Ano: 2024

Diversidade: Times vencem silos! Uma Jornada de Inclusão.

ZF AUTOMOTIVE BRASIL LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A ZF emprega mais de 169.000 pessoas em todo o mundo e mais de 5.500 no Brasil, empenhando-se em ser um lugar especial para se trabalhar. Inovação, paixão e o impulso para a sustentabilidade moldam nosso futuro. Diversidade é a base da nossa criatividade e inovação.
O ZF Way, o nosso jeito de ser, nos conduz claramente para esta direção: Diversidade é um de nossos cinco princípios direcionadores. Juntam-se a ele, a Paixão, o Empoderamento, a Antecipação e a Responsabilidade.

O princípio da Diversidade nos motiva a promover as diferentes formas de pensar para que tenhamos um ambiente em que se valoriza e se respeita a singularidade de cada pessoa, para que se sintam pertencentes e incluídas. Esse compromisso foi assumido pela alta gestão, refletido em uma estratégia global e na implementação de iniciativas relevantes no Brasil.

Desde 2019, celebramos e promovemos campanhas de conscientização em datas do Calendário da Diversidade e, em 2022, foi criado o Programa Embaixadores da Diversidade, que conta com 6 grupos de afinidades, atuando nos pilares: Gênero, LGBTQIA+, Gerações, Raças e Etnias, Pessoas com Deficiências e Diversidade Social. Com ciclos anuais, os grupos desenvolvem estudos e, a partir disso, implementam ações práticas para o aumento da inclusão em nossos processos e no ambiente de trabalho.

Atualmente em seu segundo ciclo, o programa já envolveuenvolve 20710 pessoas embaixadoras, já promoveu mais de 1200 horas de estudos e letramento e alcançou mais de 35000 participações nos eventos de conscientização promovidos.

Entre as ações práticas, destacamos a Semana da Diversidade e o Mês do Orgulho, que já estão em sua segunda edição. São períodos em que se realiza atividades como treinamentos, jogos para medir conhecimento e estimular o aprendizado, além de mostras e exibições em todas as unidades do Brasil. O principal patrocinador desses eventos é o Presidente da América do Sul, Carlos Delich, que participa ativamente e faz questão de fazer a abertura e o encerramento desses eventos especiais.

O programa já formou mais de 30 multiplicadores internos, que desdobram o conteúdo dos eventos online para o público operacional, garantindo que o conhecimento e a conscientização cheguem a todas as pessoas da organização.

“Quando entrei para os Embaixadores da Diversidade na ZF, não imaginava o impacto que teria no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Costumo dizer que foi um divisor de águas na minha trajetória na empresa, me trazendo mais confiança, segurança, liberdade e potencializando minha produtividade e paixão pelo tema. O Programa Embaixadores da Diversidade não apenas me ajudou a crescer profissionalmente, mas também fortaleceu a empresa como um todo”, comemora o Engenheiro de Projetos Leandro Muñoz, participante do grupo de afinidades LGBTQIA+.

Paralelamente, diversos processos na gestão de talentos estão sendo otimizados. Para ampliar o número de mulheres na produção, o treinamento de integração foi reformulado e, hoje as plantas de Limeira, Engenheiro Coelho e Sorocaba, contam com cursos de controle dimensional – oferecido pelo Senai – e ferramentas da Qualidade. São dois dias de treinamento de formação. Essa capacitação técnica, anteriormente tidaos como pré-requisitos no processo seletivo, dáa oportunidade a mulheres que antes não poderiam concorrer às vagas em nossas operações. A prática será estendida às demais plantas do Brasil no decorrer do ano de 2024.

Mudanças importantes também foram desenvolvidas para tornar o processo seletivo e de onboarding mais inclusivo para pessoas com deficiência auditiva, com o desenvolvimento de vídeos legendados e traduzidos em libras para orientar pessoas candidatas em cada etapa do processo de recrutamento, a contratação de tradutores para apoiar em entrevistas, exames médicos e no treinamento de integração. Para promover o desenvolvimento interno, um de treinamento de libras está disponível para todos os colaboradores e foi criado um Manual de Boas Práticas para RH, Saúde e Segurança do Trabalho, com o objetivo de proporcionar maior acolhimento as essas pessoas..

Foram desenvolvidos dois treinamentos no formato de eLearnings, uma Cartilha de Diversidade e Inclusão e uma página na intranet, onde ficam gravados os eventos de letramento já promovidos, para que sejam acessíveis a novas pessoas contratadas na empresa.

