“Fundada em 1939, a abordagem de negócios da HP tem sido consistentemente influenciada por princípios como legado, cidadania global e retribuição à sociedade e ao planeta. Os fundadores, Bill Hewlett e David Packard, foram defensores socioambientais e lideraram ações e iniciativas internas de impacto. Desde então, a responsabilidade com a comunidade e a biodiversidade se tornou um princípio fundamental do chamado “HP Way” – a cultura corporativa da empresa – o marco histórico foi quando os fundadores incluíram a, então chamada, cidadania global, nos valores da empresa em 1957. Segundo Hewlett e Packard, “uma empresa que se concentra apenas no lucro, acaba traindo a si mesma e à sociedade”.
Ao longo de sua história, a HP incentivou os funcionários a promover responsabilidade social e ambiental, e esse compromisso resultou em marcos como a criação de um programa de reciclagem, em 1966, para os cartões perfurados da HP, um dos principais meios de armazenamento em computadores da época. No início da década de 1970, foi introduzida uma política de fabricação com o objetivo de proteger o meio ambiente e, em 1975, uma equipe da HP projetou e instalou um sistema de aquecimento solar em Sunnyvale, Califórnia, garantindo a adoção antecipada de alternativas de eletricidade renovável pela HP.
Atualmente, o impacto sustentável é nosso compromisso de criar uma mudança positiva e duradoura para o planeta, sua população e nossas comunidades, sendo um princípio orientador para a concretização de nossa visão corporativa e transversal a todas as unidades de negócio e atuação em diferentes mercados. E isso não é apenas a coisa certa a fazer, mas é bom também para nossos resultados: o impacto sustentável é um imperativo do negócio e um diferencial-chave para a HP, ajudando a impulsionar mais de US$3,5 bilhões em vendas globais em 2021 (https://www8.hp.com/h20195/v2/GetPDF.aspx/c08228880.pdf).
Em 2021, a HP assumiu metas ambiciosas, parte da agenda global para 2030, focando principalmente em se tornar a empresa de tecnologia mais sustentável e justa do mundo. Com foco principal em atuar nas questões urgentes relacionadas às Ação Climática, Direitos Humanos e Equidade Digital. Cada um dos três pilares engloba metas a serem cumpridas ao longo dos próximos anos, algumas das quais são explicadas a seguir:
• Ação climática: conduzir a uma economia de carbono líquido zero totalmente regenerativa, enquanto desenvolve o portfólio de produtos e soluções mais sustentável do setor. A HP planeja alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2040, com uma redução de 50% até o final desta década. A empresa também se compromete a atingir 75% de circularidade para produtos e embalagens até 2030 e está comprometida em manter o desmatamento zero para papel HP e embalagens à base de papel e neutralizar o desmatamento para papel não HP usado em produtos e serviços de impressão.
• Direitos humanos: criar uma cultura poderosa de diversidade, equidade e inclusão, ao mesmo tempo em que promove os direitos humanos, a justiça social e a igualdade racial e de gênero em todo o ecossistema da empresa. Até 2030, a HP está comprometida em alcançar a igualdade de gênero 50/50 na liderança e garantir que as mulheres representem mais de 30% da força de trabalho em funções técnicas e de engenharia. Em toda a empresa, a HP pretende atender ou exceder a representação do mercado de trabalho para minorias raciais e étnicas. E visa atingir um milhão de trabalhadores por meio de programas de capacitação em toda a cadeia de suprimentos.
• Equidade digital: liderar na ativação e inovação de soluções holísticas que quebram a exclusão digital que impede muitos de acessar educação, empregos e cuidados de saúde necessários para prosperar. O objetivo da HP é acelerar a equidade digital para 150 milhões de pessoas até 2030. Parte desses esforços é o programa acelerador HP Partnership and Technology for Humanity (PATH), focado em abrir caminho para a equidade digital e a inclusão em comunidades carentes em todo o mundo.
