Ano: 2024

CEDAE + sustentável: os 5 R`s

COMPANHIA ESTADUAL DE AGUAS E ESGOTOS

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A CEDAE é uma empresa de economia mista focada na produção de água potável com segurança hídrica, inovação e sustentabilidade. Por 47 anos, foi responsável pelos serviços de saneamento no estado do Rio de Janeiro. Após reestruturação, a empresa está implantando um novo plano de negócios focado na produção eficiente de água potável com baixo impacto ambiental e ações socioambientais de recuperação e proteção dos mananciais. Por ser uma empresa de saneamento ambiental e com a missão de oferecer serviços de referência na captação e no tratamento de água, alinhando os setores da Companhia aos princípios ESG, além de investir em tecnologia e inovação para o aperfeiçoamento das atividades e demais soluções em saneamento, a gestão da água é uma prioridade para a CEDAE.
Além disso, a empresa reconhece sua responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos gerados em seus processos. A Companhia busca minimizar a geração de resíduos e reduzir os impactos ambientais, transformando-os em recursos econômicos e promovendo a conscientização e educação ambiental para colaboradores, estudantes e comunidades. Parte-se do princípio de que sanear é investir em políticas de controle ambiental visando solucionar problemas de infraestrutura nas cidades.
A CEDAE estruturou os seus programas ambientais, adequados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando minimizar a geração e reduzindo os impactos causados pela disposição destes em aterros sanitários, transformando-os em recursos de valor econômico e promovendo ações de conscientização e educação ambiental para colaboradores, estudantes e comunidades. Pretende, desta forma, disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular a mudança de atitudes em relação à proteção e preservação dos ecossistemas.
As ações da CEDAE são norteadas pelo conceito dos “5 R’s”: Reduzir, Reaproveitar, Reciclar, Repensar e Recusar. Entre os programas destacados, o “Programa Plástico Zero” foi implantado para eliminar o uso de copos plásticos descartáveis na companhia. Desde 2022, a CEDAE deixou de disponibilizar copos plásticos, substituindo-os por garrafas e canecas reutilizáveis, reduzindo o consumo e descarte de plásticos.
O “Programa Plástico Zero” tem um compromisso com a sustentabilidade para reduzir e eliminar a geração de plásticos como resíduos. Devido ao baixo custo de produção, os copos descartáveis se tornaram muito populares e, pelo seu alto consumo e descarte inadequado, somados à baixa taxa de reciclagem, se apresentam como os resíduos sólidos urbanos menos reciclados no mundo, que geram graves problemas ambientais, tanto pelo grande consumo de recursos naturais, quanto pelo impacto ambiental causado pela sua disposição inadequada, gerando poluição por longos períodos.
A CEDAE completará 49 anos no dia 01/08, ou seja, é uma empresa que possui um patrimônio antigo, cuja gestão dos bens móveis considerados inservíveis se tornou um grande desafio econômico e ambiental. Uma forma encontrada para a destinação desses materiais, desde 2008, foi realizar leilões de inservíveis, a partir do entendimento de que todo material que se torna inservível para o uso a que se destinava, pode ainda ser reaproveitado ou reciclado por terceiros.
Desta forma, entendendo o valor comercial que esse resíduo possui, o material inservível que não foi reaproveitado é separado para compor o Leilão de Bens Públicos Inservíveis e os valores arrecadados retornam para o orçamento da empresa. Apenas nos últimos 3 Leilões, foram arrecadados quase 4 milhões de reais.
Outra iniciativa da Cedae no manejo dos resíduos foi a instituição, desde 2012, da coleta seletiva solidária, a partir da separação dos resíduos recicláveis descartados e a sua destinação às cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. O programa vem sendo aperfeiçoado e expandido para as suas unidades operacionais, como as duas maiores Estações de Tratamento (ETAS): Guandu e Laranjal.