Em 2023, foi criado o Papo Delas, um programa de desenvolvimento para a liderança feminina, com o objetivo de empoderar as mulheres líderes para que estimulem e inspirem novas lideranças femininas na empresa, para fortalecer o pipeline de sucessão. Idealizado e conduzido pela Vice-Presidente de Recursos Humanos, Ana Carolina Gonçalves, o programa já Mais envolve mais de 30 líderes da organizaçãomulheres fazem parte do grupo. Em rodas de conversa bimestrais, temas como representatividade, segurança psicológica, equidade de gênero e empoderamento fazem parte da pauta e essa troca estimula a ressignificação de experiências e a quebra de vieses de gênero e estruturais, acelerando o desenvolvimento e aumentando a visibilidade deste time.

A diversidade de gênero na liderança é um dos principais indicadores de RH na ZF. No Brasil, nos últimos 3 anos, o nº de mulheres na liderança cresceu mais de 45%, chegando a 16% do quadro de líderes. Até 2028, a meta é alcançar 20%.

“O Papo Delas foi transformador. Trocar experiências em um ambiente seguro revelou que muitas de nós enfrentamos desafios semelhantes em nossas trajetórias e compartilhamos desafios comuns que nunca havíamos discutido. Eu ressignifiquei traumas e redefini meu propósito e hoje colaboro de forma ativa para o desenvolvimento de outras mulheres. Este programa não só promoveu a sororidade, mas também transformou vidas e carreiras de maneira profunda e duradoura”, comenta Marta Silvestre, Gerente Sênior de Gestão de Produto.

E diversidade não está apenas na agenda da liderança feminina. N, nas duas últimas edições da Convençãoões de Liderança, envolvendo todo o time da América do Sul, este foi o tema escolhido para o momento dedicado ao desenvolvimento dos líderes da empresa. Mais de 230 líderes participaram de um dia inteiro de letramento com consultoria especializada e, na edição mais recente, dedicaram-se ao aprendizado sobre as diferentes gerações, discutindo sobre suas características e preferências de cada uma, a fim de ampliar seu entendimento e conhecer as melhores práticas dentro da própria organização.. Essas iniciativas têm sido fundamentais para reforçar a importância da liderança à frente do tema.

Relevância para o Negócio:

A ZF é uma empresa global de tecnologia automotiva, preocupada em oferecer os melhores produtos e serviços para a mobilidade do futuro, atuando em áreas relevantes: desde sustentabilidade, mobilidade elétrica, direção autônoma, software e digitalização.
Acreditamos que a diversidade e a inclusão promovem um ambiente onde todas as pessoas se sentem valorizadas e respeitadas, podendo, assim, atingir seu máximo potencial de criatividade e aumentando seu poder de inovação. Esse conjunto de fatores são a chave para termos um ambiente interno dinâmico e garantirmos a sustentabilidade do negócio.

A empresa entende que não é responsável apenas pelos seus próprios colaboradores e colaboradoras, mas também por toda a cadeia de valor dea qual faz parte. Como uma empresa global de tecnologia, rejeitamos qualquer forma de desigualdade e discriminação. Reconhecer e proteger os direitos humanos é essencial para a ZF, inclusive com parceiros comerciais.

Nessa linha, a ZF promoveu o Focus 2024, um encontro com fornecedores, em que apresentou sua estratégia de Diversidade e Inclusão, bem como compartilhou conceitos fundamentais a fim de conscientizar este público sobre a importância do tema para a organização, bem como, e estimular a adoção de práticas inclusivas.

Estas iniciativas internas e externas resultam em um perceptível impacto positivo na atração e retenção de talentos, além de aumentar o engajamento de colaboradores de todos os níveis. Em nossa pesquisa interna de 2023, 82% da equipe afirmou ter alto sentimento de pertencimento, 85% recomendam a empresa como um ótimo lugar para se trabalhar e 86% sentem-se felizes em trabalhar na ZF.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

A combinação de iniciativas voltadas para diferentes grupos e a abordagem estruturada tem sido um grande diferencial e contribui significativamente para criar um ecossistema robusto que promove um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado, bem como favorece a evolução de diversos stakeholders neste aspecto.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A ZF emprega mais de 169.000 pessoas em todo o mundo e mais de 5.500 no Brasil, empenhando-se em ser um lugar especial para se trabalhar. Inovação, paixão e o impulso para a sustentabilidade moldam nosso futuro. Diversidade é a base da nossa criatividade e inovação.
O ZF Way, o nosso jeito de ser, nos conduz claramente para esta direção: Diversidade é um de nossos cinco princípios direcionadores. Juntam-se a ele, a Paixão, o Empoderamento, a Antecipação e a Responsabilidade.