Como exposto, impacto sustentável é inerente à história da HP, é parte integrante de uma da estrutura, que vai além de apenas neutralizar e compensar o impacto. Fazendo referencia a Fundação Ellen MacArthur, “economia circular é baseada nos princípios de eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais. Olhando para além do atual modelo linear extrair, produzir e descartar, uma economia circular visa redefinir o crescimento, concentrando-se em benefícios positivos para toda a sociedade. Implica dissociar gradualmente a atividade econômica do consumo de recursos finitos e eliminar o desperdício do sistema. Apoiado por uma transição para fontes de energia renováveis, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social.
Desta forma, a HP engloba a abordagem de Economia Circular (EC) em100% dos produtos e serviços. A visão é se tornar uma empresa totalmente circular, impulsionada por múltiplas estratégias que impulsionam a inovação em áreas-chave, desde o design do produto, passando por modelos de serviço que consideram todas as unidades de negócios, até opções de fim de vida que garantem que os equipamentos sejam reaproveitados por uma segunda vida ou reciclados de forma segura e sustentável, utilizando o processo de ciclo fechado. Para acelerar essa mudança, que também inclui emissões de baixo carbono e impacto positivo, a HP constantemente desafia e repensa os processos, quais materiais escolher para fazer seus produtos e como fazê-los.
Reutilizar produtos e peças, por exemplo, utilizar apenas materiais reciclados ou renováveis nos produtos, e eliminar substâncias potencialmente nocivas, são algumas das ações que a empresa busca. Já estão em andamento a extensão da vida útil do produto por meio de manutenção, atualizações, reparos e modelos de negócios baseados em serviços, e os esforços para reutilizar ou recuperar todos os produtos em seu fim de vida. Apoiando isso, a HP aspira ao uso de 100% de energia renovável e processos de desperdício zero na manufatura, duas outras premissas-chave da Economia Circular. Também alinhadas com os princípios da EC estão as soluções baseadas em serviços da HP, como HP Device as a Service (sistemas pessoais) e HP Managed Print Services (impressão). Os modelos de serviço fornecem aos clientes não apenas suporte relacionado aos negócios, pois todos os programas ajudam a permitir que eles cresçam à medida que suas necessidades de negócios evoluem, mas também suporte à sustentabilidade ambiental por meio de serviços desmaterializados que permitem a redução da pegada de carbono dos clientes e ajudam a concretizar suas metas de sustentabilidade.
Por fim, os esforços da HP em direção a um impacto positivo, baixo carbono e visão circular são implementados não apenas por meio do design e entrega de produtos e soluções, mas também por meio de parcerias globais focadas no fortalecimento de sistemas naturais. Por meio desses esforços, a HP está se esforçando para transformar o modo como funciona como um negócio, ao mesmo tempo em que permite e incentiva outros setores a eliminar o desperdício e direcionar-se para suas próprias cadeias de valor eficientes, de baixo carbono e circulares, alterando os modelos de negócios do setor e desvinculando o crescimento dos negócios dos recursos consumo.
No Brasil, desde 2012 o Centro de Inovação e Reciclagem, desenvolvido com o principal parceiro de manufatura local, recicla produtos HP em fim de vida útil e os reinsere na cadeia produtiva de novos produtos HP. Até o momento, 12 milhões de impressoras foram fabricadas com conteúdo reciclado, desde 2012. Esse ecossistema local possibilitou a criação de uma estrutura circular pioneira, além de alavancar o processo de ciclo fechado local, ao integrar a cadeia de manufatura à de reciclagem. O ecossistema circular permite a criação de produtos mais sustentáveis, desde a sua concepção.
Um destaque é a impressora Tanque de Tinta, que possui mais de 45% de conteúdo reciclado em peso plástico, uma conquista das iniciativas de ciclo fechado desenvolvido no Brasil. Ainda, mais de 8.500 toneladas de produtos HP em fim de vida útil foram coletadas e recicladas, desde 2012, retroalimentando todo o ecossistema circular no país. É importante destacar, que todos os produtos em fim de vida útil descartado, passam por um rigoroso processo de data sanitization com base em normas internacionais, garantindo segurança de dados do consumidor.
