NUTRIEN SOLUCOES AGRICOLAS LTDA
“Em 2050, a Terra deverá ter 10 bilhões de habitantes. Produzir alimento para tanta gente de maneira sustentável, saudável e eficiente é um desafio enorme, sobretudo para o setor agrícola. Na Nutrien atuamos lado a lado com a agricultora e o agricultor favorecendo o fornecimento de novas ofertas e soluções para ajudar a se tornarem mais rentáveis e a expandir seus negócios. Na América Latina estamos presentes em 4 países: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, com 200 unidades comerciais, entre lojas, agrocentros e Centros de Experiências. Empregamos mais de 3.800 pessoas colaboradoras na região. Além disso, contamos com 4 misturadores de fertilizantes, 2 unidades de beneficiamento de soja e 5 plantas industriais.
Desde o começo das operações na América Latina, na Nutrien estabelecemos como objetivo central ser uma empresa diversa e inclusiva, tarefa nada simples em um setor tradicional com tanta falta de representatividade. Nosso Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) para América Latina surgiu em abril de 2022 com a missão de transformar a Nutrien em uma empresa que valoriza, encoraja e potencializa as características individuais de cada pessoa através da criação de oportunidades justas e equitativas de desenvolvimento e do fortalecimento de um ambiente respeitoso, aberto e inclusivo. A iniciativa é comandada pela área de Equidade, Diversidade e Inclusão (criada em fevereiro do mesmo ano) seguindo os direcionadores globais da companhia.
Até o momento foram mais de 2.000 pessoas impactadas – internas e externas – através de programas de formação e desenvolvimento, palestras e workshops, rodas de conversa, eventos e visitas a campo e grupos de pessoas aliadas de diversidade.
“
“Diversidade e Inclusão são parte do nosso DNA. Em 2022, depois de um extensivo trabalho de entendimento cultural e das necessidades atuais e futuras do negócio e do mercado – a nível global, definimos inclusão como um dos nossos 4 core values, junto com segurança, integridade e resultados. Desde então, temos fortalecido o nosso movimento para dar as nossas pessoas a segurança de poder viver a expressão do seu ser, dentro e fora da Nutrien. Não só como um fator diferencial para o engajamento das pessoas colaboradoras com a organização, mas para a contribuir com a criação de equipes de alto desempenho, entrega de resultados perenes e a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Nesse primeiro ano, além de ter estabelecido marcos institucionais significativos para a organização (definição de missão, pilares, frentes de atuação, planos de ação, agendas educativas e de sensibilização). Conseguimos captar, atrair e reter profissionais diversos através dos Programas de Portas de Entrada para Jovens Talentos do Agro (50% de mulheres e 56% de pessoas negras no Programa de Promotores e 38% de mulheres e 38% de pessoas negras no Programa de Estágio), desenvolvemos Parcerias especializadas para a inclusão de pessoas com deficiência (nosso Projeto com a Ser Especial permitiu a contratação de 20 pessoas colaboradoras com deficiência intelectual e desde janeiro somos signatários da REIS, Rede Empresarial pela Inclusão Social de Pessoas com Deficiência) e contratação de mulheres para posições de liderança (atualmente o quadro total da Nutrien na América Latina possui 31% de mulheres, e temos 30% de mulheres em cargos de alta liderança).
” “Falar de Diversidade e Inclusão nas organizações não parece mais ser um aspecto tão inovador e sim uma prática obrigatória de qualquer organização que se preocupe minimamente com criação e manutenção de um futuro sustentável. Na Nutrien, entendemos que nosso papel não é só relevante internamente, mas também no fortalecimento das relações com parceiros externos. Para isso, nossa estratégia abarca 5 pilares fundamentais:
Posicionamento estratégico: Somos coerentes no nosso posicionamento externo e reconhecidos por ser uma empresa autêntica nas nossas práticas. Somos a primeira escolha das pessoas que querem desenvolver sua carreira no Agronegócio.
Educação e sensibilização: Aprendemos todos os dias como sermos nossa melhor versão. Formamos lideranças comprometidas com a pauta, educamos nossas pessoas e provocamos a mudança.
Desenvolvimento interno: Valorizamos, desenvolvemos e retemos a diversidade que faz parte da Nutrien.
Seleção afirmativa: Somos intencionais na escolha dos melhores talentos para integrar nossas equipes. Temos o compromisso de incluir pessoas historicamente minorizadas e garantir sua representatividade.
Impacto na cadeia: Nosso compromisso é transformar o ecossistema e impactar toda a cadeia. Somos uma empresa aliada na construção de um legado positivo para as futuras gerações.
