C&A MODAS S.A.
A C&A Brasil, em parceria com o movimento Sou de Algodão, lançou uma coleção feminina de jeans rastreável. Essa ação é viabilizada pelo SouABR, programa de rastreabilidade via tecnologia blockchain, que garante a transparência da jornada de produção de cada peça, desde o plantio do algodão com certificação socioambiental até o guarda-roupa das consumidoras.
Este lançamento contou com o blend de 53.460kg de algodão produzidos em cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio e 3.713,40 m de tecidos da Santana Textiles, que, após o trabalho da confecção Emphasis, resultaram em 2.500 calças jeans rastreadas. As peças estarão disponíveis em 53 lojas físicas pelo Brasil, além do app e do site da C&A.
As novas peças combinam atributos sustentáveis – já que é natural e biodegradável, além de serem produzidas preservando recursos naturais e respeitando os biomas – e a rastreabilidade na moda, um pioneirismo brasileiro.
Esta coleção representa uma aceleração no processo de ampliação da rastreabilidade das coleções lançadas da varejista. Esse mecanismo proporciona uma conexão tangível entre o consumidor e o processo de produção, porque permite que cada peça conte a história de seu caminho, desde a plantação do algodão até chegar às mãos da nossa cliente. Para a C&A, contar essa história é muito importante, é o nosso compromisso com a responsabilidade e a transparência.
Avançando no compromisso de promover uma moda com impacto positivo para trabalhadores, clientes e meio ambiente, a C&A Brasil, em parceria com o movimento Sou de Algodão, realizou lançamento de suas duas coleções femininas de jeans rastreável. Essa ação é viabilizada pelo SouABR, programa de rastreabilidade via tecnologia blockchain, que garante a transparência da jornada de produção de cada peça, desde o plantio do algodão com certificação socioambiental até o guarda-roupa das consumidoras.
O segundo lançamento contou com o blend de 53.460kg de algodão produzidos em cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio e 3.713,40 m de tecidos da Santana Textiles, que, após o trabalho da confecção Emphasis, resultaram em 2.500 calças jeans rastreadas. As peças estarão disponíveis em 53 lojas físicas pelo Brasil, além do app e do site da C&A, a partir de 19 de fevereiro de 2024.
As novas peças combinam atributos sustentáveis – já que é natural e biodegradável, além de ser produzida preservando recursos naturais e respeitando os biomas – e a rastreabilidade na moda, um pioneirismo brasileiro.
Este lançamento também contou com um evento com a participação da Maria Prata e outras especialistas no tema, além de reportagens espontâneas em veículos como: Valor Econômico, Harper’s Bazaar Online, CicloVivo, Textile Industry
O jeans é a categoria de produto mais relevante para a C&A tanto em valores de venda quanto em importância para o cliente. Assim, esse projeto foi capaz de implementar tecnologia e transparência no nosso produto de maior importância.
Passos seguidos para garantir o sucesso do projeto e a continuidade da inovação em nossos produtos e rede de fornecimento
1. Levantamento das soluções de rastreabilidade disponíveis
2. Parceria com Movimento Sou de Algodão
3. Engajamento dos parceiros da rede de fornecimento
4. Engajamento interno dos times comerciais
5. Desenvolvimento da coleção
6. Produção com processo de rastreabilidade
7. Engajamento das áreas de marketing e comunicação
8. Preparação do site de rastreabilidade
9. Venda com etiqueta e QR-code para rastreabilidade
1. Levantamento das soluções de rastreabilidade disponíveis:
A área de gestão ambiental da rede fornecimento em alinhamento com as necessidades da C&A em ter produtos com rastreabilidade e atenta as necessidades do mercado de promover mais transparência de forma comprovado aos produtos, iniciou em 2022 uma busca no mercado por soluções confiáveis para serem utilizadas em produtos C&A. Explorando a rastreabilidade física, rastreabilidade fiscal e por Blockchain. Nesse processo de busca surgiu a oportunidade de parceria com o movimento sou de algodão.
2. Parceria com Movimento Sou de Algodão:
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
A partir desse alinhamento com as necessidades da C&A, uma parceria entre C&A e ABRAPA é firmada para o desenvolvimento da rede de fornecimento e lançamento de coleções recorrentes com rastreabilidade. Um dos pontos mais importantes do projeto é o compromisso dos dois parceiros em ter o desenvolvimento contínuo para ampliar a quantidade produtos rastreáveis.
3. Engajamento dos parceiros da rede de fornecimento:
Com a parceria firmada com entre ABRAPA e C&A, inicia-se o processo de engajamento da rede fornecimento iniciando se com a busca de tecelagens de jeans preparadas para o desenvolvimento de tecidos rastreáveis, depois o engajamento de confecções capacitadas a implantarem o sistema de rastreabilidade pode Blockchain em seus processos.
Assim a primeira coleção foi realizada com a Vicunha como tecelagem e Emphasis como confecção
Já a segunda coleção expandindo os parceiros de tecelagem realizamos com a Santana como tecelagem e mantivemos a Emphasis como confecção.
4. Engajamento interno dos times comerciais:
Para garantir a continuidade dos produtos com rastreabilidade os times Comerciais, de Estilo, de Produto e de Sourcing foram engajados no projeto com a criação de um grupo de trabalho com reuniões semanais até o lançamento da primeira coleção e reuniões quinzenais após o primeiro lançamento para garantir o alinhamento do tema e manter o engajamento de todas as partes e assim permitir que a inovação da rastreabilidade por Blockchain possa se tornar parte rotina do desenvolvimento dos produtos, assim garantindo um caminho para o atingimento dos compromissos da companhia até 2030.