O lançamento de produtos como a impressora Tanque de Tinta, foi a concretização deste ecossistema, que já contava com reintrodução de plástico reciclado em partes e peças de outros produtos da manufatura da HP. Além disso, vale evidenciar que todo o processo leva os princípios de economia circular, com isso a HP desenvolveu, localmente, seu ecossistema de programas, voltados a transformar a operação rumo à economia circular: o “Zero Waste”, que tem como objetivo ter uma produção com zero resíduo enviado a aterros sanitários; o “Smart Waste”, que utiliza tecnologia de radiofrequência (RFID) para gerar inteligência ao processo de reciclagem; o HP Planet Partners, programa de logística reversa e reciclagem para produtos HP; e o mais recente Projeto HP & Cooperativas, integrando cooperativas de catadores de recicláveis ao processo de logística reversa da empresa, tornando a economia circular mais inclusiva e responsável. Mais informações sobre esses programas estão disponíveis em: www.hp.com.br/sustentabilidade .
A partir do desenvolvimento desse ecossistema de Economia Circular, a companhia possui a grande meta de entregar ao consumidor o portfólio de produtos e serviços de tecnologia mais sustentável do setor. Para alcançar essa conquista, a HP, tem trabalhado em algumas frentes de trabalho: (1) expansão do alcance para aumentar o volume de produtos coletados pelo programa HP Planet Partners tanto por clientes corporativos, como consumidores. Além da integração de cooperativas de catadores de recicláveis que possuem mais capilaridade, por conta de seu papel socioambiental nas regiões urbanas. Isso, por sua vez, possibilita o aumento do percentual de conteúdo reciclado inserido na produção local. Ao mesmo tempo que os times de produto trabalham para que o design siga os princípios de economia circular, permitindo a reinserção de mais materiais reciclados. (2) explorar novas soluções para tornar a economia mais regenerativa e de baixo carbono. O ecossistema circular desenvolvido pela HP visa a redução da pegada de carbono, uma vez que os processos prezam pelo uso de energia renovável na manufatura e a reutilização de materiais, um exemplo é “Zero Waste” adotado na linha de produção. Além de processos de reutilização de pallets e caixas de papelão, são reintegrados à cadeia os papéis de teste de impressão, em forma de calços de polpa que substituem o isopor nas embalagens finais, protegendo os produtos. Ainda, a HP, também se preocupa com a compensação do uso de seus produtos e serviços, por isso, projetos de conservação e restauração estão ocorrendo tanto na Amazônia como na Mata Atlântica. Nesse sentido, também é ofertado aos clientes corporativos a compensação de carbono do seus produtos, considerando todo o ciclo de vida do produto. Saiba mais sobre os projetos em: https://press.hp.com/us/en/press-releases/2021/hp-and-wwf-announce-bold-partnership.html e www.hp.com.br/sustentabilidade. (3) desenvolver uma comunicação voltados ao consumidor final acerca do conceito de economia circular, tocando a questão da educação do consumidor para um tema ainda desafiador para a indústria mundial.
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“Desde sua criação, a HP acredita que o propósito de uma corporação vai muito além do lucro. Acreditamos que, ao criar tecnologia a serviço da humanidade, podemos criar as condições para que os negócios e a sociedade caminhem juntos rumo à prosperidade.
A HP entende que ter um portfólio de produtos e serviços de sustentabilidade e ter a sustentabilidade integrada em todas as áreas da empresa é um imperativo de negócios, por isso acreditamos que as ações que estamos realizando para enfrentar alguns dos maiores desafios da sociedade fortalecerão nossas comunidades e, ao mesmo tempo, estimularão a inovação e o crescimento em nossos negócios.
Conforme Relatório de Impacto Sustentável de 2021 publicado pela HP, a sustentabilidade foi reconhecidamente considerada, pelo segundo ano consecutivo, responsável por mais US$3,5 bilhões em novas vendas, ou seja, a sustentabilidade movimenta os negócios e guia as decisões a serem tomadas pela HP, por seus funcionários, pelo mercado e também por seus acionistas, estando presente em todas as esferas do negócio.
