Ano: 2024

Aplicativo de Caronas Corporativas

SLC MAQUINAS LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A SLC Máquinas, concessionário John Deere para toda região norte do Rio Grande do Sul conta com 27 lojas em unidades localizadas em média à 100 km uma da outra e desde 2020 atua fortemente em projetos ligados a sustentabilidade.
Em 2023 lançou o 1º edital interno do Programa Minha Ideia no intuito de contribuir para o desenvolvimento da empresa e seus colaboradores assim estimulando a ideação e execução de soluções inovadoras e sustentáveis, fomentando assim projetos que visam solucionar problemas reais.

Sessenta e seis ideias foram cadastradas na 1ª edição e avaliadas pelo comitê de lideranças internas e dois consultores externos que por sua vez votaram para implementar a ideia do aplicativo de caronas corporativas. Os colaboradores vencedores receberam premiação em dinheiro, paga em folha de pagamento e receberam a missão de tirar o projeto do papel, ou seja, concretizá-lo até o final de 2023. Para compreender o grau de engajamento dos colaboradores com o Programa Minha Ideia e, principalmente nos benefícios sustentáveis do aplicativo de caronas corporativas, segue o depoimento de uma das integrantes da equipe vencedora da 1ª edição do Programa Minha Ideia.

“O Programa Minha Ideia está disponível para todos os colaboradores da empresa, independentemente da função ou nível hierárquico. Este programa incentiva a sugestão de ideias que possam fazer diferença na empresa. Na primeira edição, o tema foi sustentabilidade. Foi uma grande satisfação participar do programa e conquistar o primeiro lugar. Nosso time contribuiu com diversas ideias que impactaram positivamente a sustentabilidade da empresa. A ideia vencedora foi um aplicativo desenvolvido para criar um canal unificado onde todos os colaboradores pudessem identificar e compartilhar viagens entre unidades, eventos e trajetos semelhantes através da carona solidária. Além de facilitar o networking entre colegas de diferentes áreas, essa iniciativa ajudou a reduzir custos com deslocamentos e fretes, diminuir a quantidade de veículos corporativos em circulação e, principalmente, a emissão de poluentes” declara Denise Fagundes – Coordenadora de Administração de Pessoal da SLC Máquinas e integrante do grupo vencedor da 1ª edição do Programa Minha Ideia.

Desta forma, após pesquisas de mercado e estudos de adequações à realidade da empresa, o aplicativo denominado Bynd Caronas foi contratado. Ele permite que todos os colaboradores se cadastrem no aplicativo e compartilhem de caronas entre si. A adesão da empresa à cultura de utilização de aplicativo de carona corporativo se fundamenta em diversos aspectos relacionados à sustentabilidade, abaixo segue seus alguns de seus pontos chave:

– Redução das emissões de carbono: o uso de aplicativo de carona corporativo contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao incentivar o compartilhamento de veículos, menos carros estão nas estradas, resultando na diminuição da pegada de carbono das operações da empresa.

– Otimização do uso de recursos: com menos veículos sendo utilizados para o transporte de funcionários, otimiza-se os recursos naturais, como combustível e espaço viário. Isso também leva a redução nos custos operacionais associados ao transporte.

– Promoção da cultura de sustentabilidade: a adoção de aplicativos de carona corporativos serve como um exemplo concreto do compromisso da empresa com as práticas sustentáveis. Este ponto não apenas fortalece a imagem da empresa perante seus stakeholders, mas também motiva os funcionários a adotarem comportamentos mais sustentáveis.

– Melhoria na qualidade do ar e saúde pública: reduzir o número de veículos individuais nas estradas contribui para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, beneficiando a saúde pública e reduzindo os custos associados com doenças relacionadas à poluição atmosférica.

– Eficiência e produtividade: o aplicativo de carona ajuda a minimizar atrasos e melhorar a pontualidade, contribuindo para uma maior produtividade no ambiente de trabalho.

