Raia Drogasil S/A
“A Raia Drogasil S.A. (RD) é uma companhia de capital aberto fundada em 2011 a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil. Desde então, vem crescendo de forma consistente e criando valor para seus stakeholders ao se posicionar como uma empresa de soluções integradas de saúde, além da atuação no varejo farmacêutico.
Nos últimos anos, notamos que muitas das nossas práticas já estavam alinhadas à agenda ESG, mas ainda nos faltava estruturar iniciativas, projetos e metas para entender e medir os nossos avanços. Foi assim que criamos a Ambição Estratégia de Sustentabilidade 2030, desdobrada em três pilares: Pessoas + Saudáveis, Negócios + Saudáveis e Planeta + Saudável, que reúnem oito objetivos estratégicos e 35 compromissos concretos com a sustentabilidade, alinhados com a estratégia de negócios.
A jornada trilhada até este momento rendeu frutos, como a entrada, em 2021, para o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que reconhece o comprometimento de empresas listadas na Bolsa de Valores com a sustentabilidade. Em 2022, nos mantivemos no ISE e evoluímos no nosso desempenho, uma conquista que nos fortalece e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo da nossa ambição de sustentabilidade: ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil.
Celebrarmos as conquistas até aqui e sabemos que podemos fazer sempre mais. Por isso, pensando em como evoluir no pilar Planeta + Saudável, colocamos nossos esforços na expansão do programa Descarte Consciente, que em 2022 chegou a todas as farmácias do grupo RD no Brasil. O programa, que já existe desde 2011, é pioneiro na destinação correta de resíduos medicamentosos. O grupo RD foi o primeiro a implementar uma iniciativa como essa no varejo farmacêutico brasileiro.
Para garantir que os medicamentos recebam a correta destinação, o programa Descarte Consciente oferece aos clientes a possibilidade de deixarem medicamentos vencidos ou em desuso, além de suas bulas e embalagens, nos coletores disponíveis em todas as unidades da RD, que somavam, ao final de 2022, 2.697 farmácias, distribuídas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, atingindo 540 municípios.
Visando preparar nossos profissionais com todo o conhecimento necessário para lidar com essa nova demanda de trabalho em nossas farmácias, remodelamos o curso on-line da Universidade RD voltado a funcionárias e funcionários e revisamos o manual elaborado pela RD. Ao todo, foram treinados(as) 31.854 profissionais, sendo 5.150 farmacêuticas e farmacêuticos.
Após ser descartado em uma de nossas unidades, o material é levado para a Central de Resíduos nos nossos Centros de Distribuição (CDs), onde será posteriormente coletado por empresa homologada pela indústria farmacêutica e levado para incineração ou coprocessamento. Vale mencionar que, no momento da coleta e durante o percurso até o local de destinação final, os resíduos são acompanhados de toda a documentação exigida, entre elas, o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).
Desde 2020, o programa Descarte Consciente da RD passou a integrar a cadeia de logística reversa de medicamentos no País, composta por outros varejistas, distribuidores e fabricantes, conforme determina o Decreto Federal 10.388, de 05 de junho de 2020. O documento obriga todos os atores da cadeia de valor a assumirem a responsabilidade com o sistema, define claramente as responsabilidades de cada elo da cadeia e cria um marco federal, uniformizando o comportamento em todo o território nacional.
Segundo o decreto:
● as drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas, às suas expensas, a adquirir, disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, dispensadores contentores, na proporção de, no mínimo, um ponto fixo de recebimento para cada dez mil habitantes, nos Municípios com população superior a cem mil habitantes;
● as drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas a disponibilizar, se necessário, local para armazenamento primário no estabelecimento comercial;
Nossa preocupação com nossos clientes nos fez ir além do que está estabelecido na lei. Hoje, 100% de nossas farmácias estão equipadas com o dispositivo de descarte de medicamentos e proporcionam uma jornada completa para nossos clientes, os auxiliando a exercer seu papel de proteção ao meio ambiente.
Agora que finalizamos a expansão do projeto e atingimos todas as farmácias RD, nosso principal objetivo em 2023 é aumentar a comunicação e o engajamento dos clientes no descarte correto de medicamentos, visando alcançar até 2030 um número ainda maior de resíduos coletados.
