NEOENERGIA S.A
A digitalização das redes de distribuição de energia é um processo que envolve a implementação de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência, confiabilidade e sustentabilidade do fornecimento de energia elétrica. Este processo é crucial para atender às crescentes demandas energéticas, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde o consumo de energia está em constante crescimento. A digitalização permite uma gestão mais inteligente e proativa da rede, facilitando a integração de fontes de energia renováveis, como solar, e promovendo a eletrificação de setores anteriormente dependentes de combustíveis fósseis, como o automotivo. Além disso, a digitalização contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com os objetivos globais de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.
Um dos benefícios da digitalização reside na sua capacidade de melhorar diretamente a qualidade do fornecimento de energia, agilizando o restabelecimento do serviço em eventuais interrupções, além de possibilitar uma gestão mais eficiente da rede, reduzindo o número de consumidores afetados em casos de falhas. Isso não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também reduz os custos operacionais para as distribuidoras de energia e torna a rede elétrica cada vez mais robusta contra intempéries climáticas. A digitalização também facilita a adoção de veículos elétricos e o desenvolvimento de cidades inteligentes, onde a gestão de energia é otimizada para atender às necessidades específicas de cada área.
Para expressar a evolução de seu grau de digitalização da rede e afirmar seu compromisso com sua ampliação, a Neoenergia criou o indicador de Digitalização de Redes, que reflete em um único número o nível de adoção de tecnologias de automação para a distribuição e a modernização de seus sistemas de gerenciamento da rede em tempo real, principal ferramenta utilizada pelos Centros de Operação Integrados (COIs).
A Neoenergia estabeleceu metas ESG até 2030, reforçando seu comprometimento com a criação de valor sustentável e transparência operacional. Os resultados da companhia nos aspectos ESG são consolidados em publicações anuais, como o Relatório Anual – Demonstrativo ESG+F, o Relatório Integrado e o Relatório de Transparência Fiscal. As metas ESG fazem parte da estratégia de negócios desde o início da atuação da Neoenergia e estão alinhadas aos seus compromissos com os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as metas ESG da Neoenergia, foi incluído o crescimento do indicador de Digitalização de Redes para 90% até 2030. Esta prática está estabelecida desde 2021 não apenas na Neoenergia, mas em todo o Grupo Iberdrola, e reflete o compromisso do grupo de ampliar o uso de tecnologias digitais para suporte à sua operação nas distribuidoras de energia.
Ao conseguir refletir todo este avanço tecnológico em um indicador de simples acompanhamento e tornando-o visível a toda a organização e mercado, com um compromisso público, garantimos que todos os níveis de gestão da empresa estão alinhados e engajados a promover as ações que resultarão em sua melhoria.
https://www.neoenergia.com/compromisso-esg
A digitalização das redes elétricas é um componente crucial para empresas do setor energético como a Neoenergia, pois representa um salto significativo em eficiência, confiabilidade e satisfação do cliente. A implementação de tecnologias avançadas permite uma gestão mais inteligente da distribuição de energia, otimizando o uso de recursos e minimizando interrupções no fornecimento. Além disso, a digitalização facilita a integração de fontes renováveis de energia, contribuindo para a sustentabilidade e a inovação no setor.
Apesar do indicador de digitalização de redes refletir uma visão geral de todas as empresas do grupo Neoenergia, o uso das tecnologias que são medidas pelo indicador permite uma gestão cada vez mais refinada dos indicadores de qualidade das distribuidoras. Com a ampliação da automação da rede e com um sistema ADMS (Advanced Distribution Management System) em uso nos Centros de Operação é possível reconfigurar a rede de forma a otimizar a performance em cada bloco de clientes de forma individualizada. Poder atuar de forma a otimizar pequenos trechos da rede é uma tendência, uma vez que o regulador (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL) vem exigindo performance dos indicadores de qualidade de forma cada vez mais detalhada, olhando não apenas para o resultado global das empresas, mas também para cada conjunto elétrico e, futuramente, para cada trecho da rede de distribuição.
A Neoenergia, reconhecendo essas tendências, tem investido em sistemas de gerenciamento avançado da distribuição (ADMS), que moderniza os centros de operação e processos em campo, resultando em uma operação mais eficiente e uma melhor experiência para o cliente. Dentro de suas ações de digitalização, a Neoenergia vem expandindo ano a ano o parque de religadores automatizados em sua rede, o que permite implantar sistemas de self-healing capazes de restabelecer a energia automaticamente em poucos segundos para uma grande quantidade de clientes
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Todos estes investimentos são amplamente divulgados, porém de forma objetiva é difícil se mensurar qual é o grau de digitalização da empresa apenas com o acompanhamento de cada iniciativa de forma individual. Pensando nisso foi criado o indicador de Digitalização de Redes, que consegue consolidar em um resultado numérico objetivo o estado atual de digitalização da empresa e seus planos de expansão. O investimento em qualquer ação de digitalização da rede elétrica em alta ou média tensão (automação, telecomunicações ou sistemas) impacta o indicador positivamente e promove o seu avanço, refletindo o amadurecimento da empresa.
Poder tornar esta evolução algo objetivo, monitorável e compartilhável é o que torna este indicador tão relevante para o negócio.
O indicador ESG de Digitalização de Redes é uma prática inovadora na forma como a empresa demonstra seu compromisso em relação à digitalização e como consegue materializar de forma simples para toda a gestão da empresa, de forma a tornar esta evolução visível e acompanhável.