– Incentivo ao compartilhamento de recursos: a cultura de compartilhamento, promovida pelos aplicativos de carona corporativos, está alinhada com princípios de economia circular e sustentabilidade, encorajando o uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

– Engajamento e segurança no trânsito: estudos comprovam que quando alguém dá carona para outra pessoa, automaticamente e de forma inconsciente, o seu cérebro faz dirigir com mais cautela, atenção e segurança, dado que existem outras vidas sob sua responsabilidade

Em suma, a adesão da SLC Máquinas à utilização do aplicativo de carona corporativo não apenas oferece benefícios econômicos e logísticos, mas também reforça seu compromisso com práticas sustentáveis, impactando positivamente tanto o meio ambiente quanto a comunidade em que estão inseridas.

Relevância para o Negócio:

Desde 2020 a SLC Máquinas está revendo a sua estratégia de sustentabilidade com foco na agenda ESG. Com o auxílio de uma consultoria externa, está avançando no fomento a essa cultura e engajamento no tema, impulsionada também pela John Deere, da qual é concessionário.

A disseminação da cultura de sustentabilidade passa, especialmente, pela multiplicação de conceitos e oferta de soluções que dialogam com as diretrizes estratégicas da empresa. Nesse cenário, a redução de emissões de CO2 tem ganhado cada vez mais relevância para a empresa, tanto em relação às reduções, quanto em relação ao consequente controle de despesas com combustíveis considerando que a frota de 400 veículos transita diariamente dentro da área de atuação, seja em trajetos entre as 27 lojas ou em visitas à clientes, treinamentos, feiras e eventos.

A adesão da SLC Máquinas quanto a utilização do aplicativo de carona corporativo garante benefícios econômicos e logísticos, mas também reforça o compromisso com práticas sustentáveis, impactando positivamente tanto o meio ambiente quanto a comunidade em que estão inseridas. Nesse aspecto citamos 7 grandes eixos relevantes para o negócio.

1º eixo – Redução das emissões de carbono:
Desde a implementação do aplicativo de carona corporativa foram economizados 2,788 kg de CO2, ou seja, contribuiu para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao incentivar o compartilhamento de veículos, menos carros nas estradas, resultando assim na diminuição da pegada de carbono das operações da empresa.

2º eixo – Otimização do uso de recursos:
Com menos veículos sendo utilizados para o transporte de funcionários, há uma otimização dos recursos naturais, como combustível e espaço viário. Isso também leva a uma redução nos custos operacionais associados ao transporte.

3º eixo – Promoção da cultura de sustentabilidade:
Serve como exemplo concreto do compromisso da empresa com práticas sustentáveis. Isso não apenas fortalece a imagem da empresa perante seus stakeholders, mas também motiva os funcionários a adotarem comportamentos mais sustentáveis.

4º eixo – Melhoria na qualidade do ar e saúde pública:
Reduzir o número de veículos individuais nas estradas contribui para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, beneficiando a saúde pública e reduzindo os custos associados com doenças relacionadas à poluição atmosférica.

5º eixo – Eficiência e produtividade:
Ajuda a melhorar a pontualidade, contribuindo para uma maior produtividade no ambiente de trabalho.

6º eixo – Incentivo ao compartilhamento de recursos:
A cultura de compartilhamento está alinhada com princípios de economia circular e sustentabilidade, encorajando o uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

7º eixo – Engajamento e segurança no trânsito:
Estudos comprovam que quando alguém dá carona para outra pessoa de forma inconsciente, o cérebro faz dirigir com mais cautela dado que existem outras vidas sob sua responsabilidade.

8º eixo – Horas de Networking:
A empresa possui uma média de novecentos e oitenta colaboradores, ou seja, muitas vezes a maioria não se relaciona com todos em sua totalidade e a partir do aplicativo de caronas somamos mais de 2,265 horas de networking o que possibilita que colaboradores de diferentes áreas trocassem ideias.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Implementar o uso de adotar um aplicativo de carona corporativa em uma empresa com frota significativa de 400 veículos garante diversos aspectos inovadores e vantagens operacionais. Primeiramente, ao implementar essa solução, a empresa demonstra uma abertura para incorporar ideias de funcionários, o que fortalece o engajamento e a participação deles nas iniciativas da empresa. Essa abordagem não só fomenta um ambiente de inovação interna, mas também resulta em soluções que beneficiam diretamente a estratégia de sustentabilidade que a empresa vem desenvolvendo desde 2020.