5. Desenvolvimento da coleção:
Para cada uma das coleções foram destacados times específicos para estarem diretamente em contato com os parceiros de tecelagem e de confecção para desenvolver uma coleção completa com os melhores tecidos disponíveis e os melhores processos de confecção e lavanderia, mantendo os componentes moda alinhados com o restante da coleção no momento do lançamento e mantendo os preços de compra e venda alinhados com os outros produtos. Assim os consumidores puderam ter acesso a produtos inovadores com a transparência completa pelo mesmo preço de um produto convencional, e todos os elos da rede de fornecimento mantiverem sua lucratividade no mesmo nível.
7. Engajamento das áreas de marketing e comunicação:
Para garantir o máximo resultado de comunicação e marketing do lançamento de produtos com a rastreabilidade completa, foi criado um grupo de trabalho com o marketing e comunicação de todos os parceiros envolvidos nos lançamentos, para que assim fosse possível unir e realizar uma comunicação única com resultados e expressivos, como por exemplo a comunicação simultânea da C&A e da ABRAPA e o talk com a Maria Prata sobre o tema.
8. Preparação do site de rastreabilidade
Um dos pontos mais importantes dessa inovação foi ter um site exclusivo para a rastreabilidade dos produtos, assim foi necessário antes do primeiro lançamento que a equipe técnica da ABRAPA realizasse essa preparação e a alimentação com as informações necessárias. Hoje temos um site 100% funcional que permite o cliente ler o QR-code da peça e ser direcionado ao site com todas as informações de rastreabilidade do seu produto.
9. Venda com etiqueta e QR-code para rastreabilidade
Após todas essas etapas finalmente foi possível o recebimento dos produtos no cendro de distribuição, envio para lojas e venda ao consumidor final. Garantindo que todas as informações estiverem corretas, teste foram realizados nos passos anteriores a expor os produtos na área de vendas. E o time de operações de loja também foi treinado sobre os atributos do produto para poder fornecer informação ao cliente no momento da venda.
– A grande inovação está no engajamento todas as áreas da empresa e rede de fornecimento para implantar a rastreabilidade e realizar a divulgação de forma que as coleções podem ser recorrentes.
A C&A Brasil, em parceria com o movimento Sou de Algodão, lançou uma coleção feminina de jeans rastreável. Essa ação é viabilizada pelo SouABR, programa de rastreabilidade via tecnologia blockchain, que garante a transparência da jornada de produção de cada peça, desde o plantio do algodão com certificação socioambiental até o guarda-roupa das consumidoras.
Este lançamento contou com o blend de 53.460kg de algodão produzidos em cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio e 3.713,40 m de tecidos da Santana Textiles, que, após o trabalho da confecção Emphasis, resultaram em 2.500 calças jeans rastreadas. As peças estarão disponíveis em 53 lojas físicas pelo Brasil, além do app e do site da C&A.
As novas peças combinam atributos sustentáveis – já que é natural e biodegradável, além de serem produzidas preservando recursos naturais e respeitando os biomas – e a rastreabilidade na moda, um pioneirismo brasileiro.
Esta coleção representa uma aceleração no processo de ampliação da rastreabilidade das coleções lançadas da varejista. Esse mecanismo proporciona uma conexão tangível entre o consumidor e o processo de produção, porque permite que cada peça conte a história de seu caminho, desde a plantação do algodão até chegar às mãos da nossa cliente. Para a C&A, contar essa história é muito importante, é o nosso compromisso com a responsabilidade e a transparência.
O segundo lançamento contou com o blend de 53.460kg de algodão produzidos em cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio e 3.713,40 m de tecidos da Santana Textiles, que, após o trabalho da confecção Emphasis, resultaram em 2.500 calças jeans rastreadas e foram observadas as ODS 6, 8 ,9, 13 e 17 no projeto e na rede de fornecimento na qual são seguidas ainda rigidamente as normas de conformidade social, que são verificados pelas auditorias do time de SSC (Sustainable Supply Chain) que monitora a rede de fornecimento da C&A em prol de condições justas e seguras de trabalho em todas as etapas produtivas diretas desse projeto.
O algodão utilizado é certificado ABR, Algodão Brasileiro Responsável, que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão, garantindo a segurança dos produtos utilizados no campo, a qualidade do solo, o uso eficiente da água e a segurança dos trabalhadores no campo, além de toda a legislação ambiental nos processos agrícolas.
A C&A tem uma plataforma de reporte das ações das metas ambientais ao conselho de administração por meio do comitê de gente e ASG, onde reportamos todas as ações de circularidade, redução de emissões e de uso de plásticos são apresentados trimestralmente. Além de um reporte mensal as vice-presidências da C&A envolvidas.
A gestão da prática se deu de forma compartilhada entre os parceiros envolvidos. Todas as etapas executadas com o início de entrada da matéria prima no sistema e a rastreabilidade, fazem parte do sistema de gestão do Movimento Sou de Algodão. Envolvendo as Gerências Sr de todas as áreas envolvida da C&A e da rede de fornecimento em reuniões periódicas e um processo estruturado de projeto e acompanhamento.
Com o sucesso das 2 primeiras coleções, novas coleções com os parceiros de jeans estão sendo desenvolvidas, agora iniciamos o engajamento da cadeia de produtos de malha circular para realizar o mesmo processo de rastreabilidade em seus produtos, considerando os desafios da rede de malha circular onde o produto passa por mais passo e um número maior de empresas comparado ao jeans. Uma rede de fornecimento de malha tem em média 6 empresas, 3 vezes mais empresas que a rede do jeans para cada produto. Além do engajamento de novas tecelagens de jeans.