Os resíduos sólidos orgânicos também foram contemplados pelas ações de manejo sustentável dos resíduos. Desde 2022, a CEDAE passou a produzir composto orgânico através da compostagem. O projeto surgiu, inicialmente, como uma solução sustentável para o tratamento de aproximadamente 10kg de borras de café geradas por semana pelas máquinas do edifício de sua sede, e, posteriormente, para servir de composto orgânico rico em nutrientes, para ser utilizado como insumo agrícola para produção de mudas, plantio de hortaliças e adubação dos jardins nas unidades da CEDAE.
As ações de repensar e recusar foram baseadas nas atividades de educação ambiental promovidas pela CEDAE e consideradas estratégias prioritárias para o desenvolvimento sustentável das comunidades. A Companhia conta com os Centros de Visitação Ambiental (CVA) nas ETAs Guandu e Laranjal, que promovem a conscientização sobre preservação ambiental, descarte adequado de resíduos e os “5 R’s”. O público-alvo inclui estudantes, ONGs, associações de moradores e outras instituições.
Os programas, projetos e ações do Cedae + sustentável foram implementados de acordo com as seguintes etapas:
1. Concepção, estudo e planejamento
2. Aquisição de materiais e ferramentas;
3. Desenvolvimento de parcerias entre as equipes da CEDAE e outras empresas;
4. Treinamento das equipes envolvidas;
5. Preparação de material de divulgação;
6. Campanha de conscientização para colaboradores da CEDAE e para visitantes dos CVAs e de eventos;
7. Desenvolvimento das etapas do plano de ação elaborado; e
8. Avaliação dos resultados obtidos e readequação das estratégias.

Relevância para o Negócio:

O plano de negócios da CEDAE é 100% alinhado aos princípios ESG, sigla em inglês que remete às boas práticas em governança, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Tanto os princípios do ESG quanto da inovação estão previstos na missão e na visão da Companhia, transcritos a seguir: “Missão: Oferecer serviços de referência na captação e no tratamento de água, alinhando os setores da Companhia aos princípios ESG, além de investir em tecnologia e inovação para o aperfeiçoamento das atividades e demais soluções em saneamento ambiental. As áreas de expertise da Companhia devem prestar serviços que gerem receitas acessórias. As ações da Cedae têm como objetivos o desenvolvimento socioeconômico, a preservação do meio ambiente, a satisfação dos consumidores, empresas parceiras e acionistas.”
“Visão: Ser uma empresa de excelência de serviços de captação e tratamento de água, reconhecida por sua governança corporativa, compromisso socioambiental, inovação e rentabilidade”.
O atual modelo de gestão abrange diversas iniciativas socioambientais já implementadas. A CEDAE tornou-se signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do planeta, formada por empresas e organizações que escolheram avançar no mercado por meio de um modelo sustentável e de impacto ESG em suas operações. A partir da adesão ao Pacto, a Companhia se comprometeu a seguir os dez princípios universais baseados em direitos humanos e empresas, meio ambiente e anticorrupção, bem como contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são transversais às práticas da empresa e representam os compromissos a serem alcançados na Agenda 2030.
Dentre estes 17 ODS, a Companhia trabalha mais intensamente em 8, considerando questões pertinentes ao seu negócio e aos seus aspectos sociais, ambientais e econômicos que possam gerar valor a curto, médio ou longo prazo.
Os programas de manejo dos resíduos implantados pela CEDAE e relatados como prática de sustentabilidade em processos estão alinhados aos seguintes ODS: 6 – água potável e saneamento; 11- Cidades e comunidades sustentáveis; 12 – consumo e produção responsáveis e 13 – ação contra a mudança global do clima.