Ao usar o aplicativo de carona corporativa podemos gerir de forma mais eficiente a frota existente porque ao invés de cada funcionário usar o veículo de forma individual, a plataforma possibilita o compartilhamento de viagens, otimizando assim o uso dos recursos disponíveis. Ou seja, isso não apenas reduz custos operacionais com combustível e manutenção, mas também contribui na redução das emissões de carbono e está em conformidade com metas ambientais estabelecidas pela empresa na sua estratégia de sustentabilidade.

Outro aspecto inovador é o potencial de melhorar a logística interna e os deslocamentos dos funcionários. Com um aplicativo dedicado, a empresa pode integrar funcionalidades como roteirização eficiente, acompanhamento das viagens e gestão de horários, o que aumenta a eficiência operacional e a pontualidade dos funcionários. Isso não apenas melhora a experiência do colaborador, mas impacta positivamente na produtividade geral da empresa.

O aplicativo comporta o cadastramento de todas as unidades (lojas) da empresa e os funcionários que serão os motoristas podem programar sua viagem cadastrando o dia, hora, local da saída e destino, onde outros funcionários que desejam carona, podem acessar e se cadastrar como caroneiro. O aplicativo também permite o envio de mensagens para colegas e o envio de malotes internos, possibilitando o rastreio deles, onde anteriormente havia um índice de extravio de documentos.

Cada funcionário ao usar o aplicativo acumula pontos a cada carona registrada.

Em resumo, a utilização do aplicativo de carona corporativo pelos funcionários da SLC Máquinas, com frota considerável, não apenas impulsiona a eficiência operacional e a gestão de recursos, mas demonstra o compromisso tangível com a sustentabilidade e a inovação contínua. Ao integrar essa solução, a empresa não só atendeu às expectativas dos funcionários e das partes interessadas, como também se posicionou estrategicamente para enfrentar desafios futuros e aproveitar oportunidades de crescimento sustentável.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A SLC Máquinas, concessionário John Deere para toda região norte do Rio Grande do Sul conta com 27 lojas em unidades localizadas em média à 100 km uma da outra e desde 2020 atua fortemente em projetos ligados a sustentabilidade.
Em 2023 lançou o 1º edital interno do Programa Minha Ideia no intuito de contribuir para o desenvolvimento da empresa e seus colaboradores assim estimulando a ideação e execução de soluções inovadoras e sustentáveis, fomentando assim projetos que visam solucionar problemas reais.

Sessenta e seis ideias foram cadastradas na 1ª edição e avaliadas pelo comitê de lideranças internas e dois consultores externos que por sua vez votaram para implementar a ideia do aplicativo de caronas corporativas. Os colaboradores vencedores receberam premiação em dinheiro, paga em folha de pagamento e receberam a missão de tirar o projeto do papel, ou seja, concretizá-lo até o final de 2023. Para compreender o grau de engajamento dos colaboradores com o Programa Minha Ideia e, principalmente nos benefícios sustentáveis do aplicativo de caronas corporativas, segue o depoimento de uma das integrantes da equipe vencedora da 1ª edição do Programa Minha Ideia.

“O Programa Minha Ideia está disponível para todos os colaboradores da empresa, independentemente da função ou nível hierárquico. Este programa incentiva a sugestão de ideias que possam fazer diferença na empresa. Na primeira edição, o tema foi sustentabilidade. Foi uma grande satisfação participar do programa e conquistar o primeiro lugar. Nosso time contribuiu com diversas ideias que impactaram positivamente a sustentabilidade da empresa. A ideia vencedora foi um aplicativo desenvolvido para criar um canal unificado onde todos os colaboradores pudessem identificar e compartilhar viagens entre unidades, eventos e trajetos semelhantes através da carona solidária. Além de facilitar o networking entre colegas de diferentes áreas, essa iniciativa ajudou a reduzir custos com deslocamentos e fretes, diminuir a quantidade de veículos corporativos em circulação e, principalmente, a emissão de poluentes” declara Denise Fagundes – Coordenadora de Administração de Pessoal da SLC Máquinas e integrante do grupo vencedor da 1ª edição do Programa Minha Ideia.

