Ano: 2024

Seguros acessíveis para 3ª idade e assistências de saúde

CARDIF DO BRASIL VIDA E PREVIDENCIA S/A

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

A BNP Paribas Cardif é uma companhia de origem francesa que atua em mais de 30 países, líder mundial em seguro de crédito e maior especialista em seguros massificados do Brasil, onde atua desde 2000 desenvolvendo soluções de proteção distribuídas por meio de parceiros estratégicos nos mercados de bancos tradicionais e de montadoras, varejo e nativos digitais. A companhia possui mais de 25 milhões de contratos ativos e comercializa, aproximadamente, 1.2 milhão de novas apólices por mês.

Com o propósito de tornar os seguros mais acessíveis aos brasileiros, trabalhamos para levar produtos que realmente atendam às necessidades dos clientes e, especialmente, oferecer novas opções de seguros a grupos minoritários, como os idosos que, atualmente, representam 10% da população brasileira e até 2050 serão 30% e possuem poucas opções de seguros que podem ser contratados neste momento da vida.

Com foco neste público, em parceria com o Banco BRB e a BRB Seguros, em outubro de 2023 lançamos o Crédito Protegido Sênior, um seguro prestamista (que garante a quitação ou amortização de empréstimos) inovador no mercado com coberturas que incluem morte natural ou acidental e invalidez permanente total por acidente. Ele contribui no acesso ao crédito para pessoas entre 71 e 85 anos, além de protegê-los de possíveis imprevistos. Este é um público que tem pouquíssimas oportunidades de crédito e seguro no mercado, mas acreditamos que, como as pessoas estão vivendo cada vez mais, elas precisam continuar sendo atendidas em todas as esferas, cuidando da saúde, da qualidade de vida e tendo suporte para realizações financeiras, independentemente da idade.

Com o Crédito Protegido Sênior, apostamos na longevidade da população, pois sabemos que o brasileiro vive cada vez mais e com mais saúde. Além de oferecer novas soluções de seguros, esse produto tangibiliza nossa preocupação com a promoção da inclusão e coloca em prática o que acreditamos que é a função social que o seguro exerce.

Já para atender a população na esfera de saúde, levamos em conta que 75% dos brasileiros não possuem planos de saúde (Agência Nacional de Saúde) e que contar com o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pode ser demorado em alguns casos. Para atender essa parcela da população, lançamos em setembro de 2023, em parceria com o Magalu, o Proteção Saúde, um seguro com cobertura para diagnósticos de doenças graves como câncer, AVC e infarto, mas que conta com um diferenciado e exclusivo programa de assistências para a saúde dos clientes.

Com valor acessível e mensalidades que partem de R$22,80 no plano individual e R$32,40 no plano familiar, os clientes têm acesso a:
– Telemedicina e Telepsicologia: consultas por vídeo ilimitadas sem a necessidade de sair de casa com clínico geral e psicólogos. Além de dezenas de especialidades como cardiologia, pediatria, neurologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, entre outros, com preço fixo de R$ 90,00;

– Descontos em consultas e exames presenciais: economia de até 80% em consultas médicas e exames, como Ressonância Magnética, Raio-x, Ultrassonografia etc., em uma ampla rede credenciada por todo Brasil.

Com esse lançamento, a BNP Paribas Cardif amplia seu portfólio e reforça seu propósito de oferecer seguros mais acessíveis, com serviços de qualidade, atendimento ágil, tecnologia e preços justos. Esse produto democratiza o acesso à saúde, já que a telemedicina e telepsicologia permitem que pessoas de regiões remotas e com difícil acesso possam se consultar com especialistas e cuidar da sua saúde física e mental.

Relevância para o Negócio:

O Crédito Protegido Sênior está sendo muito bem aceito pelo mercado, em oito meses de lançamento tivemos mais de 4.4 mil contratações, o que representa aumento de 15% do total de Seguros Prestamistas emitidos pela BNP Paribas Cardif.

O Proteção Saúde tem a média de 8 mil contratações ao mês, além de:
– Menos de 2% de cancelamento
– 67% do uso é em consultas realizadas via telemedicina
– 64% dos agendamentos são realizados online, via portal ou WhatsApp

Com o alto nível de contratação dos produtos e uso das assistências, confirmamos que essas eram parcelas da população que careciam de seguros que realmente atendessem as suas necessidades.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

O Crédito Protegido Sênior é um produto inovador no mercado, visto que os segmentos de seguros e financeiro, no geral, oferecem pouquíssimas opções para pessoas acima de 70 anos, pelo risco ser maior. Mas, a BNP Paribas Cardif, o Banco BRB e a BRB Seguros, entenderam que essa é uma parcela da população que precisa se manter segura na realização das suas conquistas. Precisamos nos adaptar às tendências do consumidor e mudança de perfil, já que com o aumento crescente da expectativa de vida dos brasileiros nos últimos anos e com essa população sendo cada vez mais ativa (movimentam R$1,6 trilhão por ano no Brasil), precisam ter mais oferta de crédito e oportunidades para se protegerem em momentos de dificuldade.

O Proteção Saúde, sendo um seguro para cobertura de doenças graves e não de saúde diretamente, está entre os produtos com maior quantidade de assistências para saúde do mercado, sendo uma opção acessível capaz de atender brasileiros de todas as regiões com telemedicina. Além disso, é um produto que, até o momento, é vendido apenas em parceria com o Magalu – em suas lojas e em breve no site – de forma individual, ou seja, não é necessário comprar nenhum outro produto para adquiri-lo.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A BNP Paribas Cardif é uma companhia de origem francesa que atua em mais de 30 países, líder mundial em seguro de crédito e maior especialista em seguros massificados do Brasil, onde atua desde 2000 desenvolvendo soluções de proteção distribuídas por meio de parceiros estratégicos nos mercados de bancos tradicionais e de montadoras, varejo e nativos digitais. A companhia possui mais de 25 milhões de contratos ativos e comercializa, aproximadamente, 1.2 milhão de novas apólices por mês.