Em junho de 2022, realizamos uma campanha de conscientização específica do programa, atrelado ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a nível nacional. As comunicações, que se iniciaram com um viés educacional sobre o tema, finalizaram com uma chamada clara para o Dia D para o Descarte de Medicamentos.
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“O programa Descarte Consciente nos permite oferecer uma jornada completa para os clientes da RD, que encontram, em todas as nossas unidades, desde medicamentos, orientação farmacêutica e serviços de saúde até postos de descarte de medicamentos e embalagens usadas. Isso nos ajuda a reforçar a mensagem de que o nosso propósito não é apenas vender medicamentos, mas cuidar da saúde das pessoas a partir de várias perspectivas, entre elas, o cuidado com o nosso planeta.
Nosso principal objetivo com a iniciativa é potencializar a economia circular na cadeia de valor da RD, tendo como norteador o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de número 12: Consumo e Produção Responsáveis.
Para isso, desenvolvemos dois compromissos a serem atingidos até 2030, como parte do pilar que intitulamos Planeta + Sustentável: chegar a 100% de cobertura para coleta de resíduos medicamentosos até 2025, com aumento no volume coletado, e ter 40% de produtos de marca própria com embalagens consideradas ecoeficientes.
Em 2022, vimos a possibilidade de conectar o programa à uma de nossas marcas próprias, a Natz. Passamos a utilizar os resíduos de papel coletados nos postos de descarte (caixas e bulas de medicamentos) como matéria prima das embalagens de papel cartão da marca.
A sinergia entre o descarte consciente e as embalagens da marca está diretamente atrelada ao compromisso da RD de fomentar a economia circular dentro das nossas operações e liderar um projeto com articulação setorial. Também ajuda a promover a saúde integral e o bem-estar das pessoas, dentro do nosso pilar Pessoas + Saudáveis, seguindo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, todas as idades.
” “Como aspecto inovador da prática, destacamos a característica circular que incluímos ao projeto em 2022, a partir do lançamento da marca Natz, uma das seis marcas próprias da RD.
A marca Natz tem seu foco na promoção de saúde, ampliando a atuação da RD nesse segmento do varejo. Ela chegou ao mercado com um portfólio de 20 produtos naturais, entre eles, óleos essenciais, mel, própolis, probióticos, e sprays para garganta. A expectativa é aumentar rapidamente o número de linhas de produto e seguir crescendo ano a ano. Atualmente, já contamos com mais de 30 itens diferentes na grade de vendas. Todas as embalagens de papel (cartuchos) Natz são produzidas pelo nosso parceiro, Papirus Indústria de Papel SA, em papel cartão 100% reciclado, com 30% de material pós consumo e certificação FSC (Papel Vitacarta – Papirus).
Nossas principais metas para Marcas Próprias RD são aumentar seu conhecimento e relevância entre os consumidores, eliminar e/ou monitorar o uso de ingredientes considerados controversos, ampliar o uso de embalagens ecoeficientes, manter os 100% de compensação ambiental dos resíduos de embalagens gerados, além de indicadores financeiros como crescimento de participação de mercado e EVA (sigla em inglês para Valor Econômico Agregado).
Em 2022, avançamos na pauta de economia circular ao implementamos um primeiro piloto de circularidade com a Natz, repassando os resíduos de papel – caixas e bulas de medicamentos coletados em nossas farmácias por meio do programa Descarte Consciente de Medicamentos – para o produtor do papel reciclado, Papirus Indústria de Papel SA. Esse resíduo é então utilizado na fabricação do papel cartão 100% reciclado que será convertido nos cartuchos desta marca O primeiro lote dessa iniciativa foi produzido em fevereiro de 2023.
A conexão do programa Descarte Consciente de Medicamentos com uma das nossas marcas próprias nos faz caminhar no compromisso de fomentar a economia circular dentro das nossas operações, trabalhando para alcançar a meta de ter 40% de produtos de marca própria com embalagens consideradas ecoeficientes e liderar um projeto de economia circular com articulação setorial.
Além disso, na frente de gestão de resíduos e embalagens sustentáveis, desde 2022, 100% dos resíduos de embalagens produzidas por marcas próprias passaram a ser compensados por meio de parcerias com a Eu Reciclo e a plataforma Reciclar pelo Brasil. Na prática, isso significa que, para cada embalagem de produto vendida, outra – de peso e material equivalente – é reciclada.