Desta forma, após pesquisas de mercado e estudos de adequações à realidade da empresa, o aplicativo denominado Bynd Caronas foi contratado. Ele permite que todos os colaboradores se cadastrem no aplicativo e compartilhem de caronas entre si. A adesão da empresa à cultura de utilização de aplicativo de carona corporativo se fundamenta em diversos aspectos relacionados à sustentabilidade, abaixo segue seus alguns de seus pontos chave:

– Redução das emissões de carbono: o uso de aplicativo de carona corporativo contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao incentivar o compartilhamento de veículos, menos carros estão nas estradas, resultando na diminuição da pegada de carbono das operações da empresa.

– Otimização do uso de recursos: com menos veículos sendo utilizados para o transporte de funcionários, otimiza-se os recursos naturais, como combustível e espaço viário. Isso também leva a redução nos custos operacionais associados ao transporte.

– Promoção da cultura de sustentabilidade: a adoção de aplicativos de carona corporativos serve como um exemplo concreto do compromisso da empresa com as práticas sustentáveis. Este ponto não apenas fortalece a imagem da empresa perante seus stakeholders, mas também motiva os funcionários a adotarem comportamentos mais sustentáveis.

– Melhoria na qualidade do ar e saúde pública: reduzir o número de veículos individuais nas estradas contribui para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, beneficiando a saúde pública e reduzindo os custos associados com doenças relacionadas à poluição atmosférica.

– Eficiência e produtividade: o aplicativo de carona ajuda a minimizar atrasos e melhorar a pontualidade, contribuindo para uma maior produtividade no ambiente de trabalho.

– Incentivo ao compartilhamento de recursos: a cultura de compartilhamento, promovida pelos aplicativos de carona corporativos, está alinhada com princípios de economia circular e sustentabilidade, encorajando o uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

– Engajamento e segurança no trânsito: estudos comprovam que quando alguém dá carona para outra pessoa, automaticamente e de forma inconsciente, o seu cérebro faz dirigir com mais cautela, atenção e segurança, dado que existem outras vidas sob sua responsabilidade

Em suma, a adesão da SLC Máquinas à utilização do aplicativo de carona corporativo não apenas oferece benefícios econômicos e logísticos, mas também reforça seu compromisso com práticas sustentáveis, impactando positivamente tanto o meio ambiente quanto a comunidade em que estão inseridas.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

O aplicativo denominado Bynd Caronas foi disponibilizado para uso em setembro de 2023, inicialmente em fase de teste e após divulgado através de uma capacitação on-line para 100% do quadro de funcionários.

Por se tratar de uma mudança cultural grande, a empresa fez movimentos de engajamento gradativo, com divulgação mensal de resultados e em junho de 2024 realizou uma live geral com o fornecedor do aplicativo para todo os funcionários com o objetivo de intensificar o uso. Os dados de resultado são apurados mensalmente e divulgados nas redes internas de comunicação.

Desde a implementação efetiva, em setembro de 2023 até junho de 2024 registramos no aplicativo Bynd 318 cadastros de funcionários ativos, 2.022 caronas realizadas, 2.366 horas de networking e 2.912 kg de CO2 economizados. Esses números foram conquistados por meio de uma campanha de comunicação interna. Nessa proposta, foi realizada em junho uma live extra que gerou 81 novos cadastros.

Além desses indicadores disponibilizados para consulta por meio de um painel no BI (business intelligence) a empresa acompanha a evolução de várias métricas relacionadas ao aplicativo e notou a redução na conta de combustíveis que representou no acumulado de janeiro a junho de 2024 a redução de 26,7% abaixo do orçado. Essa redução tem a ver com a otimização do uso dos veículos e o aplicativo tem contribuído para esse resultado, além de também a empresa estar em uma intensificação de redução de custos em todas as contas. Esse resultado pode ser comprovado pelo demonstrativo de resultado gerencial, ou seja, despesa com combustíveis orçado para o ano de 2024 de dois milhões seiscentos e setenta e nove mil e quatrocentos reais versus o realizado de um milhão oitocentos e cinquenta e quatro mil e oitocentos e sessenta e cinco mil reais, representando uma economia de mais de oitocentos mil reais no período de janeiro a junho de 2024.

