira tarefa foi a entrega do mascote e nome da equipe, logo depois cada grupo deveria apresentar no mínimo uma entrega de cada uma das ferramentas do TPM listadas e um projeto apresentando a melhoria.
A Gincana da Água teve duração de uma semana (do dia 31/05 a 07/06), e com essa inciativa rápida e dinâmica, conseguimos provocar o pensamento de um consumo consciente e trazer resultados positivos para além da empresa, visto que muitos funcionários repensaram o seu consumo e começaram a aplicar práticas mais sustentáveis em suas residências. As equipes desenvolveram propostas detalhadas que incluíram desde ajustes operacionais simples até soluções mais complexas envolvendo tecnologias avançadas e práticas de conservação ambiental. Cada projeto final foi apresentado de maneira visualmente impactante, utilizando recursos como cartazes, maquetes e outras ferramentas para comunicar suas ideias de forma eficaz.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Os projetos finais apresentados pelos 5 grupos inscritos, mostram uma grande oportunidade levando a economia de até 12.196 litros por dia somente com uma das inciativas. Ao fim da gincana, foram apresentados os seguintes projetos: • Redução do descarte de água utilizada no sistema de resfriamento do cosmético I (oportunidade de redução de até 12.196 L/dia)
• Redução do descarte de água utilizado na refrigeração das análises físico-químico do laboratório (oportunidade de redução de até 400 L/dia)
• Redução de água descartado nos acionamentos dos vasos sanitários.
• Instalação de um projeto de coleta de água da chuva (Implantado)
• Substituição de torneiras com grande consumo hídrico (bebedouros) (em avaliação)
• Reuso da água utilizada nos testes de vedação dos frascos da fábrica de frascos
• Alteração do processo e descarte de água do setor Farmacêutico 1
Além das seguintes entregas das tarefas:
 37 LPPs
 6 Quick Kaizen
 6 Standard Kaizen
 72 Relatos de Meio Ambiente
Para chegar no resultado alcançado todos os colaboradores estudaram e investigaram vários processos da indústria, até mesmo os de áreas diferente de sua função. Cada uma dessas entregas nos mostra que o objetivo foi alcançado, visto que a maioria das tarefas, como as lições ponto a ponto (LPP) e os quick kaizen são ferramentas de melhoria do TPM em que os próprios colabores já elaboram e executam as mudanças. Todas as propostas apresentadas podem gerar um saving para a companhia tanto em economia do uso de água, quanto de redução no valor da conta de água.

Gestão da Prática Relatada:

Todos as entregas da Gincana da Água foram analisadas pela analista e pelo coordenador de Utilidades, para analisar se todos os documentos estavam dentro das regras estabelecidas. Após este primeiro filtro, as LPP’s e Kaizens foram para o analista de TPM para última verificação e a partir daí a distribuição de pontos foi feita e a classificação divulgada. Como todas as ações são direcionadas para a área de Utilidades, os colaboradores da área receberam os documentos validados e assinados pela secretaria de TPM para executarem os processos nos quais as próprias áreas que elaboraram não foram capazes de executar, como os projetos e os Standard Kaizens. As melhorias estão sendo realizadas em conjunto com as atividades diárias dos operadores da área e as melhorias já podem ser vistas, refletindo em uma melhora nos objetivos e resultados chaves (OKRs) da área. No mês anterior a Gincana, maio, o consumo de água por tonelada produzida fechou em 1,59 e no mês de junho, após algumas das melhorias implementadas o OKR fechou em 1,44, uma redução de 9,43% no valor. Outra melhora já percebida foi na geração de efluentes, pois se o consumo diminui, menos efluente é gerado, com esse ganho, consequentemente, foi possível perceber a redução de gás metano (CH4) emitido.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A Gincana foi baseada na metodologia TPM, uma metodologia conhecida mundialmente, o que torna a ideia de integrar o método com gameficação replicável tanto para outros fins quanto em outras empresas. Com o sucesso da participação e dos resultados obtidos, a intenção da companhia é replicar o game para melhorias e diminuição do consumo em setores diversos, como a geração de resíduos e a economia de energia.