Diante da crescente importância do conceito ESG no cenário corporativo, é inegável a necessidade de incorporar essa abordagem de forma transversal em todas as áreas de negócios. A CEDAE acredita que a sobrevivência a longo prazo de uma organização e a capacidade de gerar lucros exigem a contabilização do impacto de suas ações no meio ambiente, na sociedade e em sua força de trabalho.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

As ações de sustentabilidade apresentadas constituem uma iniciativa inovadora por integrarem a gestão de resíduos ao menor impacto ambiental de forma efetiva. Tais ações buscam mudar a forma como os materiais são vistos, de “resíduos” para “insumos”, envolvendo todo o ciclo de vida dos materiais. Nesta perspectiva, a redução do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem são acompanhados pela produção de materiais com novos usos, como: adubo orgânico. Nossas mudas ambientalmente produzidas e adubadas geram renda para a própria empresa e para a sociedade, tudo permeado pela educação ambiental. As ações integradas são diferenciadas das práticas usuais do mercado pois permitem o sucesso econômico da empresa levando em conta a preservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade mais consciente e próspera.
A seguir, estão listados alguns materiais reutilizados pela CEDAE e suas novas funções inovadoras:
• Colmeias plásticas substituídas dos decantadores de ETAs foram utilizadas para a produção de vasos e cachepôs de plantas distribuídos como brindes em eventos, utilizadas para construção de pequenos telhados etc.;
• Embalagens de café utilizado nas máquinas foram utilizadas como embalagens para o composto orgânico produzido pela Programa de Compostagem e como sacos de suporte para mudas distribuídas como brindes em eventos; que são entregues nas embalagens de pó de café ou em vasos produzidos a partir da reutilização das colmeias de decantadores de ETAs.
• Capacetes antigos e bulbos de lâmpadas foram transformados em vasos de plantas e utilizados para decoração de ambientes corporativos;
• Calhas dos decantadores da ETA Guandu foram utilizadas como leiras de compostagem, canteiros de mudas e hortas;
• Baldes de hipoclorito de cálcio, material amplamente utilizado para a desinfecção da água em ETAs e Unidades de Tratamento da CEDAE, foram transformados em composteiras domésticas, utilizados como recipientes para recolhimento de resíduos orgânicos das copas do Edifício Sede da Cia. e integrados ao Programa de Compostagem, como lixeiras em banheiros e para a produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A CEDAE é uma empresa de economia mista focada na produção de água potável com segurança hídrica, inovação e sustentabilidade. Por 47 anos, foi responsável pelos serviços de saneamento no estado do Rio de Janeiro. Após reestruturação, a empresa está implantando um novo plano de negócios focado na produção eficiente de água potável com baixo impacto ambiental e ações socioambientais de recuperação e proteção dos mananciais. Por ser uma empresa de saneamento ambiental e com a missão de oferecer serviços de referência na captação e no tratamento de água, alinhando os setores da Companhia aos princípios ESG, além de investir em tecnologia e inovação para o aperfeiçoamento das atividades e demais soluções em saneamento, a gestão da água é uma prioridade para a CEDAE.
Além disso, a empresa reconhece sua responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos gerados em seus processos. A Companhia busca minimizar a geração de resíduos e reduzir os impactos ambientais, transformando-os em recursos econômicos e promovendo a conscientização e educação ambiental para colaboradores, estudantes e comunidades. Parte-se do princípio de que sanear é investir em políticas de controle ambiental visando solucionar problemas de infraestrutura nas cidades.
A CEDAE estruturou os seus programas ambientais, adequados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando minimizar a geração e reduzindo os impactos causados pela disposição destes em aterros sanitários, transformando-os em recursos de valor econômico e promovendo ações de conscientização e educação ambiental para colaboradores, estudantes e comunidades. Pretende, desta forma, disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular a mudança de atitudes em relação à proteção e preservação dos ecossistemas.
As ações da CEDAE são norteadas pelo conceito dos “5 R’s”: Reduzir, Reaproveitar, Reciclar, Repensar e Recusar. Entre os programas destacados, o “Programa Plástico Zero” foi implantado para eliminar o uso de copos plásticos descartáveis na companhia. Desde 2022, a CEDAE deixou de disponibilizar copos plásticos, substituindo-os por garrafas e canecas reutilizáveis, reduzindo o consumo e descarte de plásticos.