Os Serviços e soluções para força de trabalho HP estão entre as principais áreas com expectativa de crescimento acelerado. A oferta de Workforce Services & Solutions (“WSS”), anteriormente conhecido como Workforce Solutions, oferece serviços em impressão e sistemas pessoais. No primeiro trimestre de 2023 a oferta de Sistemas Pessoais para clientes Corporativos (Produtos e Serviços) foi responsável por 70% das receitas da categoria, aproximadamente USD 6.4 bilhões.
” “Como mencionado, a abordagem de Economia Circular (EC) da HP engloba 100% dos produtos e serviços. Reutilizar produtos e peças, por exemplo, utilizar apenas materiais reciclados ou renováveis nos produtos, e eliminar substâncias potencialmente nocivas, são algumas das ações que a empresa busca. Já estão em andamento a extensão da vida útil do produto por meio de manutenção, atualizações, reparos e modelos de negócios baseados em serviços, e os esforços para reutilizar ou recuperar todos os produtos em seu fim de vida. Apoiando isso, a HP aspira ao uso de 100% de energia renovável e processos de desperdício zero na manufatura, duas outras premissas-chave da Economia Circular.
Atualmente foi aprimorado o programa que chamado Design for Circularity ou Desenho para Circularidade, para refletir como são projetados os produtos e processos comerciais para uma economia circular. É utilizado uma abordagem baseada na ciência para avaliar os produtos, identificar e priorizar oportunidades de melhoria e estabelecer metas. O design tem um papel fundamental na determinação dos impactos ambientais de um produto, e por isso são aplicados princípios de design rigorosos para melhorar o desempenho ambiental dos produtos ao longo de todo o ciclo de vida, reduzindo o uso de matéria-prima virgem empregado na fabricação de nossos produtos, aumentando eficiência energética e também aplicando o zero waste em nossas fábricas e operações.
O ritmo acelerado de inovação em produtos eletrônicos e tecnológicos está aumentando a urgência de avançar para um modelo de economia circular no qual os produtos são reaproveitados e mantidos em uso pelo maior tempo possível. A HP trabalha para promover a sustentabilidade em todas as fases do ciclo de vida do produto — desde o uso do produto, passando por serviços e manutenção, até o fim do serviço.
Quando os produtos HP chegam ao fim de uso, os programas de reparo, reutilização e reciclagem apoiam a coleta e o processamento responsáveis para recuperar e reutilizar o máximo de material possível e reduzir os impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades. Por meio dessas atividades, a HP está ajudando a expandir o mercado de materiais reciclados e progredir em direção a um modelo de negócios circular. Desta forma, o time de sustentabilidade está em constante diálogo com a equipe de vendas, buscando entender as necessidades dos clientes corporativos. Com o principal objetivo de apoiá-los no atingimento de metas de sustentabilidade. Além do design sustentável dos produtos, os clientes buscam o pacote completo de serviços de sustentabilidade.
Os serviços HP Carbon Neutral Computing são um conjunto de serviços que permitem compensar a pegada de carbono de sistemas de computação HP comerciais qualificados. A HP avalia a pegada de dispositivos HP comerciais qualificados usando metodologias rigorosas de avaliação do ciclo de vida, investe em projetos de compensação de carbono de alta qualidade que atendem a rigorosos padrões globais, obtém certificação de terceiros e fornece sistemas de computador neutros em carbono, podendo este ser “To the Door”, compensando a pegada de carbono da fabricação, montagem e transporte do produto, ou “Lifecycle”, compensando a pegada de carbono do ciclo de vida de ponta a ponta do dispositivo.