Como forma de estimular a utilização, é disponibilizado aos funcionários o benefício de premiação, ou seja, o funcionário vai acumulando pontos. A cada 10 pontos Bynd acumulados, o usuário tem direito a solicitar troca por 1 ponto Livelo (programa de pontos em compras online em sites parceiros) durante o contrato.

Seguindo critérios de gamificação, o aplicativo fornece a informação dos pontos e a empresa divulga os dados dos rankings mensalmente, tanto dos motoristas como dos caroneiros.

Em junho de 2024 houve o 1º resgate de 10.000 pontos por parte do funcionário motorista vencedor do ranking – Juliano Nascimento – Especialista em Logística na SLC Máquinas que foi convidado a dar seu depoimento na última live em junho.

“Para mim, o aplicativo do Bynd proporcionou uma interação mais rica entre colegas de diferentes áreas, algo que não teria a oportunidade de fazer no dia a dia. Com o aplicativo, posso me conectar com esses colegas e, além disso, acumular pontos que podem ser trocados no site da Livelo. Já acumulei 100.000 pontos e os troquei por dinheiro, que foi depositado instantaneamente na minha conta” relata Juliano.

Gestão da Prática Relatada:

O projeto do aplicativo Bynd caronas corporativas nasceu através do Programa Minha Ideia, estrategicamente pensado para engajar os funcionários na cultura voltada a inovação associada à sustentabilidade. O Programa foi formatado em edital e a ideia passou pela avaliação de um Comitê de Lideranças estratégicas das áreas de negócios da empresa e com a expertise de dois especialistas externos em inovação e sustentabilidade.

Após a avaliação do Comitê, a ideia foi levada a apreciação da Diretoria da SLC Máquinas, tendo em vista a necessidade de avaliação de investimento de R$ 2.600,00 de taxa de programação/implantação do aplicativo e mensalidade de R$ 2.600,00 mensais corrigidos anualmente pelo IPCA.

Para divulgação e abordagem do programa, a Direção e a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Sustentabilidade da empresa proporcionaram aos colaboradores, em 23 de março de 2023, 45 minutos de live. Na ocasião a palavra ficou a cargo do empreendedor Maurício Schneider que abordou temas de inovação e sustentabilidade, o palestrante é referência em sustentabilidade e participou do Finance Sustainable Summit das Nações Unidas em Genebra e do Change Now Summit em Paris, o maior encontro de negócios de impacto do mundo. Imersos nessa breve experiência os colaboradores puderam absorver insights de como estimular a ideação, o pensamento inovador, os impactos positivos da criatividade nos negócios e quebrar o tabu de que soluções inovadoras requerem altos investimentos, mas sim, pensar simples de forma inovadora.

Foi nesse viés estratégico que surgiram as ideias e foi implementado o Bynd Caronas. A gestão do aplicativo está a cargo da Gerência de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Sustentabilidade da SLC Máquinas e regularmente são realizadas ações de comunicação para estímulo ao uso.

Abaixo algumas curiosidades divulgadas sequencialmente nos canais internos de comunicação da empresa (WhatsApp corporativo, e-mails e intranet):

Lista de informações/curiosidades sobre o universo da carona/mobilidade:

– Você sabia que ao pegar carona você deixa de emitir CO2 na atmosfera? Se você pegar carona 3x por semana (deixando o carro em casa), em apenas 6 meses a sua redução de emissões de carbono é equivalente ao plantio de uma árvore na mata atlântica.

– Você sabia que mais da metade dos deslocamentos motorizados nas cidades acontecem em razão do trabalho?

– O Brasil é o 5º país que mais emite CO2 e gases equivalentes do efeito estufa provenientes do transporte, perdendo apenas para Estados Unidos, China, Índia e Rússia.

– A taxa de ocupação de um carro é de aproximadamente 1.2 pessoas, o que significa que todos os carros trafegam com 3 a 4 assentos livres para caronas.