O “Programa Plástico Zero” tem um compromisso com a sustentabilidade para reduzir e eliminar a geração de plásticos como resíduos. Devido ao baixo custo de produção, os copos descartáveis se tornaram muito populares e, pelo seu alto consumo e descarte inadequado, somados à baixa taxa de reciclagem, se apresentam como os resíduos sólidos urbanos menos reciclados no mundo, que geram graves problemas ambientais, tanto pelo grande consumo de recursos naturais, quanto pelo impacto ambiental causado pela sua disposição inadequada, gerando poluição por longos períodos.
A CEDAE completará 49 anos no dia 01/08, ou seja, é uma empresa que possui um patrimônio antigo, cuja gestão dos bens móveis considerados inservíveis se tornou um grande desafio econômico e ambiental. Uma forma encontrada para a destinação desses materiais, desde 2008, foi realizar leilões de inservíveis, a partir do entendimento de que todo material que se torna inservível para o uso a que se destinava, pode ainda ser reaproveitado ou reciclado por terceiros.
Desta forma, entendendo o valor comercial que esse resíduo possui, o material inservível que não foi reaproveitado é separado para compor o Leilão de Bens Públicos Inservíveis e os valores arrecadados retornam para o orçamento da empresa. Apenas nos últimos 3 Leilões, foram arrecadados quase 4 milhões de reais.
Outra iniciativa da Cedae no manejo dos resíduos foi a instituição, desde 2012, da coleta seletiva solidária, a partir da separação dos resíduos recicláveis descartados e a sua destinação às cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. O programa vem sendo aperfeiçoado e expandido para as suas unidades operacionais, como as duas maiores Estações de Tratamento (ETAS): Guandu e Laranjal.
Os resíduos sólidos orgânicos também foram contemplados pelas ações de manejo sustentável dos resíduos. Desde 2022, a CEDAE passou a produzir composto orgânico através da compostagem. O projeto surgiu, inicialmente, como uma solução sustentável para o tratamento de aproximadamente 10kg de borras de café geradas por semana pelas máquinas do edifício de sua sede, e, posteriormente, para servir de composto orgânico rico em nutrientes, para ser utilizado como insumo agrícola para produção de mudas, plantio de hortaliças e adubação dos jardins nas unidades da CEDAE.
As ações de repensar e recusar foram baseadas nas atividades de educação ambiental promovidas pela CEDAE e consideradas estratégias prioritárias para o desenvolvimento sustentável das comunidades. A Companhia conta com os Centros de Visitação Ambiental (CVA) nas ETAs Guandu e Laranjal, que promovem a conscientização sobre preservação ambiental, descarte adequado de resíduos e os “5 R’s”. O público-alvo inclui estudantes, ONGs, associações de moradores e outras instituições.
Os programas, projetos e ações do Cedae + sustentável foram implementados de acordo com as seguintes etapas:
1. Concepção, estudo e planejamento
2. Aquisição de materiais e ferramentas;
3. Desenvolvimento de parcerias entre as equipes da CEDAE e outras empresas;
4. Treinamento das equipes envolvidas;
5. Preparação de material de divulgação;
6. Campanha de conscientização para colaboradores da CEDAE e para visitantes dos CVAs e de eventos;
7. Desenvolvimento das etapas do plano de ação elaborado; e
8. Avaliação dos resultados obtidos e readequação das estratégias.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Os programas apresentados, ao reduzirem tanto o consumo de materiais quanto os resíduos gerados nas unidades, e, consequentemente, a quantidade de resíduos sólidos, que seria encaminhada para aterros sanitários, contribuem para a diminuição do impacto das operações da CEDAE sobre o meio ambiente nos aspectos seguintes: diminuição de consumo de recursos naturais, aumento da taxa de reciclagem de resíduos, redução de poluição na cadeia de produção, redução da poluição e geração de gases de efeito estufa no processo de transporte de resíduos para a disposição e aterros sanitários e aumento da vida útil de aterros sanitários; Diminuição do aquecimento global e poluição de solos, águas subterrâneas e corpos hídricos, uma vez que a disposição, ainda que adequada, de resíduos sólidos em aterros sanitários gera subprodutos como o gás metano e chorume.