Pensando em todo o ciclo de vida dos produtos, os serviços vão além da recuperação e reciclagem de dispositivos, o time tem desenvolvido o programa de remanufatura que possibilitara dar uma segunda vida ao produto, podendo retornar ao mercado de consumo ou até mesmo ser doado a instituições sociais parceiras HP ou de clientes. No Brasil, os pilotos dos projetos já foram rodados junto a clientes corporativos. Assim, os clientes HP serão assistidos de ponta a ponta, desde o desenho do produto com menos impacto até a extensão de vida dele. É importante destacar que essas iniciativas estão diretamente relacionadas a estratégia de diminuição de emissão de gases da companhia.
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“Fundada em 1939, a abordagem de negócios da HP tem sido consistentemente influenciada por princípios como legado, cidadania global e retribuição à sociedade e ao planeta. Os fundadores, Bill Hewlett e David Packard, foram defensores socioambientais e lideraram ações e iniciativas internas de impacto. Desde então, a responsabilidade com a comunidade e a biodiversidade se tornou um princípio fundamental do chamado “HP Way” – a cultura corporativa da empresa – o marco histórico foi quando os fundadores incluíram a, então chamada, cidadania global, nos valores da empresa em 1957. Segundo Hewlett e Packard, “uma empresa que se concentra apenas no lucro, acaba traindo a si mesma e à sociedade”.
Ao longo de sua história, a HP incentivou os funcionários a promover responsabilidade social e ambiental, e esse compromisso resultou em marcos como a criação de um programa de reciclagem, em 1966, para os cartões perfurados da HP, um dos principais meios de armazenamento em computadores da época. No início da década de 1970, foi introduzida uma política de fabricação com o objetivo de proteger o meio ambiente e, em 1975, uma equipe da HP projetou e instalou um sistema de aquecimento solar em Sunnyvale, Califórnia, garantindo a adoção antecipada de alternativas de eletricidade renovável pela HP.
Atualmente, o impacto sustentável é nosso compromisso de criar uma mudança positiva e duradoura para o planeta, sua população e nossas comunidades, sendo um princípio orientador para a concretização de nossa visão corporativa e transversal a todas as unidades de negócio e atuação em diferentes mercados. E isso não é apenas a coisa certa a fazer, mas é bom também para nossos resultados: o impacto sustentável é um imperativo do negócio e um diferencial-chave para a HP, ajudando a impulsionar mais de US$3,5 bilhões em vendas globais em 2021 (https://www8.hp.com/h20195/v2/GetPDF.aspx/c08228880.pdf).
Em 2021, a HP assumiu metas ambiciosas, parte da agenda global para 2030, focando principalmente em se tornar a empresa de tecnologia mais sustentável e justa do mundo. Com foco principal em atuar nas questões urgentes relacionadas às Ação Climática, Direitos Humanos e Equidade Digital. Cada um dos três pilares engloba metas a serem cumpridas ao longo dos próximos anos, algumas das quais são explicadas a seguir:
• Ação climática: conduzir a uma economia de carbono líquido zero totalmente regenerativa, enquanto desenvolve o portfólio de produtos e soluções mais sustentável do setor. A HP planeja alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2040, com uma redução de 50% até o final desta década. A empresa também se compromete a atingir 75% de circularidade para produtos e embalagens até 2030 e está comprometida em manter o desmatamento zero para papel HP e embalagens à base de papel e neutralizar o desmatamento para papel não HP usado em produtos e serviços de impressão.
• Direitos humanos: criar uma cultura poderosa de diversidade, equidade e inclusão, ao mesmo tempo em que promove os direitos humanos, a justiça social e a igualdade racial e de gênero em todo o ecossistema da empresa. Até 2030, a HP está comprometida em alcançar a igualdade de gênero 50/50 na liderança e garantir que as mulheres representem mais de 30% da força de trabalho em funções técnicas e de engenharia. Em toda a empresa, a HP pretende atender ou exceder a representação do mercado de trabalho para minorias raciais e étnicas. E visa atingir um milhão de trabalhadores por meio de programas de capacitação em toda a cadeia de suprimentos.