Com o propósito de tornar os seguros mais acessíveis aos brasileiros, trabalhamos para levar produtos que realmente atendam às necessidades dos clientes e, especialmente, oferecer novas opções de seguros a grupos minoritários, como os idosos que, atualmente, representam 10% da população brasileira e até 2050 serão 30% e possuem poucas opções de seguros que podem ser contratados neste momento da vida.

Com foco neste público, em parceria com o Banco BRB e a BRB Seguros, em outubro de 2023 lançamos o Crédito Protegido Sênior, um seguro prestamista (que garante a quitação ou amortização de empréstimos) inovador no mercado com coberturas que incluem morte natural ou acidental e invalidez permanente total por acidente. Ele contribui no acesso ao crédito para pessoas entre 71 e 85 anos, além de protegê-los de possíveis imprevistos. Este é um público que tem pouquíssimas oportunidades de crédito e seguro no mercado, mas acreditamos que, como as pessoas estão vivendo cada vez mais, elas precisam continuar sendo atendidas em todas as esferas, cuidando da saúde, da qualidade de vida e tendo suporte para realizações financeiras, independentemente da idade.

Com o Crédito Protegido Sênior, apostamos na longevidade da população, pois sabemos que o brasileiro vive cada vez mais e com mais saúde. Além de oferecer novas soluções de seguros, esse produto tangibiliza nossa preocupação com a promoção da inclusão e coloca em prática o que acreditamos que é a função social que o seguro exerce.

Já para atender a população na esfera de saúde, levamos em conta que 75% dos brasileiros não possuem planos de saúde (Agência Nacional de Saúde) e que contar com o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pode ser demorado em alguns casos. Para atender essa parcela da população, lançamos em setembro de 2023, em parceria com o Magalu, o Proteção Saúde, um seguro com cobertura para diagnósticos de doenças graves como câncer, AVC e infarto, mas que conta com um diferenciado e exclusivo programa de assistências para a saúde dos clientes.

Com valor acessível e mensalidades que partem de R$22,80 no plano individual e R$32,40 no plano familiar, os clientes têm acesso a:
– Telemedicina e Telepsicologia: consultas por vídeo ilimitadas sem a necessidade de sair de casa com clínico geral e psicólogos. Além de dezenas de especialidades como cardiologia, pediatria, neurologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, entre outros, com preço fixo de R$ 90,00;

– Descontos em consultas e exames presenciais: economia de até 80% em consultas médicas e exames, como Ressonância Magnética, Raio-x, Ultrassonografia etc., em uma ampla rede credenciada por todo Brasil.

Com esse lançamento, a BNP Paribas Cardif amplia seu portfólio e reforça seu propósito de oferecer seguros mais acessíveis, com serviços de qualidade, atendimento ágil, tecnologia e preços justos. Esse produto democratiza o acesso à saúde, já que a telemedicina e telepsicologia permitem que pessoas de regiões remotas e com difícil acesso possam se consultar com especialistas e cuidar da sua saúde física e mental.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

De acordo com o Censo de 2022, temos cerca de 12 milhões de brasileiros entre 70 e 85 anos, população que tem pouquíssimas oportunidades de crédito e seguro para crédito, quando tem, são valores exorbitantes de juros e parcelas. A BNP Paribas Cardif, o Banco BRB e a BRB Seguros se uniram para viabilizar um produto que siga uma tabela justa de valores e que atenda essa parcela da população, que também tem necessidade e direito de crédito por diversos fatores, mas que também precisam ter segurança caso não possam arcar com o financiamento por motivos de acidente ou falecimento. O produto foi elaborado para incluir essas pessoas no mercado, de acordo com as suas necessidades.

Por ser um país muito extenso, o Brasil tem muitas dificuldades de acesso em diversos segmentos, sendo a saúde um deles. Com menos de um ano do lançamento, o Proteção Saúde já atende mais de 80 mil pessoas de todo o país, facilitando o acesso à saúde através da telemedicina para pessoas que vivem nas regiões mais remotas, além de uma plataforma personalizada de agendamento, que pode ser feito por meio da geolocalização do segurado, garantindo ainda mais praticidade para marcar consultas presenciais, exames e atendimentos complementares que também fazem parte da rede credenciada, como massagem, acupuntura, peeling e Reeducação Postural Global (RPG) e um clube de benefícios com ofertas especiais em educação, lazer, compras e parcerias exclusivas do Magalu.

Gestão da Prática Relatada:

Os diretores de todas as áreas têm relação muito próxima com os seus times e parceiros, sempre que é vista uma oportunidade de um novo produto, melhorias e inovação estão abertos para viabilizar e apresentar ao Comitê Executivo, que auxilia muito no processo de agilidade para aprovação com a Regional Latam e Casa Matriz (França) para implantação.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Ambos os produtos podem ser replicados para os mais de 20 parceiros de negócios que a BNP Paribas Cardif tem, com a possibilidade de adequações necessárias de acordo com o perfil de cada parceiro e seus clientes finais.

Também tem potencial de ser disseminado em diversos países que a BNP Paribas Cardif atua . Por sermos uma empresa global, temos como premissa compartilhar cases e inovações de sucesso com as operações de outros países