O princípio da Diversidade nos motiva a promover as diferentes formas de pensar para que tenhamos um ambiente em que se valoriza e se respeita a singularidade de cada pessoa, para que se sintam pertencentes e incluídas. Esse compromisso foi assumido pela alta gestão, refletido em uma estratégia global e na implementação de iniciativas relevantes no Brasil.

Desde 2019, celebramos e promovemos campanhas de conscientização em datas do Calendário da Diversidade e, em 2022, foi criado o Programa Embaixadores da Diversidade, que conta com 6 grupos de afinidades, atuando nos pilares: Gênero, LGBTQIA+, Gerações, Raças e Etnias, Pessoas com Deficiências e Diversidade Social. Com ciclos anuais, os grupos desenvolvem estudos e, a partir disso, implementam ações práticas para o aumento da inclusão em nossos processos e no ambiente de trabalho.

Atualmente em seu segundo ciclo, o programa já envolveuenvolve 20710 pessoas embaixadoras, já promoveu mais de 1200 horas de estudos e letramento e alcançou mais de 35000 participações nos eventos de conscientização promovidos.

Entre as ações práticas, destacamos a Semana da Diversidade e o Mês do Orgulho, que já estão em sua segunda edição. São períodos em que se realiza atividades como treinamentos, jogos para medir conhecimento e estimular o aprendizado, além de mostras e exibições em todas as unidades do Brasil. O principal patrocinador desses eventos é o Presidente da América do Sul, Carlos Delich, que participa ativamente e faz questão de fazer a abertura e o encerramento desses eventos especiais.

O programa já formou mais de 30 multiplicadores internos, que desdobram o conteúdo dos eventos online para o público operacional, garantindo que o conhecimento e a conscientização cheguem a todas as pessoas da organização.

“Quando entrei para os Embaixadores da Diversidade na ZF, não imaginava o impacto que teria no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Costumo dizer que foi um divisor de águas na minha trajetória na empresa, me trazendo mais confiança, segurança, liberdade e potencializando minha produtividade e paixão pelo tema. O Programa Embaixadores da Diversidade não apenas me ajudou a crescer profissionalmente, mas também fortaleceu a empresa como um todo”, comemora o Engenheiro de Projetos Leandro Muñoz, participante do grupo de afinidades LGBTQIA+.

Paralelamente, diversos processos na gestão de talentos estão sendo otimizados. Para ampliar o número de mulheres na produção, o treinamento de integração foi reformulado e, hoje as plantas de Limeira, Engenheiro Coelho e Sorocaba, contam com cursos de controle dimensional – oferecido pelo Senai – e ferramentas da Qualidade. São dois dias de treinamento de formação. Essa capacitação técnica, anteriormente tidaos como pré-requisitos no processo seletivo, dáa oportunidade a mulheres que antes não poderiam concorrer às vagas em nossas operações. A prática será estendida às demais plantas do Brasil no decorrer do ano de 2024.

Mudanças importantes também foram desenvolvidas para tornar o processo seletivo e de onboarding mais inclusivo para pessoas com deficiência auditiva, com o desenvolvimento de vídeos legendados e traduzidos em libras para orientar pessoas candidatas em cada etapa do processo de recrutamento, a contratação de tradutores para apoiar em entrevistas, exames médicos e no treinamento de integração. Para promover o desenvolvimento interno, um de treinamento de libras está disponível para todos os colaboradores e foi criado um Manual de Boas Práticas para RH, Saúde e Segurança do Trabalho, com o objetivo de proporcionar maior acolhimento as essas pessoas..

Foram desenvolvidos dois treinamentos no formato de eLearnings, uma Cartilha de Diversidade e Inclusão e uma página na intranet, onde ficam gravados os eventos de letramento já promovidos, para que sejam acessíveis a novas pessoas contratadas na empresa.