Para cada um dos pilares mencionados, são diversas as ações de sustentação, engajamento e fortalecimento da cultura de inclusão além do senso de pertencimento das pessoas colaboradoras e o reconhecimento dos stakeholders externos. Entre as principais iniciativas e as mais disruptivas para o nosso negócio podemos destacar:
EDI em Campo: espaços para disseminar a cultura Nutrien, fazendo ênfase no valor de Inclusão como não-negociável para nossa organização nas diferentes unidades de negócio nas localidades onde atuamos. Além de ser uma oportunidade de troca de experiências e vivências, nos permite facilitar conteúdos sobre Equidade, Diversidade e Inclusão, para alinhar conceitos e entender a realidade e dores da ponta além de fortalecer um espaço de diálogo aberto e oferecer consultoria e suporte ante situações de preconceito. Até o momento foram mais de 550 pessoas impactadas em 15 áreas/unidades de negócio.
Conectadas pelo Agro: para nos posicionarmos afirmativamente como uma empresa que acredita no poder transformador das mulheres do Agronegócio, criamos esses espaços de encontro entre clientes mulheres e pessoas colaboradoras da Nutrien. Através de encontros presenciais/virtuais com convidadas externas e internas, compartilhando conteúdos relevantes, damos espaço à voz de mulheres que constroem o agronegócio todos os dias.
“
“Em 2050, a Terra deverá ter 10 bilhões de habitantes. Produzir alimento para tanta gente de maneira sustentável, saudável e eficiente é um desafio enorme, sobretudo para o setor agrícola. Na Nutrien atuamos lado a lado com a agricultora e o agricultor favorecendo o fornecimento de novas ofertas e soluções para ajudar a se tornarem mais rentáveis e a expandir seus negócios. Na América Latina estamos presentes em 4 países: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, com 200 unidades comerciais, entre lojas, agrocentros e Centros de Experiências. Empregamos mais de 3.800 pessoas colaboradoras na região. Além disso, contamos com 4 misturadores de fertilizantes, 2 unidades de beneficiamento de soja e 5 plantas industriais.
Desde o começo das operações na América Latina, na Nutrien estabelecemos como objetivo central ser uma empresa diversa e inclusiva, tarefa nada simples em um setor tradicional com tanta falta de representatividade. Nosso Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) para América Latina surgiu em abril de 2022 com a missão de transformar a Nutrien em uma empresa que valoriza, encoraja e potencializa as características individuais de cada pessoa através da criação de oportunidades justas e equitativas de desenvolvimento e do fortalecimento de um ambiente respeitoso, aberto e inclusivo. A iniciativa é comandada pela área de Equidade, Diversidade e Inclusão (criada em fevereiro do mesmo ano) seguindo os direcionadores globais da companhia.
Até o momento foram mais de 2.000 pessoas impactadas – internas e externas – através de programas de formação e desenvolvimento, palestras e workshops, rodas de conversa, eventos e visitas a campo e grupos de pessoas aliadas de diversidade.
“
“Todas as ações do Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão estão contempladas dentro da Estratégia de EDI da Nutrien. Ao mesmo tempo, toda a gestão de diversidade é feita com base nos seguintes KPIs para as frentes de Gênero e Pessoas com Deficiência (ainda estamos em fase de colheita e desenvolvimento de indicadores para as frentes de Raças e LGBTI+ para o quadro total de pessoas colaboradoras e posições de liderança).
KPIs para gestão de EDI
Gênero
% de mulheres no HC total
% de mulheres em posições de liderança
% de mulheres em Operações Comerciais
% de mulheres em shortlist de contratação
% de mulheres participantes em Programas de Portas de Entrada
% de mulheres contratadas
Raças
% de pessoas negras em shortlist de contratação
% de pessoas negras participantes em Programas de Portas de Entrada
% de pessoas negras contratadas
PCD
% de PCD no HC total
% de PCD em posições de liderança
% de PCD em Operações Comerciais
% de PCD em shortlist de contratação
% de PCD participantes em Programas de Portas de Entrada
% de PCD contratadas
% de PCD para o cumprimento da Cota Legal
LGBTI+
% de LGBTI+ em shortlist de contratação
% de LGBTI+ participantes em Programas de Portas de Entrada
% de LGBTI+ contratadas”
“O Programa de EDI da Nutrien está só começando. O potencial de expansão é imenso e ainda temos a oportunidade de nos aprofundar em outras frentes de diversidade e continuar aumentando o nosso impacto. Ainda em 2023 vamos lançar nosso roadmap para a inclusão de Gênero, que junto com o de inclusão de Pessoas com Deficiência são prioridades estratégicas de curto prazo. Essas duas frentes terão um programa de desenvolvimento específico para cada uma, contemplando todos os pilares estratégicos do Programa de EDI.
“