Ao realizar a compostagem, permitimos que a ciclagem natural desses resíduos seja realizada, retornando os nutrientes ao meio ambiente. Além disso, por ser um processo aeróbio, gera baixas quantidades de metano por tonelada de resíduo orgânico em comparação com formas de tratamento anaeróbio ou de disposição em aterro, contribuindo para a redução do aquecimento global.
As mudas cultivadas no composto obtido são distribuídas e fortalecem as ações de educação socioambiental. Além disso, há o benefício do reflorestamento por meio da doação das mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para os visitantes, além do envolvimento da comunidade diretamente nas práticas de conservação ambiental.
A conscientização ambiental dos colaboradores contribui para a sustentabilidade, já que promove mudança de hábitos e a multiplicação das ações ambientais.
As ações apresentadas também promovem o desenvolvimento do capital social das comunidades onde a CEDAE atua, uma vez que, ao doar os resíduos sólidos recicláveis para cooperativas, permitimos a geração de emprego e renda para seus membros e suas famílias, promovendo a dignidade, respeito e inclusão social. O aumento de renda das famílias gera desenvolvimento da economia e da comunidade local.
As ações de educação ambiental dentro e fora da Companhia constituem benefícios socioambientais em consonância com os ideais da Companhia e efetivam os princípios e diretrizes de sua Política ESG.
Com o objetivo de permitir que o acesso à educação ambiental a todos os segmentos da sociedade, o trabalho dos CVAs não se restringe aos limites da CEDAE. A equipe do CVAs realiza ações extramuros, levando o trabalho de educação ambiental às instituições de ensino para além dos muros da Companhia.
Ao longo do ano de 2023, também foram realizados eventos voltados para a educação ambiental, tais como o CEDAE Kids, o AmbientAção e o Meio Ambiente em Meia Hora. Cada evento visa abranger um tipo de público-alvo levando a educação ambiental ao máximo de pessoas possíveis.
O CEDAE Kids é um evento anual realizado durante a semana do dia das crianças, especialmente dedicado aos filhos dos colaboradores da Companhia. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência enriquecedora e educativa para as crianças participantes por meio da realização de atividades que não só buscam proporcionar entretenimento às crianças, mas também promover valores e consciência ambientais e de sustentabilidade.
O evento AmbientAção foi realizado no edifício sede da CEDAE para alunos do 6° ano do ensino fundamental de instituições públicas do entorno do prédio-sede da CEDAE, na faixa etária de 10 a 12 anos. Durante o evento, os alunos foram divididos em equipes que realizaram diversas atividades abordando temas ambientais.
Por fim, os principais resultados socioambientais alcançados com a prática de sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos da CEDAE no ano de 2023 foram:

• Eliminação do uso de copos plásticos descartáveis em toda a Companhia, deixando de gerar e dispor cerca de 300 mil copos por ano. Foram sensibilizados com palestras de conscientização e distribuídos kit’s para cerca de 4.0000 colaboradores da Cia.
• Realização de 3 leilões de inservíveis, com obtenção de aproximadamente 4 milhões de reais de receita e controle e emissão dos manifestos de resíduos (MTRs);
• Contratação de serviço externo para coleta, tratamento e descontaminação de 6.463 lâmpadas inservíveis armazenadas;
• Coleta e destinação de, aproximadamente, 6,5 toneladas de resíduos recicláveis à cooperativa que faz parte do projeto de Coleta Seletiva Solidária, representando mensalmente 20% de todo o resíduo gerado na unidade;
• Economia anual estimada de R$ 13.045,44 do transporte de material reciclável para destinação e de R$ 5.123,82 com a disposição desses resíduos em aterro sanitário;
• Foram deixados de destinar para aterro sanitário 2,7 toneladas de resíduos orgânicos transformados em adubo orgânico reduzindo os custos de disposição e os impactos ambientais nos aterros sanitários;
• Implantação e lançamento de programa de coleta seletiva na ETA Laranjal em 2023, e Guandu em 2024, com realização de treinamentos de conscientização e de participação no programa aos colaboradores e terceirizados lotados nesta unidade operacional;
• 186 crianças participantes do CEDAE kids e Ambientação; e
• 11.515 visitantes de 275 instituições diferentes, abrangendo 23 municípios do Estado do Rio de Janeiro e 4.408 mudas de espécies de árvores de mata atlântica doadas por meio dos CVAs das ETAs Guandu e Laranjal.

