ELECTROLUX DO BRASIL S/A
Antes do projeto do Electrolux Grou´p, a matéria-prima na forma reciclada, com as especificações necessárias para a fabricação dos eletrodomésticos não existia. Este pioneirismo envolveu muitos testes, amostras, reprovações, mudanças e aprovações até chegar ao plástico dentro dos parâmetros aceitáveis. E foi por meio da cooperação técnica dos times de fábrica e laboratórios da companhia com os fornecedores que isso foi desenvolvido pela primeira vez. Todo o PCR que usamos hoje foi criado especificamente para as nossas aplicações, considerando propriedades mecânicas, cor, etc.
Essa inovação está diretamente ligada ao posicionamento de marca e propósito do Electrolux Group.
O Electrolux Group visa oferecer experiências excelentes às pessoas (consumidores, colaboradores e comunidades), que caminham junto de metas claras frente à neutralidade climática na cadeia de valor, circularidade, gestão de resíduos, energia renovável, ética, diversidade e transparência. Por meio do plano estratégico “For de Better”, que compreende ações em todo o Grupo, a empresa está comprometida em estar na vanguarda da sustentabilidade, com metas ambiciosas até 2030 e com a inovação contínua em seus processos, produtos e serviços.
Desde 2015, temos uma estratégia global denominada “For The Better 2030”, baseada em dois principais pilares: zerar a emissão de carbono e tornar os nossos negócios circulares. Em 2019, no nosso aniversário global de 100 anos, formalizamos diversas metas sustentabilidade, divididas em três pilares e atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):
● Melhor Companhia: alcançar a neutralidade climática até 2030, usar recursos de forma mais eficiente, agir de forma ética – liderando em diversidade e preservando direitos humanos -, além de conduzir a cadeia de valor rumo à sustentabilidade.
● Melhores Soluções: melhorar as entregas em produtos, voltadas para o aumento de eficiência hídrica e energética, circularidade e redução do uso de materiais nocivos ao meio ambiente;
● Melhor Viver: Fomentar hábitos mais sustentáveis na sociedade, fazendo da alimentação sustentável a melhor escolha, fazendo com que as roupas durem o dobro do tempo com metade do impacto ambiental e tornando as residências mais saudáveis e sustentáveis por meio de soluções inteligentes para ar, água e chão.
Parte do plano de ação para atingir as metas climáticas que envolve o desenvolvimento de produtos com bom desempenho ambiental focados na eficiência energética e hídrica (Melhores Soluções), está a ampliação crescente do percentual de uso de matérias-primas recicladas, especialmente o plástico, para impulsionar o mercado de produtos eficientes, integrando a sustentabilidade nas marcas da empresa.
Temos metas públicas com KPIs claros dentro desse framework, incluindo ter 50% de plástico em nossos produtos até 2030, a meta mais ambiciosa do nosso setor, globalmente. Sabemos que o aço e o plástico são nossas matérias-primas com mais impacto no meio ambiente e para apoiar as ações de atingimento das metas realizamos análise do ciclo de vida de nossos produtos.
Dessa forma, parte do plano de ação para atingir as metas climáticas envolve o desenvolvimento de produtos com bom desempenho ambiental, focados na eficiência energética e hídrica, e com ampliação crescente o percentual de uso de matérias-primas recicladas, especialmente o plástico, para impulsionar o mercado de produtos eficientes, integrando a sustentabilidade nas marcas da empresa.
A meta global de 50% de plástico em nossos produtos até 2030, portanto, é uma das prioridades estratégicas da companhia.
O projeto de aumento do uso de plástico reciclado em nossos produtos envolve as fábricas do Electrolux Group Brasil, especialmente as localizadas em São Carlos (SP) e Curitiba (PR).
Antes do projeto do Electrolux Grou´p, a matéria-prima na forma reciclada, com as especificações necessárias para a fabricação dos eletrodomésticos não existia. Este pioneirismo envolveu muitos testes, amostras, reprovações, mudanças e aprovações até chegar ao plástico dentro dos parâmetros aceitáveis. E foi por meio da cooperação técnica dos times de fábrica e laboratórios da companhia com os fornecedores que isso foi desenvolvido pela primeira vez. Todo o PCR que usamos hoje foi criado especificamente para as nossas aplicações, considerando propriedades mecânicas, cor, etc.