• Equidade digital: liderar na ativação e inovação de soluções holísticas que quebram a exclusão digital que impede muitos de acessar educação, empregos e cuidados de saúde necessários para prosperar. O objetivo da HP é acelerar a equidade digital para 150 milhões de pessoas até 2030. Parte desses esforços é o programa acelerador HP Partnership and Technology for Humanity (PATH), focado em abrir caminho para a equidade digital e a inclusão em comunidades carentes em todo o mundo.
Como exposto, impacto sustentável é inerente à história da HP, é parte integrante de uma da estrutura, que vai além de apenas neutralizar e compensar o impacto. Fazendo referencia a Fundação Ellen MacArthur, “economia circular é baseada nos princípios de eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais. Olhando para além do atual modelo linear extrair, produzir e descartar, uma economia circular visa redefinir o crescimento, concentrando-se em benefícios positivos para toda a sociedade. Implica dissociar gradualmente a atividade econômica do consumo de recursos finitos e eliminar o desperdício do sistema. Apoiado por uma transição para fontes de energia renováveis, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social.
Desta forma, a HP engloba a abordagem de Economia Circular (EC) em100% dos produtos e serviços. A visão é se tornar uma empresa totalmente circular, impulsionada por múltiplas estratégias que impulsionam a inovação em áreas-chave, desde o design do produto, passando por modelos de serviço que consideram todas as unidades de negócios, até opções de fim de vida que garantem que os equipamentos sejam reaproveitados por uma segunda vida ou reciclados de forma segura e sustentável, utilizando o processo de ciclo fechado. Para acelerar essa mudança, que também inclui emissões de baixo carbono e impacto positivo, a HP constantemente desafia e repensa os processos, quais materiais escolher para fazer seus produtos e como fazê-los.
Reutilizar produtos e peças, por exemplo, utilizar apenas materiais reciclados ou renováveis nos produtos, e eliminar substâncias potencialmente nocivas, são algumas das ações que a empresa busca. Já estão em andamento a extensão da vida útil do produto por meio de manutenção, atualizações, reparos e modelos de negócios baseados em serviços, e os esforços para reutilizar ou recuperar todos os produtos em seu fim de vida. Apoiando isso, a HP aspira ao uso de 100% de energia renovável e processos de desperdício zero na manufatura, duas outras premissas-chave da Economia Circular. Também alinhadas com os princípios da EC estão as soluções baseadas em serviços da HP, como HP Device as a Service (sistemas pessoais) e HP Managed Print Services (impressão). Os modelos de serviço fornecem aos clientes não apenas suporte relacionado aos negócios, pois todos os programas ajudam a permitir que eles cresçam à medida que suas necessidades de negócios evoluem, mas também suporte à sustentabilidade ambiental por meio de serviços desmaterializados que permitem a redução da pegada de carbono dos clientes e ajudam a concretizar suas metas de sustentabilidade.
Por fim, os esforços da HP em direção a um impacto positivo, baixo carbono e visão circular são implementados não apenas por meio do design e entrega de produtos e soluções, mas também por meio de parcerias globais focadas no fortalecimento de sistemas naturais. Por meio desses esforços, a HP está se esforçando para transformar o modo como funciona como um negócio, ao mesmo tempo em que permite e incentiva outros setores a eliminar o desperdício e direcionar-se para suas próprias cadeias de valor eficientes, de baixo carbono e circulares, alterando os modelos de negócios do setor e desvinculando o crescimento dos negócios dos recursos consumo.
No Brasil, desde 2012 o Centro de Inovação e Reciclagem, desenvolvido com o principal parceiro de manufatura local, recicla produtos HP em fim de vida útil e os reinsere na cadeia produtiva de novos produtos HP. Até o momento, 12 milhões de impressoras foram fabricadas com conteúdo reciclado, desde 2012. Esse ecossistema local possibilitou a criação de uma estrutura circular pioneira, além de alavancar o processo de ciclo fechado local, ao integrar a cadeia de manufatura à de reciclagem. O ecossistema circular permite a criação de produtos mais sustentáveis, desde a sua concepção.