Gestão da Prática Relatada:

A CEDAE, ciente dos desafios do caminho de concretizar a sua agenda ESG, vem assumindo compromissos para alcançar as metas da Agenda 2030 da ONU, reduzir os riscos globais, bem como obter os retornos do desenvolvimento sustentável de suas operações. Nesse sentido, trabalha para incorporar os aspectos ESG em toda sua atuação, e vem se preparando e criando uma agenda de ações para tratar o tema de forma transversal em toda a empresa. Em 2023, assumiu o compromisso público com a sustentabilidade, com a redução das iniquidades sociais e o aprimoramento da governança socioambiental por meio da publicação de sua Política ESG.   O documento norteia os esforços da Companhia para produzir água de qualidade e em quantidade, levando em consideração as boas práticas ambientais, a redução da desigualdade social, os objetivos econômicos e as diretrizes da governança da CEDAE.
Na política é estabelecido que os valores e práticas ESG devem ser seguidos por todos os colaboradores, independentemente do vínculo empregatício, em todos os níveis hierárquicos, bem como é aplicável aos parceiros, fornecedores, prestadores de serviço, clientes, e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha a se relacionar com a CEDAE.
A Política ESG objetiva estabelecer princípios, diretrizes e normas de conduta para alinhar a governança da CEDAE e a tomada de decisões estratégicas voltadas às melhores práticas socioambientais e institucionaliza as ações socioambientais como fundamentais ao desenvolvimento da Companhia, dentre os compromissos públicos, destacam-se:

• Aprimorar continuamente a gestão dos impactos das operações da Companhia, buscando a proteção do meio ambiente, incluindo a sua preservação, bem como reduzindo as atividades poluentes, as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e a geração de resíduos sólidos, contribuindo, assim, para um futuro mais sustentável;
• Desenvolver e promover programas de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a importância da conservação da água, boas práticas de uso da água e do solo e a preservação de ecossistemas aquáticos;
• Incentivar a redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como diminuir o manejo de materiais tóxicos e não biodegradáveis, produzindo menos poluentes e contribuindo para uma atividade industrial e produtiva mais limpa e sustentável;
• Relacionar-se com as comunidades locais, sempre prezando pelo diálogo contínuo e transparente, contribuindo para o desenvolvimento local;

Para cada programa, projeto e ação apresentada houve uma etapa inicial de identificação do problema, uma etapa seguinte de concepção na qual as soluções para os problemas e as estratégias para enfrentá-los foram idealizadas e o posterior planejamento das ações.
Para cada etapa do planejamento, parcerias foram sendo formadas, sempre com apoio da liderança, uma vez que tais ações estavam previstas no compromisso da CEDAE institucionalizado pela Política ESG. Diversos desafios foram enfrentados ao longo da execução de cada etapa dos planos de ação, sendo o maior deles a conscientização ambiental dos colaboradores e a mudança de hábitos, se tratando de trabalho contínuo.
A avaliação da efetividade das ações implementadas é realizada por meio de monitoramento contínuo dos resultados e indicadores, do diagnóstico dos problemas apresentados e da avaliação dos resultados obtidos. Posteriormente, dependendo dos resultados alcançados, realiza-se a definição de novas estratégias e ações para enfrentar os problemas identificados e a readequação das metas e do plano de ação.