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“A Raia Drogasil S.A. (RD) é uma companhia de capital aberto fundada em 2011 a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil. Desde então, vem crescendo de forma consistente e criando valor para seus stakeholders ao se posicionar como uma empresa de soluções integradas de saúde, além da atuação no varejo farmacêutico.
Nos últimos anos, notamos que muitas das nossas práticas já estavam alinhadas à agenda ESG, mas ainda nos faltava estruturar iniciativas, projetos e metas para entender e medir os nossos avanços. Foi assim que criamos a Ambição Estratégia de Sustentabilidade 2030, desdobrada em três pilares: Pessoas + Saudáveis, Negócios + Saudáveis e Planeta + Saudável, que reúnem oito objetivos estratégicos e 35 compromissos concretos com a sustentabilidade, alinhados com a estratégia de negócios.
A jornada trilhada até este momento rendeu frutos, como a entrada, em 2021, para o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que reconhece o comprometimento de empresas listadas na Bolsa de Valores com a sustentabilidade. Em 2022, nos mantivemos no ISE e evoluímos no nosso desempenho, uma conquista que nos fortalece e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo da nossa ambição de sustentabilidade: ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil.
Celebrarmos as conquistas até aqui e sabemos que podemos fazer sempre mais. Por isso, pensando em como evoluir no pilar Planeta + Saudável, colocamos nossos esforços na expansão do programa Descarte Consciente, que em 2022 chegou a todas as farmácias do grupo RD no Brasil. O programa, que já existe desde 2011, é pioneiro na destinação correta de resíduos medicamentosos. O grupo RD foi o primeiro a implementar uma iniciativa como essa no varejo farmacêutico brasileiro.
Para garantir que os medicamentos recebam a correta destinação, o programa Descarte Consciente oferece aos clientes a possibilidade de deixarem medicamentos vencidos ou em desuso, além de suas bulas e embalagens, nos coletores disponíveis em todas as unidades da RD, que somavam, ao final de 2022, 2.697 farmácias, distribuídas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, atingindo 540 municípios.
Visando preparar nossos profissionais com todo o conhecimento necessário para lidar com essa nova demanda de trabalho em nossas farmácias, remodelamos o curso on-line da Universidade RD voltado a funcionárias e funcionários e revisamos o manual elaborado pela RD. Ao todo, foram treinados(as) 31.854 profissionais, sendo 5.150 farmacêuticas e farmacêuticos.
Após ser descartado em uma de nossas unidades, o material é levado para a Central de Resíduos nos nossos Centros de Distribuição (CDs), onde será posteriormente coletado por empresa homologada pela indústria farmacêutica e levado para incineração ou coprocessamento. Vale mencionar que, no momento da coleta e durante o percurso até o local de destinação final, os resíduos são acompanhados de toda a documentação exigida, entre elas, o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).
Desde 2020, o programa Descarte Consciente da RD passou a integrar a cadeia de logística reversa de medicamentos no País, composta por outros varejistas, distribuidores e fabricantes, conforme determina o Decreto Federal 10.388, de 05 de junho de 2020. O documento obriga todos os atores da cadeia de valor a assumirem a responsabilidade com o sistema, define claramente as responsabilidades de cada elo da cadeia e cria um marco federal, uniformizando o comportamento em todo o território nacional.
Segundo o decreto:
● as drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas, às suas expensas, a adquirir, disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, dispensadores contentores, na proporção de, no mínimo, um ponto fixo de recebimento para cada dez mil habitantes, nos Municípios com população superior a cem mil habitantes;
● as drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas a disponibilizar, se necessário, local para armazenamento primário no estabelecimento comercial;
Nossa preocupação com nossos clientes nos fez ir além do que está estabelecido na lei. Hoje, 100% de nossas farmácias estão equipadas com o dispositivo de descarte de medicamentos e proporcionam uma jornada completa para nossos clientes, os auxiliando a exercer seu papel de proteção ao meio ambiente.
Agora que finalizamos a expansão do projeto e atingimos todas as farmácias RD, nosso principal objetivo em 2023 é aumentar a comunicação e o engajamento dos clientes no descarte correto de medicamentos, visando alcançar até 2030 um número ainda maior de resíduos coletados.
Em junho de 2022, realizamos uma campanha de conscientização específica do programa, atrelado ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a nível nacional. As comunicações, que se iniciaram com um viés educacional sobre o tema, finalizaram com uma chamada clara para o Dia D para o Descarte de Medicamentos.