A Neoenergia é a única distribuidora no Brasil que possui um indicador relacionado ao compromisso de digitalização em suas metas ESG.
A partir das metas definidas, a organização é capaz de direcionar suas ações para o cumprimento dos objetivos, assegurando o avanço da digitalização na companhia.
A digitalização das redes de distribuição de energia é um processo que envolve a implementação de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência, confiabilidade e sustentabilidade do fornecimento de energia elétrica. Este processo é crucial para atender às crescentes demandas energéticas, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde o consumo de energia está em constante crescimento. A digitalização permite uma gestão mais inteligente e proativa da rede, facilitando a integração de fontes de energia renováveis, como solar, e promovendo a eletrificação de setores anteriormente dependentes de combustíveis fósseis, como o automotivo. Além disso, a digitalização contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com os objetivos globais de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.
Um dos benefícios da digitalização reside na sua capacidade de melhorar diretamente a qualidade do fornecimento de energia, agilizando o restabelecimento do serviço em eventuais interrupções, além de possibilitar uma gestão mais eficiente da rede, reduzindo o número de consumidores afetados em casos de falhas. Isso não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também reduz os custos operacionais para as distribuidoras de energia e torna a rede elétrica cada vez mais robusta contra intempéries climáticas. A digitalização também facilita a adoção de veículos elétricos e o desenvolvimento de cidades inteligentes, onde a gestão de energia é otimizada para atender às necessidades específicas de cada área.
Para expressar a evolução de seu grau de digitalização da rede e afirmar seu compromisso com sua ampliação, a Neoenergia criou o indicador de Digitalização de Redes, que reflete em um único número o nível de adoção de tecnologias de automação para a distribuição e a modernização de seus sistemas de gerenciamento da rede em tempo real, principal ferramenta utilizada pelos Centros de Operação Integrados (COIs).
A Neoenergia estabeleceu metas ESG até 2030, reforçando seu comprometimento com a criação de valor sustentável e transparência operacional. Os resultados da companhia nos aspectos ESG são consolidados em publicações anuais, como o Relatório Anual – Demonstrativo ESG+F, o Relatório Integrado e o Relatório de Transparência Fiscal. As metas ESG fazem parte da estratégia de negócios desde o início da atuação da Neoenergia e estão alinhadas aos seus compromissos com os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as metas ESG da Neoenergia, foi incluído o crescimento do indicador de Digitalização de Redes para 90% até 2030. Esta prática está estabelecida desde 2021 não apenas na Neoenergia, mas em todo o Grupo Iberdrola, e reflete o compromisso do grupo de ampliar o uso de tecnologias digitais para suporte à sua operação nas distribuidoras de energia.
Ao conseguir refletir todo este avanço tecnológico em um indicador de simples acompanhamento e tornando-o visível a toda a organização e mercado, com um compromisso público, garantimos que todos os níveis de gestão da empresa estão alinhados e engajados a promover as ações que resultarão em sua melhoria.
https://www.neoenergia.com/compromisso-esg
A digitalização das redes da Neoenergia tem gerado resultados significativos tanto no âmbito social quanto ambiental. A implementação de tecnologias avançadas contribui para a otimização dos serviços e a redução de custos, o que se reflete em tarifas mais acessíveis para a população e melhor qualidade de serviço. Ambientalmente, a modernização das redes reduz a necessidade de intervenções físicas e deslocamentos, diminuindo a pegada de carbono e promovendo o uso sustentável de recursos. A digitalização da rede também permite a entrada em larga escala de geração distribuída na rede de distribuição, habilitando o crescimento deste tipo de tecnologia, que contribui diretamente para tornar a matriz energética brasileira mais verde. Ainda em temas ambientais, a digitalização torna nossas redes elétricas mais robustas e resilientes, melhorando a continuidade do serviço em tempestades, cuja tendência é de ocorrer em maior frequência ano a ano em decorrência das mudanças climáticas.
A Neoenergia, por meio de seus relatórios anuais, demonstra um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a transparência, alinhando suas operações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o ODS número 7, voltado a levar energia acessível e limpa para todos, e o ODS 11, que busca tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis.
A governança para acompanhamento do indicador de Digitalização de Redes está amplamente estabelecida.
Sua apuração é realizada trimestralmente em um portal interno acompanhado pela área de Sustentabilidade e Inovação da Neoenergia, além de uma Diretoria Global de ESG do grupo Iberdrola.
Esta apuração é divulgada em dashboards de acompanhamento dos executivos responsáveis pelo negócio de Redes do Brasil e de outros países do grupo Iberdrola, sendo apontados desvios, justificativas e planos de ação pelos responsáveis. Externamente os resultados também são publicados nos relatórios de sustentabilidade de cada exercício.
Nas áreas diretamente relacionadas com as ações de digitalização da Neoenergia, seus líderes possuem o resultado do indicador como uma meta para mensuração do seu resultado individual e avaliação de performance e remuneração variável.
A prática está estabelecida desde 2021 e tem compromissos até 2030 claramente definidos e divulgados publicamente. Desta forma, a sua manutenção neste horizonte de tempo está assegurada.
A prática é replicável, tanto que o indicador é uma realidade em todas as empresas de distribuição de energia do grupo Iberdrola e faz parte dos compromissos ESG do Grupo Neoenergia.
https://www.iberdrola.com/documents/20125/3344686/objetivos-esgf-informe-integrado-EN.pdf