Porém, o mais importante é o compromisso assumido por diversos setores da Companhia para concretização das ações dos programas de gestão de resíduos e o envolvimento de diversas lideranças e da alta administração, tornando a presente prática perene, transversal, colaborativa, cooperativa a partir de ações coletivas e interdisciplinar, com o aproveitamento e a valorização da força de trabalho da CEDAE e os variados talentos internos, como:

• Assessoria de Gestão Ambiental, Departamento de Meio Ambiente e Coordenação de Resíduos Sólidos – realização da concepção, estudo e planejamento dos programas ambientais;
• Centros de Visitação Ambiental das ETAs Guandu e Laranjal – realização de palestras e vistas às unidades;
• Assessoria de Comunicação Social – divulgação;
• Assessoria de Marketing – produção de material e divulgação;
• Departamento de Suporte Usuários e Infraestrutura – divulgação nos e-mails corporativos;
• Departamento de Suprimentos – aquisição de materiais;
• Departamento de Transportes e Equipamentos e Logística – aluguel dos ônibus;
• Departamento de Serviço de Manutenção Predial – administração predial do Edifício Sede da CEDAE;
• Setores operacionais da Diretoria de Saneamento e Grande Operação – levantamento de lotes de sucatas para leilões;
• Gerência de contratos – contratações;
• Gerência de Controle Patrimonial – realização dos leilões de inservíveis;
• Diretoria jurídica – tramites administrativos dos leilões de inservíveis;
• Colaboradores conveniados da Fundação Santa Cabrini – coleta, segregação, armazenamento e pesagem dos resíduos sólidos;
• Cooperativas de reciclagem – recebimento, coleta e transporte dos resíduos recicláveis.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A maioria das práticas relatadas é passível de replicação, uma vez que não depende de nenhuma tecnologia robusta para implantação. Além da aquisição de materiais, requer apenas um olhar cuidadoso sobre os resíduos sólidos gerados no sentido de considerá-los um recurso com valor econômico e ambiental e de buscar soluções nem sempre usuais para cada tipo de resíduo. Além disso, a educação ambiental permeou todo o processo promovendo a conscientização ambiental dos colaboradores da CEDAE que foram imersos num ambiente de sustentabilidade no qual o conceito de saneamento foi introduzido e cada colaborador passou a entender a atividade fim da Companhia como um todo e não somente como uma empresa produtora de água potável. Nesse ambiente, foi possível desenvolver a criatividade, novos talentos e novas parcerias entre as equipes da Companhia.
As perspectivas futuras para a gestão dos resíduos sólidos da CEDAE são:
• Implantação dos programas de gerenciamento de resíduos sólidos em todas as unidades da Companhia;
• Ampliação da educação ambiental de estudantes e comunidade com a criação de quatro novos Centros de Visitação Ambiental (Imunana, Japeri, Acari-Tinguá e Acari-Xerém), com melhoria das atividades e ampliação das intervenções externas;
• Ampliação do programa de compostagem para outras unidades da Companhia, incluindo o plantio e produção de legumes e verduras orgânicas, bem como mudas de plantas ornamentais e espécies medicinais e aromáticas;
• Implantação de pontos de coleta de resíduos eletrônicos inservíveis na e respectiva destinação adequada;
• Implantação de pontos de coleta de medicamentos vencidos e respectiva destinação adequada;
• Doação aos colaboradores da CEDAE, assim como ao público externo em eventos, de adubo orgânico para plantas, produzido a partir da compostagem dos resíduos sólidos orgânicos;
• Doação aos colaboradores da CEDAE de mudas e plantas produzidas com a adubação do composto orgânico produzido e, na medida em que forem feitas as colheitas de tais vegetais, pretende-se retribuir, como forma de gratidão, aos colaboradores da CEDAE que contribuem com o descarte seletivo dos resíduos, deste modo, incentivando o comprometimento de todos os colaboradores da CEDAE com novos valores que priorizam o respeito e conservação do meio ambiente;
• Certificação do edifício sede da CEDAE pelo selo Lixo Zero.