Um destaque é a impressora Tanque de Tinta, que possui mais de 45% de conteúdo reciclado em peso plástico, uma conquista das iniciativas de ciclo fechado desenvolvido no Brasil. Ainda, mais de 8.500 toneladas de produtos HP em fim de vida útil foram coletadas e recicladas, desde 2012, retroalimentando todo o ecossistema circular no país. É importante destacar, que todos os produtos em fim de vida útil descartado, passam por um rigoroso processo de data sanitization com base em normas internacionais, garantindo segurança de dados do consumidor.
O lançamento de produtos como a impressora Tanque de Tinta, foi a concretização deste ecossistema, que já contava com reintrodução de plástico reciclado em partes e peças de outros produtos da manufatura da HP. Além disso, vale evidenciar que todo o processo leva os princípios de economia circular, com isso a HP desenvolveu, localmente, seu ecossistema de programas, voltados a transformar a operação rumo à economia circular: o “Zero Waste”, que tem como objetivo ter uma produção com zero resíduo enviado a aterros sanitários; o “Smart Waste”, que utiliza tecnologia de radiofrequência (RFID) para gerar inteligência ao processo de reciclagem; o HP Planet Partners, programa de logística reversa e reciclagem para produtos HP; e o mais recente Projeto HP & Cooperativas, integrando cooperativas de catadores de recicláveis ao processo de logística reversa da empresa, tornando a economia circular mais inclusiva e responsável. Mais informações sobre esses programas estão disponíveis em: www.hp.com.br/sustentabilidade .
A partir do desenvolvimento desse ecossistema de Economia Circular, a companhia possui a grande meta de entregar ao consumidor o portfólio de produtos e serviços de tecnologia mais sustentável do setor. Para alcançar essa conquista, a HP, tem trabalhado em algumas frentes de trabalho: (1) expansão do alcance para aumentar o volume de produtos coletados pelo programa HP Planet Partners tanto por clientes corporativos, como consumidores. Além da integração de cooperativas de catadores de recicláveis que possuem mais capilaridade, por conta de seu papel socioambiental nas regiões urbanas. Isso, por sua vez, possibilita o aumento do percentual de conteúdo reciclado inserido na produção local. Ao mesmo tempo que os times de produto trabalham para que o design siga os princípios de economia circular, permitindo a reinserção de mais materiais reciclados. (2) explorar novas soluções para tornar a economia mais regenerativa e de baixo carbono. O ecossistema circular desenvolvido pela HP visa a redução da pegada de carbono, uma vez que os processos prezam pelo uso de energia renovável na manufatura e a reutilização de materiais, um exemplo é “Zero Waste” adotado na linha de produção. Além de processos de reutilização de pallets e caixas de papelão, são reintegrados à cadeia os papéis de teste de impressão, em forma de calços de polpa que substituem o isopor nas embalagens finais, protegendo os produtos. Ainda, a HP, também se preocupa com a compensação do uso de seus produtos e serviços, por isso, projetos de conservação e restauração estão ocorrendo tanto na Amazônia como na Mata Atlântica. Nesse sentido, também é ofertado aos clientes corporativos a compensação de carbono do seus produtos, considerando todo o ciclo de vida do produto. Saiba mais sobre os projetos em: https://press.hp.com/us/en/press-releases/2021/hp-and-wwf-announce-bold-partnership.html e www.hp.com.br/sustentabilidade. (3) desenvolver uma comunicação voltados ao consumidor final acerca do conceito de economia circular, tocando a questão da educação do consumidor para um tema ainda desafiador para a indústria mundial.
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“Desenvolver uma solução de sustentabilidade para os produtos da marca e para os clientes, exigiu e ainda exige um investimento considerável de tempo e recursos de vários times internos e parceiros, na busca por soluções e inovações na área.