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“Os principais indicadores que utilizamos para medir nosso progresso na agenda de sustentabilidade, no que diz respeito ao descarte de resíduos medicamentosos, fazem parte dos 35 compromissos que assumimos com a ambição de nos tornarmos o grupo que mais contribui para uma sustentável até 2030. São eles:
● chegar a 100% de cobertura para coleta de resíduos medicamentosos até 2025, com aumento no volume coletado;
● ter 40% de produtos de marca própria considerados ecoeficientes; e
O programa Descarte Consciente contribui para cada um deles. Em primeiro lugar, já atingimos a meta de cobertura para coleta de resíduos medicamentosos prevista para 2025. Ao fim de 2022 todas as nossas unidades já contavam com um ponto de coleta de resíduos medicamentosos.
Entendemos que para obter sucesso no programa, seria preciso investir na conscientização e capacitação dos nossos funcionários no tema. Por isso, em 2022 ofereceremos treinamentos sobre economia circular e tópicos relacionados para 14.869 profissionais.
Na frente de marcas próprias com embalagens ecoeficientes, podemos citar a marca Vegan by Needs, que é feita inteiramente com material reciclável e de fonte renovável quando possível. As bisnagas, por exemplo, são produzidas com plástico polietileno com origem do etanol da cana-de-açúcar. Mas, mais uma vez, sabíamos que não era o suficiente. Por isso, visando expandir a ideia de embalagens ecoeficientes em nosso portfólio, lançamos em 2022 a marca Natz, inicialmente com 20 produtos e que hoje já somam 30. Todas as embalagens de papel da marca são produzidas em papel cartão 100% reciclado com certificação FSC, usando os resíduos de embalagens recicláveis coletados no programa Descarte Consciente como material pós consumo.
O diferencial da Natz é essa conexão com o Descarte Consciente, resultando no primeiro piloto de circularidade da RD, iniciativa que está diretamente atrelada ao nosso compromisso de fomentar a economia circular dentro das nossas operações.
A ideia de adotar aspectos da economia circular esteve presente desde a concepção da marca, quando a Papirus, empresa B especializada na fabricação de papel-cartão para embalagens e aplicações gráficas com fibras recicladas, nos apresentou o seu trabalho com embalagens feitas de matéria-prima reciclada. Enxergamos ali a oportunidade de levar a ideia para a marca própria Natz, que ainda se encontrava nos primeiros estágios de definição de conceito e portfólio.
Os produtos desenvolvidos dentro do ciclo de economia circular da Papirus utilizam fibras recicladas pré e pós-consumo, e incluem no processo as cooperativas de coletores.
Antes da chegada na Natz, os resíduos de embalagens recicláveis coletados nas farmácias eram destinados diretamente às coletas seletivas das respectivas prefeituras. Com o início do modelo de circularidade, passamos a cuidar também da gestão destes resíduos, garantindo que a Papirus teria acesso à compra da matéria-prima para o desenvolvimento das embalagens.
Outro fator de complexidade para a implementação do modelo foi o fato de que a operação de Marcas Próprias da RD não tem uma produção própria. Ou seja, nossos produtos são fabricados por indústrias parceiras, cada uma especialista pelo desenvolvimento de uma parte do processo ou produto. Sendo assim, a RD não interfere na escolha de matérias-primas feitas pelos fornecedores. Para Natz, trabalhamos com 8 indústrias parceiras, que por sua vez trabalham com mais de 5 fornecedores e gráficas de embalagens de papel (cartuchos) diferentes. Para que o projeto de fato acontecesse, foi preciso a negociação com cada um dos atores envolvidos para garantir a exclusividade de fabricação das embalagens de Natz com o papel 100% reciclado fabricado pela Papirus (que leva o nome comercial Vitacarta Papirus) com os resíduos coletados em nossas farmácias. Alguns produtos são ainda de categorias de nicho, com volumes bem menores do que os atendidos pela Papirus normalmente.
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“Apesar dos avanços dos últimos anos e do fato da RD já ter alcançado a meta estabelecida para 2025 de expandir o programa Descarte Consciente para todas as unidades, temos muitos planos para o futuro deste programa. A começar pela meta de dobrar a quantidade de resíduos coletados em relação a 2021, que não conseguimos alcançar em 2022 por uma diferença de 13 toneladas.