Em 2023, foi criado o Papo Delas, um programa de desenvolvimento para a liderança feminina, com o objetivo de empoderar as mulheres líderes para que estimulem e inspirem novas lideranças femininas na empresa, para fortalecer o pipeline de sucessão. Idealizado e conduzido pela Vice-Presidente de Recursos Humanos, Ana Carolina Gonçalves, o programa já Mais envolve mais de 30 líderes da organizaçãomulheres fazem parte do grupo. Em rodas de conversa bimestrais, temas como representatividade, segurança psicológica, equidade de gênero e empoderamento fazem parte da pauta e essa troca estimula a ressignificação de experiências e a quebra de vieses de gênero e estruturais, acelerando o desenvolvimento e aumentando a visibilidade deste time.

A diversidade de gênero na liderança é um dos principais indicadores de RH na ZF. No Brasil, nos últimos 3 anos, o nº de mulheres na liderança cresceu mais de 45%, chegando a 16% do quadro de líderes. Até 2028, a meta é alcançar 20%.

“O Papo Delas foi transformador. Trocar experiências em um ambiente seguro revelou que muitas de nós enfrentamos desafios semelhantes em nossas trajetórias e compartilhamos desafios comuns que nunca havíamos discutido. Eu ressignifiquei traumas e redefini meu propósito e hoje colaboro de forma ativa para o desenvolvimento de outras mulheres. Este programa não só promoveu a sororidade, mas também transformou vidas e carreiras de maneira profunda e duradoura”, comenta Marta Silvestre, Gerente Sênior de Gestão de Produto.

E diversidade não está apenas na agenda da liderança feminina. N, nas duas últimas edições da Convençãoões de Liderança, envolvendo todo o time da América do Sul, este foi o tema escolhido para o momento dedicado ao desenvolvimento dos líderes da empresa. Mais de 230 líderes participaram de um dia inteiro de letramento com consultoria especializada e, na edição mais recente, dedicaram-se ao aprendizado sobre as diferentes gerações, discutindo sobre suas características e preferências de cada uma, a fim de ampliar seu entendimento e conhecer as melhores práticas dentro da própria organização.. Essas iniciativas têm sido fundamentais para reforçar a importância da liderança à frente do tema.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

As iniciativas que vem sendo promovidas desenvolvidas pela ZF promovem um alto nível de conscientização interna e observamos, por meio de relatos de colaboradores e colaboradoras, que essa mudança de mindset extrapola o ambiente interno e impacta as famílias e comunidades em que essas pessoas estão inseridas, apresentando novas possibilidades de entendimento da diversidade nestes ambientes externos à empresa.
Acreditamos que essa rede de pessoas aliadas que está sendo criada fortalece o compromisso da empresa em reconhecer e proteger os direitos humanos, rejeitando qualquer forma de desigualdade e discriminação, bem como reafirma seu propósito de colocar as pessoas no centro de tudo o que faz.

Gestão da Prática Relatada:

A alta liderança da ZF é a principal agente no processo de transformação que a ZF empresa vem vivenciando. Em 2020 estabeleceu uma política estratégia global que define que, até 2025, a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) deverá estar incorporada à cultura organizacional, vista como um valor central e fonte de inovação e meio de crescimento e sucesso da organização.
Como evidência desse compromisso, a meta de diversidade de gênero na liderança é um dos indicadores considerados para o Incentivo de Longo Prazo da Alta Gestão.

Essa transformação tem sido construída com o apoio e engajamento de líderes de todos os níveis na organização.

“O programa Embaixadores da Diversidade da ZF veio para ser um importante agente de transformação cultural para nossa empresa. Como um embaixador, pude aprender muito sobre os pilares da diversidade abordados nos diferentes eventos de letramento, os depoimentos das pessoas com vivência nos temas, além de me emocionar muito, me faz refletir sobre meus vieses inconscientes e me motiva à busca constante por mudança pessoal para eliminá-los. Para mim é muito perceptível a mudança no clima e na cultura da nossa empresa após o início do programa, o engajamento da nossa liderança em todos os níveis é um dos fatores fundamentais! Tenho muito orgulho em ser um Embaixador da Diversidade ZF”, relata Kleiton Stocco, Gerente Sênior de Qualidade.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Várias das práticas desenvolvidas nas plantas brasileiras tem sido consideradas benchmark para outras unidades da ZF pelo mundo, como o Programa Embaixadores da Diversidade e as ações voltados para inclusão de pessoas com deficiência, inspirando novas iniciativas em diversos países, como, por exemplo, Índia e Estados Unidos.