Tratando-se do desenvolvimento de produtos com reintrodução de plástico reciclado de ciclo fechado, uma das etapas da desenvolvidas para esse projeto envolve a gestão do conteúdo reciclado que será reinserido no produto, e para isso, durante os últimos anos, a HP Brasil conseguiu prover junto a de seus maiores parceiros, soluções para a resina reciclada de plástico preto e plástico branco.
Para alcançar a excelência e pureza exigida pela HP, são realizados vários testes conceito e em seguida de aplicação. Alguns destes testes realizados para aprovação de resina para reinserção em novos produtos HP produzidos no Brasil são, identificação de composição plástica (de produtos HP e outras fontes) e definição de mistura plástica, preparação de “”corpo de prova”” (réplica de peças) e testes de corpo de prova. Se aprovado, o plástico vai para a linha de produção em parceiro de reciclagem da HP onde é moído, extrudado e finalmente testado para a tração (que atesta a funcionalidade da peça). Novamente aprovado, o plástico vai para os parceiros de moldagem de plástico para produzir novas peças que são em seguida são enviadas para a linha de produção da HP.
Para o cálculo de métricas resultantes do processo fechado, desenvolveu-se o painel de controle de economia circular em tempo real, com métricas online, tais como volume (em toneladas) de plástico reciclado, % de conteúdo reciclado para cada produto manufaturado, redução de emissões de GEE, entre outros métricas.
Finalmente, para a gestão de comunicação voltada a produtos, o projeto trouxe a necessidade de unificar esforços entre as equipes globais de P&D, marketing e de produto para o desenvolvimento de mensagem voltada aos atributos ambientais considerados no design original do modelo.
Já para o desenvolvimento de soluções para clientes, o próprio time de WSS é o responsável por identificar tendências entre as principais contas da HP, assim como no mercado. A ideação é realizada junto aos times de manufatura e sustentabilidade, em especial quando tratamos sobre a questão como remanufatura. Depois da fase de ideação e estruturação dos processos, o projeto é revisado pelo time jurídico, financeiro e de atendimento ao cliente, para alinhamento de questões como garantia e questões fiscais.
Após validados todos os processos, o time de vendas passa a integrar as discussões para fazer o compartilhar junto aos clientes. O time de marketing também é envolvido para desenvolver a estratégia de comunicação, assim como apoio ao engajamento dos clientes. Como a HP possui um ecossistema local, muitos clientes são convidados a conhecer as instalações de manufatura sustentável e o processo de ciclo fechado de plástico. Assim, muitos clientes passam a entender a complexidade dos processos executados pela HP, já que não é realizado somente um processo de reciclagem, o ciclo fechado consiste em manter o material em questão na mesma cadeia, aprimorando-o.
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“A HP acredita que a disseminação da economia circular é fundamental para o alcance de um de seus propósitos, que é a criação da tecnologia que transforme para melhor a vida de todos, em todos os lugares. Por isso, a companhia continua comprometida a expandir seus programas de sustentabilidade no Brasil, apostando na geração de oportunidades que tenham potencial de replicabilidades em outras unidades da HP no mundo, tornando-se um facilitador também para demais empresas do setor. Desta forma, a HP Brasil tem se tornado um laboratório global da empresa, pois é um dos únicos lugares que conseguiu criar um ecossistema circular robusto de forma que integra de maneira ambientalmente correta todas as etapas da cadeia: design sustentável; uso de materiais reciclados e renováveis na produção; compensação do impacto do uso do produto; destinação correta ao fim de vida útil e reintegração desse material a cadeia.
Os avanços em novos produtos mais sustentáveis só tendem a continuar, a HP tem investido em aprimoramentos de toda sua linha de produtos. Hoje, um novo avanço na operação de manufatura é a adoção de energia renovável, proveniente de placas solares instaladas na própria fábrica, mas também a aquisição no mercado livre de energia eólica. Outro projeto será lançado ainda esse ano, a remanufatura de computadores para clientes corporativos, viabilizando então a extensão de vida desses produtos. Esse projeto habilitará um novo processo dentro do ecossistema circular da HP, tornando a economia circular ainda mais próxima.
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