Apesar disso, ao olhar para trás vemos um crescimento significativo nos materiais coletados e destinados corretamente pela RD. Em 2021, o programa evitou que 61 bilhões de litros de água fossem poluídos e 137 toneladas de medicamentos vencidos ou sem uso fossem descartados. Em 2022, o número coletado subiu para 197 toneladas, um crescimento de aproximadamente 30%. Desde 2016, o programa já evitou que 448 toneladas de resíduos medicamentosos fossem descartados de maneira indevida no meio ambiente.
Agora que nossa rede de coleta já chega aos 540 municípios onde a RD está presente e os processos de coleta e descarte estão implementados como deveriam, temos como prioridade o foco na conscientização dos clientes e na capacitação de funcionárias e funcionários.
Como forma de melhorar a comunicação com os clientes e engajar ainda mais pessoas no descarte consciente de medicamentos e embalagens, listamos alguns aprendizados que tivemos ao fim da campanha do Dia D para o Descarte de Medicamentos, em julho do ano passado:
● Promover um benefício para o cliente que se engajar na campanha, como cupom de desconto ao descartar determinada quantidade de resíduos, pode ser uma forma de atrair a atenção do público para a causa;
● Oferecer como brinde um local para guardarem os resíduos em casa até o dia em que os levarão para o descarte correto na farmácia também pode ser uma maneira de engajá-los;
● Dar ao coletor de resíduos um local de destaque nas unidades é uma forma de dar visibilidade à causa.
Do ponto de vista de capacitação da equipe, visando preparar nossos profissionais com todo o conhecimento necessário para lidar com esse tema em nossas farmácias, remodelamos o curso on-line da Universidade RD voltado a funcionárias e funcionários e revisamos o manual elaborado pela RD. Ao todo, foram treinados 31.854 profissionais, sendo 5.150 farmacêuticas e farmacêuticos.
Desde 2020, o programa Descarte Consciente da RD passou a integrar a cadeia de logística reversa de medicamentos no País, composta por outros varejistas, distribuidores e fabricantes, conforme determina o Decreto Federal 10.388, de 05 de junho de 2020. O documento obriga todos os atores da cadeia de valor a assumirem a responsabilidade com o sistema, define claramente a responsabilidade dos importadores, distribuidores, fabricantes, comerciantes e consumidores e cria um marco federal, uniformizando o comportamento em todo o território nacional.
Acreditamos que o Decreto tem força para atrair os olhares de outros stakeholders da indústria farmacêutica para essa causa e expandir as boas práticas por todo o setor. Com o programa Descarte Consciente, lançado em 2011 e crescendo gradualmente desde então, a RD se coloca como pioneira na destinação correta de resíduos medicamentosos, sendo o primeiro grupo a implementar uma iniciativa como essa no varejo farmacêutico brasileiro.
No entanto, esperamos que nossa iniciativa sirva de exemplo para que outras marcas adotem práticas similares em suas cadeias e se inspirem em nossos resultados e aprendizados para minimizarem os impactos negativos no meio ambiente e, consequentemente, na vida das comunidades onde estão inseridas. Por isso, em nosso Relatório Anual de Sustentabilidade , divulgamos os principais números de nossas iniciativas e listamos todos os nossos esforços rumo à uma sociedade mais saudável.
Para 2023, nossa principal meta em embalagens é encontrar soluções mais eficientes, diminuindo o uso de plástico virgem e a geração de resíduos. Em 2022, incentivamos a cadeia de reciclagem compensando 100% dos resíduos pós consumo de embalagens gerados pelos produtos de marcas próprias. Mas sabemos que ainda podemos fazer mais.
Em 2022, as vendas de marcas próprias tiveram alta de 55% na comparação com 2021 e, em novembro, atingimos a marca de R$ 1 bilhão em faturamento, contribuindo para uma participação relevante na receita total da Companhia. Na frente de circularidade, esperamos que o modelo Natz siga inspirando a RD e se expanda aos produtos de outras marcas próprias.
Modelos circulares, campanhas de conscientização e parcerias estratégicas com fornecedores da área são pontos-chave que, articulados de maneira sistêmica, ajudam a RD a atingir números cada vez mais satisfatórios nessa iniciativa e, com isso, contribuir para um planeta mais saudável.
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