– Uma pessoa que mora em São Paulo respira um ar tão poluído que o efeito em seu pulmão é o equivalente a fumar 2 cigarros por dia.

– Estudos mostram que quando você dá carona para alguém, automaticamente e de forma inconsciente, o seu cérebro te faz dirigir com mais cautela, atenção e segurança, dado que existem outras vidas sob sua responsabilidade.

– 60% dos leitos de UTI (públicos e privados) são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito e 50% das vagas nos centros cirúrgicos do SUS também. Caronas aumentam a segurança no trânsito porque tiram carros das ruas e tornam a direção mais cautelosa e segura também.

– Se todas as pessoas estivessem dispostas a dar e receber caronas as vagas de estacionamento não seriam mais um problema, sobrariam vagas para todos.

– 30% do trânsito nas grandes cidades está diretamente relacionado com a redução de velocidade de pessoas que estão rodando buscando vagas de estacionamento.

– Escolher etanol ao abastecer o seu carro é ótimo para a sua saúde e para o planeta. Além de emitir menos de 1/3 de CO2 quando comparado com a gasolina, ele ainda emite de 2 a 3 vezes menos material particulado fino em sua queima, que é o poluente mais nocivo para a saúde humana.

Como forma de incentivar o uso do aplicativo, a disseminação dele ocorre nos mais diversos materiais de comunicação interna, como é o caso da reunião de Alinhamento de Estratégia que envolveu todas as lideranças da empresa e que foi reforçado a importância do uso de caronas através do Bynd.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Na implementação do aplicativo, inicialmente a empresa focou na utilização interna, ou seja, para uso entre os funcionários com os veículos da frota, onde todas as Unidades/Lojas foram cadastradas no aplicativo com seus respectivos endereços. No entanto, visando a disseminação e continuidade do uso as funcionalidades foram sendo ampliadas, ou seja, a inclusão da utilização do aplicativo para envio de malotes/documentos que também podem ser classificados e pontuados (anteriormente os malotes eram enviados por transportadora e muitas vezes eram extraviados, com o Bynd ganha-se agilidade na entrega) e a possibilidade de os funcionários utilizarem o aplicativo para compartilharem caronas no trajeto para a empresa com seus carros particulares. Essa funcionalidade tem grande adesão principalmente pelos funcionários da Unidade Matriz de Cruz Alta que tem o maior número de cadastrados (127 cadastros). Ocorre que em Cruz Alta, embora uma cidade com aproximadamente 58.913 habitantes, conforme Censo de 2022, não possui uma logística de linhas de ônibus que atenda os funcionários da loja, considerando que mesma está localizada na BR 158, distante do centro e bairros. O aplicativo beneficia e dissemina a cultura das caronas e a integração entre colegas. Os rankings dos motoristas e caroneiros de Cruz Alta estão liderando as pontuações ao longo desses meses de utilização.

Com o intuito de tornar o uso do aplicativo cada vez mais usual a empresa montou um plano de comunicação, onde os comunicados são gradativamente divulgados nos canais de comunicação interna (WhatsApp corporativo, e-mails e intranet).

Além do plano de comunicação, foram confeccionados adesivos para serem colocados na parte interna de todos os veículos da frota para lembrar os funcionários sobre a utilização, seja por parte do motorista como pelo caroneiro.

Em 20 de junho a empresa proporcionou uma nova live com o desenvolvedor do aplicativo – Gustavo Gracitelli no intuito de intensificar o uso do aplicativo e para sanar possíveis dúvidas. Foram convidados 100% dos funcionários e a abertura foi realizada pelo Diretor Comercial e Operações – Anderson Strada. Na ocasião 80% do quadro de funcionários participou e quem realizou o cadastro nessa data concorreu a 1.000 pontos Bynd. A vencedora do sorteio foi a funcionária Grace Correa de Araújo – Assistente de Serviços da Unidade de Montenegro.

Compartilhamos o link onde as informações atualizadas são acompanhadas pela área gestora: https://redash.Bynd.com.br/public/dashboards/2Jf0sfK0fSsiqYhGy9TdJUuKWGCsilNuKbF5D6ei?org_slug=default