Antes do projeto do Electrolux Grou´p, a matéria-prima na forma reciclada, com as especificações necessárias para a fabricação dos eletrodomésticos não existia. Este pioneirismo envolveu muitos testes, amostras, reprovações, mudanças e aprovações até chegar ao plástico dentro dos parâmetros aceitáveis. E foi por meio da cooperação técnica dos times de fábrica e laboratórios da companhia com os fornecedores que isso foi desenvolvido pela primeira vez. Todo o PCR que usamos hoje foi criado especificamente para as nossas aplicações, considerando propriedades mecânicas, cor, etc.
O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022.
Ainda no país, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol. Diante disso, a reciclagem de plásticos se tornou essencial para a manutenção da vida na Terra.
Aproximadamente 10% do impacto climático dos eletrodomésticos vem dos materiais utilizados em sua produção, sendo mais de 60% do aço e plástico. O uso de matéria-prima reciclada reduz significativamente este impacto.
No Electrolux Group realizamos análise de ciclo de vida de nossos produtos e temos o mapeamento das emissões de CO2 de cada uma das fases, desde extração da matéria-prima, passando pela manufatura até a destinação final dos produtos. As etapas que possuem maior intensidade carbônica são a de uso do produto por nossos consumidores e da extração e produção das matérias-primas dos equipamentos. Quando falamos de matéria-prima, plástico e aço são as duas com maior contribuição, então buscar soluções com menos impacto ambiental e climático é muito relevante. O plástico reciclado contribui nesta direção, reduzindo também o CO2 emitido durante a produção de nossos produtos.
Da Braskem, por exemplo, o Electrolux Group adquire, aproximadamente, 1.320 toneladas desse tipo de material, reduzindo a emissão de 739 toneladas de CO2 por ano, o que equivale, por exemplo, a mais de 100 voltas no planeta utilizando um veículo à combustão.
Além de reduzirmos o uso do plástico virgem, há outro detalhe muito importante nesse processo: o plástico reciclado utilizado nos produtos pode ser reciclado novamente e, assim, usado na fabricação de outro eletrodoméstico. Isso amplia ainda mais a importância da economia circular como base para diminuição das emissões de carbono. Indiretamente, estamos também estimulando toda uma cadeia de cooperativas e catadores.
Para atingir a qualidade exigida da matéria-prima reciclada, são feitos testes comparativos entre o plástico virgem e o reciclado. O material reciclado que chega do reciclador precisa atender determinados parâmetros de propriedades mecânicas para ser aprovado para uso em nossa manufatura. Entre os testes realizados, estão o de fluidez e a medição de tração, flexão e impacto, por exemplo. Por fim, no teste de confiabilidade, o teste é diretamente no produto.
Com cada fornecedor, o período mínimo entre o início desse o contato inicial até o uso do plástico adquirido, dura, no mínimo, oito meses. No contexto geral do projeto, esse tempo é muito maior. Durante este período todo, orientamos os parceiros sobre as propriedades necessárias no plástico e também de que forma eles poderiam aprender e se estruturar para atender nossas demandas. Esse acompanhamento variava de empresa para empresa, já que a cadeia de fornecimento de material reciclado no Brasil é bastante heterogênea. Ao mesmo tempo em que há players muito próximos dos catadores de lixo, existem empresas de grande porte e tecnologia, como a Braskem. No entanto, com todos eles, a troca de experiências foi essencial e constante.
Ao estabelecer a parceria técnica com os fornecedores para criação de novas matérias-primas recicladas, o Electrolux Group contribui para preparar esse mercado para atender novas demandas comerciais ou regulatórias. No Brasil, já há discussões e consultas públicas sobre exigência mínima de plástico reciclado em produtos. A Política Nacional de Economia Circular, aprovada no Senado Federal em março deste ano, tem o objetivo de estimular produtos mais duráveis, recicláveis e renováveis e menciona as embalagens plásticas.
Nas trocas com os parceiros, existe uma construção de massa crítica técnica que beneficia toda a cadeia. É um pontapé para a evolução do mercado brasileiro no fornecimento de plástico reciclado com alta qualidade para as indústrias em geral.